A nova coleção e novas possibilidades - SM2: Itens


Saudações, mestres e mestras desse Brasil!

Ok. Você já deve estar cansado de ouvir sobre como a coleção Sun e Moon 2 – Guardiões Ascendentes mudou todo o formato e o Meta em TCG, não é? Diferente do que se possa imaginar – de que certas frases são repetidas tantas vezes que acabam se tornando verdade – essa em específico não precisava nem ser repetida. Basta olhar alguns efeitos e analisar o domínio dos decks anteriores, tais como Decidueye + Vileplume e Mega Rayquaza, para compreender que mudanças em grande escala ocorreram. Nesse caso, por que não as analisarmos aqui em suas principais características? 



Para não tornar essas publicação muito longa, vamos dividir essa matéria em mais de uma, abordando primeiramente as cartas Trainers, depois – em possíveis intervalos de 20 dias – os Estádios e por fim, Pokémon GX e apenas Pokémon.

Lembrando que falaremos apenas das cartas novas. Outras como Martelo Avançado, Poção Máxima e afim deixemos de lado porque... bem... elas já estão aí faz um bom tempo e já são bem usadas no formato. Comecemos com uma carta que trouxe um efeito “renascido” e ao mesmo tempo, “aprimorado”: Ventilador de Campo ou Field Blower.

FIELD BLOWER


Dos antepassados Tool Scrapper, Startling Megaphone e Xerosic, essa nova carta retoma a mecânica de descartar ferramentas com uma possibilidade extra: de também se descartar o estádio ativo.



Isso torna diversos decks suscetíveis a contra-ataques específicos de onde o oponente não espera. Por exemplo, no end game, não há nada pior do que seu oponente puxar seu Garbodor BKP para frente com um Lysandre e descartar a Float Stone. Além disso, essa mesma condição possibilita que diversos decks que sofriam muito com a habilidade do Garbodor – de anular outras habilidades quando ligado com alguma ferramenta – possam reaparecer, tais como os decks de Greninja Break e Yammega.



Mas não vamos enrolar muito, provavelmente o seu tempo é curto, certo? Vamos logo caracterizar tudo em Prós e Contras.

Prós e Contras (Depende de qual lado você joga) – Possibilidade de diminuir ou aumentar o dano causado descartando cartas como Aether Paradise Conservation Area; Choice Band, Fighting Fury Belt, Assault Vest, Bursting Ballon e etc.

Possibilidade de evitar o reaproveitamento de energia do oponente descartando a carta Exp. Share.

Possibilidade de retirar o custo de recuo zero descartando a carta Float Stone. 

Também há possibilidade do enfraquecimento dos decks com Mega Evoluções, já que, agora, os players que os utilizam precisam conservar seus Spirit Liks para o momento correto, correndo o sério risco de perder um turno ao Mega-Evoluir um Pokémon sem o Link Necessário.




A possibilidade do descarte também de Estádios faz com que decks que não utilizem outros estádios – bem raro, eu admito – possam optar por mais do que uma ou duas cartas Field Blower. 

Seguindo, vamos para a Choice Band ou a Faixa de Escolha:

CHOICE BAND




Dos antepassados Muscle Band e Silver Bangle, essa nova e única carta do tipo Ferramenta da coleção retoma a mecânica de causar mais dano por intermédio de uma ferramenta ligada – você ainda pode somar mais dano com Apoiadores. A Choice Band possibilita somar mais 30 de dano não apenas em Pokémon EX – e aqui sua principal vantagem – como também em Pokémon GX.



Prós e Contras: uma maior vantagem para players que preferem decks sem Pokémon GX ou EX. A maioria dos golpes “fecha o dano” precisamente com esses +30. Exemplo de cartas como Ninetais GX, Drampa GX e Golisopod que atingem 180~190 com a ferramenta ligada.

Vez do Aqua Patch, ou Fragmento Aquático.

AQUA PATCH




Do antepassado – prometo que essa será a última abertura assim – Dark Patch, essa nova carta traz o mesmo efeito só que para Pokémon e energia do tipo Água. Não há grande mistério além da possibilidade de energização mais rápida para decks água.



Prós e Contras: Pode pegar o oponente desprevenido. Energização mais rápida do deck. 

Por fim, Rescue Stretcher, ou a Maca de Resgate:


RESCUE STRETCHER




Essa carta em específico não foi renascida ou trouxe uma mecânica muito inovadora. Sua qualidade está especificamente em sua variedade e opção de efeito. Tal como uma Super Rod menos diversa, essa carta permite que você retorne 3 Pokémon – e somente Pokémon, nada de energia aqui – do seu descarte para o deck.  


A outra opção já pode ser um pouco mais interessante, principalmente para decks que dependem de evoluções específicas para se ganhar tempo, como o caso do Greninja Break novamente. A Rescue Stretcher permite que você escolha o efeito anterior ou que pegue apenas um Pokémon do Descarte diretamente para sua mão.

Prós e Contras: Funciona bem em Decks com muitos Pokémon. Possibilita pegar cartas que forneçam algum tipo de Draw Power ou de busca (Shaymin EX, Tapu Lele GX, Hoopa EX) da pilha de descarte. Função parecida com cartas já existentes e que podem ser substituídas facilmente no deck.



Bom, por hoje é só. 
Não esqueçam de seguir a mim e Pokémon Blast News em todas as redes sociais. 
Até a próxima matéria.
Um abraço fraternal.


Sinta-se à vontade para comentar!

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال