Mitologia Nórdica em Pokémon XY?

Uma curiosa matéria sobre como teria sido criado a temática dos jogos Pokémon XY e a inspiração para a criação de Xerneas e Yveltal foi publicada na Pokémon Mythology e eu vou publicar aqui com todos os créditos pela tradução a eles para que vocês tomem conhecimento também. Confiram:

"Quanto mais eu penso sobre o fato dos lendários em Pokémon X & Y serem uma águia e um cervo, mais eu penso sobre a história da mitologia nórdica sobre o Yggdrasil, a Árvore do Mundo. Segundo a mitologia, Yggdrasil é uma gigantesca árvore que foi criada a partir de cinzas puras e está localizada no centro do universo, unindo os nove mundos da cosmologia nórdica. Existem várias partes do mito que podem ser relacionadas a Pokémon X e Y e podem explicar a razão por trás dos nomes dos jogos e o porquê dos lendários serem baseados nos animais que são.

Pokémon X, Y e Z: Eixo 3D


X, Y e Z são as coordenadas que formam um plano 3D. Isso também funciona a favor da Nintendo, já que esses são os primeiros jogos principais de Pokémon para o 3DS. Entretanto, as implicações da história de Yggdrasil sugerem que esse eixo não seja apenas relacionado ao plano 3D, mas também simbolizar as partes da árvore.

A história de Yggdrasil discute sobre como o tronco através dos galhos mais altos da árvore podem ser imaginados como se formasse um eixo tridimensional ao redor do local onde os nove mundos estão situados. Os três mundos principais estão associados a cada uma das áreas da árvore. Ásgard, reino dos deuses, está no topo; Midgard, ou a Terra-Média (o mundo dos mortais), está localizada no meio; e o Hel (Nilfheim) na parte inferior. Essas três dimensões de deuses, mortais e demônios também sugerem uma relação sobre a mitologia e os três jogos. Mas não é apenas isso: Todos os três mundos citados tem uma criatura mítica associada a eles.


Pokémon X, Y e Z: Criaturas de Yggdrasil e os Pokémon Lendários


No topo de Yggdrasil, onde Asgard se localiza, vive uma águia mítica sem nome conhecido. Em algumas versões do mito, tal águia é as vezes dita como cega, mas que seus olhos podem ver através das almas de todos os seres dos nove mundos. Essa águia seria representada pelo Pokémon Yveltal. Yveltal apresenta uma grande semelhança com uma águia. Muitas pessoas e animais que são cegos tendem a ter um olho azul claro.

Os olhos de Yveltal são um azul intenso, visto no trailer como bem claro, o que sugere a cegueira; assim como a águia do mito.

Pokémon Y poderia representar a coordenada Y, do topo da árvore, onde Asgard está, e tendo Yveltal como o seu lendário, uma águia.

(os olhos azuis de Yveltal)

No meio de Yggdrasil (no tronco e no solo), onde Midgard está localizada, vivem quatro cervos míticos, nomeados Dainn, Dvalinn, Duneyrr e Durapror.


É dito que todos os cervos tem chifres na forma dos galhos mais altos de Yggdrasil, para que eles possam se sentir como se vivessem no topo da árvore. Cada cervo também possui uma cor diferente de jóias em seus chifres. Dainn tem uma joia azul, Dvalinn uma joia rubra, Duneyrr uma joia do sol (amarela) e Durapror uma joia da noite (roxa/negra). Também é dito que os cervos esticam seus pescoços para alcançar os galhos e comer suas folhas.


O lendário Xerneas não é apenas um cervo, mas sua galhada também tem a forma de vários ramos. Entre os chifres de Xerneas também existem pedras de diferentes cores (azul, vermelha, roxa e amarela). Poderia ser Xerneas baseado nos quatro cervos? Parece bem provável.

Xerneas também não aparenta ter asas, o que o prenderia ao solo, no mundo horizontal... representado pelo X. O eixo X é o plano horizontal, no solo, e pode indicar que Pokémon X terá Xerneas como seu lendário mascote.

E finalmente a mais importante pista sobre o próximo jogo da 6ª geração, Pokémon Z, sendo baseado em onde estão localizadas as raízes de Yggdrasil. Na parte inferior da árvore (suas raízes), onde o Nifheim está localizado, vive o mítico wyrm (ou Dragão) chamado Nidhogg. Nidhogg parece-se mais com uma serpente-dragão do que com os dragões europeus. Por isso, o corpo do dragão é ondular e pode formar curvas facilmente. É dito que Nidhogg rói as raízes de Yggdrasi. Acredita-se também que tais raízes aprisionam, evitando que ela fique livre nos nove mundos.


O dragão tendo um corpo de serpente é perfeito para criar o formato do terceiro lendário, para combinar com X e Y. Afinal, como mais poderia um Pokémon formar um "Z" se não tivesse o corpo de uma serpente? Nesse caso, Nidhogg representaria o terceiro lendário principal da 6ª geração, curvando seu corpo para formar a letra Z. O motivo de esse Pokémon não existir ou não ser um "verdadeiro lendário" até Pokémon Z também é explicado através do mito. É dito que Nidhogg está preso nas raízes de Yggdrasil. Então, talvez, o lendário Z estaria preso em algum lugar (ou objeto, ou outro mundo) também e que o treinador deveria libertá-lo antes de capturá-lo. Talvez ainda, para que o treinador pudesse capturar o lendário Z, ele deveria antes capturar os outros dois lendários e completar o trio de Yggdrasil.

O porquê do dragão representar o lendário da versão Z também pode ser explicado pelo sistema de coordenadas na história; As três raízes de Yggdrasil se espalham por todas as direções, enquanto o topo e o meio permanecem em um local constante. Isso seria uma outra referência à coordenada Z, a coordenada que pode ser colocada em qualquer direção junto com o eixo X e Y para criarem o plano tridimensional.

Pokémon X, Y e Z: A Árvore


Durante o trailer de X e Y, podemos ver em uma parte o protagonista masculino pulando entre cordas ao redor de uma árvore gigante. Essa árvore também pode ser a versão de Yggdrasil no jogo. O treinador, possivelmente, deverá visitar tal local para encontrar um dos lendários.

Conclusão: 


O topo da árvore cria uma coordenada Y, apontando para Asgard. O topo da árvore também é o lar da criatura semelhante a uma águia, que poderia ser a base para o lendário Yveltal, uma ave cega com o poder de ver através das almas das pessoas e pokémons. O meio da árvore (seu tronco, mas também o solo) cria a coordenada X, apontando para Midgard. O solo e a árvore também é o lar de quatro cervos com chifres de várias cores que se assemelham aos galhos de Yggdrasil. O lendário Xerneas é um cervo que possui uma pedra de cada cor e vários chifres que lembram galhos. A parte inferior da árvore (suas raízes) criam a coordenada Z e simboliza Nilfheim. O dragão que vive lá é uma serpente que pode curvar seu corpo em qualquer forma. Esse é o lar do Pokémon da versão Z. Tal lendário teria um corpo com forma de Z, formando um novo trio. O lar para os três lendários seria uma grande árvore localizada em algum lugar no jogo. Essa árvore possivelmente representa Yggdrasil, lar de tais criaturas míticas.

É bem possível que esses três lendários, assim como as coordenadas X, Y e Z (associadas com os três mundos principais) são o que a Nintendo tinha em mente quando criou essa geração. O mito de Yggdrasil tem sido passado através de várias formas, a maioria como poemas, mas cada versão da história é a mesma. A águia, o dragão e os cervos sempre estão presentes na Árvore do Mundo e protegem cada um dos três mundos principais, mas também abrangendo os outros nove mundos da mitologia nórdica."

A teoria se torna muito convincente com a explicação de Xerneas, vocês não acham? Nós só teremos uma confirmação ou não com a divulgação do 3º Pokémon Lendário. A explicação dos nomes Pokémon XY ao Nintendo 3DS também fazem todo o sentido! Chamar dois jogos de Pokémon XY podem parecer inicialmente um tanto estranho e até falta de imaginação, mas vendo pelo lado dessa matéria, dá pra ver que os produtores e toda a equipe pensam em cada detalhe.

Fonte: Pokémon Mythology

Danilo Andretta

Doutorando em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas, acompanha a franquia Pokémon desde pequeno e entrou na PBN com 14 anos com o sonho de construir o maior portal brasileiro de Pokémon. Fã do anime Pokémon e dos jogos principais da franquia, dedica as horas vagas produzindo conteúdo na PBN e interagindo com os leitores nas redes sociais.

19 Comentários

Sinta-se à vontade para comentar!

  1. Hey, vocês ainda estão aceitando novos editores ?

    ResponderExcluir
  2. As vagas estão abertas por pouco tempo para Redatores.

    ResponderExcluir
  3. Ow, na minha opnião, tudo isso que foi falado nessa matéria faz sentido, ai com isso, eu também vou concordar com tudo que voce falou nessa matéria. Agora só falta a gente torcer que saia a 3ª versão do Pokémon da 6ª Geração que será o Pokémon Z Version. Flw.


    Nick: Visitante

    ResponderExcluir
  4. Se você prestar atenção nos logos dos jogos, vc ira ver um pequeno trecho de um modelo de DNA dupla helice. O nome da nova geração não vem das coordenadas, e sim dos cromossomos sexuais X e Y. É só olhar o logo! O pessual ai viajou demais...

    ResponderExcluir
  5. enviei meu email ja (nicolasalmeida9@gmail.com) dia 12/01/13, terei retorno em quanto tempo?

    ResponderExcluir
  6. Os outros membros só vão saber se foram escolhidos na mesma altura dos redatores, é que como hoje é domingo eu pensei que iriam anunciar hoje os outros vencedores. :)

    ResponderExcluir
  7. Nossa Pensando Bem, essa Geração pode ser um pouco parecida com a 3ºGeração, quando vi Yveltal, a rimeira coisa q me apareceu foi Groundon; e ja q o último pode ser um Dragão Serpente temos o Rayquaza.

    ResponderExcluir
  8. Legal a teoria....eu acho q a nintendo se baseou nisso mesmo

    ResponderExcluir
  9. Vcs repararam q a cor d cada cervo (4 né?) estão no chifre da Xerneas....então no caso ,se fosse essa teoria, eles decidiram criar só um pokemon para todos os outros cervos....então criaram a xerneas e colocaram todas as cores dos chifres dos outros cervos nela em vez de criar quatro cervos com um chifre de cada cor

    ResponderExcluir
  10. Essa teoria fez eu ficar mais animado pro jogo!

    ResponderExcluir
  11. Qual a necessidade de mostrar o ash perdendo denovo? kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  12. nao poderia imaginar uma teoria melhor

    ResponderExcluir
  13. Bem provável essa teoria, acho que não há outra lógica para esses lendários.

    ResponderExcluir
  14. Eu acho que o Pokemon X e o Pokemon Z são inimigos e vão fazer uma guerra e o Pokemon Y vai tentar acabar com essa guerra entre os dois lendários
    ( essa foi minha opnião )

    ResponderExcluir
  15. Bom, amei a teoria, super acredito, mas com ela eles teriam que voltar para águas passadas, isso é, provavelmente essa "Asgard" em Pokémon deve ser representada como o lar de Arceus e outros Pokémon divinos. Esse "Midgard", o lar dos humanos e Pokémon e "Niflheim" provavelmente pode vir a ser aquela dimensão que Giratina vive por ser banido. Enfim, tomara que nessa geração eles voltem à as origens do Mundo Pokémon e expliquem detalhe por detalhe como as regiões foram feitas.

    ResponderExcluir
  16. Eu andei pesquisando um pouco mais sobre os animais da mitologia nordica e descubri que além dos animais que estão sendo abordados nessa teoria também á outros que são muito importantes na mitologia. Dentre eles está uma vaca que foi um dos primeiros seres a serem criados, um esquilo que é uma espécie de mensageiro entre a águia(yveltal) e a serpente dragão(z), um falcão que é um mesageiro da águia(yveltal) , um galo que vive na copa da árvore, uma cabra que se alimenta das suas folhagens, um cavalo de 8 patas e uma enorme serpente que vive nos mares denominada serpente do mundo. Quem quiser saber mais sobre eles só colocar no google, animais da mitologia nordica.

    ResponderExcluir
  17. voces repararm na foto o esquilo esta subindo na arvore
    PS:tem que presta a tençao direito na foto (a que tem o arcor-iris)e mais um coisa o x no xerneas e no pescocço

    ResponderExcluir
  18. O esquilo é uma espécie de mensageiro na mitologia nórtica, além de levar mensagens entre a yggdrasil e os deuses ele leva mensagens de ofenças entre a águia e a serpente dragão para se divertir. E se olharem no canto da imagem á uma cabra que também representa uma divindade.

    ResponderExcluir
  19. Z serra rayquaza

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال