Pokémon Black 2 e White 2 - Um Adeus ao Nintendo DS em Unova

Pokémon Black 2 White 2

Lançados no Japão em 23 de junho de 2012, e meados de outubro e novembro do mesmo ano em outras regiões, Pokémon Black 2 e White 2 são os dois últimos jogos de Nintendo DS da série principal franquia Pokémon lançados para o console. Os jogos apresentam sequência direta aos eventos de Black & White que se passam na região de Unova, exatamente 2 anos após o sumiço de N e a prisão dos setes sábios responsáveis pelo Team Plasma, equipe cujo objetivo principal era libertar os Pokémon, e agora desejam apenas dominar o mundo.

Na capa dos jogos são mostradas as novas formas para Kyurem: o White Kyurem na capa do jogo White 2, e Black Kyurem na capa do Black 2, que nada mais representam que uma fusão do Lendário com Reshiram e Zekrom, respectivamente. Porém, para estas versões, Kyurem só se tornará capturável durante o pós-game.

Iniciando o jogo, tem-se a apresentação inicial padrão feita pelo professor local. Nesse caso, quem nos introduz o mundo Pokémon é ainda a Professora Juniper, e o jogador deve escolher entre jogar com Nate ou Rosa, os nomes padrões para os personagens principais destas versões. Mas diferente da primeira versão, quem nos entrega o nosso Pokémon inicial é Bianca, personagem que outrora foi nossa rival e agora é assistente da professora.

Pokémon Black 2 White 2 Iniciais

Nossa jornada se inicia na cidade de Aspertia, primeira cidade natal dos jogos a possuir um Centro Pokémon e um Ginásio. Bianca, que está perdida nesta cidade totalmente nova, pede que o jogador escolha o Pokémon inicial dentre Snivy do tipo Grama, Tepig do tipo Fogo, e Oshawott do tipo Água. 

Na cidade natal também é apresentado o personagem Hugh, treinador cujo objetivo principal é recuperar o Pokémon Purrloin de sua irmã, que foi sequestrado cinco anos antes pelo Team Plasma. Por isso, o jogador vai esbarrar com ele para fazer dupla em batalhas ou apenas para vê-lo perseguindo alguém da equipe vilã. Diferente de outros rivais, Hugh desafiará o jogador para uma batalha menos vezes durante a jornada.

Pokémon Black 2 White 2 Hugh

Quanto ao Team Plasma, alguns de seus capangas continuam as operações em Unova, agora liderados por Zinzolin e Ghetsis, dois dos setes sábios apresentados em Black & White. Eles possuem o auxílio da Shadow Triad, trio de inimigos furtivos que não revelam suas identidades. Rood, outro do time de sábios, agora recruta ex-membros da equipe vilã para convencê-los que tudo feito antes está errado. Quanto a N, agora tratado como um traidor, possui paradeiro desconhecido até certo momento do jogo.

E para aumentar a cota de personagens misteriosos da franquia, o cientista Colress é o responsável nestas versões. Não é revelado de cara se ele é vilão ou mocinho, nem quais são seus objetivos. Apenas mais tarde descobre-se que ele estava sendo treinado por Ghetsis para liderar a nova fase do Team Plasma.

Pokémon Black 2 White 2 Colress

Atualizações em Pokémon Black 2 & White 2

Na tela de início, o jogador se depara com a opção Unova Link, que disponibiliza duas novas funções principais: uma delas é intitulada Key Link, que adiciona dois novos recursos para os jogos: o Easy Mode (exclusivo da versão White 2); e o Challenge Mode (exclusivo para Black 2) em que o nível dos Pokémon de treinadores adversários diminui ou aumenta. 

Pokémon Black 2 White 2 Memory Link

A outra opção, chamada de Memory Link, revela lembranças de alguns NPC's do jogo para eventos que aconteceram originalmente em Pokémon Black e White, além de possibilitar batalhas contra Bianca e Cheren usando os seus times originais e até mesmo capturar os Pokémon que N utilizou na primeira história (exceto Zorua que é obtido in-game). 

Ao iniciar o jogo, o personagem está localizado em uma cidade chamada Aspertia, que não é citada no jogo anterior. Esta não é a única localização nova no mapa de Unova: além de Aspertia, há quatro novas cidades no jogo. Também há mudanças de ambiente em determinados locais dos jogos.

Pokémon Black 2 White 2 Líderes de Ginásio

Chili, Cress, Cilan, Lenora e Brycen não são mais Líderes de Ginásio e o porquê disso é revelado através do Memory Link. Nestas versões, eles foram substituídos por Cheren, Roxie e Marlon respectivamente. Os demais, Elesa, Burgh, Clay, Skyla e Drayden se mantêm - porém com atualizações em seus times e puzzles nos respectivos Ginásios.

Já na Elite 4, o time se mantém o mesmo, mas Alder, o antigo campeão, renunciou seu cargo após ser derrotado por N. Agora Iris é anunciada a nova campeã e utiliza um time Pokémon com tipos variados. 

Pokémon Black 2 White 2 Iris

No Pokédex sente-se um grande diferença: agora ela possui ao todo 301 espécies. Não é explicado o motivo, mas nessa Unova atualizada aparecerão Pokémon de regiões anteriores durante todo o jogo, por isso a variação dos times aqui será bem maior. 

Outra mudança foi a adição da Habitat List, que mostra todos os Pokémon selvagens disponíveis em determinada localização. Também há as novíssimas áreas chamadas Hidden Grotto, que permitem a captura de Pokémon com habilidades diferentes das que já possuem normalmente, chamadas Hidden Abilities.

E as memórias das regiões anteriores não param por aí. No Pokémon World Tournament (PWT) em Driftveil City, torna-se possível enfrentar Líderes de Ginásio (exceto Koga) e campeões (exceto Iris) de outros jogos. E no Pokéstar Studios, em Virbank City, o jogador pode reencontrar a Líder Sabrina de Kanto ao gravar algum filme por lá.

Pokémon Black 2 White 2 PWT

Em decorrência das mudanças dos dois últimos anos, algumas cidades como Nuvema, Striaton e Nacrene só poderão ser acessadas no pós-game. A Challenger Cave desabou, então para chegarmos à Elite 4 devemos atravessar apenas a Victory Road, que sofreu diversas atualizações. 

E por falar no pós-game, Unova continua sem uma Battle Frontier local e segue com o Battle Institute localizado em Castelia City e o Battle Subway em Nimbasa City como principais competições de alto nível. Também foi adicionado durante o decorrer do jogo o Medal Rally, em que o jogador deve obter 255 medalhas mediante ações diversas no menor período de tempo possível.

Por fim, quanto ao time de Lendários, é dado grande enfoque ao Trio da Justiça, formado por Cobalion, Terrakion e Virizion - sendo que Cobalion e Virizion interagem com o jogador em determinados pontos do jogo. 

Mas a grande estrela do jogo de fato é o Pokémon Kyurem, que está diretamente envolvido nos  principais eventos do enredo, sendo usado como arma pelo Team Plasma e chegando até mesmo a se fundir com Reshiram ou Zekrom, utilizando o item DNA Splicers.

Matéria atualizada por: Alysson Estrela

Pokémon Black 2 White 2 Mapa Unova

Danilo Andretta

Doutorando em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas, acompanha a franquia Pokémon desde pequeno e entrou na PBN com 14 anos com o sonho de construir o maior portal brasileiro de Pokémon. Fã do anime Pokémon e dos jogos principais da franquia, dedica as horas vagas produzindo conteúdo na PBN e interagindo com os leitores nas redes sociais.

28 Comentários

Sinta-se à vontade para comentar!

  1. Gostei por ser dois jogos e dessa historia de fusão, mas não gostei do desenho deles pq é feio e não gostei dos nomes tambem. Acho que não tinham muitas opções de nomes mesmo.

    ResponderExcluir
  2. Eu, ao contrário do membro acima, curti muito as duas novas formas de Kyuren. Gostei muito da fusão dele com o Reshiram, minha preferida, aliás, ao longo desses meses virão as informações muito rapidamente.

    ResponderExcluir
  3. Peraí, é para DS e 3DS? Isso quer dizer que eu vou poder jogar no Desmume?

    ResponderExcluir
  4. eu sabia q isso poderia acontecer.
    existem dois ataques:Freeze Shock e Ice Burn.provalvelmente eles q aprenderao esses movimentos ja q nunhum outro poke tem acesso a esses ataques

    ResponderExcluir
  5. Vamos poder jogar sim no Desmume!

    ResponderExcluir
  6. noss vai ser d+ !!!

    ResponderExcluir
  7. OOOO QQQUUEEEEE!!!! Vai lançar em junho desse ano? daqui 4 meses??? então no final do ano já terá a versão em inglês. E tudo isso pra NDS e 3DS! OMG

    ResponderExcluir
  8. Caras, estou louco por esse game!!! Que venha junho!!!

    ResponderExcluir
  9. Assim que sair a ROM ele estará disponível para download aqui! não se preocupem.

    ResponderExcluir
  10. Tem informação erra da aê! Aí diz assim:

    "Na versão White 2, você poderá encontrar a fusão de Kyurem e Zekrom: Black Kyurem e na versão Black 2 a fusão de Kyurem e Reshiram: White Kyurem."

    É o contrário do BW original: White Kyurem se encontra em White 2 e o Black Kyurem em Black 2!
    Arruma aê! ;)

    ResponderExcluir
  11. Veja bem: http://bulbapedia.bulbagarden.net/wiki/Kyurem_%28Pok%C3%A9mon%29

    Está certo sim

    ResponderExcluir
  12. Falta só 2 meses *-*

    ResponderExcluir
  13. Muito bem, mas gostaria de corrigir uns pontos ^^
    -A região de Unova está parcialmente congelada por conta de Kyurem;
    (Não foi confirmado que foi por conta do Kyurem é apenas suposição do pessoal)

    -Um novo edifício está presente na entrada de Nimbasa e uma nova atração está ao lado da Roda Gigante;
    (Esse novo edifício faz parte da estrada para Nimbasa. Mas o + importante foi de onde vc tirou essa nova atração ao lado da Roda Gigante. Comparei os 2 mapas de Unova e não encontrei essa nova atração. E não sei como vc conseguiu ver isso pois o flash está mesmo em cima da roda gigante. Eu tive que mexer um pouco na foto pra tentar ver algo mas não tem nada de diferente nesse ponto.)

    ResponderExcluir
  14. unova não esta congelada literalmente!

    ResponderExcluir
  15. sinsera mente o professor e os novos lideris de gym ficaram muito melho desenhados, eos personagens nao pq sera acho q era priguisa , e d longe os novos personagens vao ser melhores q os antigos,

    ResponderExcluir
  16. Só falta um pouco mais de um mês galera!

    ResponderExcluir
  17. Estou Muito Animado Com O Lançamento No Brasil, O Jogo Com Certeza Vai Ser Demais !

    ResponderExcluir
  18. Gostei desse jogo mal posso esperar pra jogar no meu NDS.

    E nao é a 3ª versão e 2ª versão dos jogos black and white. ok

    ResponderExcluir
  19. Por favor coloquem ao detonado assim esse site podera ficar com mais visitantes. ESSE É O MELHOR SITE DE POKÉMON DO BRSIL

    ResponderExcluir
  20. Putz, o jogo está superando as minhas expectativas, mas estou com um problema cruel, ja li ate outros links a respeito, mas ainda continuo com o mesmo problema,
    AO ENTRAR NO BARCO DA NEO PLASMA, E DEPOIS DE PASSAR POR VARIAS BATALHAS, TENHO QUE DESLIGAR AQUELAS CORRENTES ELETRICAS ATRAVES DE UMA TAL SENHA QUE É COLOCADA NO PC,
    ja tentei: 1101,2202 ... 9909 ... o nome respectivo para WHITE, mas nao consigo desligar a corrente, alguem poderia ajudar?
    Agradeço

    ResponderExcluir
  21. zerei o jogo mt dahora :D , tenho o zekrom e o reshiram :D , o reshiram eu tinha do pokemon black peguei ele e agora tenho duas formas do kyurem :DD

    ResponderExcluir
  22. Estou com o mesmo problema do antepenúltimo anônimo sobre a senha do navio Plasma.Ajuda aí por favor.

    ResponderExcluir
  23. Para conseguir a senha, os membros da equipe plasma dão as dicas, e pode ser uma dessas a seguir: 2202, 7707, 9909, Reshiram ou Zekrom. Espero ter ajudado.

    ResponderExcluir
  24. Rodrigo,já tentei de 1101 a 9909,zekrom,reshiram em jap,inglês,com a 1ª letra maiuscula e o resto minuscula, Vice-versa.Não está adiantando nada.

    ResponderExcluir
  25. ja ta na hora de atualizar isso aí
    faz tempo hein q esse texto ta aí

    ResponderExcluir
  26. cara, esse é um dos melhore jogos de todos, zerei de novo e de novo no meu 3DS. sorteiem jogos das últimas gerações, pro's obres como nós!

    ResponderExcluir
  27. Oi alguem com codigos de pokemons shiny

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال