Turismo em Johto: Rota 40, Torre de Batalha, Batalha da Fronteira, Rota 41 e Cianwood City

Boa noite pessoal? Tudo bem com vocês? Espero que sim!




No último turismo, falamos sobre as Rotas 38, 39 e a Cidade de Olivine (podes lê-lo aqui). Hoje falaremos sobre as Rotas 40, 41 e a Cidade de Cianwood.

Então arrumem suas malas e vêm embarcar conosco nesta aventura!

Rota 40

Rota 40 nas Gerações II e IV, respectivamente.

A Rota 40 é uma rota aquática no sudoeste de Johto, que conecta a cidade de Olivine (ao leste), com a Rota 41 (ao sul) e com a entrada da Torre de Batalha, na Geração II e Batalha da Fronteira, na Geração IV (ao norte).

Localização da Rota 40 no Town Map.

Ela é uma rota curta, com poucas coisas para fazer, além de ir para o sul ou para o norte. Ela possui uma pequena praia ao norte, que contém as entradas para Olivine e para a Torre de Batalha (somente em Crystal) e a Batalha da Fronteira (em HeartGold e SoulSilver). A rota prossegue ao sul pelas águas calmas do mar, que possuem alguns nadadores para batalhar e alguns Pokémon para capturar (principalmente Tentacool e Tentacruel), atingindo a Rota 41 diretamente ao sul. É na praia desta rota que podemos encontrar Monica, uma dos Irmãos da Semana, que dará ao jogador, somente nas segundas feiras, um Sharp Beak e uma Alert Ribbon.

Os Pokémon Disponíveis na Rota 40 são:

  • 2ª Geração:

Em G/S/C:

Surfando:

Tentacool (Lv. 15 a 24) - 90%
Tentacruel (Lv. 20 a 24) - 10%

Pescando:

Com Old Rod:

Magikarp (Lv. 10) - 85%
Krabby (Lv. 10) - 15%

Com Good Rod:


Magikarp (Lv. 20) - 55%
Krabby (Lv. 20) - 35%
Corsola (Lv. 20) - 10% (Somente pela manhã e pela tarde)
Staryu (Lv. 20) - 10% (Somente pela noite)

Com Super Rod:


Krabby (Lv. 40) - 60%
Kingler (Lv. 40) - 10%
Corsola (Lv. 40) - 30% (Somente pela manhã e pela tarde)
Staryu (Lv. 40) - 30% (Somente pela noite)

  • 4ª Geração:

Em HG/SS:

Surfando:

Tentacool (Lv. 10 a 25) - 90%
Tentacruel (Lv. 15 a 29) - 10%

Pescando:

Com Old Rod:

Magikarp (Lv. 10) - 95%
Krabby (Lv. 10) - 5%

Com Good Rod:


Magikarp (Lv. 20) - 60%
Krabby (Lv. 20) - 37%
Corsola (Lv. 20) - 3% (Somente pela manhã e pela tarde)
Staryu (Lv. 20) - 3% (Somente pela noite)

Com Super Rod:


Krabby (Lv. 40) - 67%
Kingler (Lv. 40) - 3%
Corsola (Lv. 40) - 30% (Somente pela manhã e pela tarde)
Staryu (Lv. 40) - 30% (Somente pela noite)

Torre de Batalha

Torre de Batalha na Geração II.

A Torre de Batalha é um edifício dedicado somente para as batalhas Pokémon, sendo introduzido em Pokémon Crystal e, sendo a primeira Torre de Batalha introduzida nos jogos.

Ela é a única Torre de Batalha construída na mesma porção de terra que o resto do continente, além de ser a única que pode ser desafiada antes do treinador se tornar Campeão na Liga regional. 

As regras daqui são as seguintes:

  • Todos os Pokémon devem possuir nível igual ou menor do que o limite escolhido, que pode ser 50, 60, 70, 80, 90 e 100;
  • Dois Pokémon não podem estar segurando os mesmos itens;
  • Os treinadores não podem usar itens consumíveis em seus Pokémon;
  • Os Pokémon Lendários (exceto as Bestas Lendárias) só podem ser utilizados em modos de jogo onde o nível é superior ao 70;
  • Ovos não são permitidos.

As premiações são dadas de 7 em 7 partidas que o jogador ganha consecutivamente, sendo esta a ordem de prêmios: Calcio, Carbos, HP Up, Iron e Protein, sendo dada 5 unidades de cada um.



Batalha da Fronteira

Batalha da Fronteira na Geração IV.

A Batalha da Fronteira é um centro de edifícios dedicados somente à batalhas, estando presente em HeartGold e SoulSilver, sendo, praticamente, uma cópia da Batalha da Fronteira de Sinnoh.

A primeira área que temos aqui é o Acesso à Batalha da Fronteira, que possui um Centro Pokémon, um PokéMart e uma Loja onde há Move Tutors que ensinarão golpes aos Pokémon do Treinador em Troca de Pontos de Batalha (Battle Points - BP's). 


Entrada da Batalha da Fronteira na Geração IV.

Após essa entrada, temos a Batalha da Fronteira em si, com todos os seus 5 prédios: a Torre de Batalha, a Fábrica de Batalha, o Arcade de Batalha, o Castelo de Batalha e o Hall de Batalhas:

  • Torre de Batalha: É o prédio no extremo norte, sendo liderado pelo Magnata da Torre Palmer. Aqui só podem ser usados 3 Pokémon, que serão usados no Lv. 50 e recuperados após cada batalha. Cada round possui 7 batalhas, ao fim do terceiro Round consecutivo, o treinador pode enfrentar Palmer, obtendo o Silver Print caso ganhe. Caso o treinador chegue ao sétimo round consecutivo, Palmer irá enfrentá-lo novamente, desta vez competindo pelo Silver Print.
 
Palmer e seu Silver e Gold Print.


  • Fábrica de Batalha: É o prédio localizado no nordeste, sendo liderado pelo Cabeça da Fábrica Thorton. Aqui só podem ser usados 3 Pokémon, que serão usados no Lv. 50 ou Lv. 100 e recuperados após cada batalha, só que esses 3 Pokémon são alugados no início do desafio, e podendo trocar um Pokémon com o do oponente derrotado a cada partida finalizada. Cada round possui 7 batalhas, ao fim do terceiro Round consecutivo, o treinador pode enfrentar Thorton, obtendo o Silver Print caso ganhe. Caso o treinador chegue ao sétimo round consecutivo, Thorton irá enfrentá-lo novamente, desta vez competindo pelo Silver Print.
Thorton e seu Silver e Gold Print.


  • Arcade de Batalha: É o prédio localizado no sudeste, sendo liderado pela Estrela do Arcade Dahila. Aqui só podem ser usados 3 Pokémon, que serão usados no Lv. 50 e recuperados após cada batalha. Antes de cada Batalha começar, o jogador deve jogar um tabuleiro que fornecerá as condições de cada batalha, que podem favorecer tanto o treinador quanto o seu oponente, são elas: diminuir o HP, envenenar, queimar, paralisar, colocar para dormir, congelar, capturar Berries ou itens e Aumentar o nível do Pokémon em 3.  Cada round possui 7 batalhas, ao fim do terceiro Round consecutivo, o treinador pode enfrentar Dahila, obtendo o Silver Print caso ganhe. Caso o treinador chegue ao sétimo round consecutivo, Dahila irá enfrentá-lo novamente, desta vez competindo pelo Silver Print.
Dahila e seu Silver e Gold Print.

  • Castelo de Batalha: É o prédio localizado no sudoeste, sendo liderado pelo Valete do Castelo Darach e a Senhorita Caitlin (a mesma que participa da Elite 4 de Unova). Aqui só podem ser usados 3 Pokémon, que serão usados no Lv. 50, mas não serão recuperados após cada batalha. Aqui os jogadores recebem Pontos do Castelo (Castle Points - CP'S), que são ganhados após cada batalha e podem ser usados para comprar itens e favores pelo Castelo, como: aumento de Level, ver os Pokémon do oponente antes das batalhas, aumento de Stats, Troca de Pokémon, Recuperação de HP, PP ou Total, Berries e Itens. Cada round possui 7 batalhas, ao fim do terceiro Round consecutivo, o treinador pode enfrentar Darach e Caitlin, obtendo o Silver Print caso ganhe. Caso o treinador chegue ao sétimo round consecutivo, Darach e Caitlin irá enfrentá-lo novamente, desta vez competindo pelo Silver Print.
Darack e Caitlin e seu Silver e Gold Print.


  • Hall de Batalha: É o prédio localizado no noroeste, sendo liderado pela Matrona do Hall Argenta. Aqui só pode ser usado 1 Pokémon, que só pode ser do Lv. 30 ou superior, sendo recuperado após cada batalha. Aqui, o treinador pode escolher quais tipos quer enfrentar, fazendo com que seus oponentes possuam Pokémon com um tipo entre os que o treinador tenha escolhido. Cada round possui 10 batalhas, ao fim do quinto Round consecutivo, o treinador pode enfrentar Argenta, obtendo o Silver Print caso ganhe. Caso o treinador chegue ao décimo sétimo round consecutivo, Argenta irá enfrentá-lo novamente, desta vez competindo pelo Silver Print.
Argenta e seu Silver e Gold Print.















Em todos os ambientes de batalha, não é permitido o uso de quaisquer Pokémon Lendários, do Pichu de Orelha Espetada e de Rotom e suas Formas.

Além disso, há a presença de postos de troca, onde o treinador pode trocar seus BP's por itens, como vitaminas, itens para Batalha e TM's.

Rota 41

Rota 41 nas Gerações II e IV, respectivamente.

A Rota 41 é uma rota aquática do oeste de Johto, que conecta a Rota 40 (ao norte) e Cianwood City (ao sudoeste). As Ilhas Redemoinho localizam-se no centro desta rota.

Localização da Rota 41 no Town Map.

A Rota é bem curta, contendo somente, praticamente, as 4 ilhas que formam as Ilhas Redemoinho. Essas ilhas só podem ser acessadas após o treinador obter o movimento Whirlpool, para poder passar pelos redemoinhos que circundam as ilhas. A rota possui alguns treinadores. A costa da cidade de Cianwood fica no sudoeste desta rota.

Os Pokémon Disponíveis na Rota 41 são:

  • 2ª Geração:

Em G/S/C:

Surfando:

Tentacool (Lv. 15 a 24) - 60% (em Gold e Crystal) e 70% (em Silver)
Tentacruel (Lv. 20 a 24) - 30%
Mantine (Lv. 20 a 24) - 10% (em Gold e Crystal)

Pescando:

Com Old Rod:

Magikarp (Lv. 10) - 85%
Krabby (Lv. 10) - 15%

Com Good Rod:


Magikarp (Lv. 20) - 55%
Krabby (Lv. 20) - 35%
Corsola (Lv. 20) - 10% (Somente pela manhã e pela tarde)
Staryu (Lv. 20) - 10% (Somente pela noite)

Com Super Rod:


Krabby (Lv. 40) - 60%
Kingler (Lv. 40) - 10%
Corsola (Lv. 40) - 30% (Somente pela manhã e pela tarde)
Staryu (Lv. 40) - 30% (Somente pela noite)

  • 4ª Geração:

Em HG/SS:

Surfando:

Tentacool (Lv. 10 a 25) - 60%
Tentacruel (Lv. 15 a 25) - 30% (Em HeartGold) e 40% (Em SoulSilver)
Mantine (Lv. 15 a 25) - 10% (Somente em HeartGold)

Pescando:

Com Old Rod:

Magikarp (Lv. 10) - 95%
Tentacool (Lv. 10) - 5%

Com Good Rod:


Magikarp (Lv. 20) - 60%
Tentacool (Lv. 20) - 30%
Chinchou (Lv. 20) - 7% 
Shellder (Lv. 20) - 3% 

Com Super Rod:


Lanturn (Lv. 40) - 3%
Tentacruel (Lv. 40) - 7%
Chinchou (Lv. 40) - 60% 
Shellder (Lv. 40) - 30% 


Como dito anteriormente, as Ilhas Redemoinho (Whirl Islands) localizam-se nesta rota. Elas são um pequeno arquipélago formado por 4 ilhas, que, de acordo com as lendas antigas, eram somente uma grande ilha disputada por dois países, até que o lendário Lugia, guardião da ilha, se irritou e mandou raios que dividiram a ilha em quatro pedaços, escondendo, após isso, no fundo de uma caverna das ilhas, desde então, as ilhas ficaram cercadas por perigosos redemoinhos, que duram até os dias atuais. As ilhas possuem cavernas que podem ser exploradas pelos treinadores, sendo que o lendário Lugia localiza-se na caverna mais profunda das ilhas.

Lugia
Lendário Lugia.


Os Pokémon Disponíveis nas Ilhas Redemoinho são:

  • 2ª Geração:

Em G/S:

No 1º Andar, 1º Subsolo, 2º Subsolo e Caverna do 2º Subsolo:

Andando pela Caverna:

Zubat (Lv. 23 a 25) - 30%
Golbat (Lv. 23 a 25) - 5%
Seel (Lv. 22 a 26) - 15%
Krabby (Lv. 22 a 26) - 50%

Em Crystal:

No 1º Andar, 1º Subsolo, 2º Subsolo e Caverna do 2º Subsolo:

Andando pela Caverna:

Zubat (Lv. 23 a 25) - 30%
Golbat (Lv. 24 a 28) - 5% (pela manhã e pela tarde) e 10% (pela noite)
Seel (Lv. 22 a 27) - 25% (Somente pela manhã e pela tarde)
Krabby (Lv. 22 a 27) - 40% (pela manhã e pela tarde) e 60% (pela noite)

  • 4ª Geração:

Em HG/SS:

No 1º Andar, 1º Subsolo, 2º Subsolo e 3º Subsolo:

Andando pela Caverna:

Zubat (Lv. 23 e 24) - 30%
Golbat (Lv. 23 e 24) - 5%
Seel (Lv. 22 a 25) - 15%
Krabby (Lv. 22 a 25) - 50%

Cianwood City

Esquerda: Cianwood City na Geração II e Direita: Cianwood City na Geração IV.

Cianwood City é uma cidade localizada no extremo oeste de Johto, aparentemente em uma porção de terra isolada da do resto da região. Por ser uma cidade isolada, não é um destino muito procurado por turistas, porém, os contos de Lugia e os redemoinhos da Rota 41, levam marinheiros até aqui. A cidade é o lar do 5º Ginásio da região, liderado por Chuck, especialista em Pokémon do tipo lutador.

A cidade possui uma população pequena, possuindo 19 habitantes na Geração II e 27 habitantes na Geração IV.

A cidade só pode ser acessada pela Rota 41 (ao leste). Porém, na Geração IV, a cidade dá acesso à Safari Zone (localizado à oeste).

Localização de Cianwood no Town Map.

A cidade possui como slogans:

"Um Porto Cercado por Mares Ásperos!"
Geração II.

"O Porto das Ondas Estrondosas!"
Geração IV.

A cidade tem seu nome baseado na junção das palavras "cyan" e "wood", que significam, ao pé da letra, Madeira Ciana, que nada mais seriam que madeiras pintadas da cor ciano.

Resultado de imagem para cyan wood
Madeira na Cor Ciano.

A cidade possui como Locais de Interesse: a Casa do Kirk, a Casa do Cameron, a Farmácia, a Poké Vidente e o Ginásio:

  • Casa do Kirk: Localizada ao sul do ginásio, é aqui que mora Kirk (ou Mania na Geração II), um Poké Maníaco que tem seu Sneasel roubado por Silver. Após esse incidente, Kirk pede para o treinador levar seu Shuckle, apelidado de Shuckie e cuidar dele, para que não seja roubado novamente. Se o jogador tiver laços fortes com o Shuckle, Kirk dará-o para treinador, caso ele não possua, pedirá para devolvê-lo, porém antes permitirá que o jogador beba o Suco de Berry feito por Shuckie.

  • Casa do Cameron: A casa de Cameron (fotógrafo em HG/SS) ou o Estúdio de Fotos (em G/S/C), localiza-se no sul da cidade. é aqui que o treinador pode tirar fotos de seus Pokémon, que serão recordadas em seu PC, ou podem ser imprimidas com o Game Boy Printer nos jogos da Geração II.

  • Farmácia: Localizada no sudeste da cidade, é uma pequena farmácia com mais de 500 anos de existência. É aqui que o treinador obterá a Secret Potion para curar o Ampharos do Farol de Olivine. Nesta loja ode-se comprar Potions, Super Potions, Hyper Potions, Full Heals e Revives, sendo uma ótima (e única) alternativa para compras, já que não há um Poké Mart aqui.

  • Poké Vidente: Localizada numa casa no extremo norte da cidade, a vidente pode ver quando e onde um Pokémon do treinador foi capturado, além de como ele cresceu desde sua captura. É a única maneira de saber estes dados na Geração II. Porém, ela só consegue ver Pokémon que sejam naturais do treinador, fazendo com que Pokémon obtidos em troca não possam ser analisados.

  • Ginásio: Localizado no sudoeste da cidade, é liderado pelo líder Chuck, especialista em Pokémon do tipo Lutador. É um ginásio de fácil travessia, sendo que basta lutar com todos os treinadores para a batalha com o líder ficar disponível. O líder Chuck está esperando pelos treinadores quebrando pedregulhos (na Geração II), ou meditando sobre uma cachoeira na Geração IV. Diferente dos outros ginásios, o Guia do Ginásio fica no Centro Pokémon, já que ele diz ter medo do que acontece dentro do ginásio. Os treinadores que vencerem o líder, recebem a Insígnia da Tempestade (Storm Badge).
Storm Badge

Vistas do Ginásio nas Gerações II e IV, respectivamente.


Equipes do Líder Chuck.

É isso pessoal, chegamos ao fim de mais um turismo! Obrigado por lerem até aqui!

Continuem ligados na PBN! O site nº 1 de Pokémon do País!

Até mais!

Sinta-se à vontade para comentar!

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال