Mangá Pokémon Adventures - Arco Ruby e Sapphire

Pokémon Adventures Ruby e Sapphire

Este novo arco do mangá Pokémon Adventures nos apresenta uma nova geração de Pokémon, com sua própria região, seus Líderes de Ginásio e Insígnias, o primeiro romance entre protagonistas, além de uma história que envolve todo o universo Pokémon, podendo levá-lo à destruição.

Estamos falando do arco Ruby e Sapphire!

A promessa

Tudo começa na região de Hoenn, onde o filho do Líder de Ginásio da cidade de Petalburg, Ruby, deseja ser um Mestre dos Concursos Pokémon. Para isso ele teve que fugir de casa, pois seu pai, Norman, queria que ele fosse o seu herdeiro como Líder de Ginásio.

Pela primeira vez, assim como no anime da franquia, essa geração apresenta os concursos Pokémon, onde se ganha fitas, ao invés de insígnias. Os concursos são focados na beleza, apresentação e uso dos ataques Pokémon de maneira harmônica (com danças, músicas, coreografias).

Sapphire é filha do Professor Birch, estudioso de Pokémon da região de Hoenn. Coube a ela o papel de querer ser treinadora Pokémon, desafiando os Líderes de Ginásio para entrar na Liga de Hoenn.

O mais interessante nos protagonistas desse arco é que eles possuem os papéis invertidos, se comparado com os arcos do anime. Aqui é a menina que decide ser treinadora ao enfrentar os Líderes de Ginásio em batalhas Pokémon e o menino que decide ser coordenador Pokémon ao participar de concursos. No anime, este papel sempre recai sobre as meninas (May e Dawn), já que Ash tem seu sonho definido em ser um Mestre Pokémon desde a primeira temporada. Inclusive, Sapphire, ao longo de todo o arco do mangá, faz bullying (de maneira amistosa) com Ruby, chamando-o de fresco e outras coisas por ele curtir mais concursos do que batalhas.

Em meio a toda confusão do encontro dos protagonistas desse arco, uma promessa é feita: eles têm 80 dias para realizar seus sonhos. Findo os 80 dias, eles deveriam se encontrar e comparar suas evoluções.

A jornada

Como o mangá faz muito bem, os primeiros capítulos apresentam a região de Hoenn e os novos Pokémon. Ruby em sua jornada captura um Mudkip e Sapphire tem um Torchic. Aparece a Equipe Aqua e Sapphire tem sua primeira batalha contra a Líder de Ginásio da cidade de Rustboro, Roxanne.

Ruby navega com um pescador que relata a história de um Pokémon peixe vivo há milhares de anos enquanto Sapphire viaja em cima de um Wailord, que nos faz lembrar de Ash e seu Lapras no arco das Ilhas Laranja. Ruby atravessa uma caverna e conhece Steven, o Líder da Elite dos Quatro de Hoenn e Sapphire enfrenta Brawly, Líder do Ginásio de Dewford.

Os caminhos dos protagonistas se cruzam e Ruby pega carona com Sapphire em seu Wailord. Ao resolver parar para descansar em um navio encalhado, eles acabam enfrentando a Equipe Magma, se salvando graças a ajuda de dois Pokémon elétricos: Minun e Plusle.

Aqui vale um lembrete: é a primeira vez que temos duas equipes rivais nos arcos de Pokémon. Antes era sempre a famigerada Equipe Rocket e suas derivadas (alguém lembra da Neo Equipe Rocket?). E as duas equipes, além de batalharem contra os protagonistas, também são rivais entre si.

Por ajudar Wattson, o Líder de Ginásio da cidade de Mauville, Sapphire recebe a insígnia sem precisar batalhar diretamente com ele. Ruby continua sua jornada, apresentando novos Pokémon (Feebas, Serviper, Zangoose), até que ele encontra com seu pai. Norman está furioso com a decisão de Ruby em ser Mestre dos Concursos, além da fuga de casa para obter as fitas de Hoenn. Ruby confronta seu pai em batalha, com o acordo de que poderia seguir seu sonho caso ganhasse. Eles batalham de maneira épica, até que Ruby é salvo (ele estava praticamente derrotado) pela intromissão de duas Líderes de Ginásio que estavam a procura de Norman.

Sapphire se encontra com Flannery, a Líder de Ginásio da cidade de Lavaridge, que pede a ajuda da treinadora que veio desafiá-la, para enfrentar a Equipe Aqua, que resolveu congelar o vulcão da cidade de Lavaridge. É aqui que ficamos sabendo sobre dois Pokémon Lendários: Groudon, o Pokémon da terra e Kyogre, o Pokémon do mar.

As duas treinadores conseguem atrapalhar os planos da Equipe Aqua graças a ajuda de um membro da Equipe Magma. No desfecho, Sapphire promete derrotar os planos das Equipes e ganha de presente a insígnia de Roxanne. Faltam 49 dias para o fim da promessa.

Pokémon Adventures Groudon

O circo está armado

Na cidade de Verdanturf, Ruby ganha sua primeira fita de concurso. Aqui não se batalha com seu Pokémon, participando de cinco categorias: estilo, beleza, graciosidade, inteligência e vigor. Quem levar as cinco recebe a fita do concurso. E o próprio concurso é dividido em classes: normal, super, hiper e mestre. Ao sair da cidade com sua fita na mochila, Ruby enfrenta a Equipe Magma, que ao ver a perícia do rapaz ao batalhar, acaba convidando-o a entrar na Equipe (óbvio que Ruby recusa).

E aqui acontece algo único: todos os Líderes de Ginásio de Hoenn se encontram na Torre da cidade de Fortree, para debater o futuro da região, onde as Equipes Aqua e Magma são vistas como ameaça a toda Hoenn. Cada Equipe deseja acordar os Pokémon Lendários da terra e do mar, para que eles se enfrentem mais uma vez, decidindo o futuro de Hoenn. Os Líderes de Ginásio resolvem investigar as Equipes.

Ruby continua sua jornada pelas fitas dos concursos e acaba conhecendo Wallace, Líder do Ginásio da cidade de Sootopolis. Ruby o provoca pedindo um concurso na categoria beleza, mas é completamente derrotado pelo Pokémon Luvdisc do Líder. Ruby fica tão admirado, que ao invés de sair derrotado de cabeça baixa, pede para que o Wallace seja seu mestre.

Sapphire chega na cidade de Fortree, para enfrentar Winona, Líder de Ginásio da Torre em Fortree, mas é derrotada pela estratégia, e assim como Ruby, Sapphire não abaixa a cabeça para a derrota e pede para ser discípula da Líder. Os Líderes de Hoenn que estavam na Torre descem para chamar Winona para a reunião, e bem nessa hora Wallace chega com Ruby. Os protagonistas se encontram novamente em suas jornadas. Faltam 30 dias para o fim da promessa.

O encontro entre eles durou pouco, já que Sapphire descobre ser Ruby um treinador muito forte em batalhas. Magoada por ele ter escondido sua força, separam-se brigados. Faltam 27 dias para o fim da promessa.

Kyogre e Groudon

Em uma caverna profunda, os lendários da terra e do mar dormem em seu sono eterno. Duas orbes, a orbe azul e a orbe vermelha, tem o poder de acordar e controlar cada um dos lendários. A Equipe Aqua e a Equipe Magma vão ao local na tentativa de acordar um deles para que seus planos tenham efeito. Os líderes de cada Equipe (vou deixar como curiosidade para o leitor descobrir sozinho quem são) conseguem despertar os lendários. Seu poder é tanto que só por vir a superfície de Hoenn toda a região sente os efeitos de sua força. Terremotos, ventos fortes, maremotos, e muitas pessoas e Pokémon em fuga.

Nesse meio tempo, Sapphire encontra um Relicanth (nada mais que o Pokémon peixe relíquia que o pescador estava procurando lá no volume 1 do arco) e com a ajuda de Ruby, que prometeu a seu mestre derrotar a Equipe Magma, os protagonistas sobem no Pokémon relíquia e descem nas profundezas do Oceano para procurar as orbes.

Groudon e Kyogre, cada um em uma parte de Hoenn, dividindo a região em calor/seca e tsunamis/chuvas, estão se dirigindo um para o outro, revivendo o embate do passado, quando as duas forças da natureza que são seus poderes formaram a região de Hoenn. Os Líderes de Ginásio de Hoenn e a Elite dos Quatro se unem para tentar derrotar, ou ao menos segurar, os lendários Pokémon, enquanto Ruby e Sapphire enfrentam as Equipes Aqua e Magma.

O líder da Equipe Aqua captura Sapphire e o líder da Equipe Magma captura Ruby, o poder das orbes foi imbatível para os protagonistas, e assim, eles são levados à cidade mística de Sootopolis, construída dentro de um vulcão. E é nessa cidade que os lendários se enfrentarão pondo em risco toda a região. Faltam 25 dias para o fim da promessa.

Pokémon Adventures Ruby e Sapphire

A batalha final

Em meio ao embate entre os lendários, Ruby e Sapphire tentam a todo custo retirar as orbes das mãos de cada líder das Equipes vilãs. Um flashback do passado dos protagonistas vem a tona, mostrando uma Sapphire medrosa e covarde e um Ruby corajoso e impetuoso, um o oposto do outro. Os caminhos foram decididos nesse passado redescoberto.

Com a ajuda dos lendários Regirock, Regice e Registeel, que seguram o poder dos lendários por um tempo, para que Ruby e Sapphire possam treinar mais até ficarem fortes para derrotar os líderes com as orbes, a esperança está no despertar de Rayquaza, controlado nada mais pelo pai de Ruby, Norman. Entre muitas batalhas, Ruby consegue pegar as orbes de cada líder, mantendo uma orbe em cada mão. E então ele perde o controle de si. Faltam 3 dias para o fim da promessa.

Por mais que nos outros arcos as batalhas tenham sido grandiosas, em nada se comparam a batalha final desse arco. Tanto que o nome dos capítulos são: a Super Batalha Final (em oito partes). Depois que Ruby volta a si e usando Rayquaza como montaria, ele pula entre Groudon e Kyogre fazendo com que cada um absorva a sua orbe. No mesmo instante eles voltam ao controle, param de batalhar entre si e retornam para seu próprio lar. Mas a super batalha teve suas consequências com a morte de um membro da Elite dos Quatro e um dos Líderes de Ginásio (leia pra saber quem foi!).

E quando tudo parecia terminado, os líderes das Equipes derrotados voltam para batalhar com Ruby e Sapphire. Por sorte Feebas evolui para Milotic, e juntos, Ruby e Sapphire derrotam a Equipe Aqua e a Equipe Magma. Nesse momento o último Pokémon de Ruby é revelado, Celebi, o Pokémon viagem no tempo. E usando seu poder, o tempo volta ao normal com tudo resolvido. Faltam 1 dia para o fim da promessa.

Para Sapphire faltava apenas uma insígnia, logo a do ginásio de Petalburg, do líder Norman, pai de Ruby. E para Ruby faltava apenas um concurso, que ele pede para que o Wallace organize um às pressas. E no dia seguinte eles se encontram no local combinado a oitenta dias atrás. Sapphire com 8 insígnias e Ruby com as fitas do último concurso. E assim eles partem juntos, em uma nova aventura só deles, já que são os primeiros protagonistas que decidem ficar um do lado do outro, nutrindo sentimentos maiores do que os da amizade.

Sapphire I Like You

Um pequeno epílogo mostra Giovanni se encaminhado para as Ilhas Sevii, cenário do próximo arco.

Leonardo Lucena

Mestre em Ciências Sociais, professor de Sociologia e Filosofia no Ensino Médio, faz parte da geração que teve a felicidade de conhecer Pokémon em seu lançamento, se apaixonando no instante em que escolheu o Bulbasauro como inicial. Continua escolhendo os iniciais até hoje.

Sinta-se à vontade para comentar!

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال