Pokémon 5: Heróis Pokémon

Latios e Latias Pokémon Heroes

  • Nome japonês: Pocket Monsters the Movie - Guardian Gods of the City of Water: Latias and Latios
  • Nome americano: Pokémon Heroes: Latios & Latias
  • Nome brasileiro: Heróis Pokémon
  • Data de lançamento:
    • Japão: 13 de julho de 2002
    • Estados Unidos: 16 de maio de 2003
    • Brasil: 14 de janeiro de 2006

História

O filme inicia com um prefácio narrado por Brock que fala sobre o mundo Pokémon e como as criaturas que habitam esse lugar são incríveis. Ele também fala sobre os treinadores Pokémon, que se unem a tais criaturas para competir na Liga Pokémon e um dia alcançar o glorioso título de Mestre Pokémon, sonho de muitos treinadores. Em especial, ele fala de Ash Ketchum, o orgulho da cidade de Pallet, que iniciou sua jornada com Pikachu, com o qual construiu uma grande amizade. Brock também menciona a si mesmo e à Misty, que acompanham Ash em sua jornada para se tornar o maior Mestre Pokémon do mundo.

A história começa em uma biblioteca, onde Annie e Oakley, dois membros da Equipe Rocket, estão determinadas a controlar a Joia da Alma, uma joia especial com imenso poder. Seu roubo noturno à biblioteca prova ser bem-sucedido, com Oakley rapidamente localizando seu alvo, um livro antigo. Oakley está particularmente focado no capítulo final, informando à Annie que uma máquina especial conhecida como Mecanismo de Defesa de Alto Mare, ou MDA para abreviar, precisa da Joia da Alma para funcionar.

Elas deixam seu cartão de visita impresso com duas marcas de beijo e uma rosa, que são encontrados pelo segurança enquanto elas escapam. No carro, quando chegam perto de um penhasco, elas aceleram e, então, o carro se transforma em uma aeronave e elas saem voando. Com seu objetivo definido, as duas seguem a caminho da cidade de Alto Mare para roubar a Joia da Alma e capturar Latios e Latias.



Na cidade de Alto Mare (cidade localizada em uma ilha ao sul de Azalea, e constituída principalmente por vários canais aquáticos, claramente inspirada em Veneza, Itália), Ash, com seu Totodile, e Misty, com seu Corsola, estão prestes a participar da competição anual Tour de Alto Mare, uma corrida em que os treinadores são puxados por seus Pokémon aquáticos e os canais são usados como pista. Brock assiste a competição junto com Pikachu e Togepi em cima de uma ponte que passa por cima dos competidores. Três Natu e um Xatu abrem as asas, um por um, representando os faróis comumente vistos em corridas para sinalizar a largada.

Durante a corrida, dois Pokémon invisíveis acompanham os competidores pelas várias curvas que eles passam. Brock rapidamente se distrai com uma linda garota e acidentalmente empurra Pikachu da ponte. Pikachu cai em cima de Ash, que estava passando por baixo da ponte naquele momento, e logo toma sua costumeira posição, no ombro de Ash. A corrida rapidamente se torna um evento de empate triplo entre Ash, Misty e o vencedor do último ano, Ross, que pilotava Wailmer. Ao fazerem curvas fechadas, eles acidentalmente espirram água no trio da Equipe Rocket, cuja refeição ao ar livre foi estragada pela onda. Brock se decepciona, pois ao tentar conversar com a mulher novamente, vê que uma senhora agora está no lugar dela.

Ash perde o controle em uma curva e é jogado direto para uma parede, mas é salvo por um Pokémon invisível, o que não o impede de cair na água e perder muitas posições. Esse mesmo Pokémon segura a corda que puxava Ash e começa a puxá-lo com uma enorme velocidade. Ash se impressiona e acha que quem está puxando é Totodile, que parece estar correndo sobre as águas. Não demorou muito para que Ash assumisse a liderança, mas quando estava perto de alcançar a linha de chegada, o outro Pokémon invisível puxa o primeiro pra outra direção, levando Ash e seus Pokémon juntos.

Por outro lado, Misty e Ross disputam a liderança cabeça-a-cabeça e Misty vence. Quando Ash e seus Pokémon finalmente chegam em terra firme, Totodile se mostra desapontado e Ash diz que ele não precisa se preocupar, porque todo mundo tem direito de errar uma vez. Tododile então se reanima e pula no colo de Ash.



Ross então leva Misty, Ash e Brock para um passeio de Gôndola pela cidade. Misty admira seu medalhão de vidro, que foi dada a ela como prêmio por sua vitória na corrida, e Ross diz que as figuras desenhadas no medalhão são os guardiões de Altomare. Misty repara que eles se parecem com Pokémon e logo em seguida avista a estátua dos dois. Ross então conta a história dos guardiões e diz se tratarem de Latias e Latios.

Em outro canto da cidade, Annie e Oakley estão observando, através de um pequeno robô espião, os cidadãos de Alto Mare à procura de Latios e Latias, pois o livro diz que eles podem se transformar em qualquer coisa, até mesmo em humanos. Utilizando uma câmera térmica, elas encontram Latias pelo fato de o corpo dos Pokémon ter uma temperatura mais baixa que a dos humanos, o que faz elas irem de barco procurá-la. No caminho, elas molham Jessie, James e Meowth. Os três percebem que elas também são membros da equipe Rocket.

Após o passeio, Ash e seus amigos decidem comprar sorvete. Eventualmente, Pikachu avista uma torneira na qual um Vaporeon está tomando banho e decide se refrescar também, mas a treinadora dele fecha a torneira, deixando Pikachu triste. Uma menina vai até ele e abre a torneira, para a alegria de Pikachu. Ash aparece procurando Pikachu e, ao chegar ao local, a menina começa a observá-lo bem de perto e foge. Ao chegar a um canal, ela para de correr e começa a andar. Oakley e Annie aparecem em um barco acompanhando-a e, com um óculos especial, confirmam que aquela menina é Latias.

Elas abordam a garota e lançam seus Pokémon, um Ariados e um Espeon, para atacá-la. A comoção desperta o interesse de Pikachu, levando Ash diretamente para o confronto. Ash intervém e liberta a "garota" da teia pegajosa de Ariados. Annie ordena que seu Espeon ensine uma lição a Ash e atinge com Raio Psíquico. Ash então revida, fazendo Pikachu usar Choque do Trovão na dupla Rocket e seu Pokémon. Annie posteriormente cai no canal e, frustrada com a destruição de sua roupa, ordena que os Pokémon vão atrás de Latias e Ash. Espeon e Ariados perseguem seus alvos pelas vielas de Alto Mare, mas Ash e a “garota” conseguem despistá-los. A garota então agarra Ash pela mão, guiando-o de volta para onde eles começaram, a piazza com o bebedouro. Brock e Misty chamam Ash, perguntando onde ele esteve. Ash então se vira, mas a garota não está mais lá.



Ash, Misty e Brock se dirigem a um enorme museu. Lá, o pequeno robô espião de Annie e Oakley está espionando Ash e Pikachu. Dentro do museu, Ash, Misty e Brock aprendem, através de um senhor, sobre os terríveis Kabutops e Aerodactyl e sobre o MDA. Perto da Máquina, o senhor fala que os dois Pokémon, Kabutops e Aerodactyl, foram treinados para atacar as pessoas, mas a cidade foi salva graças a Latios, que trouxe água para a cidade, afogando os inimigos e criando os atuais canais da cidade. Foi por causa disso que a cidade passou a se chamar Alto Mare.

Ash continua andando e avista a menina brincando em um balanço, porém, ao se aproximar, um Pokémon invisível sai da água e ataca Pikachu. O Pokémon parte para atacá-lo de novo, mas é interrompido pela garota, que se lança na frente dele. A verdadeira forma do Pokémon é revelada, mostrando que ele é Latios. Uma garota, idêntica a outra, aparece usando um chapéu branco. Ela diz para Latios atacar Ash, mas são interrompidos pelo senhor do museu. O senhor diz que Ash não é mal e pergunta para a menina sem chapéu, chamando-a de Latias, se ela quer brincar com seus novos amigos. Ela leva Ash a um balanço e lá revela sua verdadeira forma.


Enquanto Pikachu brinca com seus novos amigos, a menina de boina se apresenta a Ash como Bianca. Ela diz que é a melhor amiga de Latias e, por isso, Latias gosta de ficar parecida com ela. Latias pega o boné de Ash para brincar e, enquanto Ash corre atrás dela, os olhos de Latios começam a brilhar. Latias olha para ele e seus olhos também brilham. Ele mergulha na água e sai nadando, então Ash, Bianca e o senhor começam a ver o que Latios vê. O senhor explica que isso se chama visão compartilhada, sendo que Latios pode ver o que Latias vê e vice-versa - e isso pode ser transmitido para os outros.

Passeando pelo jardim, o senhor do museu, Lorenzo, diz que conheceu o Latios que se sacrificou para salvar a cidade de Alto Mare, deixando Latios e Latias órfãos. Ele fala que, ao se sacrificar, Latios deixou para trás uma Joia que continha sua Alma, mostrando para Ash algumas inscrições que explicam como funciona o MDA, e, além disso, mostrou a localização da Joia, em uma fonte à beira do canal. Ash se despede de Latios e Latias e vai embora acompanhado por Lorenzo e Bianca. Quando saem do local, o robô espião das Rockets começa a observar Latios e Latias.

Ao final do dia, Lorenzo mostra a Ash sua oficina de gôndolas. Ash parte em um barco a motor com Bianca e, no caminho, a questiona sobre as garotas que a perseguiam. Quando Bianca mostra não saber do que ele está falando, Ash supõe ter sido a Latias naquele momento.



Oakley e Annie aparecem pulando pelos telhados das casas, sendo seguidas por Jessie, James e Meowth, mas os três acabam caindo em um dos becos da cidade. O Espeon de Annie ataca Lorenzo em sua oficina, que desmaia, deixando o caminho livre para as Rockets irem até Latios e Latias. Ao chegarem ao jardim onde eles estão, elas sem querer os acordam.

Latios e Latias, para se proteger, ficam invisíveis. No entanto, as Rockets possuem óculos especiais e conseguem ver onde eles estão. Espeon ataca Latios, mas Latias o ataca. Ariados parte para atacar Latias, mas Latios aparece e a protege. Oakley joga uma rede eletrificada em Latios, fazendo-o ficar machucado. Espeon tenta atacar Latias, mas Latios novamente a protege. Latias aproveita a chance e consegue fugir por um túnel aquático, porém, Latios, que está enfraquecido, não consegue fugir. Oakley pega a Joia da Alma na fonte e, através das inscrições, aprende a controlar o MDA. Também lê que ele retirará toda a água de Alto Mare e destruirá a Joia da Alma, por isso somente deve ser usado em último caso.

Latias está voando invisível pela cidade. Bianca e seu avô, Lorenzo, descobrem que a Joia da Alma foi roubada. As Rockets vão para o museu, e lá o Ariados de Oakley joga Latios em uma espécie de círculo, fazendo o MDA aparecer. Bianca e Lorenzo vão até o museu e, ao chegar, são atacados pelo Espeon de Annie e desmaiam. Oakley então põe a Joia da Alma no MDA, ativando-o.

Latias, na forma de Bianca, vai até o centro Pokémon em que Ash, Brock e Misty estão. Ash apresenta Latias a eles e ela mostra sua verdadeira forma. No museu, Bianca e Lorenzo estão presos na teia de Ariados. Bianca pede que Latios abra seus olhos para Latias poder ver o que está acontecendo através da visão compartilhada. Ele então abre, fazendo com que Ash e seus amigos consigam ver a cabine de controle do MDA, que a Joia da Alma foi roubada e que Oakley, controlando o MDA, reviveu os Fósseis de Kabutops e Aerodactyl para irem atrás de Latias. Depois disso, a visão compartilhada se encerra e Oakley, no comando do MDA, bloqueia toda a cidade com grades.



Na varanda em que Ash está, as grades também aparecem. Ash e Latias conseguem fugir, mas Brock e Misty ficam presos lá. Ash e Pikachu sobem em uma gôndola e Latias os guia em direção ao museu. No meio do caminho, o Aerodactyl enviado por Oakley agarra Latias. Ash pula e se segura nele. Pikachu, a comando de Ash, dá um Choque do Trovão que derruba todos. Latias, com medo, fica invisível e foge. O Aerodactyl usa um Hiper-Raio poderoso para destruir a gôndola e acaba atingindo Ash. Latias reaparece e o salva de um afogamento. Juntos, Latias, Ash e Pikachu continuam pelo canal e, em certo ponto, encontram uma biga, como aquelas usadas na corrida.

Ash pede que Latias os leve, puxando a biga, até o museu. Aerodactyl continua atrás deles, mas eles conseguem despistá-lo. Misty e Brock aparecem ainda presos na varanda, tentando sair. Misty revela que Ash esqueceu seus Pokémon com ela e então libera seu Corsola e seu Politoed, e Brock libera seu Crobat, para ajudá-lo caso esteja em apuros. Brock fica irritado e começa a escalar as grades. Ash continua o caminho até o museu, agora perseguido por Kabutops. Para sua sorte, os Pokémon de Brock e Misty aparecem e o salvam no último momento do pior. Oakley começa a observar Latias e Ash pelo MDA. Enlouquecida com tanto poder, começa a controlar a água, sem se preocupar com a cidade, machucando Latios cada vez mais.

Annie fica assustada com as atitudes de Oakley. Ash e Latias conseguem chegar à frente do museu, mas Oakley, criando enormes ondas, tenta detê-los. Latias usa seu poder para combater a tormenta criada por Oakley, mas isso acaba a deixando bastante ferida. O ataque faz com que o MDA fique descontrolado. Ash e Pikachu conseguem chegar ao museu e com um Choque do Trovão, Pikachu derrota Espeon de Annie. Eles vão até Lorenzo e Bianca e, com outro ataque elétrico, Pikachu os liberta. Nisso, Latias vai em direção a Latios para tentar libertá-lo.

Pikachu também tenta ajudá-la, mas suas Investidas e Choques do Trovão não são suficientes para libertar Latios. Latias, então, dá um ataque que trava a esfera, dando tempo de Ash, Bianca e Lorenzo tirar Latios de lá. Sem Latios, o MDA para de funcionar. Brock e Misty chegam ao museu. Annie e Oakley decidem ir embora, mas ao pegar a Joia da Alma, observam que agora ela está escura. Annie toca nela, mas a joia libera uma energia muito forte, jogando ela e Oakley dentro da cabine de comando do MDA, que foi ligado novamente. Lorenzo revela que a profecia era real e que agora a Joia da Alma está morrendo por ficar fora d'água muito tempo - toda a água de Alto Mare sumirá.



Todos vão para a parte de fora e veem que realmente a água estava indo embora. Lorenzo fala que toda a água voltará. Latios e Latias observam uma enorme onda vindo em direção à cidade no horizonte e, então, vão em direção a ela. Latios e Latias, formando uma enorme esfera de energia, conseguem quebrar a onda.

Ainda dentro da esfera, Latias vê que Latios já não está ali fisicamente, mas sim em espírito - então, com uma certa tristeza no olhar, se despede de seu irmão. Latios então vira um enorme feixe de luz, fazendo toda a água voltar para a cidade. Todas as grades que trancavam as passagens da cidade se desfazem, e, enquanto isso, a Equipe Rocket aparece com Jessie implorando por um banho. Nesse momento, o trio acaba sendo atingido pela água e Jessie diz que não era bem isso que ela queria.

Aerodactyl e Kabutops retornam as suas formas originais de fósseis no museu. Presas na cabine do MDA, Annie e Oakley discutem. Ash, Brock, Misty, Lorenzo e Bianca navegam em uma gôndola procurando por Latias e Latios, mas somente conseguem encontrar Latias, que estava sendo carregada por um Mantine e dois Chinchou. Latias mostra que o feixe de luz era Latios. Este, assim como seu pai, se sacrificou para salvar a cidade. Nesse momento, ocorre mais uma visão compartilhada.



Todos veem o que Latios está vendo. Eles estão no espaço, olhando para terra, se afastando cada vez mais. Tudo fica escuro e, na mão de Bianca, outra Joia da Alma aparece. Tudo volta ao normal e eles retornam à gôndola. Todos retornam ao jardim e colocam a nova Joia da Alma no mesmo lugar que a outra se encontrava. Lorenzo está indo para sua oficina de gôndolas quando Ash, que está em um barco com Misty e Brock, o chama para se despedir. Ele diz que Bianca foi ao mercado e que não poderia se despedir. Ele tenta chamá-la, mas ninguém responde.

É mostrado que a boina de Bianca estava no quarto dela. Não se sabe se é Bianca ou Latias disfarçada, mas ela vai até Ash, lhe entrega um desenho, beija-o e depois vai embora. Misty então questiona se era Bianca ou Latias e Brock responde que não sabe, mas que ficou morrendo de inveja. Ash entra no barco e todos vão embora de Alto Mare, avistando Latios e Latias transparentes no caminho.



Curiosidades

  • Esse filme usa a mesma música introdutória que o filme anterior, Viajantes do Tempo - Celebi, a Voz da Floresta, na versão dublada ocidental.
  • Como nos outros filmes, esse só mostra Porygon brevemente no início.
  • Esse é o primeiro filme que não teve uma versão remixada do tema de abertura da temporada vigente do anime, tocada durante os créditos de abertura. Em vez disso, uma versão estendida de Believe on Me (em português, Acreditar em Mim), que era a abertura de Master Quest, temporada que seria a próxima da vigente na época (Campeões da Liga Johto), foi tocada.
  • Esse também é o primeiro filme que, no Japão, não tocou a música de abertura da temporada vigente, utilizando o remix de 2002 de Aim to Be a Pokémon Master, em vez de Ready Go!, que foi usada por quatro meses durante o lançamento do filme. Ambas as músicas não possuem versões dubladas em inglês.
  • O diretor Kunihiko Yuyama se inspirou em Veneza, Itália, para a criação da cidade de Alto Mare. Isso explica o porque de alguns personagens dizerem Ciao (olá) e arrivederci (até logo), bem como o nome dos personagens Bianca e Lorenzo.
  • Esse é o primeiro filme em que Jessie, James e Meowth não fazem contato com os protagonistas, é também o primeiro em que eles não são os últimos a aparecerem antes da cena de créditos finais.
  • As formas reanimadas de Kabutops e Aerodactyl parecem ser uma referência aos fósseis expostos no Museu de Pewter City nos jogos da primeira geração, bem como a MissingNo., que pode usar os dois sprites de fósseis como sua forma.
  • Caracteres cirílicos (alfabeto utilizado em vários países do leste europeu) são vistos no lado direito do computador de Oakley enquanto ela decifra o código do livro.
  • Assim como no filme anterior, Jessie, James e Meowth pousam em um objeto protuberante que só quebra quando Wobbuffet sai da Poké Bola.
  • Ash continua seu hábito de servir como obstáculo humano, dessa vez jogando-se em uma barreira para proteger Latios.
  • Em uma referência ao segundo filme da série (Pokémon 2000: O Poder de Um), Annie e Oakley aparecem na prisão lendo sobre Lawrence III, principal antagonista do segundo filme.
  • Esse é o primeiro filme a introduzir a morte permanente de um Pokémon, nesse caso, o Latios.
  • Misty se refere ao Mundo Pokémon como Terra durante a última visão compartilhada de Latios
  • Imagens de Mewtwo, Lugia, Entei e Celebi estão escondidas nesse filme, sendo uma referência aos Pokémon que estrelaram os filmes antecessores.
  • Esse filme foi o último a receber um lançamento internacional (fora do Japão) nos cinemas até a estreia de "Branco - Victini e Zekrom", cerca de nove anos depois.
  • Enquanto o anime mudou seu processo de animação para o digital, esse filme, bem como todos os filmes da Geração Avançada, foram feitas pelo processo tradicional (feita por células desenhadas e pintadas à mão). Tal alteração só ocorreu nos filmes em 2007, com o 10º filme - O Pesadelo de Darkrai, que foi totalmente digitalizado.

Erros

  • Durante a cena de abertura, Brock narra como Ash conheceu Pikachu, além disso, os eventos do primeiro episódio foram mostrados com novas animações, mas cheio de inconsistências e erros:
    • Ash é retratado completamente vestido quando ele recebe Pikachu, porém, no episódio ele aparece somente de pijamas. Além disso, a Poké Bola de Pikachu aparece toda eletrizada e, após sair da Poké Bola, Pikachu sacode a cabeça. Nada disso aconteceu no episódio.
    • Na próxima cena, Ash e Pikachu aparecem correndo a pé do bando de Spearow enquanto uma tempestade encobre o céu, porém, a tempestade só ocorre no episódio após Ash pegar a bicicleta de Misty.
    • O boné de Ash encontra-se voltado para a frente durante toda essa cena, até mesmo quando Ash e Pikachu estão deitados no chão após derrotarem os Spearow. Na cena original, Ash vira-o para trás antes de saltar com Pikachu para o rio, e continua assim até o fim do episódio (exceto em uma troca de cenas bem ao fim, em que, erroneamente, o boné é virado para frente e logo retorna para trás).
  • Em uma cena em que Oakley está digitando em seu computador, algumas teclas no teclado desaparecem e reaparecem.

Edições

  • Na dublagem, Brock narra a introdução, em vez do narrador.
  • A história de fundo foi totalmente alterada na dublagem. Uma cena de aproximadamente dois minutos, que contava a origem da Joia da Alma na Antiga Alto Mare foi deletada. Esse corte removeu a referência ao fato de que muitos Latios e Latias visitam a cidade frequentemente, causando certa confusão aos espectadores da versão dublada, quando dois Latios e uma Latias aparecem nos créditos.
  • Uma história de fundo nova foi colocado no lugar da original: um treinador malvado tentou destruir Alto Mare com seu Kabutops e Aerodactyl, até que Latios trouxe água à cidade, afogando os Pokémon malvados e tornando as ruas em canais.
  • Na dublagem, a Joia da Alma contém a alma do Latios, pai de Latios e Latias do filme. Já na versão original, a Joia contém a alma de um Latios que era um dos ancestrais, e não o pai.
  • A dublagem fez com que Annie e Oakley pertencessem à Equipe Rocket. Isso nunca aconteceu na versão original, uma vez que as duas trabalhavam de forma independente e nunca fizeram menção à Equipe Rocket ou ao seu presidente, Giovanni.
  • Na versão original, Masashi Ebara e Megumi Hayashibara são as vozes de Latios e Latias, respectivamente. Já na versão dublada, Hayashibara dubla os dois lendários.
  • Um intenso tom de azul foi aplicado à versão americana, tornando a maioria das cores muito mais escuras que a original.

Texto elaborado por: André Felipe Monteiro Gonçalves
Texto atualizado e revisado por: Tom Santos

9 Comentários

Sinta-se à vontade para comentar!

  1. Mais uma vez o Cartoon Network em um ato de total irresponsabilidade e desrespeito com o público não exibiu o 13º filme de pokémon. Além de adiar a estréia da 15º temporada faz isso com os fãs.

    ResponderExcluir
  2. o texto está bom, mas vc precisa organizar melhor as imagens, e melhorar a qualidade delas...

    ResponderExcluir
  3. EU JA COMPREI ESSE FILME NO CAMELô. olha pq esse filme é o melhor da nintendo esse é muito bom mais sei lá acho que o do VICTINI é melhor

    ResponderExcluir
  4. um dos poucos filmes e pokemon que nao vi e todos dizem que è o melhor aff

    ResponderExcluir
  5. Sim, eu irei melhorar nos próximos, é que foi uma dificuldade para achar esse video, e quando achei...

    ResponderExcluir
  6. Nekko, na Serebii há um Menu só para os filmes, quando vc clica em um título, pode conferir as pics do Filme, ou seja, dai é só copiar as q interessa pra postagem. Exemplo:

    http://www.serebii.net/movies/latias_latios/pics.shtml

    ResponderExcluir
  7. Eu não sou o Nekko Danilo, mas valeu pala ajuda..... sou o Rouker

    ResponderExcluir
  8. suei pelos olhos no filme pq pq ..... ash pratica pokeofilia kkkkk o terror dos poke femea kkkkkk

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال