A Longa Trajetória de Pokémon no Brasil: Kanto - Parte 2


E aí, povo! Bom, semana passada eu trouxe pra vocês o começo de uma looooonga série de matérias honestamente intitulada A LONGA TRAJETÓRIA DE POKÉMON NO BRASIL. Fiquei feliz em ver a boa recepção da galera e, bom, podem ter certeza que estou só começando. Portanto, deve demorar ainda para eu publicar algo sobre Johto, mas chegamos lá um dia. Por enquanto, vamos viajar no tempo um pouco mais com Kanto. Esta matéria foi originalmente publicada em 03 de novembro de 2012 no meu blog e revisada hoje para publicação aqui ;)
Se você ainda não leu a primeira parte, é só ir ao meu Vale (clicando na palavra ao lado). Tem muitas outras coisas bacanas lá!
Até a próxima o//


A Longa Trajetória deno Brasil
ANIME – A LIGA POKÉMON DE ÍNDIGO
(Parte 2)



EXIBIÇÃO NO BRASIL

Depois de dublado, a primeira temporada de Pokémon foi adquirida no Brasil pela emissora de tevê aberta Rede Record, onde estreou no dia 10 de maio de 1999 no “Eliana & Alegria”. Alguns meses depois, a atração finalmente chegou à tevê paga pelo Cartoon Network ao lado de outro eventual sucesso nipônico, Dragon Ball Z. Inicialmente, Pokémon havia começado a ser exibido na Record como uma animação qualquer dentro do seu programa matutino infantil. Sua exibição acontecia logo no começo, por volta das 09h20. Com a popularidade crescente de Pikachu e cia, a Record mudou o anime de horário até fixá-lo no “horário nobre” da manhã, 11h30, para atrair uma audiência ainda maior. Em ambas as emissoras, a transmissão ocorria diariamente em oposição à exibição semanal dos EUA e do Japão. Assim, os 52 episódios se esgotaram em dois meses e meio depois da estreia, dando início às reprises que se tornaram tão características da exibição da série no país e se estenderam até a chegada dos novos episódios, em 21 de fevereiro de 2000! Diferente da Record, o Cartoon Network lançou Pokémon às 17h00 com reprises do episódio exibido à tarde às 22h00, dando ao anime horários fixos. Embora ambos exibissem os mesmos episódios, havia algumas diferenças entre como essas exibições eram feitas. Na Record, apenas o episódio era exibido junto da abertura com uma pausa pelo intervalo iniciada pelo “Quem É Esse Pokémon?”. O Cartoon Network, por outro lado, exibia o pacote todo da 4Kids: abertura, episódio, “Quem É Esse Pokémon?”, o encerramento, o PokéRap e mais uma vinheta extra para um segundo intervalo comercial.

 


Ao longo dos anos que se seguiram, a Record reprisou as duas primeiras temporadas inúmeras vezes, trocou de horário dentro do programa da Eliana conforme a audiência do programa oscilava e até deu à animação horário próprio para reprises à tarde. Eventualmente, Pokémon perdeu muito do seu público inicial na época do auge da série no país e a Record parou de exibi-lo definitivamente. Assim, as duas temporadas ficaram muito tempo sem poderem ser assistidas outra vez pelo público que não tinha tevê a cabo até que a segunda temporada começou a ser exibida, a partir do segundo semestre de 2002, na Rede Família, uma emissora afiliada à Rede Record. Entretanto tal exibição era restrita a apenas alguns estados brasileiros e a quem tinha antena parabólica. O fato de a tal emissora começar a passar Pokémon a partir da segunda temporada sinalizava que talvez a Record não tivesse mais os direitos de exibição da primeira temporada do anime – quando uma emissora adquire qualquer produção estrangeira, é fechado um contrato entre canal e licenciadora que concede à aquela o direito de exibir tal produção com exclusividade na rede aberta ou fechada por tempo determinado. Após o fim do contrato, cabe à emissora decidir se quer renová-lo ou não. Caso o canal não se interesse mais pelo produto, a distribuidora pode procurar uma outra emissora interessada em adquiri-lo. E foi o que aconteceu com Pokémon.
Em 2007, a Rede TV! firmou uma parceria com a Swen Entretenimentos e a partir do dia 16 de junho de 2008, começou a reprisar o início das aventuras de Ash, Misty e Brock em rede nacional no horário das 18h. A emissora exibiu Pokémon de forma bastante diferente da Record: o PokéRap era exibido, mas cortava-se os segundos de “Continua no Próximo Episódio” e a vinheta do “Quem É Esse Pokémon?”. Além disso, eram transmitidos dois episódios por dia dentro de uma hora, mas como cada episódio só possuía 20 minutos, sobravam ainda 20 que não davam pra se cobrir só com comerciais – até porque a Rede TV! sempre teve carência de anunciantes. A emissora então criou um segmento próprio de prévia do próximo episódio. O problema dessa prévia é que ela nada mais era que uma versão cheia de cortes mal feitos do episódio seguinte! Com o passar do tempo, tal segmento foi substituído por uma retrospectiva do episódio anterior – que era simplesmente uma reprise cheia de cortes do último episódio exibido no dia anterior.

O fato de a Rede TV! ter adquirido Pokémon gerou surpresa na época e a própria emissora revelou que havia adquirido apenas 35 episódios da primeira temporada para exibir como tapa-buraco até a estreia de um novo programa (do Supla =P) naquele horário. Ocorre que a reapresentação de Pokémon acabou fazendo um sucesso surpreendente, conseguindo com que a emissora se apressasse a adquirir os demais episódios, fazendo Pokémon retornar à tevê aberta mais uma vez! E então, em 22 de julho de 2008, deu-se início à exibição da segunda temporada na emissora, seguindo os mesmos moldes da temporada anterior e dando continuidade ao ressurgimento do anime na tevê aberta, que durou até meados de 2011. Enquanto isso, na tevê paga, com a chegada da fase Black & White de Pokémon no Brasil em 2012, o Cartoon Network deixou de reprisar os episódios das sagas anteriores. Isso porque todos os capítulos antecessores migraram para o Tooncast – canal dedicado exclusivamente a animações da Turner International, a mesma por trás do CN, fundado em 2008 – no mesmo ano. A emissora (de sinal ainda restrito no Brasil) inicialmente transmitiu episódios da série em maratonas e especiais temáticos, mas aparentemente o resultado foi tão bom que Pokémon acabou ganhando um horário fixo no canal a partir de agosto de 2012 todos dias às 12h00. A partir de então, a emissora passou a transmitir um episódio por dia, exibindo todos os episódios da saga em Kanto em sequência.
Como já fora mencionado, a 4Kids montou a primeira temporada de Pokémon com um amontoado de episódios daqueles exibidos no Japão e tinha a função de adaptá-los, dublá-los e lançá-los no ocidente, licenciando-os para diferentes distribuidoras. Dos 83 episódios pertencentes à saga da Liga Pokémon em Índigo, 52 foram estão incluídos no pacote da primeira temporada de Pokémon, 28 fizeram parte da segunda e três foram banidos. O banimento desses episódios veio a público no Brasil através da revista oficial Pokémon Club da Editora Conrad e gerou bastante discussão entre os fãs em geral: as razões para esses banimentos eram justas ou não? Entretanto, apesar de ter tido três episódios banidos, o problema não parava por aí. Para se ter uma ideia, o 52º episódio da primeira temporada ocidental, “O Segredo do Centro de Criação”, correspondia, na verdade, ao 59º episódio da cronologia original, o que dá uma diferença significativa de sete capítulos!


Essa diferença ocorre porque inicialmente sete episódios haviam sido censurados pela 4Kids! “Aopuruko no Kyūjitsu” (Férias em Aopulco), nunca exibido no ocidente – exceto pelos EUA – foi banido por mostrar James usando enormes seios infláveis para vencer um concurso de biquíni; “Miniryū no Densetsu” (A Lenda de Dratini) foi censurado por mostrar pessoas portando, apontando e usando armas de fogo contra crianças e cenas de tortura, e “Dennō Senshi Porigon” (Porygon, o Guerreiro Eletrônico) foi jogado no limbo devido ao polêmico fato de ter causado epilepsia fotossensitiva em mais de 700 crianças japonesas que possuíam uma, até então desconhecida, sensibilidade à luz que foi atingida por uma sequência de animação em que cenas de uma explosão usaram flashes de luz muito fortes que se alternavam numa velocidade imensa. Tal problema foi tão grande que fez com que toda a produção de animação japonesa fosse revisada para analisar as cores e velocidades de cenas de episódios para evitar que tal evento se repetisse, com episódios de animes sendo escurecidos digitalmente e mensagens de alerta aos telespectadores para não se sentarem perto da tevê e a assistirem com as luzes acesas sendo acrescentadas ao começo de cada episódio de cada anime. O assunto rendeu tanto que ganhou abrangência mundial, sendo esta a primeira vez que imagens oficiais do anime fossem transmitidas pela tevê brasileira, quase dois anos antes da estreia do anime aqui, via telejornais (onde é chamado de “monstrinhos”, veja Pikachu “piscando os olhos” aqui) – inclusive esse fato teria sido um dos motivos que influenciaram na rejeição do anime pela Globo e pelo SBT. O assunto ainda é ocasionalmente lembrado pela mídia, tendo sido comparado mais recentemente com os casos de mal-estar e até morte de algumas pessoas que assistiram ao filme Avatar de James Cameron em 3D nos cinemas, e permanece uma amarga lembrança na mente dos produtores, roteiristas e animadores da série animada que tornaram Porygon e todas as suas evoluções o primeiríssimo tabu da série.


Com o problema causado por “Dennō Senshi Porigon”, os episódios comemorativos de Natal que estavam para ir ao ar às vésperas do feriado, acabaram não sendo exibidos porque logo após o incidente, Pokémon foi retirado da programação da TV Tokyo e ficou suspenso da tevê japonesa por quase cinco meses, voltando apenas em 16 de abril, quando a situação já estava acertada. Como a série retornou em abril, não fazia sentido exibir episódios de Natal e os demais episódios sobre datas comemorativas também ficaram prejudicados: “Feriado a La Jynx”, que seria transmitido em 23 de dezembro de 1997, “Princesa Contra Princesa”, marcado para ir ao ar em 03 de março de 1998 no Hinamatsuri (Dia das Meninas) japonês, e “O Herói Perfeito”, programado para ir ao ar em 05 de maio de 1998, no Dia das Crianças japonês (Kodomo no hi) acabaram sendo pulados porque não julgava-se que já não fazia sentido algum esses episódios irem ao ar fora de suas respectivas épocas comemorativas – vale lembrar também que embora a partir de abril de 1999 o anime passou a ser exibido às quintas-feiras no Japão, antes do incidente de Porygon, ia ao ar às terças-feiras. Entretanto, “Princesa contra Princesa” apresentava um acontecimento importante para a série – a captura de Lickitung, que viria a aparecer em episódios posteriores e já havia sido citado em dois momentos anteriores. Como era necessário mostrar essa captura, a TV Tokyo decidiu reparar o erro exibindo o episódio em 09 de julho de 2008, fazendo uma dobradinha com “O Herói Perfeito”.
O episódio “Perdidos na Neve!”, que estava programado para ir ao ar em 06 de janeiro, acabou sendo pulado também. Todavia, diferente dos demais, ele não tinha como temática uma data comemorativa japonesa, o que torna o motivo de não ter sido exibido normalmente com o retorno da série uma grande incógnita. Aguardando ainda mais tempo na geladeira da TV Tokyo, “Perdidos na Neve!” foi exibido dez meses depois do programado(!), junto de seu predecessor, “Feriado a la Jynx”, em 05 de outubro de 1998. Não se sabe porque a emissora decidiu enfim exibir esses episódios tanto tempo depois de suas datas comemorativas, mas ninguém poderia reclamar! Depois de enfrentar problemas no oriente, “Princesa Contra Princesa” e “O Herói Perfeito” encontraram mais drama no ocidente. Isso porque a 4Kids encontrou certa resistência em encaixar “Princesa Contra Princesa” e “O Herói Perfeito” na primeira temporada por eles mostrarem datas comemorativas inexistentes nos Estados Unidos. Havia toda uma “preocupação” da produtora em adaptar o anime de forma que as “crianças ocidentais pudessem se relacionar” com a animação – apesar de seus elementos da cultura japonesa – então sempre que possível a empresa tentava maquiar qualquer referência ao Japão na época. É claro que algumas coisas escapavam às tesouradas da 4Kids, já que os bolinhos de arroz ainda fossem visualmente bolinhos de arroz, a Líder de Ginásio Erika trajasse uma roupa tipicamente japonesa, e o festival de fim de verão fosse nada mais que um evento tradicional japonês inclusive com música japonesa tocando ao fundo!

Um outro boato dá conta de que como “Princesa Contra Princesa” exigia muitas edições, ele acabou ficando pra depois porque não conseguiram terminar o trabalho a tempo. De fato, dá até pra notar como as cenas alteradas pela 4Kids podem ser facilmente identificadas na versão ocidental. Enfim, a 4Kids finalmente encaixou “Princesa Contra Princesa” no comecinho da segunda temporada junto de “O Herói Perfeito” – provavelmente mais uma vez Lickitung deve ajudado a convencer a 4Kids a não excluir “Princesa Contra Princesa” de vez por aparecer bastante na segunda temporada. O grande problema desses episódios é que com todas essas exibições fora da ordem original tanto no Japão quanto no ocidente, a cronologia da série acabou sendo seriamente afetada. Em “Feriado a La Jynx” e “Perdidos na Neve!”, Ash possui Charmander e Misty Starmie. Entretanto, quando esses episódios foram finalmente exibidos, Charmander já havia evoluído mais de 20 episódios antes, em “A Marcha dos Exeggutors”, e Starmie já havia sido deixado no Ginásio de Cerulean em “A Sereia Misty”! Além disso, Jessie é mostrada capturando Lickitung em “Princesa Contra Princesa”, mas o tal Pokémon já havia sido mencionado nove episódios antes (cinco, no Japão) em “O Pokémon Farfetch’d” e em “Quem Vai Ficar com Togepi?”. Além disso, Togepi não aparece em momento algum em “Princesa Contra Princesa”. Após todo esse problema com “Feriado a La Jynx”, “Princesa Contra Princesa” e “O Herói Perfeito”, nunca mais foram feitos episódios de Pokémon sobre datas comemorativas.
A censura dos outros episódios também causou alguns furos na versão americana da série: “Aopuruko no Kyūjitsu” mostra a chegada dos Treinadores à Cidade de Aopulco e nos apresenta Obaba, que aparece no final do episódio seguinte, “Tentacool & Tentacruel” – que foi exibido por aqui normalmente –, e ainda incluía o primeiro encontro de Misty e Brock com Gary, a mãe do Ash e o Professor Carvalho, algo que o público ocidental só veria ocorrer na segunda temporada em ocasiões diferentes; “Miniryū no Densetsu” causa um furo ainda maior, pois é aqui que vemos Ash capturando sua manada de Tauros que aparece em episódios posteriores, deixando fãs desaviados perdidos sem saber de onde eles haviam vindo; por fim, “Dennō Senshi Porigon” não influencia muito na história, a não ser pelo fato de nos mostrar que é o Prof. Akihabara quem criou o sistema de transporte de Pokébolas. Mesmo com todas essas mudanças e falhas, nada afetou o sucesso do mesmo entre o público ocidental e é claro que tinha mais coisa vindo por aí! No Brasil, a saga da Liga Pokémon de Índigo foi exibida pela primeira vez em 1999, dia 10 de maio, e foi encerrada quase um ano depois, em 22 de março de 2000.



SINOPSE

Ash Ketchum (Satoshi, no Japão) é um menino de 10 anos, que decide sair de sua casa na humilde Cidade de Pallet (Masara Town) para começar sua jornada Pokémon como um Treinador Pokémon (Pokémon Trainer). Equipado de sua Pokéagenda (Pokémon Zukan), Pokébolas (Monster Balls) e seu primeiro Pokémon, Pikachu, ele inicia sua aventura. No caminho, conhece muitos amigos, em especial Misty (Kasumi) e Brock (Takeshi) – que passam a acompanhá-lo nessa viagem –, ele captura diferentes Pokémon e encara o desafio de enfrentar os Líderes de Ginásio (Gym Leaders) para conquistar oito Insígnias (Badges) necessárias para entrar na Liga Pokémon (Pokémon League), o maior campeonato da região! Mas no caminho, ele tem que lidar com algumas dificuldades como a constante interferência da Equipe Rocket (Rocket-dan) e sua obsessão por roubar Pokémon, em especial o Pikachu de Ash, e as provocações de seu arrogante rival Gary (Shigeru). Após obter todas as Insígnias, ele parte para enfrentar os desafios da Liga Pokémon da região de Kanto (Kanto-chiho) e se tornar o vencedor!


Apesar de a história ser inspirada nos jogos Pokémon Red & Green Version, essa primeira temporada do anime se distancia bastante de sua fonte, ignorando muitos acontecimentos bacanas da trama dos jogos que só teriam beneficiado o desenho caso tivessem sido transportadas para as telas – especialmente no que concerne à Equipe Rocket e aos times dos Líderes de Ginásio. Percebe-se também um mau planejamento da série, já que as aventuras começam de forma acelerada – com Pokémon e Insígnias sendo conquistados em um intervalo bem curto de tempo – e, do nada, os acontecimentos vão se desenrolando de forma mais demorada, algo que não pode ser justificado como razão de um sucesso inesperado do anime, já que segundo Masaaki Iwane, um dos desenhistas da série, o anime “foi pensado para durar um ano e meio (o que renderia uns 80 episódios, que é bem próximo ao número de episódios pertencentes a esta saga)”. Apesar das falhas, muitos ainda consideram esta saga como a melhor de todas por seus episódios mais inventivos, cheios de humor descontraído e referências à cultura japonesa – algo que eventualmente acaba se perdendo um bocado –, e ainda guardam lembranças dela com um nostálgico carinho especial. Também foi a saga mais assistida da série no Brasil.

EQUIPE DE PRODUÇÃO ORIGINAL
TV Tokyo
softx
Shogakukan Production Co. Ltd.
Baseado em uma história de: Satoshi Tajiri.
Produtor executivo: Tsunekazu Ishihara.
Produtores: Keisuke Iwata, Takayuki Yanagisawa e Takemoto Mori.
Diretor: Masamitsu Hidaka.
Produção de Animação: OLM.
Produtor de animação: Shukichi Kanda.
Produtor associado: Choji Yoshikawa.
Supervisor de animação: Yoichi Kotabe.
Planejamento: Takashi Kawahuchi e Masakazu Kubo.
Diretor executivo: Kunihiko Yuyama.
Supervisor de série: Takeshi Shudo.
Roteiristas: Takeshi Shudo, Atsuhiro Tomioka, Hideki Sonoda, Junki Takegami, Yukiyoshi Ohashi, Shoji Yonemura e Shinzo Fujita.
Designer de personagens: Sayuri Ichiishi.
Diretor de arte: Katsuyoshi Kanemura.
Coordenador de coloração: Norimichi Yoshino.
Diretor de fotografia: Motoaki Ikegami.
Editores: Toshio Henmi e Yutaka Ito.
Música: Shinji Miyazaki.
Diretor de som: Masafumi Mima.
Produtor musical: Takai Yoshida.

EQUIPE DE PRODUÇÃO AMERICANA
4Kids Productions, Inc.
Produtores executivos: Norman J. Grossfeld, Alfred Kahn e Tom Kenney.
Produzido por: Norman J. Grossfeld.
Diretores de dublagem: Michael Haigney e Jim Malone.
Produtores de dublagem: Larry Juris e Michael Haigney para TAJ Productions.
Tradução: Paul Taylor.
Adaptações de: Norman Grossfeld, Michael Haigney, John Touhey, Thomas Sullivan e Crispin Freeman.

GUIA DE EPISÓDIOS*
POCKET MONSTERS A SÉRIE CLÁSSICA
A SAGA DA LIGA DE ÍNDIGO
1ª temporada
Numeração cronológica – Título do episódio no Brasil – Título original japonês traduzido
  1. Pokémon, Eu Escolho Você!
  2. Emergência Pokémon! (Batalha! O Centro Pokémon!)
  3. Ash Pega um Pokémon (Pegue Pokémon!)
  4. O Desafio do Samurai (O Desafio do Garoto Samurai!)
  5. Exibição na Cidade de Pewter (A Luta no Ginásio de Pewter/Nibi)
  6. Clefairy (Pippi) e a Pedra da Lua
  7. As Flores Aquáticas da Cidade de Cerulean (Hanada)
  8. O Caminho para a Liga Pokémon
  9. A Escola dos Golpes Duros (O Manual da Vitória Pokémon)
  10. Bulbasaur (Fushigidane) e a Vila Escondida
  11. Charmander (Hitokage), o Pokémon Perdido
  12. Aí Vem o Esquadrão Squirtle (Que Entre a Gangue Squirtle/Zenigame!)
  13. Mistério no Farol (O Farol de Bill/Masaki)
  14. A Exibição do Choque Elétrico (A Exibição do Choque Elétrico! O Ginásio de Vermilion/Kuchiba)
  15. A Batalha a Bordo do St. Anne
  16. Naufrágio Pokémon (Pokémon à Deriva)
  17. A Ilha dos Pokémon Gigantes(!?)
  18. (Feriado em Aopulco) – Banido
  19. Tentacool (Menokurage) e Tentacruel (Dokukurage)
  20. O Fantasma do Pico da Donzela (O Pokémon Fantasma e o Festival de Verão)
  21. Adeus, Butterfree
  22. Abra e o Show de Paranormais (Abra/Casey! O Confronto Paranormal!)
  23. A Torre do Terror (Capture na Torre Pokémon!)
  24. Haunter VS Kadabra (Haunter/Ghost VS Psíquico!)
  25. Primeape Endoidece (Não Se Enfureça, Primeape/Okorizaru!)
  26. Perfume de Pokémon! (Erika e Gloom/Kusaihana)
  27. Soneca Hipnótica (Hypno/Sleeper e a Regressão Pokémon!?)
  28. Na Moda dos Pokémon (Vulpix/Rokon! O Confronto de Criadores!!)
  29. O Pokémon Lutador (O Pokémon Lutador! A Grande Batalha!!)
  30. Faíscas Voam pelo Magnemite (Magnemite/Coil Sonham com Ratos Elétricos!?)
  31. Em Busca dos Digletts! (Cheio de Diglett/Digda!)
  32. Os Poderes do Poké-Ninja (O Confronto Ninja em Fuchsia/Yakichiku!)
  33. A Poké-Corrida! (A Grande Corrida do Pokémon de Fogo!)
  34. O Filho de Kangaskhan (A Canção de Ninar de Kangaskhan/Garura)
  35. (A Lenda de Dratini/Miniryu) – Banido
  36. A Gangue das Bicicletas (A Ciclovia Tempestuosa!)
  37. A Mansão Misteriosa do Ditto (Ditto/Metamon e a Imitadora)
  38. (O Guerreiro Eletrônico Porygon) – Banido
  39. Feriado a La Jynx (O Natal de Jynx/Rougela) – Exibido na 2ª temporada após “A Hora do Mr. Mime”
Especial: (É a Véspera de Ano-Novo! Pocket Monsters/Pokémon!) – Nunca exibido
  1. Perdidos na Neve! (Onix/Iwark como Bivaque) – Exibido na 2ª temporada após “Feriado a La Jynx”
  2. O Adeus de Pikachu (A Floresta dos Pikachu)
  3. Irmãos da Pesada (O Quatro Irmãos Eevee/Eievui)
  4. Acorde, Snorlax (Kabigon)!
  5. Batalha na Cidade Sombria (Confronto! O Ginásio Pokémon!)
  6. A Marcha dos Exeggutors (A Grande Marcha do Esquadrão Exeggutor/Nassy)
  7. O Problema com Paras (Paras e Parasect)
  8. A Canção de Jigglypuff (Cante! Jigglypuff/Purin!)
  9. O Ataque dos Pokémon Pré-Históricos (Ressurreição!? Os Pokémon Fósseis!)
  10. Princesa Contra Princesa (Luta Feroz! O Festival de Garotas Pokémon!) Exibido como primeiro episódio da 2ª temporada
  11. Uma Operação Chansey (Os Registros Clínicos de Chansey/Lucky)
  12. Sagrado Matrimônio! (Growlithe/Gardie e James/Kojiro)
  13. O Pokémon Farfetch'd (Uma Vítima Indefesa para o Farfetch'd/Kamonegi)
  14. Quem Vai Ficar com o Togepi?
  15. O Jardim Misterioso do Bulbasaur (O Florido Jardim Misterioso de Bulbasaur)
  16. A Unidade Canina! (Growlithe, o Cão Policial)
  17. Fotógrafo de Pokémon (A Chance de Fotografar Pikachu)
  18. O Teste Final (O Teste do Certificado Pokémon!?)
  19. O Segredo do Centro de Criação
2ª temporada
  1. O Herói Perfeito (É o Dia das Crianças! Todos se Reúnem!)
  2. E Tome Charada (Incendeie! O Ginásio de Cinnabar/Guren!)
  3. Pânico no Vulcão (Batalha Decisiva! O Ginásio de Cinnabar!)
  4. Desmaios na Praia do Blastoise (A Ilha de Blastoise/Kamex)
  5. A Sereia Misty (Ginásio de Cerulean! A Batalha Subaquática!!)
  6. Contos Clefairy (Clefairy VS Jigglypuff)
  7. A Batalha da Insígnia (Ginásio de Veridiana/Viridian/ Tokiwa! A Última Insígnia!)
Minifilme #01: As Férias de Pikachu (As Férias de Verão de Pikachu)
Filme #01: Pokémon – O Filme: Mewtwo Contra-Ataca
  1. A Hora do Mr. Mime (O Mr. Mime/Barrierd do Circo Pokémon!)
  2. Batalha no Curral Pokémon (Confronto Entre Rivais! O Laboratório Carvalho/Okido)
  3. A Solução da Evolução (Quando o Slowpoke/Yadon Se Torna Slowbro/Yadoran)
  4. O Pi-Kahuna (A Lenda do Pikachu Surfista)
  5. A Hora do Gloom (O Gloom do Jardim Botânico)
  6. Luz, Câmera, Quack-Ação (Pokémon, o Filme)
  7. Vá para Hollywood, Meowth (O Abecedário de Meowth/Nyarth)
  8. Domando o Onixperado! (Bruno/Shiba da Elite dos 4/um dos 4 Reis Celestiais Aparece!)
  9. O Antigo Quebra-cabeça de Pokémopolis (Batalha Feroz! Os Pokémon Anciães!)
  10. Um Osso Duro de Roer (O Bastão de Osso do Marowak/Garagara)
  11. No Maior Fogo! (Moltres/Fire! A Cerimônia de Abertura da Liga Pokémon!)
  12. Começa o Primeiro Round! (A Liga Pokémon Começa! O Campo de Água!)
Chronicles: As Férias de Inverno do Pikachu: Noite de Natal (Vamos Brincar no Natal!)
Chronicles: As Férias de Inverno do Pikachu: Jogos Kanga (Vamos Brincar na Neve!)
  1. Fogo e Gelo (O Campo de Gelo! A Batalha Flamejante!)
  2. O Difícil Quarto Turno (O Campo de Grama! O Inimigo Inesperado!)
  3. Amigo de Verdade (Um Rival Aparece!)
  4. Amigo ou Inimigo (Estádio de Índigo/Sekiei! VS Ritchie/Hiroshi!)
  5. Amigos até o Fim (Liga Pokémon! A Batalha Final!)
  6. Uma Festa de Arromba (Cidade de Pallet/Masara! Partindo numa Nova Jornada!)
 *Este guia de episódios não segue a ordem em que os episódios foram exibidos no Japão ou no Brasil necessariamente, visando mais uma organização cronológica dos episódios levando em consideração onde eles mais ou menos seriam exibidos originalmente antes do banimento do episódio do Porygon.

Bom, tem mais material de Kanto vindo aí (Curiosidades, comparações com os jogos)!
                                                                                                                                           CONTINUA...

Sir Charizard

Um rapaz que acredita que nunca se é velho demais para ser um Treinador Pokémon.

8 Comentários

Sinta-se à vontade para comentar!

  1. Equipe Blast News,

    A quem pertence os direitos na série atualmente na Tv aberta? E o que vocês acham de fazermos uma petição online para que Pokemon possa ser adquirida pelo SBT (bom dia & cia)

    Atenciosamente,

    ResponderExcluir
  2. Estou gosto de++++ dessa sua matéria!! Tenho 19 anos e isso faz com que eu goste mais e mais da série Pokémon, tanto anime, quanto cartas e jogos!! Espero que as próximas matérias sejam tão boas quanto essa! Abração!

    ResponderExcluir
  3. Ah, e aki, esse especial "É a Véspera de Ano-Novo! Pocket Monsters/Pokémon! – Nunca exibido", não foi exibido aki no Ocidente? mas existe ele pra download?

    ResponderExcluir
  4. Lipe X3, os direitos de Pokémon no Brasil estão bem diluidos. É dificil saber exatamene pq essas coisas a gente só fica sabendo quando a emissora divulga alguma coisa e até o momento, nada. Como a Rede TV! não exibiu mais Pokémon nem nas mais recentes versões do TV Kids, eu duvido que eles ainda tenham os episódios. Mas eles ainda podem ter e não exibir - considerando que os acordos com a Record e a Globo duraram mtos anos. Eu acredito que a Globo já não tem mais os direitos das 6ª e 7ª temporadas e os direitos da 13ª à 16ª temporadas tbm nunca foram adquiridos por nenhuma emissora de tevê aberta.
    Eu acho que o SBT seria a melhor opção, com certeza, mas o fato de Pokémon ter mtas temporadas longas tbm assusta um pouco as emissoras. São mtos episódios pra se comprar e não sai barato. A Rede TV! foi comprando enquano tinha, mas parou na 12ª temporada pq eles já tinham o suficiente e não se interessaram por mais. Isso sem contar que a Rede TV! tbm adquiriu os filmes 8 e 9 e o especial dos Pokémon Miragem.
    O Netflix recentemente adquiru os direitos da 14ª temporada e dos filmes 14a&b em todo o continente americano.

    Bernardo, o especial de Ano-Novo nunca foi exibido em lugar nenhum. Nem no Japão nem nos EUA. Ele estava programado, mas com o banimento do episódio do Porygon ele tbm foi cancelado. Nunca foi exibido nenhuma imagem dele nem nada. Tudo o que sabe sobre ele é o título e por ele, não parecia que se tratava de um episódio regular da série. Ele podia se tratar de um programa especial relembrando os acontecimentos até aqui como se faz periodicamente, ou algo mais interativo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela atenção, :D
      Espero que Pokemon volte em breve para a TV aberta,
      Parabéns pela ótima matéria,

      Excluir
  5. ótima material vlw PBN bom trabalho continuem assim (Y)

    ResponderExcluir
  6. Acho que a Rede TV ainda mantém o domínio de transmissão de Pokémon na TV aberta. É o que consta no site da Copag, direcionada ao Pokémon TCG: http://copag.com.br/pokemon/

    ResponderExcluir
  7. A Globo também exibiu Pokémon, as 6ª e 7ª Temporadas. (Antes da RedeTV)!

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال