No dia 14 de abril, a coleção Escarlate e Violeta, primeira do bloco de mesmo título, tornou-se válida para torneios oficiais de Pokémon TCG. No mesmo dia, foi efetivada a rotação 2023 e ocorreu o European International Champioships (EUIC), com mais de 1.500 jogadores na categoria Master.
Mesmo antes do EUIC, jogadores competiam em torneios online da Limitless por meio do Pokémon TCG Live, no qual o novo formato chegou em primeira mão em 31 de março.
Com base nisso, é possível analisar, brevemente, o atual estado do formato Padrão, no início da era de Paldea.
EUIC - Top 8
Dada a relevância e a quantidade de jogadores, o Internacional Europeu é o grande parâmetro para análises por enquanto. Felizmente, as 8 primeiras posições incluíram uma boa variedade de baralhos, tanto velhos conhecidos quanto totalmente inéditos.
Antigos amigos
O campeão, Arceus/Duraludon, faz parte do primeiro grupo. Embora não seja um baralho usado com tanta frequência, ele tem característica anti-meta, colocando-se em posição favorável contra decks dependentes de Energias Especiais ou, agora, atacantes com Habilidade, graças à adição de Vulpix de Alola V-ASTRO.
Lost Zone Box, Mew VMAX e Lugia/Archeops têm algo em comum: todos já ocuparam o posto de melhor baralho do formato e foram os três mais populares de novembro a março. Os dois primeiros não sofreram com a rotação e mudaram pouco, ao contrário do Lugia, que precisou incorporar elementos de Golpe Decisivo para manter-se no topo após a perda de peças importantes.
Apostando numa estratégia consistente, simples e defensiva, Goodra não ficou para trás.
Recém-chegados
Não pareceria o início de um novo bloco sem representantes de Escarlate e Violeta. Isso ficou por conta de Gardevoir ex e Miraidon ex, não à toa as estrelas da coleção.
No Miraidon, a Habilidade Unidade Tandem é o motor principal. Com extrema facilidade para colocar Pokémon em campo, basta uma aceleração de Energia, com o Gerador Elétrico, e alguns impulsos de dano, com o Regieleki VMAX, para causar nocautes.
Com Gardevoir, a complexidade é maior. O baralho combina a aceleração de Energia da Gardevoir ex com o poder de compra da Kirlia e com o dano do Zacian V e da Gardevoir (CRE). O suficiente para pressionar o adversário após a montagem do setup.
Os baralhos mais usados
Para completar, é interessante observar o ranking de baralhos mais populares da Limitless. Sem surpresas, 6 dos 10 primeiros alcançaram o top 8 do EUIC. Os outros quatro são duas versões de
Giratina V-ASTRO, outra versão de
Lost Zone Box e uma variante de Gardevoir
ex com
Mewtwo V-UNION.
No top 15, é válido mencionar a crescente do
Urshifu VMAX, agora em parceria com o
Inteleon VMAX, e a adaptação do
Dialga V-ASTRO para o pós-rotação, além, claro, do Arceus/Duraludon.
Conclusão
Em suma, a rotação e a chegada de Paldea balançaram o metagame, mas, por enquanto, não derrubaram as forças previamente estabelecidas.
Para uma análise mais detalhada do EUIC em si, recomendamos este vídeo, do jogador profissional Ricardo Toddy. Mais dados sobre esse e outros eventos podem ser encontrados na Limitless e na PokéStats.
A maioria dos decks citados já foi comentada em artigos anteriores da Pokémon Blast News. Não deixe de dar olhada na nossa página dedicada ao TCG!