Comida Pokémon

Comida Pokémon é o termo usado para designar tudo aquilo que os Pokémon consomem. Apesar da variedade de Pokémon e de alimentos, alguns Pokémon tem por hábito comer outros Pokémon. Isso significa que a maioria dos Pokémon é onívoro. Várias espécies são capazes de comer coisas que não são consumíveis para humanos como minerais, energia elétrica, lixo e sonhos ou emoções. Pelo fato de alguns Pokémon comerem outros Pokémon temos a formação de uma cadeia alimentar.

Nos jogos Principais

Iscas

As iscas foram introduzidas na primeira geração e são usadas no Safari Game. As iscas farão o Pokémon selvagem permanecer na batalha porém com mais dificuldade de capturar. Na safari zone há um suporte ilimitado de iscas dadas ao jogador.

Bebidas
Introduzidas na primeira geração, as bebidas podem ser adquiridas nas máquinas de vendas. Elas restauram vida da mesma maneira que as Potions, só que são mais baratas.

Berries


As berries foram introduzidas na segunda geração, mas diferentemente das vitaminas e Potions, elas têm o título alimentício maior do que medicinal. O Pokémon que estiver segurando uma Berry durante uma batalha se necessário irá comer ela e com isso irá restaurar sua vida ou se curar de algum estado como Posion. Desde a terceira geração as Berries podem ser plantadas e colhidas pelo jogador, e elas têm recebido nomes e design baseados em frutas e vegetais reais. Na quarta geração as Berries são plantadas nos Berry Pots, recipientes como o da foto abaixo.


Pokeblocos

Os Pokeblocos foram introduzidos na terceira geração, são feitos a partir de Berries e servem para aumentar as condições dos Pokémon em diversas áreas. O sabor, o nível e a sensação do Pokebloco são determinados de acordo com os ingredientes usados e como eles foram misturados.

Os Pokémon comem somente um determinado número de Pokeblocos antes de ficarem cheios. Quantos menor for a sensação do Pokebloco, menos o Pokémon fica alimentado e mais ele tem de comer.

O Pokebloco pode ser colocado em alimentadores na zona do safari para atrair Pokémon, mas depois de algum tempo ele será comido. Ele pode ser usado também da mesma maneira que as iscas.

Poffin

Introduzidos na 4ª geração, os Poffin agem de maneira semelhante aos Pokeblocos, mas aumentam as condições dos Pokémon em apenas 5 categorias: Smart, Cute, Tough, Beauty, and Cool. Assim como nos Pokeblocos, o sabor e a sensação ainda são levados em conta nos Poffins. A principal diferença entre os dois é que o Poffin é uma espécie de mini bolo e os Pokebloos são doces.


Mel

O mel foi introduzido na 4ª geração, mas estava planejado para a segunda. É possível botar o mel em árvores especiais para atrair Pokémon. Na safari Zone ele atua como os Pokeblocos e pode ser colocado em locais específicos e vão desaperecer mais tarde. No entanto, somente um Pokémon por vez pode ser achado nas árvores de mel, e se aplicado na grama alta atua da mesma maneira que Sweet Scent.

Aprijuice

As Apricorn foram introduzidas na geração II, no entanto, naquela época elas só eram usadas para fazer poké-bolas. Já nos remakes elas podem ser misturados para aumentar os status do Pokémon no Pokeathlon, os status aumentados são: Speed, Power, Skill, Stamina e Jump.


Outros Itens


Alguns poucos itens feios para o consumo humano são dados aos Pokémon para restaurá-los, estes itens são considerados especialidades dos seus lugares de origem. Entre eles estão: RageCandyBar do lago da fúria, o Lava Cookie da cidade Lavaridge, o Old Gateau do Old Chateau e o Casteliacone da cidade Castelia.


Nos Spin-offs

Alimentos em forma de maçã

Em Pokémon Snap um dos poucos itens usados para alimentar os Pokémon tem forma de maçã. Elas são ilimitadas, Todd Snap às joga em Pokémon selvagem. Os Pokémon ficam felizes ao receberem esta comida, ela também pode ser usada para levá-los a algum lugar, já que eles seguem a comida. No entanto, se o jogador acertar a fruta no Pokémon ele irá recuar, ficar fora de combate ou aborrecido.
Professor Oak dará a Todd mais alimento ao conseguir 14.000 pontos na Pokémon Report. Outros tipos de maçã são vistas em Pokémon Mystery Dungeon: Red Rescue Team and Blue Rescue Team e Pokémon Mystery Dungeon: Explorers of Time and Explorers of Darkness.

Poké lanches


Eles aparecem em Pokémon XD: Gale of Darkness e são usados para atrair os Pokémon para os Pokéspots. Eles têm a aparência de uma fatia de bolo, e podem ser usados dez de uma só vez.

A P DA monitora os Poké lanches nos Pokespots e avisa a Michael quantas tem lá e quando os Pokémon vão comê-las. Se Michael não retornar ao local a tempo os Pokémon podem comer todos os Poké lanches.

As vezes um Munchlax pode aparecer e comer os Poké lanches, então seu treinador irá lhe pedir desculpas e devolver qualquer poké lanche que o Munchlax possa ter comido. As vezes um Bonsly pode aparecer, ele fugirá para outro Poké Spot se o jogador não se aproximar lentamente.

Os Poké Lanches podem ser comprados nos Poké Marts por 300 pokédollars após o jogador falar com Duking na sua casa na cidade Pyrite.

Comida em Mistery Dungeon

Em Mistery Dungeon há uma variedade de comida que inclui maçãs, Gummis, berries, sementes e bebidas saudáveis. Os gummis tem efeito diferente dependendo do tipo do Pokémon e tem efeito sobre o IQ do seu consumidor, enquanto as maçãs apenas enchem a sua barriga. As berries tem seus efeitos mantidos, restauração de Hp e remoção de estatus alimentares. As sementes adicionam estatus alimentares especiais. As bebidas saudáveis geralmente aumentam os stats, mas também podem aumentar outras coisas como o PP. Toda a comida terá um pequeno efeito sobre a barriga também. As comidas podem virar bebidas no Spinda Café.

Sushi

Em Pokémon Stadium há um mini-game chamado "Sushi-Go-Round", ele apresenta alguns Licktung correndo contra o relógio para comer mais pedaços de Sushi. Alguns pedaços de Sushi são muito picantes fazendo os Licktung girar em angústia, parando-lhes o tempo.


Outras comidas

Em Hey you Pikachu! existe uma variedade de comida muito maior do que nos outros jogos. Existem alimentos como Cupcakes, nozes, cogumelos, milho (que se transforma em pipoca depois de Pikachu dar um choque neles), cenouras, cebolas, ervas, rabanetes, maçãs e bananas. Existem também outras coisas comestíveis como flores e plantas.

Em PokéPark Wii: Pikachu's Adventure, as Berries são a fonte de alimento comum para a maioria dos Pokémon. Pode-se fazer amizade com uma série de Pokémon ao dar-lhes uma berries gigante. Minérios de ferro são o alimento de Aron.

No anime

A comida Pokémon foi mostrada cedo no anime, no episódio Clefairy e a pedra da Lua como um tipo de ração. Foi visto que elas podem ser compradas em latas no episódio Lágrimas de Chimchar!. Vários treinadores fazem a sua própria comida, especialmente criadores e especialistas Pokémon como Brock e Cilan. Foi mostrado que humanos podem comê-la, mas o gosto nem sempre pode ser agradável para alguns. O fato disto é que Seymor come a comida sem nenhum problema e Ash reagiu mal ao prová-la. Comidas Pokémon são boas para os Pokémon.

Brock geralmente oferece sua comida caseira para tentar ganhar a confiança de um Pokémon hostil ou machucado, como ele fez com um Stlantler bebê no episódio O Pequeno Grande Chifre e com Mudkip que ele fez amizade e capturou no episódio A Missão Mudkip. A maioria dos Pokémon adora a comida que ele faz com exceção de um Jigglypuff em Bruto, Brigão. Jigglypuff (provavelmente pelo fato de Jigglypuff ter percebido que aquilo era uma isca).
Pokémon também são conhecidos por comer comida destinada a humanos, como por exemplo onigiris. Na verdade, alguns Pokémon, em especial o Granbull da madame Muchmoney trocaria qualquer comida pelos onigiris. Também é mostrado que chocolate não faz mal aos Pokémon, já que o Tailow de Ash, o Meowth da equipe Rocket e o Lucario de Sir. Aaron comeram sem problemas.

Alguns Pokémon também comem coisas que não são comestíveis para humanos, como Aron e Lairon que apareceram comendo ferro no filme Giratina e o Guerreiro Celeste.

Comendo outros Pokémon

No conceito original dos jogos de Pokémon os Pokémon eram para ser mais parecidos com animais. Como tal, alguns Pokémon selvagens foram originalmente projetados para comer outros, em busca de alguma fonte de energia, de uma forma muito similar ao sistema de presa e predador. Como exemplo, temos o texto de Pidgeot no Guia oficial de Pokémon: '' Quando caça, Pidgeot voa em alta velocidade sobre o mar para pegar a sua presa desavisada, o peixe Magikarp''. O livro também diz que Golbat suga o sangue de seus inimigos, além de energia, se referindo ao ataque Leech Life.

Este tema não é tão explícito nos jogos ou no anime, sendo poucas vezes mencionado e menos ainda mostrado. Isto pode ser devido a concepções morais, já que os Pokémon no decorrer do anime estão mais parecidos com humanos, tendo mais personalidade, maneiras humanas etc. Isto poderia induzir involuntariamente ao canibalismo. No entanto, nas séries originais, quando Ash tenta capturar Pidgeotto com Caterpie, o Pokémon pássaro começa a bicar Caterpie para tentar comê-lo. Misty advertiu Ash que Pidgeotto poderia comer Caterpie, fazendo com que Ash chamasse ele de volta imediatamente. Após ter sido capturado por Ash, Pidgeotto não tentou comer Caterpie nenhuma vez. Este conceito retornou no episódio Naufrágio Pokémon quando Meowth tenta comer o Magikarp de James e acaba quebrando os dentes.

Existem teorias que os Pokémon caçam outros animais que não sejam Pokémon. Ela foi criada devido a entrada de Venonat e Venomoth dizer que ambos comem pequenos insetos, e pelo fato de antes de ser capturado por Ash, Pidgeotto é visto comendo um pequeno verme.

Alguns textos da Pokedex ainda dizem que alguns Pokémon caçam um ao outro, ou então sugando a sua força vital. Isto é visto em Pokémon Ranger, onde Gastly, Haunter e Gengar lambem seu Pokémon até desaparecerem. Os textos da Pokedex de Slowbro em Crystal dizem que Shellder desfruta do sabor da cauda de Slowpoke, que é vendida como uma iguaria rara pela equipe rocket.

Nas versões Ruby e Sapphire, o texto da Pokedex de Tailow diz que ele se alimenta de Wurmple. Isto é reforçado ainda pelo fato do Wurmple do time Tasty achar que o seu companheiro de equipe Swellow, forma evoluída de Tailow iria comê-lo. Swellow fica envergonhado pela ideia de comer seu colega de time.

Nos textos da Pokedex de Cherubi em Diamond é dito que sua ''cereja'' é muito doce e saborosa, indicando que os humanos podem comê-las com segurança. Nos textos de Platinum, é dito que os Starly tentam comer a tal cereja. Da mesma forma, carne ja foi vista no anime, mas não foi dita se é de Pokémon ou de qualquer outra fonte. No anime, segundo Dexter, a Pokedex de Ash, os Farfetch'd dão um ótimo prato, principalmente se servido com alho-poró. Uma das causas da quase extinção deste Pokémon é a caça excessiva. Em um flashback, uma garota rouba a merenda de Harley, que era muito semelhante à pequeninos Octillery. Estes lanches são semelhantes também ao Octupi servido em alguns restaurantes.

É dito na quinta geração que o principal alimento dos Heatmor são os Durant.

Comida Produzida Por Pokémon

Algumas espécies de Pokémon são conhecidas por produzir vários tipos de comida, que podem ser consumidas com segurança pelos humanos e outros Pokémon, presumivelmente sem serem mortos ou devorados neste processo. Vamos ver alguns deles agora:

Chansey e Blissey: Chansey e Blissey são capazes de botar ovos nutritivos para os humanos e os Pokémon.

Pokémon de planta: Alguns Pokémon do tipo planta como Grotle e Snover são capazes de fazer crescer frutos em seus corpos. Enquanto os frutos são desfrutados pelos Pokémon não pode ser dito o mesmo por parte dos humanos. Um exemplo é que as frutas de Grotle não são tão agradáveis para os humanos.



Shuckle: Os Shuckle são conhecidos por armazenarem certas berries em seu interior, elas são fermentadas lentamente e dão origem a um suco. O suco tem propriedades especiais de cura, e como mostrado no anime, ele serve como poções para humanos e Pokémon. No entanto, o suco produzido pelo Shuckle azul é rico em feromônio, fazendo com que aquele que o tome se torne um ''imã'' para os Pokémon. Se fermentado demais o suco se torna um Rare Candy.

Tropius: No pescoço de Tropius crescem pequenas frutas semelhantes à bananas que podem ser consumidas por humanos e Pokémon.

Combee e Vespiqueen: Os Combee e Vespiqueen recolhem o nectar das plantas e produzem um mel que é saboreado pelos Pokémon. Os mothim gostam de roubar este mel.

Miltank: Miltank produz o Moomoo Milk, que é usado como item de cura nos jogos, e além de curar o Pokémon, o leite também aumenta a felicidade do mesmo. É afirmado tanto nos jogos como no anime que o leite é extremamente nutritivo e delicioso, nos jogos também é dito que as crianças que crescem tomando o leite ficarão fortes e se tornarão adultos saudáveis. No anime, rebanhos de Miltank são usados para produzir o leite não só para beber, mas também para produzir outros laticínios como parte de um negócio.


Espero que tenham Gostado!
Não deixem de Comentar!!!

2 Comentários

Sinta-se à vontade para comentar!

  1. ótima matéria ;D

    ResponderExcluir
  2. gostei muito! mas nao consigo entender de onde vem a carne, talvez existam outros animais, pq por exemplo, ja foram mostrados peixes q nao sao pokemons no aquario de cerulean no episodio 7, e tbm como foi mencionado, o venonat e venomoth se alimentam de pequenos insetos..

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال