Turismo Pokémon: rota 5 (Versant Road), Camphrier Town, rota 6 (Palais Lane), Parfum Palace e rota 7 (Rivière Walk)


E aí, gente! Tudo bom? Hoje é quinta-feira e, como tem acontecido nas últimas semanas todas, é momento de brincarmos de Turismo Pokémon pela região de Kalos. Na semana passada, vimos a segunda parte da cidade de Lumiose, que deu pra perceber que era um lugar enorme, mas o Turismo de hoje não fica pra trás e conheceremos a rota 5, cidade de Camphrier, rota 6, Parfum Palace e rota 7. Como nas matérias anteriores, espero que aproveitem e avisem sobre qualquer coisa do texto. Mas uma nota antes de começar: eu estive pesquisando sobre Camphrier e várias teorias surgiram na minha cabeça, nada que eu possa dar 100% de certeza, só vou compartilhar com vocês. Vamos lá! o/


Rota 5: Versant Road


Após uma longa viagem por entre os becos da cidade de Lumiose, finalmente conseguimos sair pela South Boulevard. Numa de suas saídas, alcançamos a rota 5, também conhecida como Versant Road. Essa é uma rota relativamente curiosa e com algumas coisas interessantes inseridas nela.

Logo que entramos na rota 5, podemos nos deparar com uma pista de patinação. Como já mencionado em turismos anteriores, os patins ganham muito destaque na região de Kalos e se tornam o meio de transporte mais usado. Aqui na pista de patinação, o personagem pode se divertir um pouco. A ideia é permitir que sejam feitas manobras e que se treine como patinar.


Como o local possui um relevo extremamente irregular (alguns pontos são elevados em relação ao início dela, sendo necessárias escadas e grandes rampas para se acessar todos os pontos), existem corrimãos que só podem ser usados com os patins. Esses corrimãos ligam diferentes partes da rota e o treinador só consegue subir neles e ter sucesso quando usa a velocidade máxima da patinação. 


A vegetação daqui evidencia uma das características da área central da região de Kalos: prados com muitas flores. Alguns podem ver a enorme quantidade de flores na rota e logo lembrar dos prados da cidade de Floaroma. As grandes extensões com flores roxas substituem a grama típica do mundo Pokémon. Por sinal, a grama que existe aqui é relativamente pouca.

Os treinadores encontrados aqui são dos tipos mais variados. Os mais comuns são os patinadores, mas ainda existem youngsters, rising star, backpacker e as tradicionais twins, comuns nos jogos das regiões anteriores. Além deles, encontramos Tierno e Trevor explorando a rota 5. Pela primeira vez, você poderá enfrentar Tierno enquanto Trevor explora a rota e suas características.


Mas o grande momento da rota 5 está relacionado à aparição de hordas de pokémon selvagens, as tradicionais batalhas onde se enfrenta 5 pokémon usando apenas 1. Essa é a primeira rota do jogo onde se consegue desafiar as hordas. Trevor explica mais a respeito delas e diz que podem ser chamadas através do uso do mel ou pelo movimento Sweet Scent. As hordas são boas opções de treinamento, já que seus pokémon sempre estão em níveis mais baixos e representarem um grande ganho de experiência e EVs.


Pokémon obtidos:
Grama e flores
- Abra XY
- Doduo XY
- Gulpin XY
- Plusle X
- Minun Y
- Bunnelby XY
- Furfrou XY
- Skiddo XY
- Pancham XY

Hordas
- Gulpin XY
- Scraggy XY
- Plusle (com Minun) XY
- Minun (com Plusle) XY

Camphrier Town: "Uma cidade onde você pode experimentar o tempo"


Camphrier é uma típica cidade da região central de Kalos, conseguindo se aproximar muito à estética de Santalune City. É baseada, aparentemente, nas cidades médias francesas. Seu lema evidencia o contraste do tempo existente em Kalos: de um lado, conseguimos ver construções de rochas antigas; mas de outro, existem os grandes complexos modernos.

Bem como Santalune, existe um muro rochoso e alto contornando a cidade de Camphrier. Esse muro, possivelmente, indica que nos tempos antigos, a cidade era alvo de ataques. Esses ataques se devem, normalmente, a uma família real que habita o lugar ou por preservar algum segredo e riqueza da região.

Todos os caminhos da cidade são revestidos de ladrilhos espaçados (rochas colocadas no chão, mas com muito espaço entre elas). No centro do local, uma pequena fonte pode ser encontrada. Essa pequena fonte, assim como nas cidades anteriores, pode ser abastecida pelos rios que cercam o local. 


Os destaques de Camphrier são os turistas, que vêm até a cidade para apreciar o tempo antigo. Segundo a descrição do mapa, uma antiga família nobre morava no local, motivo esse para que existe ao norte da cidade o Shabboneau Castle, uma pequena morada real. Já saindo pelo sul, um pequeno caminho leva o personagem a algumas árvores densas.


Por ser tão atrativa para turistas, existe um hotel localizado aqui. Esse hotel é bem menos luxuoso que o da cidade de Lumiose e pode ser uma alternativa mais viável para quem quer conhecer localidades próximas (a própria Lumiose ou o Parfum Palace, perto de Camphrier). Pequenos postes de luz característicos da época de modernização cultural do fim do século XIX e início do século XX (Belle Époque) são responsáveis por iluminar. Esses postes podem ser abastecidos por eletricidade, mas também costumavam ser espécies de lampiões em alguns lugares do mundo, como nos portos americanos. Se a cidade de Camphrier preserva os antigos hábitos, os postes são acesos diariamente como lampiões, mas pode estar contrastando ainda mais o tempo e usando luz elétrica para cuidar deles.

É em Camphrier onde está o name rater dos jogos X & Y. Ele pode ser encontrado dentro do Centro Pokémon da cidade e irá modificar o apelido dos pokémon do jogador. Paralelamente, Cassius, um aprendiz de Bill, irá armazenar os pokémon para o jogador.


Demografia: a cidade de Camphrier conta com uma população de 20 pessoas.

Pokémon obtidos:
- Magikarp (trocado por Gyarados) XY
- Eevee (trocado por qualquer pokémon) XY

Locais importantes:
Shabboneau Castle


Como mencionado anteriormente, o Shabboneau Castle está localizado ao norte da cidade de Camphrier e pode ter sido a morada de uma família nobre.

Sua arquitetura apresenta-se mais como uma casa que como um castelo vista do lado de fora. Quando entramos no local, vemos que sua aparência é predominantemente rochosa. O castelo parece ter sido todo construído no formato de blocos de rocha. 


Além do mais, dentro dele vemos Shauna, que está investigando, a pedido do professor Sycamore sobre as mega stones capazes de mega evoluírem os pokémon. No Shabboneau Castle, está disponível a Mawilite, pedra capaz de evoluir Mawile em Mega Mawile.


Do lado de fora, existe um poço contornando o castelo. O poço só pode ser atravessado através de uma ponte na frente do castelo. Os poços são conhecidos das pessoas principalmente pelos desenhos animados. Nos períodos médios, eles defendiam as moradas dos nobres de possíveis invasões. Como eram grandes extensões de água, guerreiros não poderiam se aproximar da fortaleza, sendo necessário um ataque à distância.

Teoria
O nome da cidade de Camphrier origina-se do nome cânfora (conhecida por camphor ou camphrier em inglês e francês, respectivamente). A cânfora é largamente utilizada como base para incensos, perfumes, pólvora, etc. Da mesma árvore, é de onde se retira a canela. Mas o que isso tem a ver com Pokémon? Vamos vendo a teoria louca.

A família real francesa era encontrada, por muito tempo, no palácio de Versalhes (o palácio de Versalhes é retratado em Pokémon através do Parfum Palace, na saída da rota 6). Muitos dos reis franceses cultivavam hábitos campesinos. No final do século XVIII, Maria Antonieta e Luís XVI governavam o país. Eles eram conhecidos como péssimos reis. Para que pudessem fugir do burburinho da Corte, mudavam-se constantemente para um paço (paço é como uma casa real, menor que um castelo e mais próxima da natureza). 

Maria Antonieta em pintura de Elisabeth Vigée-Le Brun
Já na região de Kalos, os mencionados reis do continente, habitavam a região do Parfum Palace. O local sofre com o agito dos tempos antigos, sendo que possivelmente fugiriam para um local não tão longe do controle da cidade, mas que fosse tranquilo. Talvez, o local escolhido fosse a cidade de Camphrier, que se encontra nos limites de Lumiose e, ao mesmo tempo, é conservadora e tranquila.

Agora, por que ir à Camphrier? Simples... Vocês se lembram de que Camphrier tem origem na cânfora? Os reis que mais se distanciaram da corte foram Luís XVI e Maria Antonieta. Segundo alguns estudos que fiz na universidade, Maria Antonieta gostava de ter hábitos dos camponeses. Ela estava sempre sendo vista cultivando ervas para fabricação de perfumes. Então, é aqui que a cânfora entra. Um local cheio de cânfora é o espaço perfeito para que a rainha de Kalos fosse buscar ervas para fabricação de perfumes e incensos reais. 

Parece uma teoria maluca, mas encontra comunicação com a história francesa. O Shabboneau Castle seria o paço para onde os reis iam. E por ser a morada momentânea deles, é necessário que seja tão protegido quando é, através de um poço e rochas grandes. Isso é o suficiente para que tenham momentos afastados das revoluções que explodem entre os servos.

Rota 6: Palais Lane


A rota 6 é uma rota em formato diagonal e que liga a saída de Camphrier ao Parfum Palace. Sua extensão é reta e coberta por um bosque. Ao longo do bosque, encontramos diversos turistas que vão ao Parfum Palace para conhecê-lo.


A rota é formada principalmente por 3 partes: o bosque, a grama alta do lado direito e a grama alta do lado esquerdo. O bosque, que está no centro da rota, é um caminho um tanto quanto longo e onde não se encontra grama para achar pokémon selvagens. Mas os arbustos encontrados nele são lar de alguns pokémon que atacam o personagem quando passar por eles. As árvores que cercam criam um clima de sombra e frescor, sendo tão densas quanto as presentes nas florestas.

Já nas laterais dos bosques, é encontrada uma grama extremamente alta, que se assemelha àquela existente na região de Sinnoh. Nessa grama, o treinador não pode utilizar a bicicleta e, como nas gramas comuns, também não pode andar de patins facilmente.


Os treinadores encontrados nessa rota são, predominantemente, turistas. Os turistas mais velhos estão no bosque, enquanto os mais novos podem ser encontrados na grama alta. Além desses treinadores, também encontramos beauty, youngsters, família de poké-fãs e backpackers.


Pokémon obtidos:
Arbustos
- Audino XY
- Venipede XY

Grama alta
- Oddish XY
- Sentret XY
- Nincada XY
- Kecleon XY
- Espurr XY
- Honedge XY

Curiosidade:
- A única forma de encontrar Audino na região de Unova era esperar para que a grama balançasse. Em Kalos, eles só podem ser obtidos nos arbustos que também balançam raramente. Tal fato evidencia a raridade de encontrá-los no mundo Pokémon.

Parfum Palace


O Parfum Palace, sendo claramente baseado no Palácio de Versalhes, é a construção mais luxuosa da região de Kalos. Segundo dados encontrados aqui, sua construção se deu 300 anos atrás, quando o povo lutava contra as regiões vizinhas.

Palácio de Versalhes
Jardins do Palácio de Versalhes
Sua entrada é no fim da rota 6. Na frente, existe um grande espaço aberto para que os treinadores possam ficar, além de turistas que vêm tirar fotos. Nesse mesmo local, pode ser encontrado um Photo Spot, em que o treinador chama o fotógrafo para tirar uma foto na frente do Parfum Palace.

Seguindo pela sua frente, chegamos a um enorme portão de rochas e ouro. Esse portão defende o palácio de invasores. Um guarda está constantemente na sua frente checando quem entra e sai do local. Ao longo do percurso de entrada, os postes de luz de ferro são encontrados.


O interior do Parfum Palace é extremamente grande. Dentro dele, encontramos um grande número de salas e de pessoas trabalhando e visitando. Todas as paredes e o chão são revestidos de ouro ou papéis/carpetes dourados. Paralelamente, podemos encontrar uma grande quantidade de vasos e estátuas, bem como colunas que sustentam os arcos, tudo feito de ouro.


Saindo pelos fundos, passamos por uma grande ponte sobre um lago que parece drenar as águas dos rios mais próximos. Ainda, existe uma enorme estátua de um guerreiro com seus pokémon. Seguindo, o treinador se depara com um campo aberto, onde não pode usar os meios de transporte. Aqui, existem diversos canteiros formando pequenos labirintos. Eles são cuidados por jardineiros. No fim e no começo do jardim, existe uma estátua de Reshiram e uma de Zekrom, para quem luta por seus ideais e verdades. Ao longo do espaço, também existe uma fonte e estátuas de pokébolas.


Um Furfrou está perdido no local e fugindo de seu treinador. Nos jogos X & Y, o personagem deve encurralar o Furfrou, pokémon típico da realeza de Kalos, para que ele não mais fuja e seja devolvido ao seu dono.

Pokémon obtidos:
Pescando
- Magikarp (old rod) XY
- Goldeen (good rod) XY
- Corphish (good rod) XY
- Gyarados (super rod) XY
- Seaking (super rod) XY
- Crawndaunt (super rod) XY

Rota 7: Rivière Walk


A rota 7, também conhecida como Rivière Walk, está situada do lado esquerdo de Camphrier, ao sul da rota 6 e do lado direito da Connecting Cave. Seu percurso é horizontal e reto, ligando os dois extremos (Camphrier e Connecting Cave).

Na sua parte norte, encontramos um grande percurso de rio e que não pode ser acessado, mas que aparentemente é o início dos rios menores das outras cidades ao sul de Camphrier. A descrição do mapa da rota 7 indica justamente o fato dela se comunicar com um rio enorme do seu lado.


Logo no seu início, encontramos a saída diagonal para a rota 6. Seguindo pela rota 7, deparamo-nos com uma ponte. Dentro dos jogos Pokémon X & Y, um Snorlax está dormindo nessa ponte assim como aqueles que bloqueavam os caminhos na região de Kanto. Para muitos, é um momento nostálgico, já que ele só pode ser acordado através do som de uma flauta encontrada no Shabboneau Castle.


Continuando pelo lado esquerdo, surge um enorme caminho reto onde encontramos grandes espaços de flores roxas e amarelas. Do lado de cima, estão o Day Care da 6ª geração e o Battle Chateau. Já no fim da rota, estão as duas entradas da Connecting Cave, uma levando à cidade de Ambrette e outra à cidade de Cyllage. Junto às entradas da Connecting Cave, está um pequeno campo de grama baixa onde encontramos alguns pokémon selvagens. Aqui perto também está mais um Photo Spot para tirar foto ao lado do Battle Chateau.


Todos os treinadores encontrados na rota 7 são pintores e que usam somente Smeargle. Eles aparentemente estão pintando a beleza do local, já que é aqui onde estão o Battle Maison, um grande rio e um dos lugares onde melhor se vê o pôr-do-sol de Kalos. Além dos pintores, o personagem irá encontrar Tierno e Trevor novamente, além de Serena/Calem.

Pokémon obtidos:
Grama e flores
- Smeargle XY
- Volbeat XY
- Illumise XY
- Roselia XY
- Croagunk XY
- Ducklett XY
- Spritzee Y
- Swirlix X
- Flabébé (as cores das flores de Flabébé mudam de acordo com o local onde são encontrados) XY

Pokémon especial
- Snorlax (apenas um) XY

Hordas
- Psyduck XY
- Roselia XY
- Hoppip XY

Locais importantes:
Berry Fields


É um local situado ao sul da rota 7 e pode ser acessado antes da ponte que está bloqueada pelo Snorlax. Aqui, são encontrados os únicos espaços de Kalos onde se pode cultivar berries. Na casa encontrada no Berry Fields, o treinador pode aprender mais sobre o cultivo de berries e receber o regador para tratar delas. 

Do lado de fora, encontramos duas coisas importantes: terra para plantio e composteiras de adubo para berries. Nas terras, o personagem pode plantar uma grande quantidade de berries e obter mais de seis vezes o número de plantadas (se você plantar 30 berries, poderá obter 180 ou mais). Através da mistura de berries, ou seja, uma plantada próxima à outra, uma berry totalmente nova poderá nascer. Essa técnica é uma espécie de mutação pela mistura. 


Nas composteiras, é possível misturar 3 berries, iguais ou diferentes, para que seja produzido um adubo com uma determinada finalidade. Os adubos auxiliam em diversos fatores do crescimento das berries. 

Pokémon obtidos:
Nas árvores de berries
- Volbeat (árvore azul) XY
- Illumise (árvore roxa) XY
- Spewpa (árvore rosa) XY
- Burmy (árvore verde) XY
- Combee (árvore amarela) XY
- Ledyba (árvore vermelha) XY

Pokémon Day Care


Não existe muito o que se dizer a respeito do Pokémon Day Care. Ele é uma construção existente desde os jogos da 2ª geração. Aqui, o treinador pode deixar até dois pokémon pelo valor mínimo de $100. A cada passo que der, os pokémon ganham um ponto de experiência. A cada nível que subirem, o valor é adicionado em $100. Mas o uso do Day Care é predominantemente voltada para breeding, já que os ovos são colocados pelos pokémon deixados aqui. A rota 7 é um ótimo local para chocar ovos, já que permite andar um caminho muito longo e sem atravessar a grama, o que é mais eficaz para que os ovos nasçam rapidamente.

Battle Chateau


É um dos mais novos e mais curiosos mecanismos de batalha na região de Kalos. Quando o treinador entra aqui, pode batalhar contra uma série de pessoas que buscam títulos de nobreza. Através da grande quantidade de batalhas, os treinadores podem subir os títulos de nobreza, seguindo o padrão:

1 - Barão/Baronesa
2 - Visconde/ Viscondessa
3 - Conde/Condessa
4 - Marquês/Marquesa
5 - Duque/Duquesa
6 - Grão-Duque/Grã-Duquesa

Para atingir até o nível 5, duque e duquesa, o treinador deve batalhar várias e várias vezes. Mas para conseguir o título de grão-duque e grã-duquesa, é necessário enfrentar todos os treinadores disponíveis no Battle Chateau. 

O mais interessante desse local é poder enfrentar todos os líderes de ginásio, membros da elite dos 4 e Diantha novamente. Eles aparecem aqui esporadicamente.

É isso aí, gente. Hoje nós vamos ficando por aqui. Espero que tenham gostado da leitura e na próxima quinta estaremos de volta. Na semana que vem, vamos andar pela Connecting Cave, rota 8, Ambrette Town, rota 9 e Glittering Cave. Até lá! ^^

5 Comentários

Sinta-se à vontade para comentar!

  1. hoje não tem pokemon xy 14? a previa do 15

    ResponderExcluir
  2. sério muita gente fala sobre Pokémon Z ou Pokémon X2 Y2 mas não se lembram das mega evoluções de mewtwo e charizard que varia diante o jogo! A Game Freak faria Charizard Z e Mewtwo Z ? Isso devia vir em mais consideração! e as mega evoluções especiais de cada jogo ? comentem meu comentário !

    ResponderExcluir
  3. Hoje não teve exibição de episódio, só na próxima semana...

    ResponderExcluir
  4. Adorei esse turismo pokemon. Muito bom mesmo parabens...

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال