Combinando Tipos (Ice)


E aí pessoal? Como estão? Hoje venho mostrar e analisar as diferentes combinações entre os tipos dos pokémon. Por hoje, vamos falar sobre o tipo Ice. Vamos ver quais são as melhores combinações com esse tipo, tendo como objetivo atingir o menor número de desvantagens, bem como o maior número de resistências. Essa matéria é baseada nos pokémon até da 5ª geração. As mudanças nos tipos, ou adições nos mesmos a partir da 6ª geração não foram consideradas, porém ressaltadas no decorrer da matéria.


ICE-TYPE

Pokémon com o tipo Ice: 31
Pokémon com apenas o tipo Ice: 10 (11 se contarmos Castform)
4,78% de todos os pokémon possuem o tipo Ice
Stat com maior média: Special Defense

_


ICE/BUG

Ice/Bug ainda é uma combinação inexistente. Porém, calculando suas fraquezas e resistências, podemos deduzir que um pokémon com esses tipos, teria a seguinte tabela de danos recebidos e causados:

DANOS RECEBIDOS
✗4 - Fire e Rock
✗2 - Steel e Flying
✗0 - Nenhum
✗½ - Grass, Ice e Ground
✗¼ - Nenhum

DANOS CAUSADOS
✗2 - Grass, Poison, Psychic, Ground, Flying e Dragon
✗0 - Nenhum
✗½ - Fighting, Fire, Flying, Ghost, Poison, Steel, Ice e Water

NOTA: A lista de danos recebidos é calculada através da união dos dois tipos e como estes suportam os demais. Já a lista de danos causados tem por base uma análise individual, assim, pode-se perceber que Flying pode receber dano x2 como também x½. Isso depende do ataque utilizado pelo pokémon no adversário. Se o ataque for tipo Ice, causará dano multiplicado por 2 contra um oponente Flying, porém se for um ataque tipo Bug, causará apenas metade do dano por Flying resistir ao tipo Bug. Todas as próximas listas com os danos causados no oponente são baseadas na utilização de ataques dos dois tipos analisados, unindo as vantagens de ambos, bem como a deficiência ao utilizar determinado golpe contra um tipo qualquer. Outro ponto a ser esclarecido é que nos danos causados não há x4 nem x¼, isso por um tipo não causar diretamente um dano x4 em qualquer outro, nem mesmo ser tão ineficiente para diminuir até ¼ do original. Um dano x4 pode ocorrer quando Ice ou Bug (nesse caso) atinge um oponente com dois tipos, onde ambos possuem fraqueza contra Ice ou Bug.
Como ainda não existem todas as combinações possíveis com todos os tipos, podemos analisar como são calculados os danos nas combinações. Assim, podemos dizer por exemplo: como Ice é fraco contra Fire e Bug também é, a fraqueza x4 da combinação desses dois tipos faz sentido. Como visto, um pokémon Ice/Bug seria muito mais eficiente se utilizado como atacante, por possuir mais vantagens que resistências, porém, não seria tão útil contra muitos outros tipos.

Pokémon com essa combinação:
Nenhum

_


ICE/DARK
Essa combinação se encontra em apenas dois pokémon. Apareceu junto com a introdução do tipo Dark na 2ª geração e só se repetiu na 4ª geração.

DANOS RECEBIDOS
✗4 - Fighting
✗2 - Fire, Bug, Rock e Steel
✗0 - Psychic
✗½ - Ice, Ghost e Dark
✗¼ - Nenhum

DANOS CAUSADOS
✗2 - Ghost, Psychic, Ground, Grass, Flying e Dragon
✗0 - Nenhum
✗½ - Dark, Fighting, Steel*, Fire, Ice e Water

* Recentemente foi revelado que Steel não é mais resistente à Dark. Isso só ocorre a partir da 6ª geração. Entretanto, se o ataque utilizado for do tipo Ice, continuará causando apenas ½ do total.

Quando falamos em resistência, essa combinação não se faz tão eficaz na hora de receber golpes adversários. Qualquer um dos tipos não inclusos na tabela, pode se tornar difícil de aguentar, sem falar em suas cinco fraquezas, uma delas sendo x4. Assim, não é a combinação mais favorável com o tipo Ice para o defensivo. Já na parte ofensiva, Ice/Dark é uma escolha mais sensata, mesmo possuindo seis tipos que resistem aos ataques tanto Ice quanto Dark.

Pokémon com essa combinação:
Sneasel
Weavile

_

ICE/DRAGON
Essa combinação existe normalmente apenas em um pokémon: Kyurem. Apesar de se 'fundir' com Reshiram ou Zekrom, mantém sua integridade no tipo. As fraquezas dessa combinação são quatro, não possui nenhuma imunidade e apenas três resistências.

DANOS RECEBIDOS
✗4 - Nenhum
✗2 - Steel, Dragon, Rock e Fighting
✗0 - Nenhum
✗½ - Water, Electric e Grass
✗¼ - Nenhum

DANOS CAUSADOS
✗2 - Dragon, Flying, Grass e Ground
✗0 - Nenhum*
✗½ - Steel, Water, Fire e Ice

* A novidade da 6ª geração, o tipo Fairy, passou a ter imunidade aos dragões, portanto, x0 pode receber Fairy se considerar as mudanças realizadas.

Outra combinação que não é tão boa em questão de resistências. Sem imunidades e com apenas três tipos que causam meio dano, Ice/Dragon ou Kyurem não são úteis como 'escudo'. De um ponto de vista ofensivo, essa combinação é uma das melhores por conter o tipo Dragon. Geralmente os pokémon com esse tipo possuem movepool de dar inveja, estendendo as variedades de ataques, sem contabilizar as vantagens e ainda um Sp. Attack alto para os padrões comuns.

Pokémon com essa combinação:

Kyurem (incluindo 'White' Kyurem e 'Black' Kyurem)

_


ICE/ELECTRIC
Essa combinação só aparece de maneira circunstancial, quando Rotom interage com os objetos no Department Store. Apenas 'Frost' Rotom conta com essa combinação. Seguem os danos recebidos:

DANOS RECEBIDOS
✗4 - Nenhum
✗2 - Fire, Fighting, Ground e Rock
✗0 - Nenhum
✗½ - Electric, Ice e Flying
✗¼ - Nenhum

DANOS CAUSADOS
✗2 - Flying, Water, Dragon, Grass e Ground
✗0 - Ground
✗½ - Dragon, Electric, Grass, Fire, Ice, Steel e Water

Com quatro fraquezas x2 e três resistências x½, essa combinação não é tão boa, igualmente expresso na combinação entre Ice e Dragon na parte defensiva. Poucas resistências e quatro desvantagens provam a ineficácia de Ice/Electric para suportar ataques. O ofensivo se faz um pouco melhor, mas não tão bom como outras combinações com o tipo Ice.

Pokémon com essa combinação:
'Frost' Rotom

_


ICE/FIGHTING
Essa combinação também é inexistente até o momento. Mesmo considerando formas alternativas, mudanças por habilidades e etc, Ice/Fighting não se faz presente.

DANOS RECEBIDOS
✗4 - Nenhum
✗2 - Fire, Flying, Psychic e Steel
✗0 - Nenhum
✗½ - Dark, Bug e Ice
✗¼ - Nenhum

DANOS CAUSADOS
✗2 - Normal, Steel, Rock, Ice, Dark, Dragon, Flying, Grass e Ground
✗0 - Ghost
✗½ - Poison, Flying, Bug, Psychic, Ice, Water, Steel e Fire
Também não é tão resistente, mesmo o tipo Fighting contribuindo para Ice na perda da desvantagem contra o tipo Rock. Os stats desses dois tipos não batem para que se tornem viáveis à ponto de essa combinação existir. Fighting geralmente é ofensivo em questão de stats, com destaques em Attack. Já o tipo Ice é mais voltado para Sp. Defense/Sp. Attack, o que faria dessa incompatibilidade um impasse ao se combinar stats com movimentos e equilíbrio entre os mesmos. No ofensivo seria muito bom, abrindo espaço para causar danos em nove tipos como consequência dessa combinação. Ainda por Fighting não afetar Ghost, com a contribuição do tipo Ice, poderia contornar essa imunidade facilmente.

Pokémon com essa combinação:
Nenhum

_


ICE/FIRE
Mais uma combinação com o tipo Ice que é inexistente. Muitos especularam sobre a possível aparição dessa combinação (e acreditem ou não, com argumentos que fazem sentido) logo quando se soube da 6ª geração, ainda mais depois de vários depoimentos dos desenvolvedores citando novidades inesperadas para as novas versões do game. Ice/Fire teria a seguinte tabela de danos:

DANOS RECEBIDOS
✗4 - Rock
✗2 - Water, Ground e Fighting
✗0 - Nenhum
✗½ - Grass e Bug
✗¼ - Ice

DANOS CAUSADOS
✗2 - Bug, Grass, Ice, Steel, Dragon, Flying e Ground
✗0 - Nenhum
✗½ - Dragon, Fire, Rock, Water, Ice e Steel

Já nessa combinação há uma melhora na resistência. As anteriores possuíam apenas três, não diferente desta, porém, Ice/Fire leva dano x¼ do tipo Ice, o que é novidade até aqui. Considerando isso, teríamos um ótimo pokémon com stats que seriam parcialmente compatíveis. De Ice iria ter Sp. Defense e uma quantidade considerável também em Sp. Attack. No mesmo sentido, uma contribuição do tipo Fire em Sp. Attack e um pouco em Attack. Assim, suas resistências iriam temer um possível Sp. Attack alto, o que bate de frente com os stats encontrados em Grass, Bug e Ice, mesmo que estes sejam elevados. No ofensivo, tudo indica que um pokémon Ice/Fire seria uma boa escolha, isso por Ice dar suporte aos tipos que resistem Fire. Um exemplo com peso é Dragon.

Pokémon com essa combinação:
Nenhum

_


ICE/FLYING
Essa combinação é encontrada em dois pokémon até o momento. Já apareceu logo na primeira geração, sendo presente no tipo de Articuno. Abaixo, os danos recebidos:

DANOS RECEBIDOS
✗4 - Rock
✗2 - Steel, Fire e Electric
✗0 - Ground
✗½ - Grass e Bug
✗¼ - Nenhum

DANOS CAUSADOS
✗2 - Bug, Fighting, Grass, Dragon, Ground e Flying
✗0 - Nenhum
✗½ - Electric, Rock, Steel, Fire, Water e Ice

Ice/Flying se destaca entre as combinações por ter imunidade ao tipo Ground, tipo qual os pokémon possuem mais Attack, que pode derrubar o tipo Ice fácil por este contar com mais Sp. Defense que Defense. Assim, e apenas dessa maneira, essa combinação se torna útil contra esse problema. Em questão de resistências, também não é muito viável. Na parte ofensiva, se destaca melhor, mas continua sendo uma segunda opção se comparada às possíveis combinações.

Pokémon com essa combinação:
Articuno
Delibird

_


ICE/GHOST
A combinação de Ice e Ghost apareceu apenas uma vez e em um único pokémon até agora. O tipo Ghost contribui mais com imunidade que com resistência.

DANOS RECEBIDOS
✗4 - Nenhum
✗2 - Fire, Rock, Ghost, Dark e Steel
✗0 - Normal e Fighting
✗½ - Bug, Poison e Ice
✗¼ - Nenhum

DANOS CAUSADOS
✗2 - Ghost, Psychic, Dragon, Grass, Flying e Ground
✗0 - Normal
✗½ - Fire, Ice, Water, Dark e Steel*

* Assim como a relação entre Dark e Steel, Ghost agora poderá causar danos 'normais' contra Steel. Se o ataque utilizado for do tipo Ice, o dano continuará sendo x½.

Ghost contribui com ataques de efeitos diversos como Confuse Ray e Destiny Bond, enquanto Ice pode ser muito útil ao lutar contra um pokémon tipo Dragon, um dos tipos mais 'apelativos' (se não o mais) seja em questão de stats, habilidades ou ataques. Quando se fala em imunidade, Ghost proporciona duas delas: contra Normal e contra Fighting. Mesmo assim, conta com pouca resistência frente aos outros tipos. No ofensivo, um pokémon Ice/Ghost é mediano se comparado à outras possibilidades.

Pokémon com essa combinação:
Froslass

_


ICE/GRASS
Com origem na 4ª geração, essa combinação aparece em apenas dois pokémon. Novamente o tipo Fire passa a ser um problema ainda maior.

DANOS RECEBIDOS
✗4 - Fire
✗2 - Fighting, Poison, Flying, Bug, Rock e Steel
✗0 - Nenhum
✗½ - Ground, Water, Electric e Grass
✗¼ - Nenhum

DANOS CAUSADOS
✗2 - Ground, Rock, Water, Dragon, Flying e Grass
✗0 - Nenhum
✗½ - Bug, Dragon, Flying, Grass, Poison, Fire, Steel, Water e Ice

Com sete fraquezas, uma delas x4, Grass é um dos tipos que mais atrapalha quando combinado com Ice. Assim, o mais indicado é que um pokémon com essa combinação abuse sem receio de Defense e Sp. Defense altos. Caso contrário, não será muito útil a utilização dessa combinação para servir de 'escudo'. Ofensivamente, essa combinação tem um desempenho muito melhor, podendo causar danos dobrados em pokémon dos tipos Ground, Grass, Flying, Dragon, Rock e Water. A recomendação é utilizar de Sp. Attack e com movesets que tenham como objetivo derrubar o oponente o mais rápido possível.

Pokémon com essa combinação:
Snover
Abomasnow

_


ICE/GROUND
Ice/Ground aparece em três pokémon. Possui uma imunidade e uma resistência, além de ter cinco desvantagens. Os três pokémon que possuem esses tipos combinados, são os três estágios de Mamoswine.

DANOS RECEBIDOS
✗4 - Nenhum
✗2 - Fire, Water, Grass, Steel e Fighting
✗0 - Electric
✗½ - Poison
✗¼ - Nenhum

DANOS CAUSADOS
✗2 - Electric, Fire, Poison Steel, Rock, Dragon, Flying, Grass e Ground
✗0 - Flying
✗½ - Bug, Grass, Steel, Fire, Water e Ice

Como visto, Ice/Ground é uma combinação com resistência fraca. Apenas resiste ao tipo Poison e ainda possui cinco desvantagens. Com uma diferença visível e muito clara entre o defensivo e o ofensivo, Ice/Ground é eficaz para derrubar muitos tipos. Ground dá suporte para que Ice passe a não ser um defeito tão grave no ofensivo. Assim, Ice e Ground podem agir para uma melhora mútua no ofensivo.

Pokémon com essa combinação:
Swinub
Piloswine
Mamoswine

_


ICE/NORMAL
A combinação desses dois tipos é inexistente. O tipo Normal em si, não ajuda nem atrapalha por ser praticamente um tipo neutro, com uma fraqueza e uma imunidade, ou seja, anulando essas diferenças temos um tipo que não interage de maneira perceptível com os outros tipos.

DANOS RECEBIDOS
✗4 - Fighting
✗2 - Fire, Rock e Steel
✗0 - Ghost
✗½ - Ice
✗¼ - Nenhum

DANOS CAUSADOS
✗2 - Dragon, Flying, Grass e Ground
✗0 - Ghost
✗½ - Rock, Steel, Water, Fire e Ice

Essa combinação é a que menos contribui, seja no defensivo ou no ofensivo. O tipo Fighting já causaria danos x2 em um pokémon apenas do tipo Ice. Quando combinado com o tipo Normal, essa fraqueza apenas aumentaria para x4. O único favor que Normal faria é dar imunidade ao tipo Ghost. Particularmente falando, acho essa uma das combinações mais bizarras, mais ainda que Water/Fire. No ofensivo, Normal não iria contribuir por não ser super-efetivo contra nenhum tipo, e ainda iria atrapalhar contra os pokémon tipo Ghost devido à sua estranha relação com esse tipo.

Pokémon com essa combinação:
Nenhum

_


ICE/POISON
Ainda inexistente, essa combinação também seria difícil de aparecer pela incompatibilidade em qualquer aspecto.

DANOS RECEBIDOS
✗4 - Nenhum
✗2 - Fire, Ground, Psychic, Rock e Steel
✗0 - Nenhum
✗½ - Grass, Ice, Poison e Bug
✗¼ - Nenhum

DANOS CAUSADOS
✗2 - Dragon, Flying, Grass e Ground
✗0 - Steel
✗½ - Ghost, Ground, Poison, Rock, Water, Ice, Fire e Steel

Poison pouco ia fazer se combinado com Ice. Aumentaria uma desvantagem, não iria contribuir com nenhuma vantagem a mais, além de limitar o pokémon a utilizar mais movimentos do tipo Ice, mesmo que Poison fosse seu tipo primário. Uma contribuição só é vista quando se leva as resistências em consideração. O tipo Ice só resiste ao tipo Ice, assim, Poison contribuiria com Grass, Bug e Poison, mas apenas isso não seria um fator relevante para a criação de um pokémon com esses tipos se falamos em equilíbrio.

Pokémon com essa combinação:
Nenhum

_


ICE/PSYCHIC
Essa combinação já existe, porém, apenas em dois pokémon. Apareceu apenas na 1ª geração e na 2ª geração, depois disso, deixaram essa combinação de lado.

DANOS RECEBIDOS
✗4 - Nenhum
✗2 - Fire, Bug, Rock, Ghost, Dark e Steel
✗0 - Nenhum
✗½ - Ice e Psychic
✗¼ - Nenhum

DANOS CAUSADOS
✗2 - Fighting, Poison, Dragon, Flying, Ground e Grass
✗0 - Dark
✗½ - Psychic, Steel, Ice, Fire e Water

Com apenas duas resistências, Ice/Psychic é uma combinação pouco resistente, portanto, pouco defensiva. Funciona um pouco melhor quando no ofensivo. O tipo Psychic contribui com a vantagem sobre Fighting, uma das fraquezas do tipo Ice, e também com vantagem sobre Poison. Psychic e Ice combinam em stats, que geralmente são mais altos em Sp. Attack. Assim, essa pode até ser uma boa combinação de tipos, dependendo do modo como for utilizada.

Pokémon com essa combinação:
Jynx
Smoochum

_


ICE/ROCK
Combinação inexistente até a 5ª geração. Agora na 6ª geração, temos os pokémon fósseis Amaura e Aurorus, ambos do tipo Ice/Rock. Com base em seus tipos, podemos definir suas fraquezas e vantagens.

DANOS RECEBIDOS
✗4 - Fighting e Steel
✗2 - Water, Grass, Ground e Rock
✗0 - Nenhum
✗½ - Normal, Ice, Poison e Flying
✗¼ - Nenhum

DANOS CAUSADOS
✗2 - Bug, Fire, Flying, Ice, Grass, Ground e Dragon
✗0 - Nenhum
✗½ - Fighting, Ground, Steel, Fire, Ice e Water

Em defensivo, essa combinação possui muitas fraquezas, seis pra ser exato. Fighting e Steel podem dar OHKO fácil. Porém, a combinação de Ice com Rock se faz útil para dar suporte em relação ao tipo Fire, um dos maiores medos do tipo Ice. O ofensivo dessa combinação é bom, causando danos super-efetivos em sete tipos diferentes. Pode-se deduzir que será forte em Defense por possuir o tipo Rock, mas mesmo que possua pouco Sp. Attack, conseguirá atuar em batalha e quem sabe até dar trabalho para o adversário.

Pokémon com essa combinação:
Nenhum (até a 5ª geração)

_


ICE/STEEL
Outra combinação inexistente, com uma fraqueza estampada frente ao tipo Fire. Abaixo segue a tabela de danos.

DANOS RECEBIDOS
✗4 - Fire e Fighting
✗2 - Ground
✗0 - Poison
✗½ - Normal, Grass, Flying, Psychic, Bug, Ghost, Dragon e Dark
✗¼ - Ice

DANOS CAUSADOS
✗2 - Ice, Rock, Ground, Grass, Flying e Dragon
✗0 - Nenhum
✗½ - Electric, Fire, Steel, Water e Ice

Como esperado do tipo Steel, resistências não faltam. Possui apenas três fraquezas, entretanto duas causam danos x4. Mesmo assim, essa é a combinação que mais se destacou no defensivo. A combinação com Steel também proporcionou uma diminuição nos danos causados por Steel e Rock no tipo Ice, de x2 passaram a ser x1. No ofensivo, essa pode se tornar uma combinação poderosa. Naturalmente, Ice possui Sp. Attack e Sp. Defense como maiores stats, enquanto Steel possui Defense bem como Attack. Mesmo que não abusivos, esses stats podem aparecer em um possível pokémon do tipo Ice/Steel, o que seria de extrema ajuda. Mas por enquanto, só resta torcer para que haja (ou não) um pokémon com esses tipos.

Pokémon com essa combinação:
Nenhum

_


ICE/WATER
Essa combinação existe desde a primeira geração e conta com seis pokémon. Mesmo sendo uma combinação existente, não é uma das melhores quando falamos em resistência.

DANOS RECEBIDOS
✗4 - Nenhum
✗2 - Electric, Grass, Fighting e Rock
✗0 - Nenhum
✗½ - Water
✗¼ - Ice

DANOS CAUSADOS
✗2 - Fire, Ground, Rock, Grass, Flying e Dragon
✗0 - Nenhum
✗½ - Water, Dragon, Grass, Fire, Ice e Steel

Como foi mostrado, Ice/Water é melhor no ofensivo que no defensivo. O tipo Water não contribui com resistências de maneira notável, apenas resistindo ataques do tipo Water e levando ainda menos dano do tipo Ice. Assim, qualquer pokémon com essa combinação de tipos pode bater forte contra Fire, Ground e Rock, além de Grass, Flying e Dragon. No fim, temos uma combinação boa, mas... nem tanto (por causa do defensivo).

Pokémon com essa combinação:
Dewgong
Cloyster
Lapras
Spheal
Sealeo
Walrein

_


ICE
Por fim, temos o tipo Ice sozinho. Contando com trinta e um pokémon no total, o tipo Ice sozinho pode se sair bem contra seus adversários, mesmo sem a ajuda de outros tipos.

DANOS RECEBIDOS
✗4 - Nenhum
✗2 - Fighting, Fire, Rock e Steel
✗0 - Nenhum
✗½ - Ice
✗¼ - Nenhum

DANOS CAUSADOS
✗2 - Dragon, Flying, Grass e Ground
✗0 - Nenhum
✗½ - Fire, Ice, Steel e Water

Assim, o tipo Ice se destaca como um ofensivo. Uma das melhores coisas desse tipo, é que os pokémon do tipo Ice aprendem alguns golpes do tipo Water, assim contam com um arsenal para enfrentar duas de suas fraquezas: Rock e Fire. Além disso, possui geralmente um Sp. Attack alto, característica reversa aos piores ou geralmente mais baixos stats de Fire e Rock, que é Sp. Defense. Assim, podem enfrentar esses tipos sem medo.


Pokémon com apenas o tipo Ice:
Snorunt
Glalie
Regice
Glaceon
Vanillite
Vanillish
Vanilluxe
Cubchoo
Beartic
Cryogonal
Castform (durante Hailstorm)

_

Depois de todas as comparações feitas, temos uma lista com as combinações que são mais vantajosas em relação com as outras. Confira:

 OFENSIVO 
As melhores combinações com o tipo Ice para o ofensivo são:
ICE/FIGHTING - Com nove vantagens
ICE/GROUND - Também nove vantagens

Também temos as piores combinações:
ICE/DRAGON - Não contribuindo com vantagens
ICE/POISON - Também não contribui com vantagens
ICE/NORMAL - Nem preciso dizer

 DEFENSIVO 
As melhores combinações com o tipo Ice para o defensivo são:
ICE/STEEL - Possui nove resistências, a melhor no defensivo
ICE/GRASS - Com quatro resistências
ICE/POISON - Com quatro resistências também
ICE/ROCK - Também quatro resistências

E por fim, as piores:
ICE/GROUND - Com apenas uma resistência
ICE/NORMAL - Também apenas uma resistência (porém, imunidade vs. Ghost)
ICE/WATER - Duas resistências (uma sendo x¼)

Bom pessoal, essas comparações e deduções foram feitas baseadas apenas nos tipos, desconsiderando habilidades, itens e outros casos em que as vantagens e desvantagens sofrem alterações de forma indireta ou não. Assim, podemos ter uma noção de quão efetiva são as combinações com esse tipo, se são viáveis ou não e quais dessas são as melhores escolhas.

Espero que tenham gostado da matéria, pretendo assim que possível fazer análises sobre outros tipos. Aguardo por comentários, críticas, sugestões e notificações de erros se existirem. Agora, um recado meu para um leitor da PBN.

AGRADECIMENTO
Não poderia esquecer de agradecer ao nosso leitor Killuav9 que sugeriu a criação dessa matéria através de comentários muito construtivos e bem criativos. Nada mais justo que dar os devidos créditos! Isso também vale pra mostrar o quanto é importante a participação de vocês aqui nas matérias, bem como sugestões inovadoras para o site, afinal, o site é feito por nós PARA VOCÊS. Muito obrigado!

:D

2 Comentários

Sinta-se à vontade para comentar!

  1. Amei, mas quero o do tipo Water, é o meu tipo favorito! Acho que você deveria incluir o tipo Fairy nas análises, ficaria melhor.

    ResponderExcluir
  2. ATUALIZAR, TEM O TIPO ICE E ROCK Já

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال