Pokémon Adventures - Blue, o Treinador

Blue Pokémon Adventures

  • Nome: Blue Oak
  • Data de nascimento: 22 de novembro
  • Tipo sanguíneo: AB
  • Cor dos olhos: Verdes
  • Cor do cabelo: Marrom
  • Origem: Pallet, região de Kanto
  • Parentes: Professor Carvalho (Professor Oak, em inglês) - avô; Daisy Oak - irmã mais velha

Com uma personalidade séria, Blue é um treinador focado que exige excelência em todas as suas atividades. Na maioria das vezes, encontra-se com poucas expressões em seu rosto, contrastando com o perfil excêntrico do seu grande rival e amigo, Red.

Sua habilidade especial, descrita pelo Professor Carvalho, é o de treinamento Pokémon, fortalecendo seus parceiros e os preparando para grandes desafios. Isso foi demonstrado diversas vezes ao longo dos arcos do mangá, bem como sua evolução e crescimento pessoal.

De um início arrogante, Blue passa a ser um membro confiável do grupo dos detentores da Pokédex, aparecendo sempre em momentos críticos da história, além de ser decisivo em algumas situações.

Arco Red, Green & Blue

Em sua infância, juntamente com seu Scyther (seu primeiro parceiro), Blue foi treinar com Chuck, líder de ginásio da região de Johto especialista em Pokémon lutador. Após um tempo de treinamento, chegando a idade de iniciar sua jornada, Blue recebe de seu avô um Charmander e inicia suas aventuras em Kanto.

Sua primeira aparição no mangá foi logo no primeiro capítulo enfrentando um Mew. Ao ver a disparidade de níveis, Blue se retira da batalha já prevendo uma possível derrota.

Ao longo de todo o primeiro arco, Blue surge como o grande oponente de Red, provando ser um grande treinador. Após os acontecimentos envolvendo a Equipe Rocket, os dois começam a construir uma forte amizade, levando-os a trabalhar juntos contra toda a organização de Giovanni.

Blue e Red: admiração, respeito e rivalidade

Um dos momentos mais emblemáticos ocorre durante o torneio da Liga Pokémon, quando o Charizard de Blue é derrotado pelo Venusaur de Red, selando uma batalha acirrada.

Arco Yellow

Anos após o primeiro arco, a trama gira em torno do desaparecimento de Red. O foco agora é em Yellow, protagonista desses capítulos. Blue surge como seu tutor, ensinando o básico de capturas e duelos.

Seu maior destaque nesse arco é a batalha contra Agatha, antiga rival do seu avô, mostrando que a habilidade em combate é hereditária na família Oak.

Arco Gold, Silver & Crystal

O tempo passa e agora encontramos um Blue maduro e líder de ginásio. O posto do ginásio de Viridian estava vago e o nosso personagem o assume.

Ao longo do arco, um confronto amistoso entre os líderes de Kanto e Johto acontece. Blue enfrenta Chuck, o seu antigo mestre, entretanto, a Equipe Rocket invade o evento fazendo com que todos unissem forças para expulsar os vilões.

Blue e Red são peças fundamentais na batalha contra o Homem Mascarado. Importante perceber, também, a união dos protagonistas de Kanto e Johto nessa história, mostrando uma forte conexão com os jogos.

Arco FireRed & LeafGreen

Voltando ao protagonismo, esse arco foca em um Pokémon misterioso que ronda Kanto, além da exploração de uma nova região: as ilhas Sevii.

Blue parte com Red para uma investigação. Chegando no arquipélago eles se encontram com Green, além de conhecer Ultima, uma anciã que ensinará os golpes supremos: Explosão de Chamas para o Charizard de Blue, Planta Mortal para o Venusaur de Red e Hidro Canhão para o Blastoise de Green.

Aqui o grande vilão novamente é Giovanni. Controlando o Pokémon espacial Deoxys, os Rockets partem em direção às ilhas Sevii. Nossos três protagonistas enfrentam a ameaça e os combatem com seus novos golpes.

O ponto alto da história aparece no último capítulo. Após uma intensa batalha com a vitória dos detentores das Pokédex, um raio misterioso os atinge, petrificando a todos e encerrando de forma abrupta esse arco.

Um dos finais mais surpreendentes em Pokémon Adventures

Arco Emerald

Na maior parte desse arco, Blue e os outros se encontram ainda petrificados. Eles são libertados apenas no final através do desejo de Emerald ao Pokémon mítico Jirachi. Uma vez livres, Blue percebe estar ocorrendo uma batalha intensa contra Guile e seu Kyogre. Juntamente com os outros protagonistas, o vilão é derrotado.

Arco Diamond & Pearl

Aqui não há tanto destaque para Blue. Ele é apenas citado e mostrado brevemente em alguns quadros.

Arco HeartGold & Soul Silver

Novamente um arco no qual Blue não é tão aproveitado. Após alguns acontecimentos na Batalha da Fronteira, Silver e Blue tentam localizar Giovanni, mas sem sucesso.

Arco X & Y

É revelado que no passado Blue foi um discípulo de Gurkinn, aprendendo a arte da mega evolução. Ele se junta à campeã Diantha para uma exploração em Kalos, buscando pistas para encontrar o Pokémon lendário Zygarde.

Ao decorrer da viagem, a dupla se envolve em batalhas contra a Equipe Flare. Juntamente com X e Y, Blue e Diantha usam o poder da mega evolução. Surge, então, o Mega Charizard Y de Blue.

O pequeno Charmander atinge o ápice da evolução: Mega Charizard Y

Arco OmegaRuby & AlphaSapphire

Blue aparece novamente megaevoluindo seu Charizard, na batalha contra Maxie e Archie.

Pokémon

Esses foram os parceiros usados por Blue ao longo dos arcos de Pokémon Adventures:

  • Scyther ➡️ Scizor
  • Charmander ➡️ Charmeleon ➡️ Charizard ↔️ Mega Charizard Y
  • Psyduck ➡️ Golduck
  • Machoke ➡️ Machamp
  • Porygon ➡️ Porygon2
  • Rhydon ➡️ Rhyperior
  • Pumpkaboo
  • Pidgeot
  • Ninetales
  • Exeggutor
  • Alakazam
  • Arcanine

Curiosidades


  • A curiosidade mais clássica é a troca de nomes entre Blue e Green na tradução para o ocidente. Isso decorre dos jogos da primeira geração. Enquanto no Japão o jogo Pokémon Red é pareado com Pokémon Green, por aqui sua contraparte é Pokémon Blue.
  • Blue é um dos poucos personagens a ter sobrenome.
  • A clássica imagem de um Arbok sendo cortado ao meio foi decorrente de um ataque do Charmeleon de Blue. O quadro apareceu no capítulo 14 do arco Red & Blue, dividindo opiniões.
  • Embora Silver seja o detentor da Pokédex que tem como habilidade especial a troca de Pokémon, Blue lidera o ranking de evoluções por esse mecanismo: Scizor, Machamp, Porygon2 e Rhyperior.
  • Blue foi o primeiro, em toda série, a ganhar a Pokédex.

Fazendo parte da primeira leva de protagonistas, Blue tem uma ampla participação em diversos pontos da obra. Um personagem que amadureceu durante o tempo, servindo como pilar para as novas gerações. De antagonista a herói, Blue se firma como uma peça fundamental em Pokémon Adventures.

Blue Pokémon Adventures

Vini

Natalense raiz, cresceu cantarolando aberturas de animes. Colecionador de mangás e apaixonado por pokémon! Frustrado por não ter completado o álbum de figurinhas, mas realizado por ter o pôster do primeiro filme.

Sinta-se à vontade para comentar!

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال