Review: Pokémon XY 004

Fala, galera!
Três dias seguidos de reviews hein! Assim encerro a semana com o terceiro charithought de Pokémon XY. Vocês podem conferir os dois primeiros aqui e aqui. Eu também postei ontem à noite a segunda parte da extensa review de Pokémon - A Origem, então se você ainda não leu aproveite que matéria nova agora só segunda-feira!
Aliás, muito obrigado pela participação de vocês nos comentários. Às vezes eu respondo lá, mas garanto que sempre leio. Graças a vocês agora eu sei que o encerramento de Pokémon XY tem variações e ainda descobri que ainda tem galera do fórum da Plus viva que não me tem no facebook =P
Continuem deixando sempre sua colaboração. Aprecio demais!
Agora fiquem à vontade pra ler e tenham em mente que esta matéria foi originalmente publicada em 03 de novembro de 2013.

#XY004/#808 – Pikachu e Dedenne! Fricção!! 

O bom de todo começo de série nova de Pokémon é que os episódios estão sempre carregados de conteúdo! Os três primeiros episódios foram cheios de coisas diferentes acontecendo em todos os cantos. O quarto episódio difere-se deles no sentindo que é mais focado num tema principal: a captura de Dedenne para Bonnie. O roteirista Yokiyoshi Ohashi (outro veterano em Pokémon, responsável por episódios como “As Flores Aquáticas da Cidade de Cerulean”, “Bulbasaur e a Vila Escondida”, “O Pequeno James”, e as duas partes de “Acabando com a Fúria das Lendas!”*) consegue deixar o episódio bem articulado no sentido de que há momentos para vários personagens brilharem e terem seus momentos, grandes ou pequenos, como Bonnie, Pikachu, Bunnelby e os recém-capturados Fletchling e Inkay. 



O episódio também é o mais parecido de XY até agora com o estilo clássico da série, especialmente no que se refere à Equipe Rocket. O trio é tradicionalmente utilizada como muleta para trabalhar aspectos da história ou enrolar mesmo até completar os 22 minutos de episódio. A série Best Wishes! fez um trabalho que funcionou por um tempo de deixar as história menos dependentes da Equipe Rocket, mas quando o trio é bem empregado, não há do que reclamar. O que é o caso aqui. Foi ótimo ver a Camada Reflexiva (Mirror Coat) de Wobbuffet novamente em ação e toda a cena da fuga de Pikachu e Dedenne é bem desenhada e mais do que uma simples cena com ação, também serve para estreitar os laços entre os dois Pokémon gerando uma interação muito bacana!


Mas vamos voltar ao início do episódio. “Pikachu & Dedenne! Fricção!!” continua exatamente do ponto onde o anterior terminou, com Serena escolhendo seu misterioso Pokémon Inicial. Eu adorei toda essa cena, a forma como Serena já tinha um plano em mente, mas como ver todos aqueles Pokémon ali na frente dela torna a escolha mais difícil. Eu que sempre começo com os Iniciais de Fogo ponderei por um segundo começar com um Pokémon diferente de Fennekin em Pokémon XY – Chespin é uma gracinha! – então ver o dilema que os jogos propõem aos Treinadores sendo mostrado na tela é sempre legal.


É também impressionante que o anime tenha esperado até o quarto episódio para apresentar todos os Iniciais da nova geração completamente uma vez que tal introdução é sempre feita logo no primeiro episódio de cada nova saga – só ressaltando como Tomioka havia preferido contar sua história em vez de dedicar tempo ao didatismo ao qual muitas vezes a série se prende. E o momento em que Serena faz sua escolha por Fennekin é muito lindo, com o olhar do Pokémon recém-escolhido mostrando uma incredulidade seguida de uma alegria cativante! É uma pena que depois disso Serena e Fennekin são colocados de lado até o final do episódio – algo que honestamente me incomodou um pouco.


Com o foco da história de volta a Ash, Clemont e Bonnie, temos a introdução de um novo elemento dos jogos ao anime: o popular Pokémon-Amie! Uma das maiores novidades de X & Y o Pokémon-Amie consiste basicamente em ficar fazendo carinho, alimentando e brincando com seus Pokémon para deixá-los mais felizes. Sinceramente pra mim isso ia passar batido já que a interação entre Pokémon e Treinador nesse nível sempre foi possível no anime, mas Bonnie é a representação maior do novo recurso! Ela até faz referência ao fato de que os Pokémon podem ter diferentes reações dependendo da parte do corpo deles que você acaricia.


Em seguida, temos o retorno do Dedenne apresentado episódio passado, querendo comida fácil da mão de Bonnie! Eu gosto disso porque inicialmente parece que ele está seguindo os Treinadores porque gosta deles – o que até pode ser o caso –, mas sua intenção primeira é a comida! Bonnie aqui é superfofa pedindo ao irmão mais velho que capture o Pokémon pra ela, e mais lindinho ainda é vê-lo interessado em fazê-lo. A cena da perseguição dos Pokémon ao Dedenne é ótima, especialmente pela forma como é animada e como todo mundo participa de alguma forma.


Esses primeiros episódios tem também chamado a atenção pelo alto número de novos Pokémon introduzidos (e muito bem introduzidos) no time de protagonistas: Bunnelby, Froakie, Fletchling... e agora Fennekin e Dedenne! O roedor elétrico é muito bem trabalhado aqui. Ele é fofo, carismático, engraçadinho e ainda manda bem na batalha assim como Inkay, vale dizer! É legal também como o anime cria interações muito interessantes entre ele, Pikachu, Bonnie e Clemont, todos funcionando muito bem! Logo quando ele foi revelado, eu tinha achado ele um Raichu em miniatura, mas a forma como ele se movimenta como um hamster, a forma como se porta e tal ajudam a diferenciá-lo da evolução de Pikachu e lhe dão uma identidade bem própria. O seu ataque Fricção (chamado Rub Cheek – algo como um beijinho de bochecha – no Japão, e Nuzzle – fossar, ou beijinho de nariz – em inglês, e que eu decidi chamar de Fricção porque não há um termo se adeque melhor em português e eu me divirto arrumando traduções para esse tipo de coisa =P) também é uma ótima novidade – especialmente por se diferenciar bastante da maioria dos ataques Elétricos que parecem todos iguais no anime =P


É também legal ver como Clemont fez a captura, mas é na mochilinha de Bonnie que ele vai dormir. Em Advanced Generation, Max tinha algum vínculo com o Munchlax da May, mas isso não ocorreu até a parte final da saga em Hoenn e o Pokémon nunca foi dele, era mais um empréstimo recorrente, desde que ele não tinha a mesma relação estreita com May (se fossem como Bonnie e Clemont, talvez Max não precisaria ter partido nosso coração deixando aquele Ralts na floresta :'( ). Eu estou no mínimo curioso para ver como essa dinâmica vai funcionar – afinal, ele é completamente da Bonnie ou ela vai só poder fazer Pokémon-Amie com ele para Clemont? Ela vai chegar a comandá-lo em batalhas ou ele será mais um bichinho de estimação?


E assim Pocket Monsters XY tem seu quarto acerto seguido, o que é ótimo!

Porém, não achei tudo 100%. O final do episódio retorna para Serena e Fennekin para uma cena que mostra a dificuldade dos dois à medida que vai anoitecendo e a floresta vai ficando mais escura. É uma cena muito boa de fato, mas pela prévia do próximo episódio Serena já se juntará a Ash e cia e eu acho uma pena que isso vai significar que não tivemos a oportunidade de vê-la se virando sozinha por um tempo para ter uma noção do que ela é capaz como Treinadora nem como foi seu começo com Fennekin. Tudo o que tivemos foram os minutos finais deste episódio.


É claro que posso estar me precipitando aqui afinal Serena é uma protagonista e Fennekin é um Inicial, então ambos terão sua devida atenção, mas eu realmente queria ver mais dela ANTES de se juntar ao trio, e especialmente como foram seus primeiros minutos ao lado de Fennekin – os dois aparentemente não fizeram amizade ainda e ela é um pouco insegura já que não teve determinação o suficiente para mandar Fennekin atacar, mas o Pokémon foi lindo pulando para protegê-la –, queria ver mais dos problemas que ela enfrentou e etc. Eu sei que ele provavelmente também terá uma boa quantidade de tempo em cena para mostrar do que é capaz e tal, mas eu senti falta de mais atenção nela neste episódio, especialmente considerando que os próximos dois episódios serão focados em Ash lutando por sua primeira Insígnia de Kalos! 


Considerações finais:

*Pra quem se perdeu nos títulos dos episódios na versão brasileira citados lá em cima: 
  • “As Flores Aquáticas da Cidade de Cerulean” → Ash descobre que Misty é uma das irmãs Líderes do Ginásio de Cerulean e consegue a Insígnia da Cascata; 
  • “Bulbasaur e a Vila Escondida” → Ash pega Bulbasaur; 
  • “O Pequeno James” → James revisita uma das mansões de seus pais e é forçado a deixar seu Chimecho para trás, mas ganha a companhia de Mime Jr.; 
  • “Acabando com a Fúria das Lendas! - 1ª & 2ª Partes” → um menino acidentalmente invoca os lendários Landorus e Thundurus, que começam uma luta desenfreada, e Ash e cia precisam invocar Landorus para acalmá-los; 
A primeira luta de Ginásio de Ash ocorrerá no quinto episódio em XY, assim como foi na série original e em Best Wishes!, mas acredito que sua Insígnia venha só no sexto episódio. Para comparar, Ash enfrentou Falkner no 15° episódio da Liga Johto e Roxanne e Roark no 16° em Hoenn e Sinnoh, respectivamente – embora ele só tenha conseguido a Insígnia do Carvão de Roark no DP018. Nos jogos, é uma looonga viagem até a cidade do segundo Ginásio, então estou curioso pra ver se o anime vai acelerar as coisas ou manter a distância; 
Eu adoro Clemont e Bonnie. Adoro mesmo, mas quando ele faz a sua paradinha de mostrar a invenção do dia eu sou um pouco assombrado pela figura de Cilan com aquelas suas chatices de tasting time blábláblá, e quando Bonnie arqueia as sobrancelhas para elas, sou assombrado pela Iris #traumasdeBW;
Eu adoro as cenas das criancinhas se ferrando. Eu ria com o Max sendo bicado pelo Torchic ou com a Bonnie batendo a cabeça. Isso faz de mim uma pessoa ruim?
Nos jogos X & Y, a Rota 4 – a localização dos nossos heróis neste episódio como atestado no XY003 – é chamada de Parterre Way, algo como Estrada do Jardim em português, devido aos belos jardins ornamentados que a enfeitam – incluindo um belo chafariz. Aparentemente, Ash e cia decidiram tomar o caminho que corta por dentro da floresta mesmo em vez de passar pelos jardins porque nada disso ainda apareceu no anime =P 

E essa caixinha mil e uma utilidades da Equipe Rocket hein? Será que arruma comida pra eles também?
  •  








    suzu-ku! =P

Sir Charizard

Um rapaz que acredita que nunca se é velho demais para ser um Treinador Pokémon.

3 Comentários

Sinta-se à vontade para comentar!

  1. Sei que não tem nada à ver com esse episódio(não vejo mais pokémon dublado desde que soube que várias cenas são cortadas), rs, mas tenho que comentar o episódio 14 de XY. Foi o MÁXIMO a emoção de ver aquela cena onde o música tema de Laverre é tocada, muito emocionante. Se pudesse escolher um lugar em Kalos pra viver seria Laverre, pela cidade e por aquela linda, maravilhosa, fofa, e outros mil elogios pra minha amada e querida Valerie,kkk!!!

    Sobre esses episódios de Pokémon, hoje em dia o pessoal não capricha como antigamente (se é que já capricharam), está tudo muito rápido, dinâmico e ao mesmo tempo, quase tão mal feito quanto em BW.O anime melhorou, mas nem chega perto de temporadas antigas onde os líderes de ginásios sempre tinham um grande foco, hoje em dia batalhar com eles é como batalhar com uma pessoa qualquer, basta ver que o Ash mal falou com a Viola nos capítulos das batalhas entre eles.

    Eu poderia criticar o anime o dia inteiro por aqui, critico porque sei que esse anime, se bem produzido, poderia ser um dos melhores animes da história, mas não é justamente por causa da falta de criatividade, valorização dos personagens e CONTEÚDO nos episódios, mas pra quem só quer saber da hora da pancadaria isso é bobagem, e é por isso que não irei mas longe, já que sou a minoria,kkk.

    Enfim, Pokémon melhorou, não é nem perto do que poderia ser, mas já dá pra sentir aquela emoção no final de alguns episódios (como o de Furfrou e Espurr) e até uma certa "pressa" pra próxima chegar, rs. Mas é chato você ver uma coisa e saber que ela poderia ser bem melhor, no entanto como fã, acreditarei em um anime menos "centralizador" em Ash e Pikachu e um pouco mais igualitário com os outros pokémons e personagens, já que ao menos para mim isso enriquece muito mas a história. Por exemplo, o ash e o Pikachu são os protagonistas, mas quem já não gostou de outros personagens ou pokémons e quis vê-los mas vezes durante o anime?

    ResponderExcluir
  2. review maravilhosoparabens, apesar de seu alivio apos a batalha com vespiquen, Serena deve esconder uma pertubação dentro de si, realmente o momento em que o perigo aparece e vc fica sem saber oque fazer é muito inconveniente e desagradavel, mas creio que ela compensara isso no futuro,Serena e uma boa garota. vlw

    ResponderExcluir
  3. Sinceramente, ou os Contests voltam (graças aos remakes de R/S), ou então a única função da Serena no anime é ser par romântico do Ash, porque olhando pelos jogos,não tem nada que a Serena possa fazer, afinal seria absurdo ela pegar um pokémon inicial pra competir em corridas de Rhyhorn, se esse foro grande objetivo dela, nem precisava pegar a Fennekin.


    Mas enfim, prefiro que ela seja apenas par romântico do Ash do que ser como certas garotas calouras que acabaram de entrar no bonde e já queriam ser tão protagonistas quanto o veterano de Pallet.

    Uma coisa boa pra destacar, e espero que eu não queime a língua, e que isso dure até o final, a Serena não é chata, não que eu odeie as companheiras anteriores, mas elas sempre tinham seus momentos de chatice, provocavam o Ash, a Serena não, como o próprio nome dela diz, ela é doce e serena.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال