Cilan (Anime)

Cilan (Pokémon)

  • Nome Brasileiro: Cilan
  • Nome Americano: Cilan
  • Nome Japonês: Dent
  • Cidade Natal: Striaton, Unova
  • Voz Brasileira: Alex Minei
  • Voz Americana: Jason Griffith
  • Voz Japonesa: Mamoru Miyano

Cilan é um dos personagens principais do anime Pokémon a Série: Branco e Preto. Ele é natural da cidade de Striaton na Região de Unova. Cilan é um dos Líderes de Ginásio de sua cidade natal, juntamente com seus irmãos Cress e Chili, e juntos eles defendem o Ginásio com Pokémon elementais, dos tipos Água, Fogo e Planta. Em determinado momento, Cilan decide viajar com Ash para uma jornada a fim de aprimorar suas técnicas como Líder de Ginásio e Especialista Pokémon.

Cilan fez sua estreia no anime no episódio 666 - Três Líderes, Três Ameaças!, quando, após uma série de acontecimentos, ele revela a Ash que ele e seus dois irmãos eram Líderes de Ginásio. Ash decide derrotar os três em uma batalha - deixando Cilan surpreso e intrigado. No episódio 667 - Muitos Sonhos!, Cilan decide sair em uma jornada com Ash e Iris.

Cilan é um jovem que possui uma personalidade meio extravagante. Ele gosta de pensar diferente das pessoas, mas de uma maneira positiva e alegre, contagiando, assim, todos que estão à sua volta. Cilan possui grande conhecimento para a maioria das coisas e sempre procura utilizar explicações lógicas para explicar tudo que acontece.

Uma de suas paixões é a investigação e as tarefas que acercam os detetives, como foi mostrado no episódio 696 - Para Onde Você Foi, Audino?, em que Cilan ficou intrigado com o constante desaparecimento de alguns Audino em uma floresta próxima à cidade de Nimbasa e passou a encarar isso como uma oportunidade de exercer essa sua paixão por investigação.

Além de ser Líder de Ginásio, Cilan também é um Especialista Pokémon Classe A, que nada mais é que uma pessoa capaz de identificar a compatibilidade entre treinadores e seus Pokémon. É graças à sua função de Especialista que Cilan costuma utilizar o seu bordão mais conhecido: "É Hora da Avaliação!". Cilan também é um ótimo cozinheiro e um excelente pescador Pokémon - e durante os episódios, passa a realizar a mesma função que Brock realizava nas primeiras temporadas do anime.

Cilan (Pokémon)

Um dos motivos que levou Cilan a sair em uma jornada com um treinador que o derrotou em uma Batalha de Ginásio foi a maneira com que Ash se mostrou para ele e seus irmãos. Ash decidiu derrotar os três Líderes para ganhar experiência e demonstrar o seu poder - e foi justamente por ser um Especialista Classe A que Cilan decidiu aprimorar seus diversos dotes em uma jornada. Devido a sua posição dentro dos Especialistas, Cilan carrega consigo admiração de muitos personagens, inclusive de Burgundy, uma jovem Especialista Classe C que, embora pareça o odiar na maioria das vezes durante suas aparições, também o admira profundamente.

Cilan sempre demonstrou muito interesse para os diferentes tipos de competições durante a sua jornada com Ash e Iris, e até participou de algumas. Ele participou do Clube da Batalha, em que ficou no Top 8; do Rali do Selo dos Chefes do Metrô, em que ele se saiu vencedor; do Festival do Sino dos Desejos, em que ficou em 5º lugar; do Clube Explosão,  em que ficou no Top 8; da Copa Júnior, em que ficou em 4º lugar; e do Torneio Pokémon Sumô, em que ficou no Top 16. 

Outras Aparições de Cilan

Depois de se separar de Ash e Iris, Cilan continuou sua jornada sozinho e reapareceu algumas vezes. No episódio especial "Cilan e Brock! A Fúria de Gyarados!", Cilan se encontrou com Brock. Juntos, eles dominaram com sucesso um Gyarados furioso e pararam um caçador de Pokémon chamado Amer. No final do episódio, no entanto, nenhum dos dois foi apresentado um ao outro ou sabiam que Ash era um amigo em comum deles.

Cilan apareceu novamente no episódio especial "A Dupla Mais Forte! Clemont e Cilan!". Ele viajou para a região de Kalos para participar de um torneio de pesca na cidade de Lumiose, durante o qual conheceu Clemont e Bonnie. Quando Cilan revela que gostaria de visitar a Torre Prisma, Clemont e Bonnie concordam em acompanhá-lo até lá. Por sugestão de Cilan, os três decidem pegar o metrô até a torre, mas Bonnie acaba embarcando sozinha em um trem desgovernado. Clemont e Cilan conseguem parar o trem e resgatar Bonnie. Mais tarde, eles enviam Pansage e Chespin para lutar contra um Eelektross que estava causando os problemas do metrô, antes de perceber que ele estava perdido e doente por sobrecarga elétrica. Depois de ajudar os Eelektross, Cilan segue para a Cidade Shalour.

Já no episódio 1203 - Um Novo Show! A Rádio do Reino Secreto da Equipe Rocket!, foi revelado que Cilan havia se tornado um ouvinte do novo programa de rádio da Equipe Rocket, para o qual ele enviou uma carta usando o pseudônimo de "Especialista de Rádio". Apesar de não ter seu nome mencionado, foi confirmado nas redes sociais do anime que o personagem especialista em rádio era Cilan. Uma ilustração oficial também foi publicada reforçando a informação:


Relação de Cilan com os Pokémon

Cilan cresceu em Striaton com seus dois irmãos e desde sempre demonstrou muito carinho com os Pokémon. Ainda na infância, ele e seus irmãos ganharam três Pokémon elementais, sem ser os iniciais que os treinadores costumam ganhar no início de suas jornadas. Cilan ganhou um Pansage, Cress ganhou um Panpour e Chili ganhou um Pansear.

Sendo assim, esses três Pokémon acompanham os irmãos nas batalhas de Ginásio. No episódio 672 - Um Lar Para Dwebble!, Cilan, mais uma vez usando sua função de Especialista, ficou encantado como um Dwebble se comportou diante de uma difícil situação - fazendo com que o jovem pensasse como aquele Pokémon seria ideal para seu time. Foi justamente após Dwebble evoluir para Crustle que Cilan ficou muito feliz e satisfeito com a escolha que fez. Por ser um ótimo pescador, no episódio 693 - Enfrentando o Medo de Olhos Abertos!, Cilan capturou um Stunfisk após avaliar como o Pokémon driblava as situações.

Cilan Brothers (Pokémon)

Pokémon de Cilan

Apesar de ser especialista de um Pokémon tipo grama no Ginásio de Striaton, Cilan capturou dois Pokémon de outros tipos ao longo de sua jornada.

Pansage

Pansage (Pokémon)

Crustle

Crustle (Pokémon)

Stunfisk

Stunfisk (Pokémon)

Curiosidades

  • Cilan demonstra muitas características parecidas com Brock: ele é o primeiro Líder de Ginásio de sua região a sair em uma jornada com Ash e sabe cozinhar - desempenhando, assim, tal papel para com seus amigos de jornada.
  • Assim como outros personagens especialistas no tipo Planta, o nome de Cilan possui uma referência com o tipo. Seu nome vem de Cilantro, que, em português, significa "Coentro", erva muito utilizada na culinária em várias regiões do Brasil.
  • Cilan revelou ter medo de Purrloin por um trauma de sua infância, a qual ele se recusa a falar.

Histórico de Pokémon

#666 - Três Líderes, Três Ameaças!
Cilan já possuía Pansage.

#672 - Um Lar Para Dwebble!
Cilan captura Dwebble.

#693 - Enfrentando o Medo de Olhos Abertos!
Cilan captura Stunfisk.

#723 - Crise na Caverna de Rocha Elétrica!
Dwebble evolui para Crustle.

Matéria atualizada por: Leandro Lemos

3 Comentários

Sinta-se à vontade para comentar!

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال