Uma Breve Viagem por Kalos e França

Hoje teremos uma matéria especial, relacionando a França com a nossa mais nova região, Kalos.

Kalos, a região que introduzirá a 6° geração de Pokémon (Pokémon X & Y), foi recentemente anunciada. Como já foi especulado e previsto pelos fãs, é uma região inspirada na França, país que tem um legado incrível em nosso mundo. Confira agora, algumas curiosidades sobre a França e Kalos.

Pikachu anunciando a 6° geração no topo da "Torre Eiffel"

A França é um país localizado no continente Europeu e remonta uma grande influência cultural, social, militar, política e cultural, tornando-se uma verdadeira potência mundial. Desde sempre, a França teve muito influência na Europa e no final do século XIX e início do século XX, a França teve um dos maiores impérios do mundo. O lema da França é: "Liberté, Égalité, Fraternité" que significa "Liberdade, Igualdade, Fraternidade". A França é ainda considerado, o país da moda, da arte e da alta gastronomia, itens geralmente relacionados ao luxo e à riqueza.


Vejam as semelhanças físicas entre Kalos e a França. O formato é o mesmo (hexágono) e Kalos ainda assemelha-se à uma estrela. Além disso, a posição de alguns pontos turísticos franceses batem com os lugares em Kalos, como Paris que fica no mesmo lugar que Lumiose City.

Conhecida como a Cidade da Luz, Paris é um patrimônio histórico e cultural da humanidade. É recheada de palácios, abadias, catedrais e igrejas. Sua arquitetura antiga e preservada nos transportam para outras épocas e períodos - Paris parece ter sido estagnada no tempo. Atualmente é uma cidade com requinte e luxo, transbordada de restaurantes caros e boutiques de marcas conceituadas. 

Lumiose City

Paris

Pouco sabemos sobre a cidade principal do jogo, Lumiose que faz uma alusão à Paris, capital da França. Mas existem muitas semelhanças entre elas, como a torre, parecida com a Torre Eiffel e que aparece em Lumiose sendo o centro da cidade; além das avenidas floridas e cheias de lojas que dividem a cidade. 

Avenida em Paris

Na descrição de Lumiose City temos: "A cidade central da região de Kalos é Lumiose City, uma metrópole cheia de clientes checando sua variedade de lojas. Muitas ruas se estendem a partir da emblemática torre no centro da cidade." Logo, a descrição de Lumiose (além de ser parecida com Paris no geral) é muito semelhante à Champs Elysée, que é a maior avenida de Paris, com inúmeras lojas, boutiques, cafés, hotéis de luxo e restaurantes, enfeitados por uma fileira de árvores, tornando-se um centro comercial em potencial. 

Champs Elysée, a maior avenida comercial de Paris

Ruas e avenidas que dividem Paris, assim como Lumiose City 

Assim, por Paris ser a capital mundial da moda e por Lumiose ter sido inspirada nela, talvez seja nessa cidade que poderemos abusar da personalização dos personagens, comprando roupas, acessórios, itens e muito mais. Vale lembrar que Paris é a cidade do mundo que mais recebe turistas, cerca de 82 milhões por ano. Será que teremos personagens antigos fazendo aparições para visitar Lumiose City?

Parisienses em um Café

O lado oculto de Paris: As Catacumbas

Apesar de ser retratada como a Cidade da Luz, ser muito bela, enfeitada e cheia de áreas verdes, Paris também tem seu lado oculto e assustador, as Catacumbas subterrâneas.

Entrada das Catacumbas de Paris

Abaixo da bela e iluminada cidade de Paris, encontra-se um ossuário, chamado de "Catacumbas de Paris". Durante o século XVIII, as igrejas tinham seus próprios cemitérios mas eles não davam conta de enterrar gerações após gerações. Assim, em 1785, resolveram construir essas catacumbas, para garantir espaço à todas as pessoas. Estipula-se que existem cerca de 5 à 6 milhões de pessoas enterradas no subsolo parisiense, em cerca de 400 km de extensão. A maioria das pessoas lá enterradas foram mortas durante a Revolução Francesa. 

Parede das Catacumbas de Paris

Basicamente, as Catacumbas são um lugar cheio de túneis, becos, câmaras escuras e úmidas, repleta de ossos que constituem as paredes, pois inicialmente as ossadas humanas eram jogadas de qualquer jeito nas catacumbas. O local já foi alvo de muitas histórias assustadoras e aterrorizantes e até hoje causa pavor nas pessoas. Atualmente, o local serve como ponto turístico, tido como referência na atração de turistas estrangeiros.

Câmara Iluminada nas Catacumbas de Paris

Será que retratarão as Catacumbas de Paris em Lumiose City? Seria bem bacana se colocassem vários Pokémon do tipo Ghost lá embaixo, não acham?

Outros lugares na França que aparentam estar em Kalos

Palácio de Versalhes


É um castelo que fica localizado na cidade de Versalhes, que antes era uma aldeia rural, mas hoje faz parte do subúrbio de Paris. É um ponto turístico bem apreciado na França.

Provença-Alpes-Côte d'Azur


Por toda a França, existem algumas aréas onde se cultivam Lavanda. A Provença-Alpes-Côte d'Azur é uma das que mais se destacam, entretanto vemos algumas moitas que parecem ser lavanda no meio de Kalos e em outros lugares também.

Observatório de Paris


Criado em 1667, teve grande importância na Astronomia Ocidental.

Pont d'Avignon


Construída no século XV, a ponte é um ícone de arquitetura francesa. Fica localizada na cidade de Avignon.

Mont St. Michael


Formado por uma ilhota, o Mont St. Michael possui uma construção antiga e conjunto de abadias. É ligado ao continente por uma ponte.

Áreas frias e montanhosas da França (Departamento de Doubs)


Quase no limite da França, existe o departamento de Doubs, onde há algumas montanhas altas e o clima é bastante frio. Nas proximidades de lá vivem os Íbex-dos-Alpes, animal que inspirou Gogoat. Sim, Gogoat não é inspirado em um bode e sim em um Íbex-dos-Alpes. Como diz o nome, esse animal habita os Alpes e áreas como vegetação em abundância (isso justifica o tipo Grass), que por ironia do destino fazem parte da geografia da França.

Gogoat e Íbex-dos-Alpes

Conclusões

No final dessa matéria, podemos ver que Kalos possui muito mais da França do que parece. Lumiose City é idêntica à Paris e o continente tem muitos outros lugares em comum com a França. Além disso, podemos esperar mais comparações e retratações da França em Kalos, no lançamento de Pokémon X & Y. O que será que a nova região nos reserva?

Diego

Arte-educador, professor, pós-graduando em História da Arte.

31 Comentários

Sinta-se à vontade para comentar!

  1. Acho q é possível a aparição de Fantina e Elesa nessa região, as duas se enquadram no estilo de Kalos!!!

    ResponderExcluir
  2. "Mont St. Michael" Homenagem à minha pessoa! ahuahauha :)
    Ótima matéria Diego, está de parabéns!

    ResponderExcluir
  3. queria uma regiao baseada no brasil(imagina a quantidade de organizacoes criminosas),e o cristo redentor poderia ser uma estatua gigante de arceus.

    ResponderExcluir
  4. Seria bom se em lumiose city pudessemos batalhar com todos os líderes de ginásio e protagonistas das outras gerações

    ResponderExcluir
  5. Seria bom você comentar também que "igualdade,liberdade e fraternidade" não é o lema só da França mais sim de todos os paises que tiveram influencia no iluminismo.

    ResponderExcluir
  6. Pro japão o mundo é apenas uma parte da ásia, europa, e aérica do norte. O resto não existe para eles.

    ResponderExcluir
  7. os passaros mais comuns em paris nao sao os pombos?

    ResponderExcluir
  8. né anonimo das 19:01. o unico anime que teve no brasil e um antigão que passo na rede TV e era de futebol.

    ResponderExcluir
  9. porque a regão de kalos forma uma estrela?

    ResponderExcluir
  10. Anônimo: Digamos que não é bem uma estrela, é um hexágono.

    ResponderExcluir
  11. Fantina, Elesa, Juan e Wallace aprovam Lumiose city!!!

    ResponderExcluir
  12. Aquela cidadezinha apontada como o Palácio de Versalhes é onde tem aquela fonte da roselia com o simbolo de ginásio ao lado dela, então dá para deduzir que aquela cidade tem um ginásio do tipo Grass.

    ResponderExcluir
  13. reveja seu conceito de hexágono, pq isso é uma estrela mesmo.

    ResponderExcluir
  14. Gente sei q nao tem nada a haver com o assunto mas acho que quando lança 1 novo tipo lança mais 1 como em jotho
    steel e dark entao pode haver tipos como fairy/love '' besta''/ligth/cosmic/Any/artif etc....

    ResponderExcluir
  15. essas matérias do diego sempre cheias de suposições sem conhecimento feitas pelo próprio já estão me cansando. pff

    ResponderExcluir
  16. Vejam essas imagens, com elas temos quase certeza de um gym do tipo grass:
    http://sphotos-d.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-ash3/946607_265041690307039_1841537581_n.jpg
    http://sphotos-c.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-ash3/943240_265043963640145_162050230_n.jpg
    http://sphotos-d.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-ash4/401872_265047340306474_1585513381_n.jpg

    ResponderExcluir
  17. Anônimo: Eu consegui contar seis lados lá (hexágono).

    ResponderExcluir
  18. Don Diego, as pessoas estão dizendo que parece com uma estrela porque no site oficial diz que "Kalos tem a estranha forma de uma estrela". Mas também parece com um Hexágono.

    ResponderExcluir
  19. Que estranho eu poderia jurar que eu tinha visto o arco do triunfo e o museu do louvre no mapa e ninguem falou nada. Acho dificil que a próxima região seja baseado no brasil, pois se vocês perceberem eles estão apenas se baseando, por enquanto, nos países que mais investem na franquia que são os da américa do norte e da europa. Que são Estados Unidos, Canadá, França, Alemanha, Espanha, Itália, Reino Unido e mais um país da Ásia que é a Coréia do Sul. Por: Jardel

    ResponderExcluir
  20. Yes, puxaram mais o mapa no canto direito e ficou semelhante à uma estrela, mas ainda conseguimos contar seis lados.

    ResponderExcluir
  21. Anônimo das 21:24: Como foi escrito no começo da postagem são "comparações" e "relações" entre Kalos e França. Algumas delas são bem visíveis como pode perceber (ou não), então não são coisas sem conhecimento ou fundamento, são coisas baseadas em fatos apresentados. E na real: se está lhe cansando, é só não ler. (:

    ResponderExcluir
  22. Pessoal, agora que eu notei que aquele iconezinho da Pokédex é igualzinho ao mapa de Kalos. E ambos tem um formato estelar. Vou editar o post. Desculpas aí! (:

    ResponderExcluir
  23. Jardel, diga aí você acha que está o arco do Triunfo e o Museu do Louvre, aí quando possível edito a matéria e lhe dou créditos. (:

    ResponderExcluir
  24. Diego sabe aquela mansão azul que fica ao sul do palácio de versalhes, creio que esta seja o museu do louvre. Agora o arco do triunfo eu pensei que tava, mais num ta mesmo não. kkk por: Jardel

    ResponderExcluir
  25. Então Jardel, o arco fica em Paris, então era pra ele estar em Lumiose City. Sobre o Louvre eu vou ver quando posso editar, pra colocá-lo. Valeu! XD

    ResponderExcluir
  26. Uma observação vcs notaram que as cores da bandeira são as mesmas dos pokemons lendários? No caso pokemon X em azul e Pokemon Y em vermelho, seria possível que o suposto pokemon Z fosse branco?

    ResponderExcluir
  27. Sim Tiago! Incrível não é? Depois eu vou editar a postagem. Tomare que o outro lendário seja branco. (:

    ResponderExcluir
  28. Diego uma pergunta, vc se lembra daquele posto no twitter que foi publicado há um tempo atrás sobre o castform (Depois do post sobre o evee, e daquele sobre as semelhanças entre a Clefary)? Teria o Castform alguma coisa relacionada com o tipo da Sylveon

    ResponderExcluir
  29. Então, acho que não. Pois já passou um tempinho e não veio nada de novo.

    ResponderExcluir
  30. Anonimo das 19:03 concordo com você seria muito legal mesmo e iria ser uma das maiores regiões de todas pow e a ideia do arceus no lugar do Cristo e mt bolada.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال