Trajetória de Pokémon

Tudo começou em 27 de Fevereiro de 1996, quando no Japão foram lançados as primeiras versões de Pokémon - Red e Green. O jogo era baseado em escolher um Pokémon Inicial (Charmander, Squirtle e Bulbasaur) e coletar insígnias nos ginásios da região de Kanto. O jogador capturava e treinava seus Pokémon, testava suas habilidades e enfrentava a Elite 4 no fim do Jogo. Essa temática do jogo encantou milhares de japoneses e fez com que Red e Green ficassem entre os 10 Jogos mais vendidos no Japão de todos os tempos! Neste jogo era possível capturar e treinar 150 Pokémon. Com todo esse sucesso começaram a surgir inúmeros produtos com a marca Pokémon e a Nintendo decidiu levar isso para frente!



Assim, em 10 de Outubro de 1996 a Nintendo lança Pokémon Blue, que é mais uma versão dos primeiros jogos, mas com erros corrigidos e gráficos melhorados. Este Jogo também tornou uma fábrica de dinheiro para a Nintendo! A principal diferença deste com os demais foi que ele trouxe cores aos Pokémon e Lugares, dando mais vivacidade e realismo ao Jogo.



Com o enorme sucesso de Pokémon Red, Green e Blue, os japoneses decidiram trazer Pokémon as telinhas e lançaram em 01/04/1997 a 1ª Temporada de Pokémon, que contava a história do novo personagem Ash em uma jornada em Kanto, tendo ao seu lado Brock, Misty e Pikachu e isso levou o delírio dos jogadores que começaram a acompanhar a série. Nem preciso dizer que foi um sucesso, pois tudo referente em Pokémon é um sucesso!




O Pikachu que foi o 1º Pokémon de Ash foi muito bem aceito por todas as pesoas e se tornou o Pokémon mais conhecido de todos. Graças a isso a Nintendo insistiu mais uma vez na Região de Kanto e lançou Pokémon Yellow! O Jogo era focado no Pikachu que o protagonista recebia como primeiro Pokémon e este não entrava na Pokébola e o acompanha por toda a região. O Jogo ainda contava com 150 Pokémon, mas como todos os jogos, alguns deles não podiam ser obtidos, mas podiam ser trocados com outras pessoas e fazer batalhas através do Game Boy Link Cable. O Jogo também apresentava Jessie e James no enredo e os jogadores podiam imprimir os Pokémon da Pokedex pelo Game Boy Printer. Este ainda não foi o último jogo de Pokémon que se passaria em Kanto, mas foi o último lançado em Game Boy.



Em 29/01/1999 a 1ª Série de Pokémon acabava nas telinhas e como os próximos Jogos ainda não tinham sido lançados, Pokémon Liga Laranja estreou no Japão já no dia 04/02/1999 e mostrava Ash, Misty e desta vez Tracey em suas aventuras no arquipélago Laranja, que nunca foi retratado nos jogos originais. O objetivo desta temporada era coletar 4 símbolos e tentar vencer a Liga Laranja. Após os Japoneses verem Ash perdendo na Liga de Kanto, não se desanimaram e puderam ver Ash ganhando a Liga Laranja. A 2ª Temporada de Pokémon terminou em 07/10/1999, com apenas 36 episódios, um mês antes do lançamento dos novos Jogos.



(Imagem retirada do site Poké-Lend)

Em Maio de 1999 lançou no Brasil a 1ª Temporada de Pokémon. A Série lançou primeiramente na Rede Record e depois no CN. A série deu muita audiência para a Record e fez com que ela continuasse insistindo nele.

No dia 14/10 de 1999 estreou a 3ª Temporada de Pokémon: As Aventuras em Johto. Um mês antes dos novos Jogos pudemos ver Ash, Misty e novamente Brock partindo para Johto para uma nova emocionante aventura. Esta 2ª Geração foi a que apresentou menos Pokémon novos mas foi uma das maiores temporadas. Cheia de fillers, esta temporada desanimou um pouco os Japoneses, mas não tirou o grande sucesso da série. O arco apresentou 3 Temporadas e teve fim em 14/11 de 2002!




Em 21 de Novambro de 1999 todo o Japão se voltou para os lançamentos dos tão esperados Pokémon Gold e Silver! Este Jogo era esperado desde o 1º Episódio de Pokémon, onde já haviam aparecidos Ho-oh e mais tarde Togepi que não eram obtidos em nenhum jogo original até então. O jogo desenvolvido para Game Boy Color se passava em Johto, um novo continente que apresentava mais 100 novos Pokémon e o jogador tinha que coletar insígnias nos ginásios da região e ganhar da Elite 4, com a ajuda de seu Pokémon inicial, que podia ser Chikorita, Cyndaquil ou Totodile. A base era a mesma dos primeiros jogos, mas com lugares totalmente novos e juntando os Pokémon de Johto e Kanto permitia o Jogador treinar 251 Pokémon! O jogo apresentou um novo dispositivo chamado PokeGear, quer permitia ligar para outros treinadores do jogo e conseguir itens com eles. Neste jogo também foram introduzidos os Ovos Pokémon, onde se descobriu que os Pokémon vinham de ovos. O avanço da tecnologia permitiram aos jogadores terem gráficos muito melhores que os anteriores e isso deixou os japoneses de todas as idades muito contentes! A nova inovação desses jogos foi que junto da região de Johto, foi imbutido também a região de Kanto para ser explorada depois de vencer a Elite 4 e agora os treinadores podiam conseguir 16 insígnias, se tornando um jogo simplesmente fantástico!





A Liga Laranja estreou no Brasil logo em 2000 e a Rede Record continuou a exibição. Pokémon no Brasil se tornou uma febre!

Praticamente um ano depois, em 14 de dezembro de 2000, foi lançado no Japão Pokémon Crystal. Este jogo trazia junto o desejo de sempre melhorar os gráficos, que estavam ficando cada vez melhores e permitiu aos jogadores adicionarem relógio ao jogo e terem o dia e a noite, com Pokémon que aparecem em horas diferentes. Este jogo também trouxe a possibilidade de jogar com uma protagonista feminina, que foi mantido ao longo de todos os Jogos. Este também trouxe o personagem Eusine, um cara que era um perito e estava em busca do Pokémon Suicune, que você conseguia captura ao longo do Jogo, além de Ho-oh e Lugia. Este foi o último jogo lançado em Game Boy Color, mas não o último que se passaria em Johto.



Após o fim da Liga Laranja, a Record começou a exibir Pokémon Johto, mas parou. Naquela época o anime já estava perdendo muito a audiência e não compensava mais. A partir daí só o Cartoon Network exibiu Pokémon e na TV Aberta ficou também na Globo, Rede Família e Rede TV que exibiu Pokémon durante 5 anos, foram anos gloriosos, com o anime alcançando a segunda colocação na audiência geral da emissora, mas no inicio de 2012 houve uma parada na exibição do anime.

Em 21/11 de 2002, uma semana após o fim de Pokémon Johto e 2 anos após o lançamento de Crystal, os japoneses tiveram um lançamento duplo! Neste mesmo dia foi lançado Pokémon Ruby e Sapphire e a nova fase do Anime - Pokémon Advanced. O jogo trazia 135 novos pokémon e uma revolução nos gráficos do jogo, que se passava agora na Região de Hoenn. A história era a mesma, mas com Pokémon diferentes, líderes de ginásios e lugares novos também. O jogador podia escolher como Pokémon inicial um Treecko, Torchic ou Mudkip. A inovação nas batalhas foi a introdução das Batalhas em Duplas e a equipe vilã do jogo não era mais a Equipe Rocket e sim as equipes Magma e Aqua. O seu rival durante o jogo também poda ser diferente: se começasse com May seu rival era Brandon e vice-versa. Alguns Pokémon raros não podiam ser obtidos ao longo do Jogo, então diversos eventos foram promovidos pela Nintendo e até um cartão E-Reader foi lançado com missões. Este cartão era lido pelo Game Boy Advanced e liberava missões especiais. Neste jogo foi introduzido também os Concursos Pokémon, onde os Pokémon podiam mostar sua beleza em testes e conseguir fitas. Os jogadores agora tinham 386 Pokémon para colecionar!








No anime, Ash se despedia de sua companheira Misty e ia para Hoenn continuar sua busca para ser um Mestre Pokémon. Seus companheiros de viagem agora eram Brock, May e Max. Como os concursos Pokémon nos Jogos, no Anime May queria se tornar uma Top Coordenadora e partiu em busca de fitas para participar do Grande Festival. Este evento trouxe de volta muitos fãs que já estavam deixando Pokémon de lado. A série teve 193 episódios e teve fim em 14/09 de 2006, após Ash e seus companheiros voltaram novamente em Kanto, mas dessa vez para Batalhar em busca de Símbolos da Fronteira, evento que foi introduzido em Emerald e no qual vamos falar daqui a pouco.




O Jogo que trouxe Kanto de volta foi o FireRed/LeafGreen. Estes Jogos foram lançados em 29 de Janeiro de 2004. As animações dos Pokémon estavam muito melhoradas e a história era a mesma de Red/Green/Blue, mas com algumas mudanças. Uma delas foi a introdução das Sevii Islands, que são 7 ilhas em Kanto onde pode-se conseguir Pokémon exclusivos. Apesar de ser o 9º Jogo que possuía a região de Kanto, este ainda não era o último deles.







Pokémon Emerald foi lançado no Japão em 16 de Setembro de 2004 e trouxe consigo a mais nova Batalha da Fronteira! Neste lugar o jogador podia conseguir 7 Símbolos desafiando os Cérebros da Fronteira. O jogo também trouxe uma grande história com o Pokémon Rayquaza. Este seguia a trilogia de Ruby e Saphire e foi o último a ser lançado em Game Boy Advanced. A região de Hoenn não apareceu em mais nenhum jogo.









Com o fim de Pokémon Advanced e com a aproximação dos novos jogos, em 28/09 de 2006 foi lançado a saga Pokémon Diamante e Pérola. O anime trazia Ash em Sinnoh com seu amigo Brock e a nova companheira Dawn, que também queria se tornar uma top-coordenadora. Esta saga trouxe um ótimo enredo e é considerada umas das melhores até hoje. Também foi a série que mais trabalhou as equipes dos protagonistas e a equipe vilã. Teve 191 episódios e terminou em 09/09 de 2010 ao fim da 13ª temporada. Apesar de 4 gerações, Ash ainda não havia conseguido ganhar a Liga, ficando entre os 4 melhores dessa vez.




A 4ª Geração de Pokémon foi introduzida nos jogos Diamante e Pérola. Os jogos foram lançados em 28 de Setembro de 2006 e trouxeram mais 107 Novos Pokémon, totalizando 493! Estes jogos marcaram a presença do console Nintendo DS, onde se usava duas telas, uma onde se via o jogo e uma touch screen. A história como sempre era colecionar insígnias e derrotar a Elite 4 ao lado de seu Pokémon Inicial - Piplup, Chimchar e Turtwig. Este jogo trouxe muitos Pokémon que eram evolução ou pré evolução de muitos outros que já existiam e uma infinidade de Pokémon lendários, boa parte podiam ser capturados somente após derrotar a Elite 4 e outros que eram obtidos por eventos. Os concursos Pokémon continuavam presentes. Este jogo foi muito importante para Pokémon e por isso foi introduzido o deus Pokémon Arceus, que segundo a lenda era o criador do Universo. A equipe vilã deste jogo é a equipe Galática, considerada a pior de todas em termos de maldade!







No dia 13 de Setembro de 2008, dois anos após Diamante e Pérola é lançado no Japão Pokémon Platinum. Neste jogo Sinnoh é uma região muito fria e está com problemas. Além de você ter os mesmos objetivos de Diamante e Pérola, dessa vez o lendário retratado é Giratina e o Mundo Distorcido, é uma grande loucura que os jogadores tem que enfrentar, mas muito emocionante. Para fazer uma relação com o clima frio, os protagonistas dos jogos agora estão com uma roupa nova, uma de frio. Novos personagens são adicionados na história, Charon que é o pesquisador da Equipe Galática e Looker, um policial que irá te ajudar as desvendar os mistérios.








Lançado em 12 de Setembro de 2009, HeartGold e SoulSilver é uma grande sensação no Japão e em todo mundo, trazendo de volta os continentes de Johto e Kanto. Com estes Jogos, Kanto aparece em 11 jogos da franquia! HeartGold e SoulSilver têm grandes inovações nas regiões em que se passa, além dos gráficos muito modernos e lugares totalmente novos! Aqui seu Pokémon que está em 1º na sua lista te acompanha fora da Pokébola, e interage com você como em Yellow!
Quase todos os lendários podem ser obtidos nestes jogos e muitos personagens de outros jogos aparecem aqui!







A 5ª Geração de Pokémon chega as lojas com os jogos Black e White no dia 18 de setembro de 2010. Estes jogos trazem novos 156 Pokémon e é a primeira vez que você não pode conseguir nenhum Pokémon de outra geração antes de derrotar a Elite 4. Desta vez você joga na Região de Unova e a inovação são as batalhas triplas! Pela primeira vez os Pokémon quando estão de costas aparecem o corpo inteiro e eles tem animação na batalha inteira. Estes jogos não tem uma batalha da fronteira, tem um Battle Subway. Neste jogo não há a presença dos concursos Pokémon, mas há a introdução do Pokémon Musical e outras novidades.







Cinco dias depois do lançamento dos novos jogos, estreia no Japão a série Best Wishes, que mudou para Black e White na América. Desta vez Ash está novamente em busca de se tornar um mestre pokémon, com seus novos companheiros Íris e Cilan. Esta série marca a saída de Brock depois de muito tempo e a mudança no visual de Ash. Agora ele está com os olhos castanhos.





Dois anos depois do lançamento de Pokémon Black e White no mundo, a Game Freak nos surpreende e lança não só uma terceira versão dos jogos, mas duas. Pokémon Black 2 e White 2 fugiu de toda a "linha do tempo" da franquia, já que o jogo se passava dois anos após a história original e com novos personagens, novos líderes de ginásio, novas cidade, novo rival, equipe vilã renovada e etc. Nos novos jogos, nós iriamos conhecer a mais nova novidade da franquia, a 'fusão Pokémon', que acontecia quando Kyurem pegava o DNA de Zekrom/Reshiram e se fundia com eles, formando então o Black Kyurem ou White Kyurem.




Um ano após o sucesso estrondoso de Pokémon Black 2 e White 2, a Game Freak conseguiu nos surpreender novamente. Exatamente no dia 08 de Janeiro de 2013, a The Pokémon Company anunciou os seus mais novos jogos da franquia principal, Pokémon X e Pokémon Y que foram lançados no dia 12 de Outubro de 2013. O jogo foi a maior modificação desde de Pokémon Ruby e Sapphire, isso por quê o jogo contém um visual totalmente em 3D. O jogo se passa na região de Kalos, aonde existe 73 novos Pokémon, novo líderes de ginásio, nova equipe vilã (Team Flare), nova elite four, customização do personagem, montaria em alguns Pokémon, resumindo é um jogo totalmente novo. Sem dúvida duas das maiores novidades foram o novo tipo Fairy (fada) que é um tipo super efetivo contra Dragon (dragão) e a Mega Evolução, uma evolução a mais que alguns Pokémon tendem a ter quando criam um laço forte com seu treinador.




Cinco dias após o lançamento de Pokémon X e Y, vai ao ar na Tv Tokyo o primeiro episódio da nova série do anime, Pokémon XY, que estreou dia 17 de Outubro de 2013. Nessa nova temporada, Ash vai para o continente de Kalos e lá conhece Clemont (líder de ginásio de Lumiose City), Bonnie (irmã mais nova de Clemont) e Serena (uma antiga amiga de infância). O anime está visivelmente mais maduro, tendo como referência principal o amor (no caso Serena é apaixonada por Ash). Ash também aparenta estar mais velho e adulto. O anime ainda está em exibição no Japão.


Pokémon é uma marca mundialmente famosa e também conta com Filmes que são lançados todos os anos no Japão, tendo no total 16 filmes.


Também já foi lançado, alguns especiais que fogem da história principal do anime, como Pokémon Crônicas e Pokémon Origins. Pokémon Crônicas conta a história de Jimmy e do Raikou, enquanto Pokémon Origins conta a história dos jogos Pokémon Red e Green.



Outra coisa que faz muito sucesso no mundo Pokémon são seus mangás, que infelizmente não são muito populares no Brasil. O mangá se chama Pokémon Adventure e conta uma história similar a dos jogos principais.

Danilo Andretta

Doutorando em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas, acompanha a franquia Pokémon desde pequeno e entrou na PBN com 14 anos com o sonho de construir o maior portal brasileiro de Pokémon. Fã do anime Pokémon e dos jogos principais da franquia, dedica as horas vagas produzindo conteúdo na PBN e interagindo com os leitores nas redes sociais.

16 Comentários

Sinta-se à vontade para comentar!

  1. Gostei mt, mt, mt, mt mesmo. O melhor site de Pokémon do Brasil!

    ResponderExcluir
  2. Tem um errinho
    Você disse que a primeira geração foi Johto, mas foi Kanto

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigado pelo aviso, ja vou arrumar^^

    ResponderExcluir
  4. Pokémon Red e Green surgiu em 1997? Nossa! Eu pensava que tinha surgido em 1995!

    ResponderExcluir
  5. Eu disse que surgiram em 95...em 97 surgiu o anime

    ResponderExcluir
  6. eu gosto do meu pokémon me seguir fora da poké bola,queria que desse para os seis logo ficarem fora das poké bolas.e que eles não só se mexessem mas tb ficassem rugindo durante as batalhas inteirar,e acabassem com essas historias de eventos e...e filmes,que eles só sejam muito raros,pois é muito ruim pra quem joga no emulador entendem.bem essas,são algumas das melhorias que eu daria em pk.se bem que em pk ranger os pokémon ja te seguem né.

    ResponderExcluir
  7. eu queria que lancace pokemon aura de cristal ds que ai ficava pokemon heartgold,soulsilver e auracristal
    isso e gold,silver e cristal!!!!





    p.s:nao sei como e aura em ingles.

    ResponderExcluir
  8. Tem um erro aí, você diz que nos jogos Black & White pode andar nas diagonais, mas isso não é verdade, de facto, só nos jogos da 6ª Geração (tirando os Spin-Offs) é que isso vai ser possível, como pudemos ver nos trailers. Arruma isso! ^^

    ResponderExcluir
  9. Porque voce nao atualiza com a 6 geracao ?

    ResponderExcluir
  10. Velho... Quem joga em emulador infelizmente não pode fazer reclamação de nada... Porque joga pirata! Não compra o console da produtora nem o jogo, logo não tem direito de querer, Só o que eu penso :P

    ResponderExcluir
  11. Bom, eu acho que Pokemon Crystal Aura/Lighting Yellow não vão existir, pois essas são as terceiras versões, então não são necessárias.

    ResponderExcluir
  12. cade remeike de pokemon ruby e spphire em nitendo e game frake?

    p.s : nao sei como se escreve gamefrake

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aff mano não existe remake de pokémon ruby/saphire; se não me engano é game freake

      Excluir
    2. Primeiro, se escreve remake e sapphire. Segundo, se escreve Game Freak.

      Excluir
  13. Tá faltando o ômega ruby/alpha sapphire para 3ds aí q já foi lançado...
    Mas fora isso td legal

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال