Teremos transmissão do Mundial de Pokémon Unite em Português?

Pokémon Unite - Transmissão em Português no Mundial

Se você acompanha o cenário de Pokémon Unite nacional e internacional, sabe que durante os dias 11 a 13 de agosto teremos o Campeonato Mundial de Pokémon Unite que, nesse ano, será realizado na cidade de Yokohama, no Japão. Ainda que seja um momento de muita euforia para a comunidade do jogo, uma polêmica recente está em voga nos últimos dias: ao que parece, diferente do ano passado, em 2023 não teremos a transmissão oficial do Mundial em português.

A suspeita de que não teremos a transmissão oficial em português se iniciou, principalmente, pela forma como os casters da Liga Regional Brasileira terminaram a transmissão da última série, há algumas semanas. Diferente do ano passado, em que estavam empolgados e dizendo que voltariam em agosto para transmitirem o mundial, o clima deste ano era muito mais triste, com uma singela despedida.

Quando os fãs começaram a especular nas redes sociais sobre o fato de que esse ano não existiria a transmissão, casters e pessoas influentes do cenário disseram apenas que "não sabem", já que ainda não foram informados e não houve confirmação por parte da Pokémon Company. O problema é que, chegando cada vez mais próximo do mundial e ainda sem confirmação, realmente parece que esse ano não teremos a transmissão oficial em português. E se os próprios casters ainda não foram informados por parte da Pokémon Company, isso não parece um bom sinal.

Pokémon Unite - Transmissão em Português no Mundial

E qual o impacto disso no cenário?

Em qualquer modalidade de eSports, o Brasil sempre tem uma das maiores e mais engajadas comunidades do mundo. Em Pokémon Unite, isso não é diferente. Caso realmente venha a se confirmar de que não existirá a transmissão em português, todos só têm a perder com isso: a Pokémon Company, os fãs, o cenário nacional e internacional, e, obviamente, o próprio Pokémon Unite.

O engajamento dos fãs, os memes em redes sociais, a torcida fervorosa e a paixão pelo jogo - todas características brasileiras marcantes - sofrem com uma decisão como essa. A narração brasileira é uma das mais famosas e mais reconhecidas do mundo, principalmente em uma modalidade tão dinâmica como Pokémon Unite. A falta da transmissão em português inibe a interação de jogadores, narradores, comentaristas e o próprio chat com a comunidade Pokémon e, é claro, atrapalha a conexão dos fãs com o jogo.

Além disso, a falta da transmissão brasileira e consequente queda nas visualizações do jogo no Brasil impacta diretamente no investimento que marcas e organizações de eSports podem colocar no país. Por que uma organização deveria investir em um cenário em que sua marca não será divulgada mesmo que ela se classifique ao campeonato mundial da modalidade? E a organização não terá essa divulgação mesmo investindo em uma das maiores franquias de entretenimento do mundo?

De forma geral, caso essa suspeita realmente se confirme, é inegável que seria um grande passo para trás em relação ao que já foi desenvolvido no cenário nacional de Pokémon Unite. Ainda que não tenha sido confirmado oficialmente que realmente não existirá a transmissão em português esse ano, o silêncio por parte da Pokémon Company sobre o assunto até o momento - praticamente 1 mês antes de o campeonato começar - deixa os fãs cada vez mais receosos e desesperançosos.

Se você quiser saber absolutamente todos os detalhes sobre esta história, um dos principais jogadores profissionais de Pokémon Unite, Jandeco, explicou tudo sobre o caso neste vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=808XL00XTrQ&t=1s

Vamos torcer para que essa situação se altere e tenhamos a transmissão oficial do campeonato mundial de Pokémon Unite em português no Brasil.

Lucas Avancini

Fã desde muito pequeno, cresceu assistindo, jogando e colecionando tudo relacionado à franquia. Acredita que fazer parte de um dos maiores portais brasileiros de Pokémon no Brasil é um antigo sonho se tornando realidade, já que sempre quis desenvolver algo para contribuir com a comunidade no país. Formado em Administração pela Universidade de São Paulo e atualmente atuando no ramo de tecnologia.

Sinta-se à vontade para comentar!

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال