Review: Pokémon XY 006


Fala, galera! Curtindo o Pokémon Bank?
Desculpa não ter feito postagem ontem, mas tem sido difícil manter as postagens em dia agora que estou de volta ao trabalho e tendo aulas para preparar e uns trabalhos de tradução por fora pra fazer.
Mas aqui está mais uma review feita com muito carinho!
Adicionei a galera no 3DS também \\o//

#XY006/#810 – Uma Batalha Decisiva no Gelo! Pikachu VS Vivillon!!



O que sobra pra escrever quando a reação das pessoas já diz tanto? Durante essa semana, à medida que meus amigos e conhecidos assistiam ao sexto episódio de Pocket Monsters XY as reações que me foram relatadas envolviam histeria incontrolável, arrepios dos pelos, um pouco de lacrimação, sessões looping de reprises do episódio e muito caps lock no facebook! E aqui estou, com os ânimos já calmos, pronto para deixar mais charithought aqui pra vocês. “Uma Batalha Decisiva no Gelo! Pikachu VS Vivillon!” é um daqueles episódios que consegue reunir um conjunto de qualidades para agradar qualquer fã: batalha foda, interações excelentes entre personagens e Pokémon, humor, uma pitada de drama e até material de sobra para os shippers de plantão!




Se tem uma coisa que eu valorizo muito em qualquer tipo de mídia – livro, filme, seriado, videogame, desenho animado – é o desenvolvimento dos personagens e Pocket Monsters XY tem me deixado cada vez mais impressionado a cada semana com como cada personagem até aqui foi construído com cuidado especial, e não apenas o trio de novos protagonistas: todos tem sido administrados com muito carinho e cuidado. Ao menos os roteiristas desses seis primeiros episódios, Tomioka, Ohashi e Shinzo Fujita – que além do episódio passado, também ficou encarregado desta revanche – demonstraram uma ótima sincronia e igual cuidado na caracterização de Ash e cia. Você sente o quão apegados eles são a esses seres fictícios. É um ponto que eu toco toda semana, eu sei, mas olha como este episódio, cujo tema principal é a revanche de Ash num Ginásio Pokémon, vibra a cada momento graças à força que cada personagem possui e a interação entre eles.



Finalmente temos a hora da verdade sobre a conexão passada entre Serena e Ash. Como esperado (não só por mim, mas pela maioria, acredito), o menino de Pallet não se lembra da moça. A reação de todos os personagens na cena é muito bem-feita: Serena na expectativa, Ash fazendo um esforço honesto para lembrar e também curioso, Pikachu e Fletchling se retirando dali silenciosamente, para dar aos dois privacidade, e se juntando a Clemont e Bonnie para um pouco de Pokémon-Amie. Eu vi pessoas criticando o garoto de Pallet por não se lembrar de Serena, mas eu sinceramente acho completamente compreensível que ele não se lembre de uma menina que ele viu quando era uma criança anos atrás – a maioria de nós não lembra nem 90% das pessoas com quem trocamos palavras ao longo da vida, diz um IBGE aí (sqn), então cobrar isso de Ash e desnecessário. Além do mais, a cena em si é muito engraçada: pessoalmente adoro como Ash se lembra do acampamento, deixando ela cheia de expectativas, toda animadinha, mas então revela não se lembrar dela. Eu ri alto. Sério.



É também interessante como o jogo não é entregue completamente logo de cara, mas apenas algumas peças do quebra-cabeça são dadas para serem montadas, aparentemente, ao longo da série. Sabemos que Ash e Serena foram a um acampamento Pokémon ministrado pelo Prof. Carvalho, que ele falou uma frase motivacional e estendeu a mão quando ela precisou de ajuda com algo, mas a cena toda ainda tem muitos pedaços faltando – eu me pergunto se o Prof. Carvalho se lembrará de Serena ou se Gary dará as caras novamente, já que ele é a única criança do passado de Ash que realmente parece importar (e foi conveniente colocado entre os amigos de jornada de Ash nas lembranças do Palletiano ao final de Best Wishes!) – e se ele reaparecer, graças a Arceus que Márcia Regina, a dubladora da Misty ♥, assumiu a direção da dublagem da série no Brasil, o que já praticamente garante que ele seja dublado por Rodrigo Andreatto como a nostalgia manda.



A forma como a interação de Ash e Serena é construída também é muito legal. Os dois vão se conectando aos poucos, de forma convincente e dando material de sobra para shippers já criarem uma página dedicada a eles na bulbapedia. É uma interação não só bonitinha, mas diferente das formadas entre Ash e as outras garotas com quem viajou. Mas passado este momento, temos o treinamento. É legal ver como Serena estimula Ash com uma das clássicas máximas do Treinador. Ver Ash sendo capaz de transmitir a confiança necessária a seus Pokémon é ótimo e a forma como a animação reflete perfeitamente esse estado de espírito do personagem nas figuras de Fletchling e Pikachu em sua luta para resistir à Ventania (Gust) de Noivern é de encher os olhos – dá até emoção quando Pikachu crava a cauda no solo para se firmar.



O treinamento com Clemont também é muito bom! E se eu tinha um pequenino temor de o personagem lembrar ligeiramente o irritante do Cilan e seus tediosos “Tasting Time!” com seu “Citronic (ou eu já devia dizer “Clemontic”) Gear On!”, esse temorzito morreu aqui. Eu gosto cada vez mais de como essas invenções do personagem são mirabolantes, mas funcionam até certo ponto e dão errado, mas principalmente como elas são relevantes para a história – o blábláblá de Cilan era uma encheção de linguiça eterna sem propósito. As sequências de apresentação dessas máquinas são sempre dignas de um daqueles gifs de porn de tumblr de tão bem-feitas que são – isso sem contar a empolgação de Ash, que também é sempre engraçado de assistir e rende ótimos gifs de reações! Eu também adoro como o roteirista conseguiu ligar as nuvenzinhas grudentas naturais de Froakie com a Teia Pegajosa (Sticky Web) de Surskit. A parte do treinamento com evasivas é igualmente muito bem executada e ainda se encerra com chave de ouro com uma Bonnie sonolenta superfofinha sendo levada pra cama por seu irmão e um momento bacana entre Froakie e Fletchling, que aliás tem demonstrado mais traços de personalidade do que eu honestamente esperava, o que também é ótimo!



E finalmente a revanche! Em Best Wishes!, Fujita escreveu a revanche no Ginásio de Nacrene, então eu confesso de tinha alguns temores em relação à batalha já que um dos problemas do Ginásio de Lenora é que ele era basicamente uma repetição da primeira luta. Felizmente, Fujita consegue repetir as mesmas estratégias para Viola, e lhes dar uma incrível sensação de novidade – algo com o que a animação também contribui bastante. A luta entre Pikachu e Surskit é completamente diferente da do episódio anterior, especialmente com Pikachu conseguindo reagir muito melhor aqui ao campo de gelo, por exemplo. As melhores batalhas pra mim são aquelas que não juntam apenas estratégias dos jogos, mas também tem aquelas coisas que só o anime permite fazer, e este episódio – assim como o anterior fez – equilibra os dois lados muito bem! Ash tenta utilizar Relâmpago (Thunderbolt) em Surskit, por ser super-efetivo, mas manda Pikachu pular em cima do adversário para executá-lo (e ele demora muito para fazê-lo).




A luta entre Fletchling e Vivillon é igualmente muito bem executada. O Pokémon pássaro demonstra tanto vigor quanto Pikachu e a forma como se movimenta é sem dúvida um dos destaques da animação. É ótimo vê-lo aparecendo com um ataque novo, Asa de Aço (Steel Wing), e sendo capaz de desferir golpes superefetivos em Vivillon. Mas um dos grandes diferenciais foi Fujita ter mantido o quarto golpe de Vivillon em segredo até o momento do episódio: o Pó do Sono (Sleep Powder) chega como uma surpresa perigosa e fatal. Dá até dó ver Fletchling caindo do ar dormindo – mas ainda sendo capaz de machucar Vivillon com algumas Lâminas de Ar (Air Cutter). E então temos Pikachu entrando em campo mais uma vez! A batalha mais uma vez é empolgante e mesmo que o resultado pareça óbvio, o Pó do Sono novamente gera um momento de tensão honesta. É lindo demais ver Pikachu lutando contra os efeitos do ataque de Vivillon e a forma como o grito de Serena desperta a atenção de Ash para uma ideia é simplesmente fantástico! Uma conclusão verdadeiramente emocionante!



É também formidável ver a sagacidade na escrita de Fujita ao fazer o campo de gelo de Viola se tornar uma arma contra seu próprio Vivillon. Uma das coisas a serem ditas sobre esta batalha é como a animação aqui é simplesmente impecável! Os posicionamentos e movimentos de câmera, os contornos e traços dos personagens, tudo contribui para realçar diversas cenas e lhes dar mais impacto, mais beleza, e isso é válido tanto para os movimentos dos Pokémon quanto para as reações de Ash, Viola e dos demais personagens envolvidos no combate. A animação também ajuda a construir a emoção de alguns momentos – a vontade de comemorar quando Pikachu finca sua Cauda de Ferro (Iron Tail) no chão ou a apreensão de ver os Pokémon serem atingidos pelo Pó do Sono. O resultado final não é uma das batalhas, mas um dos episódios mais lindos de se assistir!



Para encerrar com chave de ouro, é lindo ver Ash agradecendo a seus amigos Clemont, Bonnie e Serena pela ajuda que eles lhes deram – a reação de Clemont é a mais fofinha. E aqui voltamos àquele começo em que eu falava como XY tem construído seus personagens muito bem. É legal ver que a interação entre esses personagens é capaz de ajudar cada um deles em seu objetivo. Ash então pega sua Insígnia Besouro (Bug Badge) e já sabe qual sua próxima parada: Cidade de Cyllage. E mais uma vez o episódio termina com uma pergunta no ar: O que Serena fará em sua jornada? Uma pergunta para a qual todos queremos a resposta!




Considerações finais: 

Juro pra vocês que quando comecei a escrever, achei que não ia escrever muita coisa =P 
Da Cidade de Santalune, onde Ash venceu Viola, até Cyllage é uma loooooooonga viagem nos jogos Pokémon X & Y. Eu espero mesmo que essa distância seja respeitada para tirar essa sensação de que Ash conseguiu sua primeira Insígnia cedo demais; 
Eu adoro a forma especial como os japoneses construíram a fala da Viola, cheia de referências a expressões comuns à fotografia e tal. Espero muito que este detalhe seja mantido na versão ocidental. Eu também adoro cada cena dela com Alexa e espero muito ver as duas novamente;
Vocês repararam que a juíza do Ginásio de Santalune estava vestida de Burmy? =P 
Mais uma vez Pokémon XY ficou fora do TOP 10 das maiores audiências de animação da tevê japonesa, então errei sobre o Ginásio ajudar a melhorar a situação;

Eu adoro as reações de Dedenne com Bonnie. Os dois juntos fazendo a Fofura megaevoluir em MegaFofura =X OK, parei;


~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
Curta a PBN no Facebook - Siga a gente no Twitter
        
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
Vote na PBN no Ranking da PPN TOP 50! Basta clicar abaixo
->>>>PPN Top 50<<<<-
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Sir Charizard

Um rapaz que acredita que nunca se é velho demais para ser um Treinador Pokémon.

3 Comentários

Sinta-se à vontade para comentar!

  1. Estou me surpreendendo cada vez mais com sua sensibilidade. São muito boas as suas análises dos episódios, elas nos fazem observar os episódios de maneira diferente do usual, o de só ver mas sim perceber o sentido mais profundo em cada acontecimento! Muito bom, continue assim, principalmente com o entusiasmo que você demonstra ao nos contar as histórias, do seu jeito! ;)

    ResponderExcluir
  2. kkkkkkkkkkk um pouco de pokémon amie
    kkkk cara vc é 10, amei de novo, espero impacientemente o review do ep 7 o meu ep favorito, não sei como será esse review mas ja to vomitando arco-iris ^^ vlw

    ResponderExcluir
  3. Gente olha só uma coisa, por falar em episódio, hoje eu achei um site onde saiu uma RAW em japonês sem legenda do Pokémon XY 15. Ai com isso eu já terminei de assistir essa RAW e o episódio de hoje foi doidão. Flw então.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال