Turismo Pokémon: Lumiose City (parte 1)


E aí, gente! Como estamos? Bom, estou animado demais esses dias e pra aproveitar a animação, vamos emendar o astral no Turismo Pokémon, como acontece todas as quintas. Na semana passada, falei que iremos falar hoje sobre a cidade de Lumiose. Essa é a maior cidade de Kalos, então vai requerer o turismo sendo feito em duas partes. Eu não tinha planejado dividir em duas partes, mas foi necessário pelo tamanho que a matéria estava ficando. Numa outra semana, farei dois turismos de cidades menores para compensar o tempo. No de hoje, vou fazer um painel geral do lugar, explicar alguns acontecimentos de Lumiose e analisar a South Boulevard. Lembrando que você pode acessar as matérias das semanas anteriores do lado direito da página, é só ir em "Nossas Atrações" e depois "Turismo em Kalos". Como sempre, avisem sobre qualquer erro que exista no texto. Boa leitura e aproveitem!

Lumiose City


A cidade de Lumiose está localizada no coração de Kalos e funciona como a "capital" da região. Ela é a maior e mais vibrante metrópole da franquia de Pokémon, sendo equivalente a Saffron, Goldenrod, Lilycove, Jubilife e Castelia. Ao contrário das outras cidades de Kalos, Lumiose não possui um lema, já que existem muitas coisas importantes ali e é difícil destacar a principal parte.


Sua origem está relacionada à cidade de Paris, capital francesa. Assim como Paris, Lumiose possui um formato arredondado, semelhante ao de Castelia no anime, e é composta por becos, grandes avenidas e um rio que passa por seu centro. Uma das principais características de sua construção é a forma como é composta. Lumiose é cercada por duas grandes boulevards (South e North), além de quatro avenidas menores e seis praças, além das passagens por entre os prédios.

Lumiose no anime

Como já dito, Kalos está no "coração" de Lumiose, ou seja, no centro da região. Por estar na região central, seu relevo é relativamente rebaixado em relação ao de cidades de outras áreas. Lumiose não deixa de apresentar uma das principais características da nova geração: rios cercando. Simbolizando uma avenida, há um rio cortando a cidade de ponta a ponta. O local não tem um nome específico, mas representa o rio Sena existente em Paris. O rio Sena é para Paris uma fonte de transporte hidroviário (navegação) e pode conter traços do esgoto da cidade. O de Lumiose aparenta ser igual e possui um percurso reto, calmo e que abrange as diferentes áreas da cidade.


Lumiose é o símbolo das metrópoles do mundo Pokémon. É cercada de prédios por todos os lados e que aparentam ser gigantescos ao ponto de formarem uma "selva" de concreto. Apesar da enorme quantidade de construções, a arquitetura da cidade contrasta o clássico da região central, assemelhando-se a cidades como Santalune, e traz a modernidade de cidades como Anistar. Grande parte dos prédios tem cores claras, parecendo serem feitos há mais tempo. Os prédios escuros são construções mais modernas.


Através de todas as avenidas, existem árvores plantadas no meio. Os canteiros são aparentemente artificiais, já que Lumiose pode ter sido construída sobre uma área preservada (a rota 4, que leva até a cidade, possui muitas flores, além da floresta de Santalune estar bem perto). Lumiose não possui pokémon selvagens para captura, mas alguns pokémon correm livres na cidade. Aqui, vemos muitos Espurr, que sendo baseados em gatos, são comuns nas cidades grandes.


Por ser um lugar muito grande, a cidade tem diferentes formas de transporte, como a montaria em Gogoat, os táxis e o trem (analisaremos um pouco de cada mais abaixo). Paralelamente, Lumiose atrai diversos turistas das regiões anteriores e de outras cidades. O principal atrativo é a arquitetura, o cinema e os cafés. Além disso, existem muitos lugares que fazem tratamento de beleza para o treinador e para os pokémon, além de restaurantes e lojas.


A cidade é o centro comercial da região de Kalos e, além das lojas, existem muitos prédios que podem ter bancos, lojas de departamento, empresas, etc. É em Lumiose onde funcionam vários acordos da equipe Flare e onde Diantha, campeã da liga, costuma ficar.



Locais:
- Boulevards:
  • South Boulevard
  • North Boulevard
- Avenidas:
  • Vernal Avenue
  • Estival Avenue
  • Autumnal Avenue
  • Hibernal Avenue
- Praças:
  • Magenta Plaza
  • Jaune Plaza
  • Bleu Plaza
  • Rouge Plaza
  • Vert Plaza
  • Centrico Plaza

Demografia: é difícil determinar o número de pessoas que moram em Lumiose. Como a cidade recebe muitos turistas, não há exatidão nos números ainda. Segundo uma contagem que fiz especialmente para o Turismo Pokémon, há em torno de 450 pessoas na cidade.

Pokémon obtidos:
- Bulbasaur (com Venusaurite) X
- Charmander (com Charizardite X ou Y) XY
- Squirtle (com Blastoisinite) XY
- Ralts (com Gardevoirite) XY

Bulbasaur, Charmander e Squirtle são entregues pelo professor Sycamore, que mora e realiza estudos em Lumiose. Junto com o pokémon, Sycamore dá uma mega stone para megaevoluir sua forma final. O personagem pode escolher somente um deles, como os iniciais entregues no início da jornada. Já Ralts é dado por Diantha em um café. Assim como o Gardevoir dela, esse Ralts vem com a mega stone Gardevoirite.

Saídas de Lumiose:
- Sudeste (South Boulevard): rota 4
- Sudoeste (South Boulevard): rota 5
- Nordeste (North Boulevard): rota 16
- Noroeste (North Boulevard): rota 13
- Norte (North Boulevard):  rota 14

Curiosidades:
- Lumiose é a maior cidade dos jogos de Pokémon, incluindo série principal e spin-offs. Anteriormente, esse posto era de Castelia, mas o mapa de Lumiose aparenta ser de três a quatro vezes maior.
- É também a cidade mais populosa. Até a geração V, a cidade de Nimbasa possuía a maior população (150 ou 239, caso considerássemos os jogadores nos estádios).
- Na 6ª geração, é o local onde mais se pode encontrar mega stones nos jogos de X & Y, sendo um total de 5 possíveis (Venusaurite, Charizardite X, Charizardite Y, Blastoisinite e Gardevoirite).
- Acontece um blecaute em Lumiose assim como em Sunyshore, em Sinnoh. Curiosamente, as duas cidades possuem ginásios elétricos.
- Todas as praças, com exceção da Centrico Plaza, possuem nomes de cores: Magenta (semelhante ao rosa), Rouge (vermelho), Jaune (amarelo), Bleu (azul) e Vert (verde).
- As avenidas possuem nomes das estações do ano: Vernal (primavera), Estival (verão), Autumnal (outono) e Hibernal (inverno).
- Quando se usa a bicicleta em Lumiose, a música não se altera.
- É a única cidade com mais de um Centro Pokémon, tendo três.
- Possui o maior glitch conhecido dos jogos Pokémon X &Y até agora. Até antes de uma atualização, não era possível salvar os jogos nas ruas de Lumiose. Caso o jogador fizesse isso, perderia o save.

Meios de transporte:
- Táxis: ao longo de toda a cidade de Lumiose, encontramos carros parados e que podem ser utilizados para ir de um lugar a outro. Existe um preço mínimo para poder entrar em um deles e, dependendo da distância de onde se quer chegar, o preço aumenta. Os táxis são eficientes quando não se conhece o local onde se vai, mas pode ter um custo alto para os treinadores que possuem pouco dinheiro nos jogos.
- Montaria em Gogoat: um dos recursos mais marcantes na região de Kalos é a montaria em pokémon. Na cidade de Lumiose, existe a possibilidade de usar um Gogoat para se locomover nas boulevards. Em placas azuis ao longo da North e South Boulevards, encontramos uma forma de contratar o serviço. O personagem não pode controlar o Gogoat e vai ser levado por entre as placas azuis.
- Estação de trem: a região de Kalos possui três vias de trens disponíveis para o transporte (Lumiose, Coumarine e Couriway), mas só duas podem ser utilizadas pelo personagem. Na estação de Lumiose, através de um ticket magnético, é possível viajar de trem até a cidade de Kiloude, ao sul de Vaniville. Esta é a única forma de chegar a Kiloude sem o uso de fly.

Arte mostrando a montaria no Gogoat e o turismo pela cidade

South Boulevard


A South Boulevard é uma das maiores vias do mundo Pokémon. Ela possui o formato de meio círculo e está situada no contorno da cidade de Lumiose. É a única área a ser acessada no início dos jogos, após o personagem entrar na cidade pela rota 4. Todas as outras localidades sofreram com o blecaute.

Sua arquitetura se assemelha muito à de Paris e possui uma menor concentração de prédios importantes que a North Boulevard. Suas construções são predominantemente com finalidade comercial, possuindo mais arranha-céus.

Em acréscimo, notamos que tem um elevado número de locais atrativos para turistas, como cafés, um restaurante, salão de beleza e o laboratório do professor Sycamore.

Restaurante Le Nah
Esse é um restaurante de uma estrela e por um valor de $3000, o personagem pode entrar nele e realizar batalhas contra os garçons. Cada um dos garçons faz batalhas duplas utilizando os macacos de Unova, Pansear, Pansage e Panpour. Vencendo perfeitamente, há uma recompensa de tiny mushrooms.

Café Introversion
É uma café feito para turistas. Quando se entra aqui, é possível conversar com as pessoas a respeito do jogo e suas funções, como Wonder Trade e PR Video.

Laboratório do professor Sycamore



Como já mencionado anteriormente, é possível obter das mãos do professor Sycamore um dos iniciais de Kanto e suas respectivas megaevoluções. No início dos jogos, o professor envia para o treinador um inicial de Kalos e depois quer conhecê-lo pessoalmente. É ainda possível batalhar contra ele aqui.

Durante o jogo, as pesquisas do laboratório se concentram nas megaevoluções. No pós-game, é possível receber um Poké Radar e as pesquisas agora encontram diferentes caminhos, como a aparição de shinies pelo uso do radar.

PR Video Studio



O PR Video Studio é onde o personagem cria um minifilme para ser exibido para outros através do PSS. O filme apresentará características pessoais e pode ser editado de forma a ter a personalidade do treinador nele. 

Esse local ressalta a maneira como a região de Lumiose compartilha de cinema com os turistas, fato que pode atraí-los para cá. É também um comparativo com a cidade de Paris e suas produções.

Coiffure Clips
É um salão de beleza para que o personagem mude seu corte de cabelo e a cor. É uma das formas de personalização presentes nos jogos X & Y, além das lojas de roupas espalhadas por Kalos. Por um preço, pode fazer alterações no cabelo uma vez ao dia.

Café Soleil
Sua maior importância está centralizada em Diantha. Ela pode ser encontrada aqui no início dos jogos e também no pós-game. Diantha é uma estrela da região de Kalos, principalmente em filmes e propagandas. Depois de vencê-la na elite, é ela quem premiará o treinador no Café Soleil com um Ralts segurando a Gardevoirite.

Shutterbug Café
É apenas mais um dos cafés da região de Kalos, mas todos os personagens encontrados aqui discutem sobre fotos. Como os outros cafés, funciona como um clube de encontro para pessoas com interesses semelhantes. Vale ressaltar o retorno dos spots de foto na região de Kalos.

Hoje nós vamos ficar por aqui. Na semana que vem, vai ter a parte 2 do Turismo Pokémon por Kalos na cidade de Lumiose. Analisaremos a North Boulevard, as avenidas e praças. Espero que tenham gostado. Obrigado por lerem! o/

4 Comentários

Sinta-se à vontade para comentar!

  1. Só para aprimorar um pouco ~críticas construtivas~ no laboratório do Sycamore no 2° andar vc pode mudar as formas do rotom conversado com as caixas. E ccréditos ao Pokémon Mythology pelo mapa de Luminose City, porque eu a vi no detonado. Ótimo trabalho.

    ResponderExcluir
  2. muito boa a materia como sempre parabens! eu só gostaria de saber como é que se faz pra acessar os outros turismos das regioes de kanto johto e hoenn pois teve alguns que eu nao vi. Vlw

    ResponderExcluir
  3. Infelizmente o Turismo Pokémon das outras regiões não podem mais ser acessados, pois foram excluídos pelo autor anterior. Sobre a imagem do mapa de Lumiose, ele foi disponibilizado no site oficial.

    ResponderExcluir
  4. A única dúvida que eu tenho é sobre a menina fantasma que aparece no 2} andar de um dos prédios ( acho que é o único prédio que tem 3 andares) aquilo realmente me assustou na hora. E também por que um dos prédios tem 4 andares, mas o 3º não tem como ir?

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال