Review: Pokémon XY 015

E aí, galera! Se sentindo carnavalescos hoje?
Para um cara caseiro que detesta Carnaval, eu tive um fds até agitado e acabei ficando atrasado com as reviews do meu blog, mas decidi dar uma pausa lá e vir aqui e tentar ficar em dia com alguma coisa pelo menos XDD
Mais uma vez agradeço pela participação de todos vocês que comentam, compartilham ou simplesmente curtem minhas reviews.
Anônimo #1, eu realmente espero que o seu especialista seja mesmo com E minúsculo, e não com maiúsculo tipo Especialista/Sommelier como o Cilan é conhecido no Brasil porque aí eu me senti ofendido =P Zueira, obrigado pelo elogio ^^
Anônimo #4, desculpa o spoiler do jogo. Da próxima vez eu coloco um aviso.
Raphael, depois de pensar o fim de semana inteiro eis meu TOP 10 de Kalos em ORDEM DA POKÉDEX: 1 - Fennekin, 2 - Delphox, 3 - Fletchinder, 4 - Skiddo, 5 - Pangoro, 6 - Espurr, 7 - Meowstic, 8 - Heliolisk, 9 - Tyrantrum e 10 - Hawlucha. Hm, foi mais difícil do que eu pensava. Eu gosto mto da grande maioria dos Pokémon de Kalos pra ser bem honesto. Tbm adoro Noivern e Phantump e Yveltal.
Eduardo, não tinha parado pra pensar no fato que o Inkay é tipo Sombrio =O. Eu SEMPRE esqueço o tipo dele e do Malamar =P Obrigado por apontar esse detalhe.
Anônimo #5, a data foi corrigida. Obrigado.


#XY015/#819 – Chespin VS Delphox! Uma Batalha para Perder Peso!?




Vocês que costumam ler meus charithoughts já devem ter percebido que eu tenho a mania (irritante?) de sempre comparar o episódio da semana com alguma produção anterior da série. Esse tipo de procedimento me permite fazer várias análises partindo daí, tanto observar padrões no trabalho dos roteiristas/ animadores quanto ressaltar como algumas ideias são bastante recicladas. É uma grande surpresa então pra mim quando chega um episódio e simplesmente não há com o que comparar. É claro que há elementos aqui e ali que já vimos antes, mas no geral “Chespin VS Delphox! Uma Batalha para Perder Peso!?” é um episódio bastante original e resultado é um episódio muito agradável de se assistir.




Autor deste episódio, Junki Takegami parece ter gostado mesmo de Chespin, tendo o Inicial de Planta de Kalos novamente como estrela da sua segunda participação em Pokémon XY. Tal atitude acaba tendo ótimos resultados por uma série de razões. Bom, primeiro porque ele retoma elementos de “Chespin VS Mega Mega Meowth!” e os utiliza muito bem, como a gulodice de Chespin por macarons. Além do mais, ele aproveita o fato de que Chespin e Clemont não tiveram um momento de ligação muito forte no episódio de captura para tornar a interação entre os dois mais interessante. Fora isso, “Chespin VS Delphox! Uma Batalha para Perder Peso!?” parece um episódio um tanto perdido quanto à sua cronologia. Ele é o décimo quinto episódio da série XY e ainda assim marca a primeira vez que os protagonistas vão acampar com Serena – que se uniu ao grupo há dez capítulos atrás! – e também a grande revelação de que é Clemont o grande cozinheiro da vez.



Falando no Líder de Ginásio de Lumiose, uma coisa que eu gosto muito de ver esse episódio mostrando é o quão orgulhoso e também exigente com seus Pokémon ele é. Ambas essas características estavam presentes em momentos anteriores – foi ele o Líder rigoroso que criou um robô que devia aceitar desafios preferencialmente de Treinadores com quatro Insígnias ou mais. É interessante ver isso porque os Líderes anteriores que acompanhamos na série eram ambos rapazes que (cozinhavam bem, mas) estavam deixando suas vidas como Líderes de Ginásio para trás – Misty se tornou Líder depois de sua jornada com Ash –, enquanto Clemont demonstra ainda estar muito apegado a essa posição. Sua viagem é uma condição temporária de aprendizado e tal, mas ele ainda se vê como um Líder de Ginásio que precisa treinar seus Pokémon para manter sua força.



Assim sendo, é ótimo vê-lo preocupado quando Chespin começa a perder batalhas justamente por estar numa condição péssima de batalha. Tal condição sendo gerada do fato que Chespin – diferente de Fletchling quando levou esporro de Bonnie – ainda não aprendeu que os macarons não são só dele e comeu simplesmente todos os que Serena havia feito de sobremesa para dividir com todos os seus amigos. Em seguida, descobrimos que Chespin também não aprendeu a respeitar Clemont completamente como seu Treinador, o que é uma ótima consequência da falta de convivência entre eles. Do mesmo modo, a conexão entre Clemont e Chespin ainda é tão fraca que ele não consegue perceber que seu Pokémon não estava no clima para uma batalha.



A essa falta de sincronia, seguem-se duas batalhas. Se você acompanha meus charithoughts, é claro que você pode facilmente prever que meu momento favorito foi quando Bonnie desafiou seu irmão usando Dedenne... e venceu! Só que o fato de que ela venceu sem nem ordenar um ataque sequer foi meio desapontador, mas ei! A baixinha pode lutar! \\o// Enquanto todos vão dormir em suas barracas – olha que chique!!! Ninguém mais fica ao relento em sacos de dormir –, Clemont decide construir uma máquina (monstruosa diga-se de passagem =P) para se exercitar com seu Pokémon. Aliás, um ponto positivo aqui é que apesar de ser bastante orgulhoso e exigente, o jovem se preocupa o bastante com seu Pokémon para treinar com ele e não apenas botá-lo numa esteira louca pra fazer tudo sozinho.



Após armar todo esse cenário, Takegami introduz os personagens do dia: Vovô e Vovó! Ambos são parte fundamental para esse segundo momento do episódio. Takegami não dá ao telespectador uma visão completa sobre esses personagens logo de cara ao evitar colocá-los imediatamente diante de Ash e cia. Inicialmente, Vovó é uma entidade cozinhando na calada da noite, depois se torna uma senhora misteriosa cujo rosto nos é oculto – eu também senti uma vibe de bruxa de João e Maria, sabe, com o Chespin sendo atraído pelos doces para a casa de uma velha misteriosa. Em seguida, ela se torna uma figura adorável alimentando o pequeno Pokémon sob os olhares de Clemont, até que seu marido entra em cena e ela não parece mais tão adorável assim.



O design do casal está ótimo, lembrando um pouco personagens dos estúdios Ghibli, com muitas rugas e narigões, e ao mesmo tempo um visual meio caipira americano, comum em animações anteriores aos anos 1990. Em termos de personalidade, eu também adorei ambos! Extremamente carismáticos, os velhinhos são competitivos e encrenqueiros, mas bonzinhos e meio senis, claro (a velhinha mandou um Chespin que ela nem conhecia para batalhar um Delphox jesuscristo!). Eu também gosto muito de ver que no mundo Pokémon – vastamente dominado por jovens – existem aqueles membros da terceira idade bastante ativos que ainda tem dedicação para batalhar e ainda viajam e ganham troféus em competições. Ou seja, ainda que Ash envelheça um dia, podem esperar um Pokémon – Aventuras Geriátricas, galera!



Sobre a forma como o casal se envolve com o trio de protagonistas, a cena em que Clemont vê seu Pokémon feliz com a idosa e decide embora, entristecido que ele está feliz com outra pessoa é ótima pra mim justamente por deixar em evidência o quanto o personagem reconhece seu fraco vínculo com esse seu Pokémon. Por outro lado, o fato de ele se apressar para salvar seu Pokémon e ainda decidir assumir a batalha com Chespin (querendo retribuir o favor da vovozinha mesmo depois de ela tê-lo enviado para uma luta sem dó) mostram mais do que simples um ato de heroísmo, mas uma vontade de provar ao seu monstro de bolso que ele pode contar com seu Treinador (a tal coisa que ele diz à senhora que precisa superar). E, eventualmente, é bom saber que Clemont fez um progresso com seu Pokémon.



Em relação à batalha, serei bem franco: ADORO Delphox, então quando soube a respeito do contexto de sua aparição na série, fiquei um tanto decepcionado. Quer dizer, se fosse pra lutar Chespin, podiam ter botado QUALQUER OUTRO e guardado essa evolução final fodástica para um episódio em que ele fosse o foco com toda sua mistiqueza. Entretanto, no contexto em que ele foi inserido, eu acabei gostando bastante. Particularmente, fiquei MUITO feliz que Chespin não o derrotou de uma forma horrível e eles arrumaram uma saída mais cômica para a situação. Aliás, a cena das costas do velho quebrando é hilária – e a expressão do Delphox diante de tal situação já vale toda a participação do Pokémon aqui.


A batalha em si não é nada fantástica. O foco nem é mesmo a luta, mas Clemont se esforçando com seu Pokémon, então não é algo que prejudique. A ideia de fazer Chespin ir rolando para perder peso é meio furada, mas esse é um desenho em que uma raposa mágica tira uma varinha do meio dos seus pelos, então pra que se importar com lógica? Além do mais, parece também uma preparação para o Rolar (Rollout) que o Pokémon Noz Espinhosa pode vir a aprender no futuro quem sabe – eu optei por Rolar ao invés do clássico Rolo Compressor porque tem o Steamroller, que seria o Rolo Compressor na realidade. Aliás, também gostei que o Fogo Místico (Mystical Fire) permaneceu um segredo ao fim do episódio.



A animação do episódio é outro ponto de ouro a ser mencionado aqui. Numa qualidade ótima, ela ajuda a dar peninha das derrotas de Chespin para Froakie e Dedenne ao mesmo tempo em que as tornam divertidas, e também é bastante caprichada no que diz respeito às expressões faciais do Inicial de Grama. Há uma coisa meio Piplup e Oshawott nele, mas, ao mesmo tempo, com um diferencial que o torna carismático de forma bastante única. Também vale mencionar o fato de que embora eles tenham decidido por “empate” como resultado para a batalha, vale observar também que felizmente Delphox não tinha praticamente marca de ferimento algum, ao contrário de Chespin, o que é um detalhe muito bacana. E essa qualidade é mantida durante todo o episódio, em diversas cenas (minha única crítica é aquele momento assustador em que Clemont demonstra orgulho pela sua comida, me lembrando CilaARRGH!!!)



Apesar de ser constantemente esquecida, Serena conseguiu seu espaço nesse episódio! Paralelamente a toda a trama do episódio, houve a subtrama do primeiro acampamento da garota. Embora inicialmente temerosa, ela eventualmente supera esse medo e acaba se divertindo bastante. É também legal ver ela admirada com Delphox, evolução final de Fennekin (mas bem que ela podia ter agido mais “Uau! Eu quero me dá!”). Ao final do episódio, quando vemos que ela está a fim de acampar para fazer mais imitações de Pokémon sabemos que houve um pequeno crescimento ali na personalidade dela – novamente, crescimento estranho por ser um pouco tardio considerando que esse é o décimo quinto episódio da série XY, mas antes tarde do que nunca e me dá esperança para algo a mais na trajetória da garota. Além disso, ela e Bonnie imitando Pokémon Insetos só é mais um exemplo do porque essas duas são minha combinação favorita nesta saga!



Considerações finais: 

→ Este episódio definitivamente é estranho em termos de cronologia. Clemont cozinha e as pessoas agem como se fosse a primeira vez que ele o tivesse feito – Ash faz uma observação sobre como a comida dele é boa –, mas no episódio dos Pancham todos eles estavam comendo numa boa ao ar livre, comida caseira. PORÉM, eu posso estar errado e vai ver lá eles estavam comendo algo que eles tinham comprado em Lumiose, ou um almoço feito pelo Cledroide, ou até mesmo por Limone ou Sycamore, considerando que eles tinham saído da Paris pokemônica há pouco; 
→ Também é estranho que essa é a primeira vez desde a saída de Santalune que eles precisam acampar com Serena. Mas talvez isso seja apenas um indicativo de que Kalos tem a maior quantidade de Centro Pokémon por km² de todo o mundo Pokémon; 
→ O leitor Drake Lee chamou minha atenção para o fato de que em alguns momentos os movimentos e as ações de Froakie parecem muito semelhantes àqueles de ninjasou ao menos como eles são comumente representados em animes, em especial Naruto. Como tem no mínimo séculos que eu não assisto mais a esse anime, o detalhe realmente passou batido, mas depois que ele comentou comigo, a forma como o Froakie usa a Pulsação de Água (Water Pulse) realmente lembra o Rasengan de Naruto em algumas cenas, por exemplo. Essa não seria a primeira vez que o anime faz referências ao mundo ninja. O episódio em que Bonsly é pego por Brock, Do Berço para a Luta!”, é recheado com esse tipo de referência. Vale lembrar também que tanto Naruto quanto Pokémon são exibidos na TV Tokyo (embora eu não sei se isso realmente tem alguma influência na forma como esses animes são feitos) e o roteirista Junki Takegami também divide seus trabalhos com os monstros de bolso roteirizando episódios dos ninjas da Vila da Folha. Além disso, Pokémon sempre flerta com referências a várias outras produções japonesas que a gente (eu com certeza) nunca pega por ser público ocidental, mas um dos casos mais famosos seria o do Treinador metido do Croaunk em “A Nata dos Croagunk!”, que até teve sua aparência mudada em exibições posteriores e lançamentos em DVD para evitar processos por diretos autorais; 
→ Muito amor o Bunnelby recolhendo os vasilhames com as orelhas; 
→ O final dos idosos é simplesmente muito lindinho e eu adoro que a briga deles começou por uma questão de peso também XDD; 
→ Achei TANTOS, mas TANTOS gifs do episódio da semana que é fácil perceber como Clemont já é um favorito da galera; 
→ E olha, enquanto Serena e Ash ficam no 0 x 0, Fennekin e Froakie parecem estar a cada dia se conhecendo melhor; 
→ Falando em 0 x 0, Ash dorme na barraca de Clemont: DiodeShipping 1 X 0 AmourShipping; 
→ Sério, POR QUE RAIOS o shipname de Ash & Clemont é DiodeShipping??? o.o E nossa tem ship para TUDO!!! Eu queria saber qual seria o nome do meu ship com minha caneca favorita =P 
Imagens: tumblr

Sir Charizard

Um rapaz que acredita que nunca se é velho demais para ser um Treinador Pokémon.

6 Comentários

Sinta-se à vontade para comentar!

  1. Perfeito \o/ Sempre espero suas análises, continue assim :D

    ResponderExcluir
  2. legal esse é quadragesimo quinto episodio focado no Clemont e a Serena no banco de novo u.u concordo que Chespin se sairia bem melhor se tivesse aprendido rollout assim poderia enfrentar um tipo fogo, seria bem melhor levando em conta que abilitys raramente se ve de novo, seria ridiculo ver um chespin vencer um delphox, não me orgulho disso mas torci pro delphox, cara mó sacanagem era a estreia do Mystical Fire e eles detonaram o véio só pra não mostrar,quando teremos outra oportunidade? a Serena não ta tãp afim de evoluir o bicho dela ai ferrou, axei engraçado até a Bonnie luta melhor que a SE,;p esse episodio me decepcionou em varios pontos mas realmente compençou em todos nos momentos em que a "garota do chapéu de palha" deu seu show nesse episodio vemos varias caracteristicas da femea do grupo;
    -desde o ep 7(:D) ela demonstrou não ter muitos amigos,(bem diferente dos jogos)tanto que naquele acampamento ela estava sozinha, ela esta vendo na Bonnie uma amiguinha/irmã que nunca teve,
    -ela sempre corre na frente do grupo pra ter atenção, parece até que ninguem vai ouvi-la se ela não voar la pra frente e dar seu show ;p
    -ela sabe muito sobre pokemon tanto que podemos ver seu conhecimento na imitação do Swadloon um pokemon que ainda não viram na jornada,
    -é uma tipica criançona que não tem medo de ser fofa,se impressionar e usar lacinho no cabelo :]
    -uma semi-patricinha que só sabe como a lama é boa ao cair nela kkk
    -serio gente a cena da Serena e Bonnie na barraca foi o ponto alto desse ep tedioso.
    ja estava achando que o dedenne não ia valer de nada na serie mas nesse ep surpreendeu ver o bicho acordado, enfim Sir Charizard materia muito boa,eu não considero Clemont meu personagem favorito apesar de lembrar a mim mesmo mas o cara é bem legal finalmente focaram no lado de treinador dele ´,ao inves do classico palhaço da turma,suas reviews estão muito boas mas infelizmente sera sua ultima review boa ja que os proximos eps não são grande coisa, XY ta perdendo qualidade infelizmente, XY021 que nos salve, vlw cara
    ps:Rollout-rolo compressor, Steamroller-rolo destruidor, de acordo com a versão brasileira.

    ps2: diode shipping na verdade esta no 2x0 ja que os 2 dormiram juntinhos no quarto do Clemont em Lumiose, enquanto Serena e Bonnie durmiram em outro, essas duas tambem estão criando um shipping que não sei o nome hehe :p

    ResponderExcluir
  3. ei Sir me add ai please:

    FC: 3136-7605-6092

    IGN: Serena :O

    ResponderExcluir
  4. Esse episódio foi muito legal mesmo, e como Delphox não conseguiu usar o Fogo Mistico, não duvido nada que mais tarde, outro Delphox apareça no anime, com mais importância, só para mostrar esse movimento. Ah! Fiquei muito feliz que vocês notaram a cena em que Froakie e Fennekin conversaram, seria, no mínimo, muito bonitinho, se os dois fossem "bons amigos". Aliás, já notaram que Froakie tem facilidade para chamar a atenção das garotas? Em poucos episódios, ele tem uma relação com a Garchomp do Sycamore(fêmea, eles eram amigos), teve a Sylveon da Premiere que gostou dele, teve a aquela cena que o Froakie arrumou o rabo do/da Fennekin da Serena, e agora vemos eles dois juntos outra vez. Esse Pokémon só tem ganhado pontos comigo, o que mostra que ele pode ser totalmente o oposto do Sceptile do Ash, que era muito anti-social.

    ResponderExcluir
  5. Eu também senti uma vibe de bruxa de João e Maria.

    Espero que Serena Evolua Fennekin só pra demonstrar a mistiqueza do Delphox de novo o/

    (WeakOrderShipping - Magikarp & Zygarde ~~Depois dessa me calei~~)

    ResponderExcluir
  6. Esse episódio foi ótimo, cheio de pontos altos, só fiquei decepcionado que ao ver Bonnie toda feliz querendo batalhar usando o Dedenne, esperava pelo menos que ela comandasse, mas foi engraçado mesmo assim.
    Achei mto bom inventarem algo para não mostrarem o Mystical Fire, pois ai pensei que provavelmente no futuro terá algum episódio mais focado nele.
    E ainda bem que a batalha terminou como empate, pois seria triste ver Chespin vencendo Delphox, ainda mais que pelo jeito ela é bastante treinada.
    Deve ter sido difícil mesmo pensar no seu Top 10 x.x Me surpreendi com o Skiddo :o

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال