Tutorial - Breed de Pokémon competitivo





          Diz aí pessoal, tudo certo?

          Uns dos termos mais lidos e escutados por aí sobre Pokémon são "Pokémon top" e "Pokémon perfeito", ainda assim muita gente não sabe o que é isso. Esse tutorial de hoje vai principalmente para essas pessoas e para os interessados em como fazer o seu próprio Pokémon top. Vou fazer o tutorial da maneira mais simples possível de se entender. Mas, primeiro de tudo, vamos entender algumas coisinhas básicas para isso.


O que são IVs?

Individual Values são valores atribuídos a cada um dos Pokémon. Existem também os EVs, mas o que importa aqui são apenas IVs. Esses valores individuais não são variáveis e são atribuídos aos 6 stats de um Pokémon (HP, Attack, Defense, Sp. Attack, Sp. Defense e Speed) assim que eles nascem dos ovos. Os IVs podem valer de 0 a 31, e quanto maior o valor deles em cada stat do Pokémon, mais forte ele será. Para saber como checar os IVs de um Pokémon, continue lendo, a explicação está em Notas, um pouco abaixo.

O que é um Pokémon perfeito?

Pokémon perfeito é um Pokémon que possui o valor 31 em cada um dos 6 IVs, ou pelo menos em 5 deles. Esse tipo de Pokémon são usados para o competitivo, ou seja, batalhas sérias/profissionais, além de possuir um certo "valor comercial", podendo ser trocado por shinies ou lendários. A chance de se encontrar um Pokémon perfeito na natureza é muito maior do que a de encontrar um shiny, portanto o único jeito possível de conseguir um Pokémon assim é por uma longa sequência de breeds (ou trocando ou hackeando, mas aqui não vem ao caso :P). 

Agora que vocês já sabem o que são IVs e Pokémon perfeito, já podemos começar o nosso tutorial. Ah, antes de começar quero vos deixar claro uma coisa. Esse processo é bastante longo, complicado e detalhado, por isso é requerido bastante paciência. Se você não tiver, por favor, não comece a não ser que queira encher seus box de Pokémon que não vai usar. Tentarei simplificar e resumir ao máximo possível. Esse processo costumava ser bem mais difícil nas gerações anteriores, mas agora com XY, que trouxe algumas novidades que ajudam com tudo, fica bem mais fácil de se conseguir. Então, mãos à obra!

Como um Pokémon top 5 pode ser perfeito?

É bem simples. Isso depende da nature do seu Pokémon, digamos que a nature que você quer é Jolly. Jolly é uma nature que aumenta Speed e dminiui Sp. Attack (+Spe/-SpA). Então se você tivesse um Pokémon Jolly com IVs perfeitos em 5 dos stats menos em Sp. Attack, que é o diminuido por Jolly, seu Pokémon é um top 5 perfeito.

Mas tome cuidado com uma coisa, não há Pokémon que se encaixe bem com todas as natures, isso depende da Base Stats do Pokémon. Vamos pegar como exemplo aqui um Garchomp. A Base Stats do Garchomp é: HP 108, Atk 130, Def 95, SpA 80, SpD 85 e Spe 82. Analisando, pode-se concluir que o pior stat do Garchomp é Sp. Attak, ou seja, uma nature que aumenta esse stat não ficaria nada bem em um Garchomp. O que ficaria bem em um Garchomp é uma nature que aumenta Attack ou Speed. Portanto, pode-se dizer que as melhores natures pra um Garchomp são Adamant e Jolly, as piores seriam Timid ou Modest.


O que você vai precisar:
- Destiny Knot (quando segurado esse item passa de 3 a 5 IVs do Pokémon para o filhote);
- Everstone (quando segurado esse item passa a nature do Pokémon para o filhote);
- Os 6 Power itens (adquiríveis no Battle Maison por 16 BP cada);
- Muitas pokébolas (para capturar os pokémon necessários e armazenar os Pokémon que nascem dos ovos);
- Uma moeda de 5 centavos (sim, de verdade, ou alguma coisa que seja mais fina do que isso, como uma palheta de violão);
- (OPCIONAL) Hatching O-Power, de preferência de level 3 (dá um trabalhão para conseguir).
- Uma fêmea do Pokémon que você quer com a habilidade que você quer (pegarei como exemplo um Gible fêmea sem a habilidade que quero);
- Um Fletchinder/Talonflame com habilidade Flame Body;
- Um Ditto com a nature que você quer (a nature que quero para meu Gible é adamant); Se você já tiver o Pokémon que você quer com a nature certa ou um Pokémon do mesmo egg group que tenha a nature certa, você não precisará desse Ditto.
- Dittos com IVs perfeitos de forma que juntando esses IVs em um Ditto só você tenha os 6 stats com valor de IV 31. Por exemplo, um Ditto com 3 IVs perfeito em HP, SpD e Spe, um Ditto com 2 IVs perfeito em Atk e SpA e um terceiro Ditto com 1 IV perfeito em Def. Juntando os 3 você terá os 6 IVs perfeitos. O recomendado e o melhor é que você consiga ter Dittos com o maior número de IVs perfeitos possíveis. Como por exemplo um Ditto com 4 IVs perfeitos e outro com 3, podendo repetir. Quanto mais IVs perfeitos em um Ditto só, melhor. Caso você tenha algum Pokémon de valor que possa trocar, tente conseguir um Ditto com 5 ou 6 IVs perfeitos. DICA: tente encontrar alguém que tenha Friend Safari com Ditto, lá com um pouco de sorte rapidamente você captura um Ditto top 3, com bastante sorte um top 4. Para esse tutorial usarei apenas Dittos com top 1 a 3.


Notas: 
- Dica para chocar 5 ovos em 5 minutos: deixe na sua equipe o seu Talonflame e 5 ovos, voe para o centro de Lumiose e, quando estiver no caminho circular que fica em volta da Prism Tower, coloque a sua bicicleta e depois encaixe a moeda/palheta embaixo do seu analógico de modo que fique seu jogador faça um contínuo loop de bicicleta. (OBS: Não faça isso se você não se sentir confortável ou se achar que seu analógico vai quebrar, tenha cuidado, estou avisando porque depois não nos responsabilizaremos por esse tipo de dano, portanto, essa parte se torna opcional).
- Fêmeas tem uma chance de 60% de passar sua HA para o ovo quando são breedadas com machos. Portanto, se você quer um Pokémon com HA, nem sempre o ovo que você chocar virá com a HA. Já os machos só tem essa mesma chance de passar sua HA para os filhotes quando são breedados com Ditto. Essa nota sobre HA funciona também para Pokémon que podem ter duas habilidades além da HA, as chances dessa habilidade se manter a mesma de pai/mãe para filho são aleatórias.
- Para checar se seu Pokémon tem ou não IVs perfeitos (valor 31), fale com o carinha de cabelo roxo no Pokémon Center de Kiloude City. Quando falar com ele, ele dirá os stats que tem IVs bons do seu Pokémon. Depois de dizer os stats do Pokémon, se ele disser "Stats like those...they simply can't be beat!", significa que os stats tem IV com valor 31. Se ele disser "This Pokémon has some fantatics stats.", quer dizer que não valem 31.
- Existem várias técnicas para se encontrar um Pokémon com HA na natureza. Uma delas é você usar no Pokémon um ataque ou fazer alguma jogada que revele a HA do Pokémon, como por exemplo usar Toxic em Gligar selvagem para ver se ele possui a HA Immunity, que previni o Pokémon de ficar envenenado. Esse método é vantajoso para Pokémon de hordas. Se o seu Pokémon pode ser encontrado em Friend Safari, encontre um amigo que tenha o seu Pokémon no safari, então quando você e ele tiverem online ao mesmo tempo, vá até o safari dele porque os Pokémon vão aparecer com suas respectivas HA.
- Para facilitar um pouco a compreensão e para vocês não se confundirem com o Pokémon a que eu me referir nas etapas a seguir, numerarei os resultados em vermelho, assim só me referirei aos números do Pokémon.

Agora sim, estamos prontos, vamos para as etapas:

1)  Conseguindo egg moves

          Para isso você vai precisar primeiramente da fêmea com a habilidade que você quer e um Pokémon macho do mesmo egg group e que tenha aprendido o golpe que você deseja. Coloque os dois no Day Care até o resultado ser um Pokémon com egg moves (1).
          Ex: Coloquei no Day Care meu Gible fêmea junto com um Druddigon macho que tem Outrage, até nascer um Gible com Outrage.

2)  Conseguindo a nature

          Nessa etapa você precisará do Ditto com a nature ou do Pokémon do mesmo egg group que tenha a nature certa. Pegue esse Pokémon e dê a ele a Everstone, então coloque ele junto com o Pokémon (1) no Day Care. O resultado deverá ser o Pokémon com egg moves + nature (2).
          Ex: Peguei meu Gible resultante do passo anterior e coloquei com um Ditto com a nature Adamant, até o resultado ser um Gible com Outrage e nature Adamant.

3)  Conseguindo a habilidade

          Esse passo é para apenas aqueles que não ainda nao tem a habilidade certa no Pokémon. xistem duas possibilidades aqui:
1ª- Se a habilidade que você quer é a HA: para isso, o seu Pokémon (2) deve ser macho e você também deverá ter um Pokémon da mesma espécie fêmea que tenha a HA. Dê a Everstone ao Pokémon (2) e coloque ambos no Daycare até nascer um Pokémon com egg moves + nature + HA (3)
2ª- Se a habilidade que você quer não é a HA: essa segunda possibilidade se aplica aos Pokémon que possuem 3 habilidades possíveis, contando com a HA. Vamos pegar aqui como exemplo um Togepi. Um Togepi pode ter normalmente as habilidades Hustle e Serene Grace, e sua HA é Super Lucky. Se o Togepi originado do passo 2 tem Hustle e a habilidade que você quer é Serene Grace, apenas repita o passo 2 igualmente até sair um Togepi com Serene Grace. É simples. Então agora você tem o Pokémon (3) para o próximo passo.
          Ex: Nesse passo peguei o meu Gible com Outrage e Adamant, que tinha a habilidade Sand Veil e que é macho, dei a ele a Everstone, e o coloquei no Day Care um junto com o


4)  Conseguindo os IVs

          Esse passo é o que mais te consumirá tempo, é o mais cansativo. Pegue o Pokémon (3) e dê a ele a Everstone. Então pegue um dos Dittos que tenha IVs perfeitos. Agora vem a parte mais relativa. Se o seu Ditto tem 3 IVs ou mais, dê a ele o Destiny Knot. Se não, dê a ele o power item correspondente ao seu IV perfeito. Siga pela tabela abaixo:

 Power WeightHP
 Power BracerAttack
 Power BeltDefense
 Power LensSpecial Attack
 Power BandSpecial Defense
 Power AnkletSpeed

          Se você tem apenas 6 Dittos com 1 IV perfeito e diferente entre si cada um, pegue um desses Dittos e dê a ele seu respectivo power item e coloque com seu Pokémon (3) com Everstone até nascer o Pokémon (4) (que deve ser exatamente igual ao 3), mas com o mesmo IV perfeito que o Ditto. Cheque em Kiloude City. Pegue esse Pokémon (4), dê a ele a Everstone e coloque com outro Ditto com seu power item até nascer o Pokémon (5) (que deve ser exatamente igual ao 4, mas com os 2 IVs adquiridos por breed). Repita esse passo com todos os Dittos até finalmente você ter o Pokémon final desejado. Esse método de ter 6 Dittos é o menos aconselhado porque ele é muito incerto, nem sempre por exemplo você colocará o seu Pokémon resultante de breeds que agora tem 4IVs e ele nascerá com todos os IVs, as vezes pode vim com apenas 1 IV e as vezes com 5. Por isso, para quem escolheu esse método, um pequeno macete torna isso mais rápido. Vamos supor que após alguns breeds você tenha o Pokémon (5) macho, que tem 2 IVs e o Pokémon (6) macho (que é igual ao 5, mas com 3 IVs). Pegue esse com 3IVs e dê a ele o Destiny Knot e coloque junto com o 3 IVs com Everstone e coloque no Day Care até nascer um Pokémon (7) que tenha por exemplo também 3 IVs e fêmea. Dê a um o Everstone e ao outro Destiny Knot até nascer um Pokémon (8) com 4IVs. Sempre vá fazendo isso, pegue o que tem mais IVs e que seja fêmea e dê a ele um Destiny Knot, coloque ele com um que tem um IV perfeito igual ou a menos apenas com Everstone e que seja macho, até nascer um com com mais IVs. Devo lembrar que o Pokémon com Destiny Knot vai passar de 3 a 5 IVs dentre os 6 para o filhote aleatoriamente. É um processo bastante complicado de se entender e cansativo de se fazer.

          Se você tem Dittos com 2 IVs, faça a mesma coisa com os Dittos que tem 1 IV perfeito, mas então repita os Dittos apenas mudando os power itens. Se por exemplo, você tem um Ditto com IVs perfeitos em Atk e Def, primeiro faça breed dele segurando Power Brace e depois Power Belt.

          Se você tem Dittos com 3 IVs, dê a ele Destiny Knot, assim as chances do filhote vim com 3 IVs é considerável, apenas não desista. Quando então você conseguir esse filhote com 3 IVS, dê a ele a Everstone e faça breed com o mesmo Ditto ou com um Ditto que tem 3 IVs diferente do anterior, até vir um com 4 IVs. Vá fazendo isso até conseguir um com 5 IVs perfeito.

          Caso seu Ditto tenha 4 IVs, tudo se torna mais fácil. Com 5, melhor ainda. E um Ditto top 6? É uma máquina de produzir Pokémon top 5 perfeito e top 6, isso é bom para conseguir Pokémon shiny e lendários em XY, já que muitos Pokémon top por aí são bastante valorizados.

          No final do exemplo você terá o que conseguiu: Um Pokémon top + egg moves + nature desejada + habilidade desejada. Ótimo, não?
         

          Esse foi o tutorial. Provavelmente muita gente parou de ler na metade porque é muita informação, muito detalhe e muito tempo consumido. Mas são poucos os que irão até o final e terão a sensação recompensadora ao receber um Pokémon perfeito ou até mesmo um shiny caso seu Ditto seja estrangeiro (haha). É isso aí pessoal, muito obrigado e boa sorte! Até mais! xD

11 Comentários

Sinta-se à vontade para comentar!

  1. É mais fácil encontrar um pokémon de ivs perfeitos do que um shiny? Quer dizer com alguns stats ou todos stats? "A chance de se encontrar um Pokémon perfeito na natureza é muito maior do que a de encontrar um shiny"

    ResponderExcluir
  2. Eu n tenho paciência pra ficar atrás dessas coisas não '--'

    ResponderExcluir
  3. dificil é encontrar friend safari com dittos

    ResponderExcluir
  4. Seria melhor se vocês organizassem algumas vídeo aulas para ficar tu mais claro

    ResponderExcluir
  5. pra que raios uma pessoa quase se mataria só pra te essas porcaria...era mto melhor quando ao povo jogava com os outros por diversão e sabiam perder, jogando com seus pokémons preferidos, mesmo que tivessem desvantagem u.u

    ResponderExcluir
  6. Peoples, me invejem: EU TENHO UM FRIEND SAFARI COM DITTOS!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me adicioone por favor
      FC.3110-4292-4391

      Excluir
  7. Me ajudou bastante! Quando eu conseguir os Dittos venho correndo pra cá xD Obrigado PBN!!

    ResponderExcluir
  8. "ou até mesmo um shiny caso seu Ditto seja estrangeiro" << então se o ditto nao for estrangeiro nao tem chance nenhuma de o pokemon vir shiny?

    ResponderExcluir
  9. Obrigado pelo tutorial, sempre tive algumas duvidas sobre breending e agora ficou tudo esclarecido.

    ResponderExcluir
  10. Alguém sabe me dizer quais são os Ubers de Kalos?

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال