Pokémon TCG - As Melhores Cartas da Coleção Origem Perdida

Origem Perdida banner

No dia 09 de setembro é oficialmente lançada no Ocidente a coleção Espada e Escudo 11 - Origem Perdida, do Pokémon Trading Card Game.

A penúltima coleção regular do ano e do bloco Espada e Escudo chegará ao Brasil com uma semana de atraso, no dia 16 de setembro, e tem como principal característica o retorna da Zona Perdida.

O que é a Zona Perdida?

A Zona Perdida, introduzida ao PTCG na coleção Platinum (2009), é uma zona do campo similar à pilha de descarte, com a diferença de que cartas enviadas para a Zona Perdida não podem ser recuperadas de forma alguma.

Ademais, cartas só vão para a Zona Perdida como resultado de algum efeito, ao contrário da pilha de descarte, para a qual as cartas vão naturalmente após serem utilizadas.

Não era possível interagir com a Zona Perdida desde a última rotação, em 2021, já que as últimas cartas com essa mecânica foram lançadas ainda no bloco Sol e Lua. Origem Perdida marca a volta da mecânica ao formato Padrão.

Top 5 Cartas de Origem Perdida

Aqui você vai encontrar nossa seleção das melhores cartas da coleção Origem Perdida que têm chance de se destacar no ambiente competitivo do jogo. Certamente, nas próximas semanas, os jogadores testarão as cartas da nova coleção de diferentes formas nos baralhos, e pode ser que outras cartas também ganhem destaque. Mas é bom você ficar de olho nas cartas a seguir:

5 - Kyurem VMAX

Kyurem VMAX (LOR 049)

O tipo Água, que já ganhou muita força nas últimas coleções, agora tem mais um representante de peso. Kyurem VMAX tem potencial de "dano infinito" e há várias maneiras de potencializar o ataque Geada Max, a exemplo do Poder V-ASTRO do Palkia V-ASTRO, da Habilidade da Frosmoth e da Habilidade Mundo Glacial do próprio Kyurem.

Palkia Forma Origem V-ASTRO (ASR 141) Frosmoth (SSH 064)

Qualquer que seja a estratégia escolhida, Kyurem derruba quase todos os Pokémon descartando quatro Energias (320 de dano), de modo que ele pode ser a estrela ou uma arma adicional de um baralho.

4 - Portão da Miragem

Portão da Miragem (LOR 163)

Aceleração de Energia numa carta de Item é uma das combinações mais fortes do Pokémon TCG. Com Portão da Miragem, o jogador é capaz de rapidamente montar vários atacantes do zero, por isso, a expectativa é de que ele traga tanto cartas novas quanto mais antigas para jogo, como Reshiram e Giratina V-ASTRO (comentada mais abaixo).

Naturalmente, há um requisito para um efeito tão poderoso: 7 cartas na Zona Perdida. Felizmente, esse é justamente o tema da coleção, então há boas opções para agilizar o processo, a exemplo de Comfey, Experimento do Colress e Aspirador Perdido

 

Experimento do Colress (LOR 155)Aspirador Perdido (LOR 162)

3 - Spino

Spino (LOR 167)

Spino (Thorton, em inglês) ganha o terceiro lugar na lista, principalmente pela versatilidade de seu efeito. Além de atuar em favor do efeito surpresa, o Apoiador pode ser uma proteção a Pokémon importantes, permitindo que eles entrem em campo apenas no momento certo ou que voltem rapidamente após um nocaute.

Com Lumineon V e outras formas de buscar o Spino no baralho, os jogadores devem estar atentos para não serem pegos desprevenidos.

2 - Cidade Perdida

Cidade Perdida (LOR 161)

Apesar de subestimada, Cidade Perdida tem potencial para fazer grande diferença nas partidas. Mais do que apoiar decks que se aproveitam de cartas na Zona Perdida, o Estádio torna possível se livrar totalmente de techs do adversário, que geralmente só aparecem com uma cópia nos baralhos.

Ao mesmo tempo, Cidade Perdida pode ser uma das chaves para a vitória contra decks focados em Pokémon de 1 Prêmio, mais dependentes de recuperar Pokémon da pilha de descarte para seguir no jogo.

1 - Giratina V-ASTRO

Giratina V-ASTRO (LOR 131)

Grande estrela da coleção, Giratina é o Pokémon que mais promete mudar o metagame. Assim como todos os tipos Dragão de Espada e Escudo, esta carta vem com uma grande virtude: a ausência de Fraqueza. 

Com o dano do ataque Impacto Perdido, todos os Pokémon V-ASTRO são nocauteados em um golpe, e, com aumentadores, VMAX também podem cair. Quando há cartas suficientes na Zona Perdida, o Poder V-ASTRO Réquiem Astral elimina qualquer Pokémon à frente.

O melhor caminho a ser seguido ainda é incerto: alguns apostam na versão direta, focada totalmente na interação com a Zona Perdida e na parceria com Portão da Miragem, enquanto outros acreditam em versões menos agressivas, como a versão em conjunto com Arceus V-ASTRO.

Arceus V-ASTRO (BRS 123)

Conclusão

Em suma, Origem Perdida tem tudo para manter o ritmo de boas coleções no Pokémon TCG e estará presente na maioria dos torneios oficiais do resto do ano. 

Concorda com a lista? Quais mudanças faria? Comente!

Quer testar baralhos no novo formato? Conheça o Carteado Challenges, organização parceira que realiza torneios semanais gratuitos de Pokémon TCG Online!

Para mais conteúdo da franquia Pokémon, mantenha-se atento à Pokémon Blast News, em especial a nossa página dedicado ao TCG!

Matheus Gomes

Estudante de desenvolvimento web e programação, Matheus dedica parte de seu tempo livre ao Pokémon Trading Card Game, principalmente como organizador de torneios online. Na PBN, busca familiarizar os leitores ao incrível mundo do TCG competitivo.

Sinta-se à vontade para comentar!

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال