Turismo em Hoenn: Rota 110 e Mauville City

Boa noite pessoal! Tudo bem com vocês? Espero que sim!



No último turismo, falamos sobre as Rotas 107, 108 e 109, além da cidade de Slateport (caso não tenha lido-o, clique aqui). Hoje falaremos sobre a Rota 110 e a cidade de Mauville. Preparem suas bicicletas e vamos então para mais uma aventura!

Rota 110

Rota 110 nas Gerações III e VI, respectivamente.

A Rota 110 é uma rota na região central de Hoenn, que conecta as cidades de Slateport (ao sul) com Mauville (ao norte), além de conter uma saída para a Rota 103 (ao oeste). É nesta rota que localiza-se a Ciclovia da Beira-Mar, além da Casa das Travessuras e da Nova Mauville.

Localização da Rota 110 no Mapa de Hoenn.

A rota é bem larga, contendo vários treinadores e Pokémon selvagens. A rota vai de norte ao sul (ou vice-versa), possuindo duas opções de travessia para os treinadores que passarem por aqui: a pé (pela estrada de chão) e por bicicletas (utilizando a Ciclovia construída em uma ponte na rota). Os treinadores que passarem por aqui, deverão passar por um entroncamento onde, à oeste, há a Rota 103, ao norte a Casa das Travessuras e à leste há um caminho de terra pelo mar (um estreito por baixo da ciclovia), onde há vários treinadores, além de gramas com Pokémon selvagens. É aqui que o jogador encontra-se novamente com o/a rival. Este caminho proporciona vistas belíssimas do mar  e da região. Para os treinadores que possuírem uma Bicicleta, a Ciclovia da Beira-Mar (Seaside Cycling Road) está disponível. Ela é uma opção ideal para treinadores que querem chegar de forma rápida à cidade de Mauville ou à Slateport, evitando o caminho original abaixo da Ciclovia. A ciclovia é usada como local de treino para vários triatletas, que, de vez em quando, topam batalhas ardentes com os treinadores que passam por aqui. A ciclovia pode ser acessada pelos portões (que aliás, são os dois únicos presentes na região), onde uma atendente deixará os treinadores que possuírem uma Bicicleta (tanto Acro quanto Mach) usarem a Ciclovia; nestas entradas, há, em OR/AS, uma máquina que vende Fresh Water à 200 PokéDoláres. Capangas da Equipe Aqua (em S/E/AS) ou a Equipe Magma (R/OR) ficam nesta rota antes do treinador entregar as Mercadorias da Devon para o Capitão Stern no Museu Oceânico. Ao norte da rota, há a entrada para a cidade de Mauville.

Os Pokémon Disponíveis na Rota 110 são:

  • 3ª Geração:

Em R/S:

Na Grama:

Oddish (Lv. 13) - 10%
Zigzagoon (Lv. 12) - 20%
Wingull (Lv. 12) - 8%
Electrike (Lv. 12 e 13) - 30%
Plusle (Lv. 12 e 13) - 2% (em Ruby) e 15% (em Sapphire)
Minun (Lv. 12 e 13) - 15% (em Ruby) e 2% (em Sapphire)
Gulpin (Lv. 12 e 13) - 15%

Pescando:

Com Old Rod:

Tentacool (Lv. 5 a 10) - 30%
Magikarp (Lv. 5 a 10) - 70%

Com Good Rod:

Tentacool (Lv. 10 a 30) - 20%
Magikarp (Lv. 10 a 30) - 60%
Wailmer (Lv. 10 a 30) - 20%

Com Super Rod:

Wailmer (Lv. 20 a 45) - 100%

Surfando:

Tentacool (Lv. 5 a 35) - 60%
Wingull (Lv. 10 a 30) - 35%
Pelipper (Lv. 25 a 30) - 5%

Em Emerald:

Na Grama:

Oddish (Lv. 13) - 10%
Poochyena (Lv. 12) - 20%
Wingull (Lv. 12) - 8%
Electrike (Lv. 12 e 13) - 30%
Plusle (Lv. 12 e 13) - 2% 
Minun (Lv. 13) - 15% 
Gulpin (Lv. 12 e 13) - 15%


Pescando:

Com Old Rod:

Tentacool (Lv. 5 a 10) - 30%
Magikarp (Lv. 5 a 10) - 70%

Com Good Rod:

Tentacool (Lv. 10 a 30) - 20%
Magikarp (Lv. 10 a 30) - 60%
Wailmer (Lv. 10 a 30) - 20%

Com Super Rod:

Wailmer (Lv. 20 a 45) - 100%

Surfando:

Tentacool (Lv. 5 a 35) - 60%
Wingull (Lv. 10 a 30) - 35%
Pelipper (Lv. 25 a 30) - 5%

  • 6ª Geração:

Em OR/AS:


Na Grama:

Oddish (Lv. 13) - 10%
Zigzagoon (Lv. 13) - 10%
Wingull (Lv. 13) - 10%
Electrike (Lv. 10 a 13) - 40%
Plusle (Lv. 11 a 13) - 16% (em AlphaSapphire)
Minun (Lv. 11 a 13) - 16% (em OmegaRuby) 
Gulpin (Lv. 13) - 10%
Voltorb (Lv. 13) - 4%

Na Horda:

Magnemite (Lv. 6) - 60%
Plusle (Lv. 6) - 35% (Somente em AlphaSapphire)
Plusle com Minun (Lv. 6) - 5% (Em AlphaSapphire: 4 Plusle e 1 Minun; em OmegaRuby: 4 Minun e 1 Plusle)
Minun (Lv. 6) - 35% (Somente em OmegaRuby)

Escondidos (no Pós-Game):

Shellos - Mar do Oeste (Lv. 13) - ??? (Somente em OmegaRuby)
Shellos - Mar do Leste (Lv. 13) - ??? (Somente em AlphaSapphire)
Trubbish (Lv. 13) - ???
Chatot (Lv. 13) - ???

Pescando:

Com Old Rod:

Tentacool (Lv. 5 a 10) - 35%
Magikarp (Lv. 10 e 15) - 65%

Com Good Rod:

Tentacool (Lv. 25) - 35%
Magikarp (Lv. 25) - 60%
Wailmer (Lv. 25) - 5%

Com Super Rod:

Wailmer (Lv. 30, 35 e 40) - 100%

Surfando:

Tentacool (Lv. 20 e 25) - 60%
Wingull (Lv. 20) - 35%
Pelipper (Lv. 25 e 30) - 5%


Como dito anteriormente, é nesta rota que encontra-se a Casa das Travessuras (Trick House). Ela é uma casa no entroncamento ao centro da rota. De propriedade do Mestre dos Truques (Trick Master), ela oferece aos viajantes quebra-cabeças e enigmas intrigantes que podem ser resolvidos para ganhar-se prêmios. Os desafios podem ser acessados sempre após uma insígnia ser obtida (na Geração III, tendo ao todo 8 desafios, sendo o último acessível após a vitória na Liga Pokémon) ou livremente (na Geração VI). Cada desafio deve ser feito apenas depois que o anterior ser concluído, não podendo escolher a ordem em que eles são feitos. Cada desafio possui três etapas: na primeira, o desafiante deve achar o Trich Master na sala de entrada (em R/S/E, nos 3 primeiros desafios, um brilho indicará onde ele escondeu-se); ao achá-lo, ele guiará ao jogador para o Labirinto da segunda etapa, cada Desafio possui um cenário diferente, sendo que em alguns é necessário o uso de movimentos de HM para locomover-se por todo cenário (nestes labirintos, há treinadores que batalharão com o desafiante); o objetivo deste labirinto é achar o pergaminho com a senha para entrar na próxima sala, que leva à última etapa, que é a entrega do prêmio pelo Trick Master. Daí, o treinador deve-se retirar para fora da Trick House por um corredor. Após a conclusão de todos os desafios, o Trick Master vai para uma outra região em busca de novos desafios e truques.



Ao norte da Rota, próximo à entrada da cidade de Mauville, na beira do mar, está a Nova Mauville (New Mauville). Ela é a Usina Elétrica da região, que só pode ser acessada surfando pela Rota 110 na direção leste. Ela vai projetada para ser um distrito subterrâneo de Mauville, porém, Pokémon selvagens começaram a morar aqui, e tornaram ela um Habitat. Wattson, após a 5ª insígnia (em R/S/E) ou após derrotar Groudon e Kyogre (em OR/AS), pede ao jogador para ir à usina e desligar o gerador, que está produzindo um forte campo magnético causando distúrbios no ambiente, como evoluções forçadas de Magnetons e Nosepass. Após desligar o gerador, o treinador ganha como recompensa, de Wattson, o TM24 (Thunderbolt). Nesta usina, o treinador pode encontrar Pokémon elétrico selvagens: Magnemites, Voltorbs, Magnetons e Electrodes.


Mauville City

Esquerda: Mauville City na Geração III e Direita: Mauville City na Geração VI.

Mauville City é uma cidade na região central de Hoenn. Ela é um grande centro para viajantes de todas as regiões de Hoenn. A cidade é o lar do 3º Ginásio da Região, sendo liderado por Wattson.

A cidade possui somente 39 habitantes na Geração III, sendo uma cidade média. Porém, entre os jogos da Geração III e VI, Wattson reconstruiu a cidade, tornando-a parecida com a cidade de Lumiose, da região de Kalos. A cidade cresceu e se instituiu como um grande Shopping, onde há um grande complexo de lojas, apartamentos e facilidades que atraem vários turistas, além de novos moradores, o que fez com que a cidade possuísse 148 habitantes, tornando-se a maior cidade de Hoenn e a 3ª maior do mundo Pokémon, atrás apenas de Lumiose e Nimbasa.

A cidade pode ser acessada pela Rota 110 (ao sul), pela Rota 111 (ao norte), pela Rota 117 (ao oeste) e pela Rota 118 (ao leste).

Localização de Mauville no Mapa de Hoenn.

A cidade possui como slogan:

"A Cidade Clara e Brilhante da Diversão!"
Gerações III e VI.

A cidade possui seu nome baseado na junção das palavras mauve (malva - uma cor entre o roxo e o rosa) e ville (um sufixo comum para Vilas). Logo, o nome significa Vila Malva.

A cidade, na 6ª Geração, possui 3 andares, repleto de lojas, muitas delas sendo filiais das que estão em Lumiose City, na região de Kalos. Além disso, há alguns apartamentos que o treinador pode visitar, porém, nem todos estão disponíveis para o acesso, pois suas portas estão trancadas.


Os Locais de Interesse na cidade são: a Bicicletas do Rydel, o Casino, a Praça de Alimentação, os Move Tutors, o Instituto de Batalha de Hoenn, o Ponto de Batalhas Inversas, o Centro PokéMileage, a TV Mauville, as Colinas de Mauville, o Poké Mart e o Ginásio.

  • Bicicletas do Rydel: Ela é a loja de bicicletas da região de Hoenn, sendo sediada num local propício: na cidade ao norte da Ciclovia da região. Nesta loja, o proprietário vende dois tipos de bicicleta: a Acro Bike (ideal para fazer acrobacias) e a Mach Bike (ideal para fazer uma travessia rápida). Rydel ao ver que o jogador veio de Littleroot até Mauville apenas com Running Shoes, dará uma das duas bicicletas gratuitamente para o jogador. Quando o jogador quiser trocar o modelo da bicicleta, basta vir até a loja e requisitar o outro modelo para Rydel.
Vista Interna da Rydel's Cycle nas Gerações III e VI, respectivamente.

  • Casino: Ele é uma das atrações turísticas mais frequentadas da cidade. Com suas duas roletas e 16 máquinas caça-níquéis, os jogadores podem gastar suas Fichas (Coins) nas máquinas, que podem ser acumuladas e trocadas por prêmios, como TM's e Bonecos de Decoração. Estas fichas só podem ser compradas se o jogador possuir uma Coin Case (que pode ser obtida em uma casa da cidade). As fichas são vendidas em 50 unidades (por 1000 PokéDoláres) e em 500 unidades (por 10000 PokéDólares). Nos remakes, o Game Corner encontra-se fechado, provavelmente por conta das novas regras de classificação etária pros jogos.

  • Praça de Alimentação: Localizado no 1º Andar da cidade, a Praça de Alimentação reúne treinadores, que, além de apreciarem uma boa refeição, querem ter uma rodada apetitosa de batalhas. Ela funciona como os Restaurantes de Lumiose: o treinador pede a sua refeição em um dos três restaurantes, feito isso, o atendente lhe dirá o número de turnos que demorará para o prato ficar pronto. Feito isso, o treinador deve sentar à mesa, a partir daí, treinadores virão enfrentar o treinador, tentando tirar-lhe da mesa. Se o treinador acabar o set de batalhas a tempo de pegar a refeição, ganhará recompensas, além de, é claro, poder finalmente apreciar sua refeição. Só existe na Geração VI.
Vista Interna do Food Court.

  • Move Tutors: Em Pokémon Emerald, próximo ao Ginásio, m senhor ensinará aos Pokémon do jogador o movimento Rollout. Já em OR/AS, há 3 tutores: os dois primeiros localizam-se no sudeste da cidade, um ensinará Frenzy Plant, Blast Burn ou Hydro Cannon para um inicial totalmente evoluído e com felicidade máxima com o seu treinador, já o outro ensinará Grass Pledge, Fire Pledge ou Water Pledge para qualquer inicial. Já o terceiro tutor encontra-se no Café do Crooner, ele ensina a um Keldeo ou à Meloetta os seus movimentos de assinatura, respectivamente, Secret Sword e Relic Song. É também neste café, que o treinador recebe do atendente o TM40 - Round.

  • Instituto de Batalha de Hoenn: Localizado no lado leste do 1º Andar, tem funcionamento igual ao Instituto de Batalha de Lumiose: o treinador pode optar por fazer 5 batalhas consecutivas, tanto Solo ou em Dupla, após isso, será gerado um relatório sobre o desempenho no local. Só existe em OR/AS.

  • Ponto de Batalhas Inversas: Localizado ao lado do Instituto de Batalhas, está presente somente na Geração VI. Aqui, o treinador pode enfrentar Inver, o mesmo Treinador Psíquico de Kalos. O treinador poderá desafiá-lo uma vez por dia em uma Batalha Inversa: um tipo de batalha onde os Pokémon tem suas vantagens e desvantagens invertidas, não havendo imunidades. Ao vencer Inver, o treinador ganhará um item, de acordo com seu desempenho.

  • Centro PokéMileage: Localizado no norte do 1º Andar, em OR/AS, é aqui que os treinadores podem trocar suas Poké Milhas por prêmios, principalmente itens de recuperação.

  • TV Mauville: É aqui que localizam-se os estúdios dos Programas de TV que passam na BuzzNav. É aqui que todos programas são gravados, sendo transmitidos para toda a região. Os jornalistas Gabby e Ty trabalham para este canal; seu trabalho é ir por toda região procurando treinadores fortes e entrevistando-os. Existe somente em OR/AS.


  • Colinas de Mauville: Localizado no 2º Andar da cidade, é um complexo residencial de apartamentos para classe alta. Possui 16 apartamentos, sendo que 7 deles podem ser acessados. O Apartamento 1 é o lar da única Treinadora Expert da região, que pode fornecer ao jogador uma Rotation Battle uma vez por dia. Ela usa os três macacos elementares evoluídos: Simisage, Simisear e Simipour. O Apartamento 2 é o lar de uma jovem que fornece ao jogador fitas Memoriais, além de uma senhora que mede o nível de afeição entre o treinador e seus Pokémon. O Apartamento 3 é o lar dos Velhos Caras que aparecem no Centro Pokémon de acordo com o ID do treinador. Eles dão ao jogador um O-Power dependendo do dia da semana. O Apartamento 7 é o lar de um Cientista aficionado pelo HM06 (Rock Smash) e sonha em dar à treinadores este HM, porém, nestes jogos, é dado pelo tio de Wally à frente do Ginásio de Mauville; porém, em R/S/E, era este cientista que dava o HM06 aos jogadores. O Apartamento 11 é o lar de um empreendedor que sente-se deprimido por não possuir poderes; neste apartamento, o treinador pode obter o TM89 (U-Turn). Já o Apartamento 13 é o lar de Wattson e sua família. Por último, temos o Apartamento 14, que é o lar de um Garota de Contos de Fada que venderá Casteliacones aos treinadores que possuem um Regice em sua equipe.Os Apartamentos 5, 6, 9, 10 e 12 possuem moradores, porém, eles não permitem a entrada do treinador, falando com ele somente por meio do Interfone (Intercom). Os apartamentos 4,8, 15 e 16 não possuem moradores.

  • Poké Mart: A filial da cidade vende: Poké Balls, Great Balls, Potions, Super Potions, Hyper Potions, Antidotes, Parlyz Heals, Awakenings, Burn Heals, Ice Heals, Escape Ropes, Repels, Super Repels, X Attacks,  X Defends, X Speeds, Guard. Spec., Dire Hits, X Accuracys e TM's.

  • Ginásio: Liderado por Wattson, especialista em Pokémon do tipo Elétrico, o ginásio possui fácil travessia, porém, é repleto de divisores elétricos que devem ser desligados para que o treinador prossiga caminho. Antes de entrar no ginásio, o jogador é forçado à batalhar com o seu rival Wally. Dentro do treinador, há alguns treinadores que devem ser enfrentados. Ao fim de todo o labirinto, estará o líder Wattson esperando em um pedestal. Ao vencê-lo, é dado ao jogador a Insígnia do Dínamo.
Dynamo Badge

Vistas do Ginásio de Mauville.



Equipes do Líder Wattson.

É isso pessoal, ficamos por aqui por hoje! Muito obrigado por lerem até aqui!

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