Review: Pokémon XY 005


Bom dia pra você que não estuda de manhã e tem tempo pra ficar visitando sites da Internet o///
Eis uma review de um dos meus momentos favoritos de Pokémon XY até agora, escrito com muito carinho pra vocês começarem bem o dia!
Lembrem-se sempre que esta matéria foi originalmente publicada em 13 de novembro de 2013.


#XY005/#809 – Batalha no Ginásio de Santalune! A Elegante Batalha de Dança de Vivillon!!



Depois do episódio mais estilo clássico da semana anterior, o Pocket Monsters XY desta semana retoma toda a movimentação dos três primeiros desta saga! O roteirista da vez é Shinzo Fujita, outro velho de guerra da série, cujo primeiro trabalho em Pokémon foi o emotivo “O Adeus de Pikachu” e muitos episódios de batalhas como o ótimo “A Defesa É o Melhor Ataque” de Diamond & Pearl e o péssimo “Três Líderes, Três Ameaças”* de Best Wishes!. O seu roteiro aqui não é só muito eficaz, como também é auxiliado por mais um impecável trabalho de animação. A movimentação de câmera novamente ocorre de forma cinematográfica em vários momentos e contribui não apenas para tornar a primeira luta de Ginásio de Ash em Kalos uma experiência muito empolgante de se acompanhar como também serve para criar todo o clímax que estivemos esperando os últimos cinco episódios para acontecer: o fatídico encontro entre Serena e Ash.




E o cenário desse encontro é a Cidade de Santalune, que foi muito bem-adaptada para o anime. Estão lá os prédios com o mesmo estilo de arquitetura dos jogos, os jardins e pequenos arbustos das casas, até o chafariz – embora sem aquele belo Roselia na rosa – e até um prédio que parece muito ser a Escola de Treinadores. Assim como em Lumiose, também dá pra ver pessoas e Pokémon se mexendo ao fundo e é bom ver essa qualidade se estendendo além dos dois primeiros episódios da série. Outro detalhe legal foi terem colocado no Ginásio as belas fotografias tiradas por Viola – foi frustrante não terem dado atenção alguma à arte de Burgh no Ginásio de Castelia em BW.



Batalhas em começo de saga costumam ser mais complicadas quando se tem Pikachu, especialmente se você quer/ tem que fazê-lo perder. Quando se trata de um Ginásio então, especialmente um em que Pikachu claramente tem a vantagem de Tipo, as coisas ficam ainda mais arriscadas. O extenso período que o Pokémon tem viajado com Ash e sua vitória sobre Pokémon poderosos em momentos anteriores (o Dragonite de Drake, o Regice de Brandon, o Latios de Tobias...) fazem a ideia de ele ter dificuldades para derrotar um Surskit ou um Bunnelby ridículas. Isso exige dos roteiristas um trabalho muito convincente no aspecto de apresentar um oponente como um real desafio. Tomioka havia conseguido com Bunnelby. Felizmente, Fujita também consegue com Viola!



A Líder de Ginásio de Santalune é apresentada como uma personagem muito carismática e uma lutadora poderosa! Mais uma vez numa combinação muito boa de bom roteiro e ótima animação, ela se movimenta demonstrando força e atitude. Quando eu fiquei sabendo que haviam feito Pikachu perder para o Surskit dela, minha primeira reação foi de surpresa (no sentido ruim), mas quando eu assisti ao episódio, pra mim não precisava de uma explicação. É especialmente interessante que uma Líder de Ginásio do tipo Inseto use táticas do tipo Gelo ao seu favor – pra mim isso só adiciona ao quão Viola realmente é talentosa – e se Fujita já havia feito Pikachu perder para Panpour com um simples Campo de Lama (Mud Sport) de forma difícil de engolir, aqui é feito de forma bastante convincente.



É também ótimo ver Ash reagindo. Mesmo que ele tenha perdido, suas reações foram boas e não patéticas e nada criativas como quando ele perdeu para Lenore, por exemplo. Ele pensa rápido, manda ataques à altura, mas Viola simplesmente é melhor! Isso é ótimo porque Ash perder para Treinadores talentosos é beeeem mais aceitável do que perder para zé manés bocós com habilidades de batalha nada impressionantes. O alto nível de Viola é de certa forma um reforço da ideia nova do Ash foda de XY. Sua estratégia de usar Fletchling, por exemplo, é boa e justamente por ser um tanto óbvia e lógica, considerando que a outra opção era Froakie – especialmente pela razão dupla da vantagem de tipo e de que assim ele não enfrentaria o gelo no chão –, o que em si já é bem superior ao Ash bobão de Best Wishes! escolhendo Oshawott contra Pansage sem nenhuma razão para isso.



É legal observar também que Viola ter ensinado a seu Surskit o Raio de Gelo (Ice Beam), é em si uma boa defesa contra os eventuais Voadores, que são uma escolha provável contra os Insetos. Aliás, a movimentação de Fletchling na batalha é formidável! O Pokémon demonstra uma agilidade, força e vigor que eu não via num Pokémon Voador do garoto de Pallet desde Swellow. E então temos a entrada de Vivillon, vencendo Fletchling de forma simples: imobilizando-o. Primeiro com Psíquico (Psychic), depois prendendo ele na Teia Pegajosa que Surskit deixara no campo e finalizando com Raio Solar (Solar Beam)! Muito engenhoso! Aliás, a forma como Viola lança armadilhas no campo no solo e no teto, com Raio Solar e Teia Pegajosa combinam bem com o estilo de Fujita, que adora escrever estratégias de batalha que envolvem o campo: é dele a ideia de Ash usar Totodile para cavar buracos no campo para parar o Rolo Compressor (Rollout) da Miltank de Whitney em “Tudo Claro como Leite”, ou a estratégia que Ash usou no Ginásio de Canalave para deixar o solo mais frágil com o Cavar (Dig) de Chimchar, se aproveitando da chuva de Bronzor, para derrubar o Steelix de Byron.




O roteiro de Fujita também acerta em cheio no que diz respeito à relação entre os personagens e suas personalidades. Existem várias interações bacanas por todo o episódio, seja entre as irmãs Alexa e Viola – falo pouco de Alexa, mas eu simplesmente adoro o Helioptile dela e a sua participação nesse episódio foi ótima – ou até mesmo na interação primeira de Serena com Bonnie e Clemont – é tão lindinho quando Bonnie (sempre ela <3) já vai puxando assunto com Serena sobre a batalha. A própria Serena tá fofa o episódio todo, desde sua primeira cena no café com o Fennekin (fofo demaaais espirrando todo lindinho). A aproximação tímida de Serena no Ginásio, toda cheia de expectativa e temor se Ash vai lembrar dela ou não é também é muito legal, assim como é ótimo ver Ash se decepcionando com sua primeira derrota no Ginásio depois de toda aquela empolgação do XY#001. É bom ver ele se importar com isso depois de sua aparente indiferença na Liga Unova.



Por fim, o episódio termina de forma bastante satisfatória. Alexa aparece com uma ideia de treinamento no mínimo interessante para Pikachu e Fletchling, Serena começa a se enturmar com Ash e cia – eu realmente adoro como isso tá sendo um processo e não aquela amizade instantânea que a série costuma fazer – e a forma como o episódio terminou com dois ganchos para o próximo episódio (Conseguirá Ash obter a Insígnia Inseto? Será que Ash se lembra de Serena?) me deixaram nessa ansiedade doida que já dura uma semana!

Vida-longa a essa ótima qualidade de Pokémon XY!

E aí, o que vocês acham: Ash se lembra de Serena ou não?


Considerações finais: 

O episódio também confirmou que, assim como em Best Wishes!, a Equipe Rocket não é parte dos membros regulares do elenco, mas sim personagens recorrentes. O que eu acho ótimo. Diamond & Pearl teria se beneficiado muito da ausência do trio em alguns episódios. Vai ser muito bom ter o trio com a sua boa e velha personalidade de sempre só quando realmente necessário;
Eu esqueci de comentar semana passada, mas o episódio “Froakie VS Fletchling! A Batalha de Manobras Aéreas!!” havia alcançado uma audiência de 5,1 no Japão, apenas 0,4 abaixo da semana de estreia de Pocket Monsters XY. Em contrapartida, o episódio “Pikachu e Dedenne! Fricção!!” teve uma queda maior e nem entrou no TOP 10, então nem dá pra ver quantos pontos ele obteve (a menor audiência do TOP 10 foi 4,7). De qualquer forma, a audiência da série continua sofrendo os efeitos de Best Wishes!, mas acredito que possa ter uma melhora com a luta de Ginásio;
Eu tentei, mas não consegui encaixar de forma coerente no texto que Shinzo Fujita também escreveu o episódio “Uma Verdadeira Ajuda do Cleffa!”, que é aquele em que Ash, May, Max, Brock e Misty(!!) se perdem na Montanha da Lua (Mt. Moon), que é um dos meus episódios favoritos. Além do fato básico de Ash, Misty e Brock retornarem à Montanha da Lua, eu adoro a interação entre Misty e Max nesse episódio. É muito lindinho *--*;
Falando em episódios: “O Adeus de Pikachu” dispensa explicações mas, em todo caso, é aquele episódio em que Ash dá adeus a Pikachu (não diga!), “A Defesa É o Melhor Ataque!” é o episódio em que Ash enfrenta o Líder de Ginásio Byron em Sinnoh e “Três Líderes, Três Ameaças!” é o episódio em que Ash enfrenta Cilan, Chili e Pod no Ginásio de Striaton em Unova; 
O Pokémon Quiz desta semana foi realmente um pouco mais desafiador. Eu não consegui identificar a imagem do Vivillon a tempo – era muita asa pra diferenciar e só agora nas screens da filb eu vi que a do Vivillon tinha os pozinhos que ele solta =P Aliás, esses quizes são inspirados nos questionários que você tem que responder no Ginásio de Lumiose e um deles envolve exatamente Vivillon e seus colegas borboletas e etc.; 
Se você também tem um 3DS, adicione meu friend code. Meu código é: 2294 – 3638 – 9398. Deixe os seus nos comentários que eu adiciono também;







E eu concordo contigo, Bonnie: Viola é uma ótima escolha para casar!
Imagens: filb.de

Sir Charizard

Um rapaz que acredita que nunca se é velho demais para ser um Treinador Pokémon.

11 Comentários

Sinta-se à vontade para comentar!

  1. Bom review, foi o primeiro que li e curti muito. Parabens

    ResponderExcluir
  2. nossa amei essa materia, vc escreve bem, com muita qualidade e humor,ancioso pra mais ^^

    ResponderExcluir
  3. Vamos nos adicionar então ^^
    Meu FC é: 3969-5381-8328 =D

    ResponderExcluir
  4. Ótima matéria..Add meu Fc tambem
    2423-3416-2508

    ResponderExcluir
  5. A Serena é muito linda e a Bonnie é fofa !!

    ResponderExcluir
  6. Eu fico entrando no blog, apenas para ler os seus reviews! *-*

    ResponderExcluir
  7. Me adiciona no 3ds 079127914056

    ResponderExcluir
  8. Esse episódio me deixou com uma crise de ansiedade enorme, até hoje me lembro daquela eterna semana que não passava nunca, entre o episódio 5 e 6.

    O motivo é óbvio, eu tava muito ansioso pra ver se o Ash ia ou não lembrar da Serena, afinal, agora finalmente temos chances reais de ver um romance no anime, e justamente entre o Ash e a mais bela de todas as suas companheiras de viagem, a Serena.

    O final, por causa disso, me impactou mais do que o episódio todo, que foi bom.

    Espero que no futuro tenhamos episódios focados na Bonnie tentando arrumar namorada pro irmão, em vez de ser só uma coisa ocasional de alguns episódios, como foi com a Viola, e além disso, to curioso pra ver o final dessa história de amor entre Ash e Serena.

    ResponderExcluir
  9. Sr charizard e outros meu FC :
    5215-1073-0964

    ResponderExcluir
  10. Add ai cara 1735 9963 9131

    ResponderExcluir
  11. Muito boa a matéria e sua sensibilidade de percepção das coisas é ótima. Continue assim.
    Me add ai... 4313-1113-0676

    Guilherme

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال