Team Builder #30: O time dos sonhos de Ash Ketchum!




Salve, salve, queridões e queridonas!
Como estamos?

Quanto tempo, não? rs
Ultimamente estava bastante enrolado com estudos, projetos da faculdade, TCC e talicoisa e coisitali. Peço perdão pela ausência, mas gostaria que soubessem que nós da Pokémon Blast News estamos mais unidos do que nunca e todos focados num único objetivo: enriquecer a comunidade fã de Pokémon com o melhor e mais completo conteúdo do Brasil!
Durante essas semanas, vocês terão muitas e muitas surpresas. Me refiro não só ao Sun e Moon, mas também à todo o conteúdo da franquia!

Ah, inclusive, sugiro que olhem ESTE e ESTE post - escritos por Will Fernandes - que referem-se à alguns spoilers do novo game que se aproxima e clica AQUI para ter mais informações sobre os novos eventos no Pokémon Suffle. Este último escrito por AFMG (:

Bom, hoje trago à vocês um Team Builder especial contendo o Time dos Sonhos de Ash Ketchum! YEAH
Para quem não sabe, uns meses atrás realizei uma enquete no Pokémon Blast Grupo pedindo que escolhessem os seis Pokémon que gostariam de ver juntos em um time. Sendo assim, aqui estão eles, hahaha!
A partir daqui, vocês poderão acompanhar como eu fiz pra poder jogar com nossos amados parceiros!

Para efeitos de Smogon, o time a seguir se enquadra em Uber, ok? Inclusive, as batalhas ao final do post foram todas feitas nesse formato.

Vamos lá?

GO!



Snorlax



Base Stats:
HP: 160
Attack: 110
Defense: 65
Sp. Attack: 65
Sp. Defense: 110
Speed: 30

Nature: Careful
IVs: todos 31, exceto Special Attack.
EVs: 252 HP / 252 Sp. Def / 4 Atk
Item: Chesto Berry
Moveset: Body Slam, Crunch, Curse, Rest
Habilidade: Thick Fat

Resolvi colocá-lo em primeiro por um simples e crucial motivo: Snorlax é meu Pokémon preferido desde os tempos mais primórdios!
Na geração 6, ele perdeu o acesso aos Punchs mas, mesmo assim, continua sendo um excelente Special Wall.
No time, o usei dentro do termo Bulky Physical Sweeper (coisa que vocês verão mais de uma vez são os meus Walls Sweepers) que nada mais é que um Pokémon com a possibilidade de derrotar - ou sweepar -  o time todo do adversário através do aumento de Defense e Attack utilizando de Physical-based moves quando já se é um Special Defender competente.
Explicarei.
Curse aumenta um nível em Attack e Defense e,  em contrapartida, reduz um nível em Speed - o que não importa nem um pouco, certo? -, tornando-o uma espécie de "defensor duplo". Digo duplo porque esse gordão lindo atinge 178 pontos em Special Defense (LV.50, EV 252, Nature Careful e IV)! TUDO ISSO misturado a um excelente Physical Sweeper e Wall!
Crunch derruba os temidos Fantasmas. Body Slam é um STAB muito eficiente que, inclusive, possui 30% de chance de causar o status PARALIZE ao oponente.
Rest é o que torna Snorlax chatíssimo pois, além de recuperar todo o seu HP (que conta com sensacionais 237 pontos, levando em consideração LV.50, EV 252 e IV), retira os status negativos. Chesto Berry, providencialmente, irá acordá-lo instantaneamente, mesmo que somente uma vez.
Sua habilidade, Thick Fat, o torna uma ameaça iminente a Pokémon que atacam com Fogo ou Gelo, porque seus ataques serão reduzidos a metade.



Pikachu



Base Stats:
HP: 35
Attack: 55
Defense: 40
Sp. Attack: 50
Sp. Defense: 50
Speed: 90

Nature: Hasty
IVs: todos 31, exceto HP e Defense que devem ser 30.
EVs: 128 Atk / 128 Sp. Atk / 252 Spd
Item: Light Ball
Moveset: Extreme Speed, Volt Switch, Hidden Power Ice, Thunderbolt
Habilidade: Static

Ok, na última votação, Greninja venceu como o Pokémon mais querido no Japão... mas, amigos: o que é uma ilha se comparada à todo o globo?! HAHAHAHA!
Enfim, Light Ball é indispensável e, me permito dizer, obrigatória. Este item concede, somente à ele, bônus de 50% em Attack e Special Attack! E, pensando nisso, a melhor forma de utiliza-lo seria Mixed mesmo. Isso explica a nature Hasty (+Speed, -Defense). Thunderbolt e Volt Switch são os STABs que agem com perfeita sinergia onde um causa mais dano e o outro, mesmo sendo mais fraquinho, é bastante funcional. Hidden Power Ice dá aquele coverage maroto contra os Grounds.

Extreme Speed é um movimento de evento, logo, conseguir um Pikachu assim é um pouco complicado. Inclusive, ele só tem a habilidade Static porque o monstrinho que foi distribuído no evento em questão estava com ela. Logo, se criar um via hack com a hidden ability Lightning Rod, 100% de chance dele ser barrado pelo game.
Fique espertx!



Mega Charizard Y



Base Stats:
HP: 78
Attack: 84 (104)
Defense: 78
Sp. Attack: 109 (159)
Sp. Defense: 85 (115)
Speed: 100

Nature: Timid
IVs: todos 31, exceto Attack.
EVs: 252 Sp. Atk / 4 Sp. Def / 252 Spd
Item: Charizardite Y
Moveset: Air Slash, Heat Wave, Solar Beam, Focus Blast
Habilidade: Blaze (Drought)

Por mais que seja relativamente frágil, Mega Charizard Y é, de longe, uma das melhores Megaevoluções das versões X e Y. Posso lhe dizer, com toda a certeza, que ele não será derrubado por um só golpe Special-based (a não ser que seja tipo Pedra) devido aos bons números adquiridos após megaevoluir. Isso garante a queda de vários oponentes como Mega Blastoise, Azumarill e Greninja. Sendo que, este último, eu não recomendo tê-lo como oponente devido a Speed mais alta que a de Zard e a possíveis Rock Slide e Rock Tomb no moveset. Flamethrower é o poder em forma de labareda.
Já comprovei: derruba Gliscor, Mega Alakazam, Sableye, Cloyster, Weezing, Mega Gengar, Mega Gardevoir, Mega Medicham, Skarmory, Metagross... TODOS com UM Heat Wave+Drought!
Ok, muitos não são defensores exemplares, mas só por saber que você pode não ter trabalho algum derrotando alguns dos adversários mais chatos do game, já vale a pena, né? HAHAHA
Air Slash é um golpe Special-based tipo Voador STAB que flincha... Quer mais o que?
Solar Beam - feito sem carregar devido ao lindo e maravilhoso Sun que brilha acima de nossas cabeças o/ - é a sua cobertura para os tipos Pedra, Água e Terra da vida (maravilha *-*) e, por último mas não menos importante, Focus Blast (ou Focus Miss para os maldosos).
A partir daí, colega, é ripa na chulipa.
Ataque como se não houvesse amanhã!



Infernape



Base Stats:
HP: 76
Attack: 104
Defense: 71
Sp. Attack: 104
Sp. Defense: 71
Speed: 108

Nature: Naive
IVs: todos 31.
EVs: 252 Atk / 4 Sp. Atk / 252 Spd
Item: Life Orb
Moveset: Close Combat, Mach Punch, Overheat, U-turn
Habilidade: Iron Fist

Mais uma vez a característica "Speed Pokémon" prevalecendo em membros do time de Ash. Infernape conta com TRÊS STAB MOVES, sendo um deles Special-based: Overheat.
 A nature escolhida não atrapalha o uso deste move, pois se trata de Naive (- Sp. Defense, + Speed), diferente dos Infernapes Jolly ou Adamant que estamos acostumados a ver. Life Orb aumenta o poder - que já é grande devido a Iron Fist, exceto quando o assunto é Overheat - de seus ataques em 30%. Dessa forma, os STABs Close Combat, Mach Punch e Overheat se tornam ainda mais destrutivos. Até mesmo U-turn fica mais interessante, pois, além de coverage contra tipos Psíquicos, serve como "válvula de escape" para aquele predict que seu oponente pode vir a lhe dar, concedendo-lhe novamente o controle do switch-in.
O símio-de-fogo é bem decente quando se trata de velocidade, porém está longe de ser o mais rápido dentre os Pokémon presentes no competitivo. Staraptor e Diggersby (normalmente ambos Choice Scarf) e Heliolisk poderiam vir a ser problema, mas, para isso, existe Mach Punch :D

DICA: Talonflame deve ser COMPLETAMENTE evitado. Ele nem precisaria do Gale Wings para superar Infernape.



Sceptile



Base Stats:
HP: 70
Attack: 85
Defense: 65
Sp. Attack: 105
Sp. Defense: 85
Speed: 120

Nature: Jolly
IVs: todos 31, exceto Special Attack.
EVs: 252 Atk / 4 Sp. Def / 252 Spd
Item: Focus Sash
Moveset: Swords Dance, Leaf Blade, Drain Punch, Earthquake
Habilidade: Unburden

Por mais que eu não seja um usuário assíduo de Sceptile, mesmo após ele ter ganho uma Megaevolução, o acho super competente. Na verdade, o que é mais legal nele é a possibilidade de agir como Special Sweeper ou Physical Sweeper. Não sei te dizer o porquê, mas não gosto de usá-lo de forma Mista.
Sei lá, acho perda de potencial.
Como podem ver, prefiro usá-lo com movimentos de natureza Física.

Sword Dance, normalmente, é o move que utilizo primeiro. É tão verdade que vocês podem acompanhar isso nas batalhas postadas ao final da matéria. Inclusive, a melhor oportunidade de utilizá-lo é em um switch-in em cima de movimentos do tipo Grama onde aparece sua resistência e imunidade em caso de Leech Seed ou Spore, por exemplo.
A partir daí, movimentos como Drain Punch e Leaf Blade passam a ser seus maiores prós. Earthquake é um coverage ótimo contra os tipo Fogo.
Focus Sash é um trunfo pois podemos deixá-lo para segurar movimentos que com certeza irão derrubá-lo sem medo algum. Em suma, teremos seu Unburden ativado fazendo com que ninguém seja mais rápido que ele (sem contar movimentos prioritários).



Greninja



Base Stats:
HP: 72
Attack: 95
Defense: 67
Sp. Attack: 103
Sp. Defense: 71
Speed: 122

Nature: Hasty
IVs: 31 somente em HP, Defense e Special Defense., O restante deve ser 30.
EVs: 64 Atk / 194 Sp. Atk / 252 Spd
Item: Life Orb
Moveset: Dark Pulse, Scald, Gunk Shot, Hidden Power Fire
Habilidade: Protean

Esse set realça o que Greninja tem de mais importante: poder de destruição. E como funciona? Primeiramente, oferece uma quantidade bem variada de tipos e que permite ao nosso ninja lidar com uma bela variedade de tipos de Pokémon. Em segundo lugar, Protean é ativada providencialmente aqui de acordo com a necessidade. O primeiro movimento fica à escolha, de acordo com a situação: - Scald oferece menor poder, mas tem efeito secundário - 30% de chance - de causar BURN; - Dark Pulse pode causar flinch, aproveitando-se do fato de Greninja quase sempre atacar primeiro; - Gunk Shot (principal motivo dele ter subido para Uber) oferece cobertura e consegue lidar bem com alguns dos problemas em batalha, como adversários de Grama e Fada; - O último golpe é Hidden Power Fogo, que garante um leque maior de possibilidades.



Batalhas com o Time dos Sonhos!

1. vs. Kulta;
2. vs. SB1812;
3. vs. pichu311;
4. vs. willoliver2005;
5. vs. david_yuki.




Considerações finais.

Como devem ter notado, o time não conta com Defensores Físicos. A única possibilidade nessa vertente seria setupar Curses em Snorlax para que o mesmo seja capaz de aguentar as pancadas, o que pode ser demorado e demasiadamente arriscado.
O jeito, então, é partir para o ataque!
Ash teve muitos atacantes competentes em suas equipes o que nos deixa um tanto quanto tranquilos, mas não tanto ao ponto de virmos a agir de forma inconsequente. Pelo contrário, devemos ter muito cuidado porque, ao mesmo tempo que eles são super fortes atacando, são fracos defendendo.
As melhores dicas que posso dar são:
- não faça trocas sem pensar muito antes;
- cuidado com hazzards, pois não temos nenhum Pokémon que as irá retirar do campo uma vez colocadas;
- abuse do Speed de seus companheiros. Ataque sem medo quando souber que é mais rápido;
- para Talonflames, é quase obrigatório a perda de um Pokémon. Entre, com Snorlax full HP para aguentar o Brave Bird mesmo que Choice Band. Body Slam será capaz de finalizá-lo após o recoil.




Então é isso aí, galero!
Curtiram?

Para sugestões de times, utilizem o campo dos comentários sem medo! Espero a participação de todos vocês para que o nosso trabalho continue a ser feito da melhor forma possível <3

Eu fico por aqui e nos vemos no próximo post!

GOTTA CATCH 'EM ALL!

Marcos Gonçalves

Escrevi umas linhas e me fodi.

Sinta-se à vontade para comentar!

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال