Pokémon Scarlet e Violet - Como Treinar Effort Values (EV's)


Por: Lucas Emmanoel Araujo Machado (Twitter | Instagram | Twitch | Youtube)

O Treinamento de EV's em Pokémon é uma etapa importante para auxiliar num bom desempenho do seu Pokémon e do seu time. Assim, com os treinamento corretos você será capaz de superar as Raids de 5 estrelas ou mais, e também poderá ter um time forte no metagame competitivo.

Para treinar os EV's dos Pokémon temos dois métodos, sendo um mais rápido porém mais caro, e um segundo mais lento, porém mais em conta. Além disso, em Pokémon Scarlet e Violet há algumas mecânicas que nos auxiliam nesse treinamento, como a Mass Outbreak e os Sanduíches para aumentar encontros com determinado tipo de Pokémon. Além disso, caso precise arrumar os EV's de algum Pokémon temos berries que nos auxiliam.

O intuito desse material é entendermos melhor como podemos treinar nosso time de uma forma eficiente, levando a uma estrutura na qual possamos ter as batalhas mais emocionantes e acirradas nas batalhas ranqueada, além de um melhor proveito no jogo.

A importância do treinamento de EV

Pokémon é um jogo no formato RPG, assim ele possui os valores de atributos que os definem. Sendo chamados de stats, esses valores são divididos em: HP, Attack, Defense, Special Attack, Special Defense e Speed.

Bom, já sabemos que nossos companheiros na jornada têm os stats para definir como ele é. Mas como isso impacta no jogo? E por que eu tenho que treinar os EV's? O treinamento de EV é para alterarmos os valores desses stats, e com isso podemos deixar o nosso Pokémon ou com uma defesa maior permitindo ele resistir mais a golpes físicos, ou com ataques mais fortes para derrubarmos os adversário com maior facilidade, entre tantas outras possibilidades. E isso é considerado tanto no modo história, raid, ou batalha contra outro jogador.

Assim podemos dizer que quando um Pokémon está bem effortado, isso ajudará a superar com mais facilidade algum desafio do jogo, incluindo as Raids de 6 estrelas, que são bem difíceis, mas com os EV's certos e trabalho em equipe são superadas com menos pressão. Além de ser um dos pontos mais importantes em um torneio competitivo.

A influência do EV nos stats dos Pokémon

Os EV's podem ser relacionados quando nós treinamos um Pokémon, ou seja, ele é a forma que preparamos nossos Pokémon para as batalhas, seja fortalecendo seus ataques, ou aumentando as defesas, ou deixando eles os mais rápidos possíveis.

Sabendo disso, temos que observar alguns pontos. Se pegarmos dois Rockruff no mesmo nível e compararmos eles, vemos que seus stats são diferentes: um tem 66 de Attack no nível 35 e outro tem 83 no mesmo nível. Essa diferença ocorre devido à diferença de valor dos EV's entre os dois.



A distribuição de EV's funciona da seguinte forma: para aumentar o atributo de um Pokémon é necessário 4 pontos de EV treinados para aquele stats, com isso você possui um total de 510 pontos para distribuir em um Pokémon. Além disso, cada atributo tem um valor máximo de 252 pontos de EV que o Pokémon pode receber.

Como podemos observar, os dois Rockeruff são diferentes. Para o status de attack, um possui o attack tímido, que teve seu treinamento iniciado, e no outro temos ele com seu esforço no máximo. Ou seja, se ocorre uma batalha entre esses dois Pokémon, aquele com maior ataque tem mais vantagem.



Com essa informação, vemos que os EV's afetam diretamente no rendimento de um Pokémon quando ele está batalhando.

Agora que vimos como o EV pode influenciar numa batalha, vamos ver como podemos treinar eles. Existem dois métodos bem distintos, mas simples de serem aplicados no jogo. Um será mais rápido, porém gastará mais recursos do jogo, enquanto o segundo será mais demorado, porém com um custo bem menor.

O caminho mais rápido para treinar seu Pokémon

Nesse método usaremos itens, alguns podendo ser comprados, como as vitaminas, e outros são encontrados na região de Casseroya Lake, e nas tera Raid Battles, como as penas (Feathers).

As vitaminas dão 10 pontos de EV ao stats do Pokémon ao ser consumida por ele. Dessa forma, se você quer deixar um Pokémon com os EV's máximos em Defesa, por exemplo, você precisará de 26 vitaminas.

Para adquirir esse item, além de encontrar alguns ao longo do jogo, é possível comprá-los em uma das lojas Chansey Supply, presente nas cidades Mesagoza (Leste, Centro), Cascarrafa, Montenevera e Levincia (Norte), pelo valor de 10.000 Pokedollar.

Vitaminas e seus valores na Loja Chansey Supply

Para melhor entender como elas funcionam, segue a lista de cada uma e seu efeito:

  • HP Up - aumenta 10 pontos de EV em HP
  • Protein - aumenta 10 pontos de EV em Attack
  • Iron - aumenta 10 pontos de EV em Defense
  • Calcium - aumenta 10 pontos de EV em Special Attack
  • Zinc - aumenta 10 pontos de EV em Special Defense
  • Carbos - aumenta 10 pontos de EV em Speed

Por outro lado, quando usamos as penas, elas aumentam apenas 1 ponto de determinado EV. Normalmente se usa as penas para completar um IV mais específico. Segue a lista das penas e seus EV's relacionados:

  • Health Feather - aumenta 1 ponto de EV em HP
  • Muscle Feather - aumenta 1 ponto de EV em Attack
  • Resist Feather - aumenta 1 ponto de EV em Defense
  • Genius Feather - aumenta 1 ponto de EV em Special Attack
  • Clever Feather - aumenta 1 ponto de EV em Special Defense
  • Swift Feather - aumenta 1 ponto de EV em Speed

Penas

Desta forma, você consegue effortar um Pokémon apenas consumindo estes Itens, sendo o método mais rápido para preparar o Pokémon.

Treinando o Pokémon em batalhas

Este método tem como vantagem poder subir o nível do seu time enquanto treina o stats. Dessa forma podemos economizar alguns recursos, como os doces de nível, além de conseguir administrar melhor os recursos do jogo, uma vez que no começo de Seasons não temos tantos recursos disponíveis.

Quando você está treinando através das batalhas, cada Pokémon que você enfrenta tem uma informação escondida nele: o ponto de esforço que ele fornece ao seu adversário. Ou seja, se você batalhar com um Bisharp, por exemplo, ele tem uma informação que ele fornece ao seu desafiante e o time 2 pontos de EVs em attack quando derrotado.

Para saber qual Pokémon derrotar para aumentar o EV de determinado atributo, precisamos de auxílio de algumas ferramentas externas ao jogo, além de memorizar alguns Pokémon específicos. Eu curto montar minha própria lista, para sempre que precisar não ter que olhar toda uma lista de Pokémon e ir atrás deles.

No site Serebii temos como visualizar todos os Pokémon que dão um determinado EV. Assim, você pode selecionar qual atributo você deseja treinar para descobrir a lista de Pokémon que oferece esses pontos de EV:


Como podemos observar nas listas citadas, os EV's entregues por cada Pokémon variaa de 1 a 3 pontos, e isso pode se tornar uma tarefa cansativa. Por exemplo, quando você só consegue achar Pawniard para treinar, que dão 1 ponto de EV em attack, ao invés de Bisharp, você precisará derrotar 252 deles para deixar os EV's no máximo. Isso é meio desanimador, mas felizmente existem itens que nos auxiliam a effortar com mais eficiência.

Os itens do tipo Power auxiliam no treino aumentando em 8 pontos de EV's dos Pokémon derrotados. Assim, aquele Pawniard que você derrotou não lhe dará apenas 1 ponto de EV, mas sim 9 pontos de EV. Ou seja, ao invés de derrotar 252 Pawniard, agora você precisará derrotar 29 Pawniards ou 26 Bisharps, para ter os EV's effortados ao máximo.

Estes itens Power também possibilitam conseguir pontos de EV's diferentes daqueles que um determinado Pokémon oferece em batalha. Por exemplo, se você tiver um Power Weight e atacar um Bisharp, você ainda ganhará 10 pontos de EV's, porém você irá receber 2 EV's em attack e 8 EV's em HP. Assim, quando estiver com estes itens equipados, deve-se prestar atenção no efeito de cada um para que o treino não saia fora do esperado. Segue a lista dos itens Power e seus efeitos:

  • Power Weight - +8 EV em HP
  • Power Bracer - +8 EV em Attack
  • Power Belt - +8 EV em Defense
  • Power Lens - +8 EV em Special Attack
  • Power Band - +8 EV em Special Defense
  • Power Anklet - +8 EV em Speed

Itens Power

Dessa forma, podemos effortar nossos Pokémon com os EV's que queremos, sem ter um gasto tão alto, já que você terá que comprar os itens Power até no máximo 6 deles para montar uma equipe e colocar todos para treinar.

Uma funcionalidade que Pokémon Scarlet e Violet trouxe nessa geração foi o Picnic, e com ele podemos fazer sanduíches que produzem diferentes efeitos. Dentre eles, temos uma forma de aumentar o número de encontros com um determinado tipo de Pokémon. Por exemplo, Chansey é um Pokémon do tipo Normal, e sabemos que podemos encontrá-lo com mais frequência na North Province Area Three, na região com várias flores. Se fizemos um sanduíche que aumenta o encontro do seu tipo, com o Ham Sandwich, teremos um número muito maior deste Pokémon para enfrentar, o que pode facilitar ainda mais o treinamento de determinado EV.


Para auxiliar no entendimento, montei uma tabela que mostra qual Pokémon ajuda no effort, o Power Item que o Pokémon a ser treinado deve estar usando, e o Sanduíche que vai fazer aumentar o número de encontros com esse Pokémon:


Como saber o EV do meu Pokémon?

Para saber como está o EV do seu Pokémon, você pode utilizar o gráfico de visualização, que é uma ferramenta disponível no Summary. Aqui podemos ver o exemplo de um Jolteon. Quando apertamos o Botão L, pode ser acessado um gráfico que é o preenchimento dos EV's do Pokémon:


Enquanto ele estiver com as cores amarelas mais fortes, ele ainda tem pontos de EV's para usar:


Caso o teu gráfico fique na Cor Amarela, e o atributo tem algumas estrelas em volta, ele chegou no máximo:


Caso ele mude para a cor azul, isso significa que você utilizou todos os 508 pontos de EV's:


Como posso corrigir os EV's?

Fui distribuir os EV's dos Pokémon e eles saíram errados, ou não ficaram do jeito que eu queria e quero mudá-los. É possível corrigir os EV's de um Pokémon já effortado, e para isso precisamos diminuir ou zerar o EV para o total que precisamos.

Para diminuir os pontos de EV's, atualmente a única forma válida em Paldea é usando Berries. Cada tipo de berry reduz em 10 pontos de EV um determinado atributo. As berries podem ser encontradas na superfície, em pontos brilhantes que podem ser clicados para coletar o item. Então sempre é bom sair pegando as frutas que você ver no chão.

Assim, as frutas e seus efeitos são:

  • Pomeg Berry - reduz 10 pontos de EV em HP
  • Kelpsy Berry - reduz 10 pontos de EV em Attack
  • Qualot Berry - reduz 10 pontos de EV em Defense
  • Hondew Berry - reduz 10 pontos de EV em Special Attack
  • Grepa Berry - reduz 10 pontos de EV em Special Defense
  • Tomato Berry - reduz 10 pontos de EV em Speed

Berries

Considerações finais

Como pudemos observar, EV's possuem uma função importante para que o Pokémon tenha um bom desempenho em batalha, e isso influencia em um cenário de vitória ou derrota. Para que você possa treinar seu time, existem diferentes caminhos que podem ser seguidos, sejam comprando itens ou enfrentando Pokémon selvagens em batalhas. E mesmo cometendo algum erro no processo de treino, é possível reverter e deixar o Pokémon da melhor forma que você acredita ser para o teu time.

Então, o que achou destas dicas? Lembrando que temos uma página da comunidade de VGC Brasil onde listamos todas as ligas que ocorrem em vários estados. Quem sabe você não faz algumas novas amizades? Preparados para a nova jornada do VGC 2023? Esperamos você no próximo torneio!

Agradeço a todos pela leitura e espero ter ajudado compartilhando esse conhecimento.

Sinta-se à vontade para comentar!

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال