Pokémon Unite - Análise dos Grupos do Mundial 2023

Pokémon Unite - Análise dos Grupos do Mundial 2023

O texto abaixo foi escrito por Jessie, integrante da seção de Pokémon Unite da PBN.

No dia 28 de julho, foi realizado o sorteio dos grupos que disputarão a primeira fase do Mundial de Pokémon Unite em Yokohama, nos dias 11 e 12 de agosto. O sorteio feito pelo apresentador e comentarista de Unite, Jake Sprague (@Spragels), foi transmitido pelo canal oficial do torneio, começando pelos times de Seed 1 – campeões de cada uma das 11 regiões – e em sequência com os 20 times restantes.

Nesse ponto, você pode notar que a matemática começa a se complicar, já que, se existem 11 campeões e apenas 8 grupos, isso necessariamente significa que nem todos os times serão cabeças de grupo e, a cada bolinha sorteada, a tensão foi se acumulando. Afinal, apenas um de cada grupo seguirá para o segundo dia de confrontos do Mundial. A seguir, você confere uma análise sobre cada um dos grupos do Mundial de Pokémon Unite em 2023.

Pokémon Unite - Análise dos Grupos do Mundial 2023

Grupo A

O primeiro time a ser sorteado é um velho conhecido, o time Peru - campeão LatAm Sul -, que até pouco tempo atrás chamava-se Qlash e é, disparado, o melhor time sul americano, com jogadores extremamente fortes e uma comp muito organizada.

Apesar de não ter mantido os bons resultados contra times brasileiros em seus últimos confrontos, ainda é um oponente forte, que deve ser respeitado. O segundo time sorteado no grupo A é o campeão japonês Secret Ship, que tem alguns trunfos a seu favor (estes compartilhados pelos outros três times japoneses), como jogar em casa, ter um meta bem diferente do utilizado na maioria das regiões e ter disputado os regionais com todos os Pokémon liberados. Principal oponente para o Peru, o Secret Ship, porém, só se sagrou campeão nas finais contra o time MJK, o que talvez dê uma pequena vantagem aos nossos “manitos”.

Por outro lado, Team3stars da Coréia e Hoenn de Latam Norte completam o grupo, com Hoenn provavelmente se saindo melhor nessa chave do que o segundo colocado coreano.

Grupo B

Este grupo, encabeçado pelo campeão da APAC Oeste, Rex Regun Qeon,  talvez possa ocupar o lugar de segundo grupo mais difícil do Mundial. Isso porque, além do time Indonésio, extremamente forte e versátil, tem-se também a Orangutan, que reformulou seu squad com os três principais jogadores do Hi5, um poderoso time do Oeste Asiático, além de dois atletas de Hong Kong.

Tornando tudo ainda mais difícil, tem-se o time Nouns Esports, vice campeão do Mundial 2022 e vice campeão europeu 2023. Apesar de alguns altos e baixos na temporada, a Nouns é um time forte, com seu top lane Ghatlue em fase inspiradíssima. E como eu havia dito que esse era um grupo difícil, fechamos com o campeão da Oceania, Exo Clan. Meu palpite é que a vaga fique entre Rex Regun e Nouns, com algum perigo vindo da Orangutan.

Grupo C

Chegamos no grupo da morte: o azaradíssimo Grupo C. Encabeçado pelo campeão europeu, Talibobo Believers, esse é o grupo onde está o nosso time "arrasa quarteirão", 00 Nation. Sim, o time que ganhou quase tudo na Europa teve, logo de cara, a companhia do time que ganhou tudo no Brasil.

Se Mazo é a estrela do time, Falb é a potência e mecânica da equipe. E como tragédia pouca é bobagem, também caiu no grupo C, Oyasumi Makuro, o time japonês de um dos melhores players de Pokémon Unite do mundo, Mame. Aliás, todos os cinco jogadores do Oyasumi Makuro podem ser considerados como os melhores em suas rotas no Japão. É bom não relaxar com o fato de terem ficado em quarto lugar no regional japonês, já que é um time que não pode ser subestimado.

Fechando o grupo, temos o Iclen, bom time da Oceania, mas que não oferece risco aos demais.

Grupo D

Teríamos, no grupo D, finalmente os refrescos? Primeiro time sorteado no grupo, o campeão coreano Agjil, ou Akjil, tem escolhas um pouco exóticas, como jogar todas as partidas de uma MD3 com a mesma comp, utilizar Pokémon muito fora do Meta ou priorizar a pontuação sem se equipar com foco na pontuação.

Em seguida, temos o time Fusion, que se classificou como Six Karma em terceiro no LatAm Norte, mas teve a sorte de ser abraçado pela Fusion eSports, que bancou a ida do time para o Mundial. O terceiro time sorteado foi um dos times mais fortes da América do Norte, a Amaterasu. O time não se saiu muito bem nas finais da região NA, caindo para o terceiro lugar, mas ainda merece atenção de seus oponentes.

Fechando a chave, estão nossos meninos do time Rise Gaming. Sim, depois de muito sofrimento, depois de dropar a antiga organização True eSports, de conseguir as passagens para o Japão graças ao apoio da comunidade, depois de ver seu Suporte Wablet ter seu visto negado e não acompanhar o time, aos 45 do segundo tempo, os meninos fecharam com a Rise, tornando-se a primeira line up de Pokémon Unite da organização. Substituindo Wablet, temos o sexto player e coach do time, o chileno Atited.

Considerados como um time underdog, Rise pode surpreender com as performances inacreditáveis de Jandeco e Max, além de toda a vontade de vencer de Guizin, ex-membro do time Xis OD, único a representar o Brasil no ano passado e que infelizmente foi eliminado ainda na fase de grupos.

Pokémon Unite - Análise dos Grupos do Mundial 2023

Grupo E

Abrimos o grupo com o campeão da América do Norte, TTV. O Seed 1 veio após uma sequência longa de batalhas contra a Luminosity, em que conseguiram neutralizar Overlord, e com uma boa dose de sorte, conseguiram conquistar as vitórias necessárias para alcançar o topo do pódio. Lutano, mesmo com algumas jogadas um pouco duvidosas, conseguiu levar seu time ao primeiro lugar e espera repetir o feito no mundial.

O próximo time, TeamMYS, por sua vez, passou pela situação inversa; melhor time da APA Oeste, perdeu o primeiro lugar nas finais para o time Rex Regun. Um time muito forte, com reais chances de ameaçar a TTV, com um meta diverso do nosso - assim como o próximo time do grupo E, o MJK, que perdeu as finais do Japão para Secret Ship.

E para dar um extra de emoção ao grupo, temos o Team Peps, time muito competitivo da Europa e, como se isso fosse pouco, há uma desavença entre membros de Peps e TTV, o que vai elevar ainda mais a rivalidade dentro do grupo.

Grupo F

Os filipinos do OMO Abyssiniam, campeões da APAC Leste, compõem o cabeça do grupo F, sendo mais um forte time asiático, com grandes chances de passar para o segundo dia da competição. Isso se deve principalmente por seus adversários serem o terceiro colocado da APAC Oeste, UD Vessuwan time com uma gameplay pouco consistente, e o Team YT, quarto colocado da América do Norte e que só se classificou no último instante.

O Seed 2 LatAm Sul, STMN Esports, fecha o grupo F, mas corremos o risco de não ver o desempenho de Riolu e os demais "manitos", devido às dificuldades do time em levantar os recursos necessários para a viagem e hospedagem no Japão. Isso nos priva dos bons embates que seriam travados entre STMN E OMO - realmente uma pena.

Grupo G

Chegamos ao grupo onde todos estavam felizes até chegar o último time sorteado. O time S8UL eSports, campeão indiano que mesmo caindo para a Lower Bracket nas finais, conseguiu superar a equipe FS Esports com um 2-0 sólido, é o cabeça da penúltima chave do campeonato, tendo a companhia do terceiro colocado japonês, Team Tamerin, e dos europeus classificados por pontos, TimeToShine, um bom time que até teria mais chances de conquistar seu lugar no dia 2 do campeonato, se não fosse a presença do time Luminosity Gaming, campeões mundiais de 2022.

Com a line up vencedora da BLCKHVND, Luminosity é um dos nomes favoritos e está com muita sede de um bicampeonato. Apesar de alguns tropeços nas finais NA, ninguém é capaz de duvidar da capacidade de Overlord, Slashcan e companhia.

Grupo H

Fechando os grupos do Mundial, e a conta completamente nonsense feita pela organização do evento, temos apenas três times: os campeões LatAm Norte do Entity7, o terceiro colocado APAC Leste, Kumu, e os indianos do FS eSports, que como já dissemos, sucumbiram diante da S8UL nas finais da sua região. Um grupo muito favorável ao Entity7, melhor time entre os três.

Pokémon Unite - Análise dos Grupos do Mundial 2023

Claro, todas essa observações podem se tornar irrelevantes diante de um Smite inesperado, um Last Hit salvador, ou aquele 1 ponto a mais nos últimos segundos da partida. Afinal, campeões vencem por seu talento e trabalho árduo, mas a sorte, às vezes, pode ser traiçoeira - e tudo aquilo que parecia caminhar para o resultado esperado, se vê de pernas para o ar em um segundo. Uma coisa é certa: de tédio, ninguém morrerá nesse segundo Mundial de Pokémon Unite.

Como o Brasil chega no Mundial de Pokémon Unite 2023?

Caso você tenha gostado da análise dos times do Mundial de Pokémon Unite 2023 acima e queira se aprofundar ainda mais sobre os grupos e as chances de cada time, confira abaixo (ou procure no seu agregador de Podcast favorito) o PBN Cast #48 - Como o Brasil chega no Mundial de Pokémon Unite (part. Finz e Rabbit), em que a PBN convidou as Casters oficiais de Pokémon Unite no Brasil, Finz e Rabbit, para comentar sobre suas expectativas para o campeonato:


Além disso, se quiser continuar antenado no conteúdo de Pokémon Unite, siga nas redes sociais as pessoas que auxiliaram com esta matéria/podcast:


Se você quiser saber mais informações sobre Pokémon Unite, confira nosso Menu completo sobre o jogo clicando aqui.

Lucas Avancini

Fã desde muito pequeno, cresceu assistindo, jogando e colecionando tudo relacionado à franquia. Acredita que fazer parte de um dos maiores portais brasileiros de Pokémon no Brasil é um antigo sonho se tornando realidade, já que sempre quis desenvolver algo para contribuir com a comunidade no país. Formado em Administração pela Universidade de São Paulo e atualmente atuando no ramo de tecnologia.

Sinta-se à vontade para comentar!

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال