Pokémon Emerald

Pokémon Emerald

Pokémon Emerald é a terceira versão de Pokémon Ruby e Pokémon Sapphire. Assim como Pokémon Yellow fez para Pokémon Red e Blue/Green e Pokémon Crystal para Gold/Silver, Emerald traz melhorias significativas para Hoenn, sendo o quinto e último jogo da 3ª Geração e do Game Boy Advance (GBA). O jogo, lançado em 16 de setembro de 2004 no Japão e em 1º de maio de 2015 nas Américas, foi o terceiro mais vendido do console.

Em termos de Pokédex, a única novidade desta versão é a forma alternativa de Velocidade do Deoxys, conhecido como “Deoxys Speed”. O jogo traz compatibilidade com o adaptador wireless, tecnologia introduzida em Pokémon Fire Red e Leaf Green, que permite a conexão entre dois Game Boy Advance, substituindo o famoso Cabo Link e permitindo trocas e batalhas Pokémon via wireless.

A História de Pokémon Emerald

O enredo de Pokémon Emerald foi alterado em relação aos seus antecessores. Aqui, a Team Aqua busca inundar o mundo enquanto Team Magma busca cobrir o mundo com massa terrestre. O começo é bem parecido com as versões Ruby/Sapphire: o jogador (Brendan/May) inicia sua aventura na cidade de Littleroot, onde sua família acaba de se mudar de Johto após seu pai assumir como Líder do Ginásio de Petalburg, em Hoenn.

Pokémon Emerald Início

Após uma breve introdução envolvendo o professor Birch sendo atacado por um Zigzagoon, você poderá escolher um dos iniciais da sua versão: Torchick, Mudkip ou Treecko.

Com seu inicial escolhido, você percorrerá uma aventura pelos 8 Ginásios de Hoenn enquanto impede ambos os times Vilões de atingirem seus objetivos: Team Magma, liderado por Maxie, busca a expansão do continente terrestre, através do despertar de Groudon; e a Team Aqua, liderado por Archie, busca o dilúvio de toda Hoenn, através do despertar de Kyogre. Para se adequar à essa versão, o local de esconderijo do Team Magma precisou ser alterado para o interior da Mt. Chimney - anteriormente ambos os times possuíam sua base em Lilycove City, dependendo da versão.

Pokémon Emerald Rayquaza Cutscene

Nesta versão, para impedir o conflito eterno entre Kyogre e Groudon, e consequentemente o fim de toda Hoenn, você precisará despertar Rayquaza – o grande protagonista desta versão, no Sky Pillar (Pilar do Céu).
 
Após a resolução dos conflitos, o jogador enfrentará a Elite 4 de Hoenn e, após vencê-la, poderá desfrutar de um pós game recheado de conteúdo e muito aclamado pelos fãs: a Battle Frontier.

As Batalhas

Pokémon Emerald retorna com uma mecânica importante que havia sido implementada em Pokémon Crystal e removida no início da Geração do Game Boy Advance: Os sprites animados. Neste Jogo, ao iniciar a batalha, os Pokémon se movimentam.

Gif Rayquaza Movimento

Outra mecânica de batalha introduzida em Pokémon Emerald são as verdadeiras batalhas 2x2. As batalhas 2 contra 2 foram introduzidas em Ruby/Saphire e permitiam que o jogador utilizasse de dois Pokémon para batalhar com oponentes. Em Emerald é possível se aliar a um jogador controlado pela Inteligência Artificial para batalhar com outros dois oponentes, o que possibilita novas estratégias e rende alguns momentos interessantes, como a batalha contra o Team Magma, na qual você pode contar com a ajuda de Steven, o Campeão da Elite 4 em Ruby/Sapphire.

Outas Atualizações Importantes

Além de tudo falado até aqui, houve mais atualizações notáveis em Pokémon Emerald:
  • Os Ginásios sofreram pequenas alterações, além da troca do Líder do último: Juan passou a ocupar o Ginásio de Água em Sootopolis, no lugar de Wallace, que se tornou o Campeão da Elite 4
  • Os famosos “Contests” passaram a ser todos concentrados nas Battle Tents da cidade de Lilycove
  • Outra atualização notável em Emerald foi a do PokéNav. Uma mecânica nova chamada de “Entry Call” adicionou a possibilidade de treinadores ligarem para você para dar itens ou chamar para batalhas. Entre os treinadores, estão inclusos os Líderes de Ginásio (que te chamarão para batalhas em dupla)

Outros locais extras importantes foram adicionados a essa versão: 
  • A Safari Zone de Emerald ganhou áreas novas, onde passou a ser possível a captura de Pokémon de Johto e Kanto, entre eles Sudowoodo e Smeargle que, entre os jogos da 3ª Geração, só poderiam ser encontrados em Emerald
  • No deserto, passou a ser possível encontrar a Mirage Tower, local onde o jogador poderia escolher um dos fósseis - Root Fossil para Lileep, e Claw Fossil para Anorith
  • Navel Rock, um lugar onde era possível encontrar Lugia e Ho-oh
  • Birth Island, onde se encontra Deoxys, que após capturado se transforma em sua forma Speed (Velocidade)
  • A famosa Battle Frontier, que seria basicamente um parque de Batalhas Pokémon. A Battle Frontier é um local grande e cheio de locais para se visitar e interagir com batalhas Pokémon.

Pokémon Battle Frontier

Um Fechamento de Esmeralda para a 3ª Geração

Pokémon Emerald é o último jogo da 3ª Geração e do Game Boy Advance, e trouxe várias novidades aos jogos da série principal. As características mais marcantes foram a adição da movimentação dos Pokémon ao entrar na Batalha e a famosa Battle Frontier, que veio a ser cortada nos Remakes Omega Ruby e alpha Sapphire. Emerald é o jogo definitivo da 3ª Geração, com a adição de várias novas mecânicas e uma história mais bem trabalhada.

Matéria atualizada por: Jorge Luz

1 Comentários

Sinta-se à vontade para comentar!

  1. Alguem sabe onde se consegue aquela TV de skitty para decorar a base secreta/Secret Base no Pokemon Emerald?

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال