Pokémon que Foram Inspirados em Animais Pré-Históricos (Parte 1)


Segundo a Biologia, animais pré-históricos são todos aqueles que viveram na Terra há milhares de anos e, por razões evolutivas, deixaram de existir, ou seja, foram extintos. Muitos desses animais ainda existem nos dias de hoje, mas em formas "evoluídas", já que se adaptaram e passaram a realizar seu nicho ecológico de acordo com o novo habitat.

Quando se fala em animais pré-históricos, muitos associam rapidamente aos dinossauros, grandes seres dos períodos antigos. E não estão errados; grande parte dos seres que existiam eram dinossauros, porém, eles dividiam o espaço com outros seres que também passaram por processos evolutivos, sendo extintos ou alterando suas formas para se adaptar ao novo mundo do homem moderno. Muitos desses seres que existiram são encontrados hoje em forma de fósseis (vestígios de seres vivos que habitaram a Terra nos primórdios).

Muitos acreditam que, ao falar em Pokémon pré-históricos, estamos nos referindo apenas aos famosos fósseis Pokémon, aqueles que toda região tem que ter. Contudo, existem muitos Pokémon inspirados em animais já extintos e suas características mostram, mais uma vez, que a Biologia e o mundo Pokémon seguem andando juntos. Esta matéria será dividida em duas partes: a parte 1 abrangerá de Kanto até Unova, e a parte 2 cobrirá as regiões remanescentes. Vamos começar?

Venusaur


Abrindo a matéria começamos com Venusaur. Isso mesmo, a forma final da primeira linha evolutiva de iniciais do mundo Pokémon foi inspirado em uma espécie de Rã pré-histórica chamada de Sapo-diabo (Beelzebufo ampinga). A principal inspiração de Venusaur e de toda a sua linha evolutiva veio dos anfíbios, mas a sua inspiração secundária ainda permanece em uma espécie de planta que possui uma das maiores flores do mundo, a conhecida Flor-cadáver. A teoria dos iniciais é bem real e Venusaur foi inspirado nessa espécie de rã que viveu na terra há cerca de 66-70 milhões de anos e, por seu tamanho colossal, se alimentava de animais muito maiores indo de acordo com sua estrutura corporal.

Lapras


Muitos vão afirmar sobre a inspiração de Lapras ter sido ligada ao famigerado Monstro do lago Ness. De fato, Lapras carrega traços dessa criatura, mas a sua principal inspiração foi no Plesiossauro (Plesiosaurus dolichodeirus), espécie de Sauropsida gigante que viveu na terra há mais de 200 milhões de anos. Os Plesiossauros eram animais que pesavam mais de 400kg e possuíam grandes nadadeiras que usavam para se mover com maestria na água. Se alimentava principalmente de pequenos peixes e pequenos seres aquáticos da época. Uma das habilidades de Lapras é a Absorção de Água (Water Absorb) e faz com que o Pokémon com essa habilidade recupere seu HP quando atingido por algum movimento aquático. Isso se explica porque os Plesiossauros eram considerados animais que faziam parte da água, já que na época de sua existência eles dominavam os grandes oceanos.

Omanyte e Omastar


A primeira linha evolutiva de fósseis foi completamente inspirada em uma espécie extinta de Cefalópode, a espécie Pleuroceras solare. Esses animais viveram nos fundos dos oceanos pré-históricos há cerca de 2 bilhões de anos e possuem parentescos com os moluscos atuais. Usavam seus poderosos tentáculos na região da boca para capturar suas presas e se alimentar, assim como Omastar. No mundo Pokémon é dito que Omastar predava Shellder, dando a crer que este Pokémon também vivia na pré-história, porém não há nenhum dado que confirme isso.

Kabuto


A linha evolutiva de Kabuto foi inspirada nos extintos Caranguejo-ferradura (Tachypleus gigas), espécies de artrópodes que viveram há mais de 300 milhões de anos. Essa espécie originou grandes espécies de caranguejos do mundo atual. A inspiração de Kabutops foi mais detalhada em outra espécie extinta. Esses animais viviam nas encostas dos rios e marés se alimentando e possuíam uma carapaça poderosa que protegia seu corpo frágil de predadores.

Kabutops


Como citado acima, Kabutops seguiu traços de outro animal pré-histórico, o Escorpião-marinho (Eurypterus remipes). Este artrópode viveu há mais de 450 milhões de anos e possuía um tamanho gigantesco com grandes garras que eram usadas para caçar e proporcionar seus nados nos oceanos da época.

Aerodactyl


Aerodactyl foi inspirado nos Pterodáctilos (Pterodactylus sp.), animais voadores com grandes asas que viveram há mais de 160 milhões de anos. Há muita discussão sobre essa ser a espécie que originou as aves atuais, quando na verdade o Archaeopteryx é o mais certo de ser a primeira ave. Aerodactyl, em sua forma Mega, assume algumas características ligadas a outras espécies de Pterodáctilos.

Meganium


Meganium segue a teoria dos iniciais de tipo Planta e foi inspirado em uma espécie já extinta. O design do Pokémon foi inspirado em dinossauros chamados Apatossauros (Apatosaurus sp.), animais que viveram na terra há mais de 150 milhões de anos. Esses animais eram muito altos e possuíam um longo pescoço que usavam para alcançar as folhas de árvores altas e que outros animais tinham dificuldade de alcançar. Por serem grandes herbívoros, é fácil entender o tipo Planta desse inicial da região de Johto.

Sceptile


Chegando em Hoenn temos Sceptile, que foi inspirado no Dilofossauro (Dilophosaurus sp.), uma espécie de dinossauro muito agressiva que tinha uma grande velocidade que usava para caçar. Viveram há cerca de 186 milhões de anos e eram dinossauros enormes que dominavam o local onde viviam. É dito que a área onde viviam hoje é a América do Norte. A velocidade desse dinossauro foi levada para Sceptile, que são conhecidos por sua velocidade e agilidade. O tipo Dragão de sua Mega Evolução vem do fato de que os dragões, seres mitológicos, eram considerados dinossauros.

Lileep e Cradily


Essa linha evolutiva foi inspirada no Lírio-do-mar (Crinoidea spp.), animal muito antigo e que prospera até os dias de hoje. A principal característica desses animais são os tentáculos que se assemelham a plantas e que usam para o seu ciclo de vida. Eles ficam fixados a rochas aquáticas e próximos aos recifes de corais onde há maior incidência de alimento. As primeiras espécies de Lírio-do-mar viveram na terra há mais ou menos 500 milhões de anos. Os olhos falsos em Cradily vêm do fato que esses animais se disfarçam para o meio em que vivem. Isso é muito comum no mundo animal, o que chamamos de mimetismo.

Anorith e Armaldo


Anorith e sua evolução Armaldo foram inspirados no Camarão-anormal (Anomalocaris canadensis), espécie de camarão que viveu na terra há mais ou menos 520 milhões de anos. Esses camarões eram enormes e se alimentavam de pequenos animais existentes na época. Suas garras permitiam agarrar presas muitas vezes maiores que eles. Assim como o animal, essa linha evolutiva usa suas garras para muitas ações.

Relicanth


Relicanth foi claramente inspirado no Celacanto (Coelacanthus sp.), antiga espécie de peixe que viveu nos oceanos há cerca de 400 milhões de anos. Acreditava-se que esse animal havia sido extinto, mas em meados de 1938 foi descoberto vivendo nas águas da África do Sul. É possível que existam mais desses animais que são considerados "fósseis vivos" e "peixes da longevidade", assim como Relicanth em sua categoria na Pokédex.

Torterra


A nossa tartaruga de Sinnoh segue a linha dos iniciais de Planta e foi inspirada no Anquilossauro (Ankylosaurus sp.), poderoso dinossauro que viveu na terra há cerca de 83 milhões de anos. Torterra possui um arsenal de inspirações, pois mistura um pouco das características de uma outra espécie de animal extinto, os conhecidos como Meiolania. Os Anquilossauros eram poderosos animais que travavam batalhas por território com outros dinossauros maiores que eles, em sua grande maioria. O tipo Planta de Torterra vem do fato de que os Anquilossauros se alimentavam, em boa parte, das plantas.

Cranidos e Rampardos


Nossos fósseis de Sinnoh foram inspirados nos dinossauros conhecidos como Paquicefalossauro (Pachycephalosauria), espécie de dinossauros que viveu na terra há cerca de 60 milhões de anos. Esses animais possuíam uma grande protuberância na cabeça usada para travar batalhas para defender seu território. Assim como sua inspiração, Cranidos e Rampardos são conhecidos por seus poderosos golpes vindos de suas cabeças. A versão brilhante de Rampardos (Shiny) foi inspirada em algumas espécies de dinossauros presentes na família dos Paquicefalossauros que possuem a sua cabeça em tons de laranja e vermelho.

Shieldon


Shieldon foi inspirado no Protocerátopo (Protoceratops sp.), uma espécie de pequeno dinossauro que usava a protuberância em sua cabeça para se defender dos predadores. Viveram na terra há cerca de 75 milhões de anos e eram muito astutos. Viviam em áreas fechadas para se proteger dos grandes predadores existentes da época.

Bastiodon


A forma evoluída do Shieldon, Bastiodon, foi inspirada no poderoso Chasmossauro (Chasmosaurus sp.), espécie de dinossauro que tinha uma protuberância em sua cabeça na forma de escudo que usava para se proteger e proteger seus parentes. Esses animais eram lentos, mas possuíam uma grande força quando irritados. Eram conhecidos como dinossauros com cabeça de ferro, o que faz jus a um dos ataques mais famosos de Bastiodon, o Cabeçada de Ferro (Iron Head).

Yanmega


Um dos famosos Pokémon de Jessie, Yanmega, foi baseado em uma espécie de libélula pré-histórica gigante, a Libélula-ogro (Meganeura monyi). Essa libélula imensa viveu na terra há cerca de 305 milhões de anos e é dita como a espécie que originou as libélulas do mundo atual. A sua forma pré-evoluída, Yanma, foi baseada em uma libélula muito comum no mundo de hoje.

Mamoswine


Um dos animais pré-históricos mais famosos do mundo serviu de inspiração para Mamoswine. O Mamute-lanoso (Mammuthus primigenius), uma espécie de mamute que viveu na terra há mais ou menos 4 mil anos. Esses animais eram um dos maiores animais de sua época. Fortes e resistentes, esses animais conseguiam realizar seu nicho ecológico até em lugares muito frios, em locais que conhecemos hoje como Sibéria. Assim como sua inspiração, Mamoswine são Pokémon muito fortes e que usam suas grandes presas para se defender.

Serperior


Entrando em Unova, temos Serperior. O Pokémon Régio foi inspirado em uma espécie de serpente que viveu na terra há mais ou menos 60 milhões de anos, a Titanoboa (Titanoboa cerrejonensis). Essas serpentes originaram as serpentes constritoras atuais e chegavam a mais de 12 metros de comprimento. Muitos dizem que Serperior é um dos Pokémon que mais foge da teoria dos iniciais de tipo Planta, pois não há uma ligação direta entre esse Pokémon e a Titanoboa, e sua linha evolutiva foi inspirada nas Cobras-verdes (Opheodrys aestivus). A verdade é que, devido a sua fama da época de grandes serpentes que enfrentavam tudo, as Titanoboas foram sim a fonte de inspiração para Serperior.

Tirtouga


Tirtouga foi inspirado em uma espécie de tartaruga muito antiga, a Protostega (Protostega gigas), uma tartaruga de tamanho grande que vivia nos mares da pré-história. Dizem que essa espécie de tartaruga originou as conhecidas Tartaruga-de-couro (Dermochelys coriacea), mas na verdade a que inspirou essa espécie de tartaruga foi a sua evolução, já que muitos acham que Tirtouga e sua evolução Carracosta seguiram a mesma inspiração. Carracosta na verdade foi inspirado em uma espécie de tartaruga ainda maior.

Carracosta


Considerada a maior tartaruga de sua época e a maior do mundo já documentada, a Tartaruga-arquelon (Archelon ischyros) foi a espécie que inspirou Carracosta. Grande, robusta e de fácil adaptação, essa espécie de tartaruga viveu nos oceanos pré-históricos há mais de 60 milhões de anos. Essa espécie solitária se alimentava de peixes e alguns animais marinhos. Pesava mais de 3 toneladas e foi um grande animal de sua época.

Archen e Archeops


Não há como negar a semelhança desses Pokémon com o Archaeopteryx (A. siemensii), animal extinto que é considerado a primeira ave do mundo. Esses animais viveram há mais de 200 milhões de anos e são conhecidos por terem desenvolvido o voo como forma de adaptação ao meio em que viviam. Muitos desses voos, que eram curtos na época, serviam para fugir de predadores, para locomoção e para procurar alimentos em locais onde outros animais não alcançavam, pois o voo ainda estava em "desenvolvimento". Possui um papel muito importante para a Biologia nos dias de hoje, pois o estudo das aves é considerado um dos mais belos dentro do ramo. Assim como sua inspiração, esses Pokémon buscavam lugares altos para se refugiar, embora Archeops seja um voraz Pokémon que desfere poderosos ataques.

Com essa bela linha evolutiva e ótima inspiração fechamos a primeira parte da nossa matéria sobre os animais da pré-história e Pokémon. Espero que estejam curtindo e em breve a segunda parte estará entre nós para que todos saibam quais animais, já extintos, inspiraram alguns de nossos Pokémon favoritos. O seu está nessa lista?

Leandro Lemos

Graduado em Ciências Biológicas, Pós-graduando em Zoologia e especializado em Entomologia. Poke-fã desde que se entende por gente. Viciado nível hard e apaixonado por toda a franquia. Hoje, como bom fã, busco levar informação e aguçar a curiosidade daqueles que buscam informações sobre Pokémon, fazendo com que todos, assim como eu e toda equipe da PBN, tenham Pokémon em sua vida.

5 Comentários

Sinta-se à vontade para comentar!

  1. Muito interessante a matéria, não conhecia algumas das inspirações apresentadas. No aguardo da parte dois.

    ResponderExcluir
  2. Uau muitos desses pokémons eu não sabia a inspiração,também gostei da publicação do tipo dragão.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال