Uma batalha Pokémon ocorre quando dois treinadores se enfrentam. Embora o estilo de batalha mais comum seja de um Pokémon contra o outro, como acontece em batalhas de ginásio ou contra treinadores que o jogador encontra durante a sua jornada, existem diferentes estilos de batalhas nos jogos Pokémon.
Novos formatos de batalha foram adicionados aos jogos principais de Pokémon conforme novas gerações foram criadas. Até a segunda geração existiam apenas as batalhas 1 vs 1, conhecidas como Single Battles. Depois surgiram as Double Battles, Multi Battles, Triple Battles, Rotation Battles, e várias outras. Nesta matéria, vamos conhecer as características de cada formato de batalha.
Single Battle
O principal formato de batalha, o único presente em todas as gerações de jogo de Pokémon. É o clássico 1 vs 1, em que um Pokémon do jogador enfrenta o Pokémon do adversário. Este estilo de batalha é predominante na história dos jogos, sendo o estilo preferido dos líderes de ginásios e membros da Elite 4.
Double Battle
Esse modo de batalha foi introduzido na 3ª geração. Dois treinadores se enfrentam numa batalha, mas cada um envia 2 Pokémon ao invés de 1. A batalha ganhou um novo nível de complexidade, com movimentos que afetam vários Pokémon na arena, movimentos de suporte e novas estratégias que vieram junto com as habilidades também introduzidas nessa geração. Este é o principal formato de batalha dos torneios oficiais de Pokémon (VGC).
Multi Battle
Também chamda de Tag Battle, esse modo de batalha foi introduzido na 3ª geração e é muito semelhante as Double Battles. A diferença é que nas Multi Battles duas duplas de treinadores se enfrentam na batalha, cada um comandando um Pokémon por vez. As mecânicas de batalha são as mesmas das Double Battles.
Triple Battle
Introduzida na 5ª geração e adiciona mais um nível de complexidade nas batalhas. Diferente das Double Battles, o posicionamento dos Pokémon é muito importante nas Triple Battles. Os Pokémon posicionados nas laterais podem usar movimentos nos Pokémon diretamente na frente e no seu vizinho, enquanto o Pokémon no meio pode usar movimentos em qualquer Pokémon no campo e causa mais dano quando usa movimentos em área. Esse modo de batalha existe apenas nos jogos da 5ª e 6ª geração.
Existem alguns movimentos, principalmente do tipo Flying e outros como Aura Sphere, Dark Pulse, Dragon Pulse, Water Pulse, Heal Pulse e Perish Song, que podem ser utilizados em qualquer Pokémon independente da sua posição. É possível mudar a posição dos Pokémon da lateral para o meio, porém não há prioridade na troca e conta como uma ação no turno.
Rotation Battle
É um formato de batalha também introduzido na 5ª geração semelhante às Triple Battles, exceto que apenas um Pokémon ataca por vez. O diferencial dessa batalha é que a arena pode ser rotacionada uma vez para um dos sentidos antes de os Pokémon atacarem (Priority +6). É diferente de uma troca de Pokémon, porque não conta como uma ação no turno. Esse modo de batalha existe apenas nos jogos da 5ª e 6ª geração.
Movimentos e habilidades em área afetam apenas o Pokémon que está na frente (ativo) e os Pokémon que não estão ativos não sofrem danos de Status (poison, burn).
Horde Battle
Foi introduzida na 6ª geração. É um formato de batalha em que apenas um Pokémon do treinador batalha contra 5 Pokémon selvagens, geralmente da mesma espécie ou que tenham alguma relação como Plusle e Minun ou Tauros e Miltank. Os Pokémon encontrados dessa forma geralmente aparecem em estágios evolutivos inferiores e na metade do Level que apareceriam se fosse um encontro sozinho naquela área. As Horde Battles podem ser forçadas utilizando Honey ou Sweet Scent quando o tempo está aberto. Este formato de batalha está disponível apenas nos jogos Pokémon X, Y, Omega Ruby e Alpha Sapphire.
Sky Battle
É um formato de batalha introduzido na 6ª geração. O grande diferencial dessa batalha é que ela ocorre no ar, portanto apenas Pokémon do tipo Flying ou que tenham habilidade Levitate podem participar. São batalhas opcionais, já que o treinador pode não ter Pokémon elegíveis para a batalha. Este formato de batalha está disponível apenas nos jogos Pokémon X e Y.
Inverse Battle
Este curioso estilo de batalha introduzido nos jogos da 6ª geração inverte a efetividade dos tipos. Ou seja, um Pokémon de tipo Fogo passa a ser super efetivo contra um Pokémon de tipo Água, e assim por diante. Em Pokémon X e Y, o jogador pode realizar Inverse Battle uma vez por dia na Route 18, enquanto em Pokémon Omega Ruby e Alpha Sapphire esse formato de batalha está presente em Mauville City. Inverse Battles também podem ocorrer nas Super Secret Base.
SOS Battle
Introduzida na 7ª geração, esse formato de batalha ocorre quando Pokémon selvagens chamam ajuda de outros Pokémon e a batalha se torna um 2vs1. Os Totem Pokémon, introduzidos na mesma geração, sempre chamam ajuda e sempre são atendidos. Pokémon comuns também podem chamar ajuda, mas nem sempre são atendidos. Este formato de batalha está disponível apenas nos jogos Pokémon Sun, Moon, Ultra Sun e Ultra Moon.
A maioria dos Pokémon que chegam na batalha para ajudar são da mesma espécie, mas alguns podem não ter relação nenhuma com o Pokémon que pediu ajuda (Alolan Dugtrio pode chamar outro Dugtrio, Golett ou Baltoy). Além disso, um mesmo Pokémon pode receber ajuda de diferentes Pokémon dependendo da região que é encontrado (Dratini pode chamar Dragonite apenas em Poni Gauntlet, nas demais áreas pode chamar apenas Dratini e Dragonair).
Battle Royal
Um estilo de batalha também introduzido na 7ª geração. Nesse formato, quatro jogadores se enfrentam simultaneamente no Battle Royal Dome. Os jogadores podem levar até três Pokémon para o ringue, e a batalha termina quando um dos treinadores não tiver mais nenhum Pokémon. Cada Pokémon pode atacar qualquer um dos três adversários em campo. Este formato de batalha está disponível apenas nos jogos Pokémon Sun, Moon, Ultra Sun e Ultra Moon.
Raid Battle
As Raid Battles foram introduzidas na 8ª geração (Max Raid Battles) e também estão presentes na 9ª geração (Tera Raid Battle), com algumas diferenças. Em ambos os casos, 4 treinadores batalham contra um Pokémon fortalecido dentro de um limite de tempo, quantidade de turnos ou de Pokémon nocauteados. As batalhas podem ser online (com outros jogadores) ou offline (com NPC).
Max Raid Battle
Quatro treinadores batalham contra um Pokémon Dynamax ou Gigantamax, que permanece nesse estado durante toda a batalha. Dependendo da dificuldade da raid, alguns Pokémon podem criar barreiras e resistir a mais golpes. Caso o Pokémon da raid seja derrotado, os jogadores podem tentar capturá-lo (pode falhar). Caso contrário, a batalha é encerrada ao atingir 10 turnos ou quando os Pokémon dos treinadores são nocauteados 4 vezes. Este estilo de batalha está presente nos jogos Pokémon Sword e Shield.
Tera Raid Battle
Quatro treinadores batalham contra um Tera Pokémon, que permanece nesse estado até o fim da batalha. Dependendo da dificuldade da raid, alguns Pokémon podem criar barreiras, anular Status negativos de si ou anular mudança de Status dos treinadores. Existe uma barra de tempo que pode ser acompanhada ao longo da batalha, que diminui conforme os Pokémon dos treinadores são nocauteados. Caso o Pokémon da raid seja derrotado, os jogadores podem capturá-lo (não falha). Este estilo de batalha está presente nos jogos Pokémon Scarlet e Violet.
Auto Battle
A Auto Battle é um estilo de batalha introduzido em Pokémon Scarlet e Violet. Neste formato, o jogador pode pressionar o botão R do controle para enviar o primeiro Pokémon da sua equipe para enfrentar outros Pokémon selvagens por perto de forma automática. O resultado da batalha é definido com base no nível do Pokémon e nas vantagens de tipo. Um Pokémon do treinador em Auto Battle nunca morre, ficando sempre com pelo menos 1 de HP. Além disso, nenhum PP dos movimentos é consumido.
Ao derrotar um Pokémon em Auto Battle, o Pokémon principal da equipe e os demais Pokémon da equipe recebem uma pequena quantidade de experiência. A quantidade de experiência recebida em Auto Battle é menor do que a quantidade recebida em uma batalha tradicional. As Auto Battles não funcionam contra Pokémon Shiny ou Pokémon Terastalizado, e não desbloqueiam evolução.
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