Pokémon TCG - Melhores Cartas da Coleção Especial Pokémon GO


No dia 01 de julho foi oficialmente lançada Pokémon GO, a coleção especial de collab entre o Pokémon Trading Card Game e o Pokémon GO. Com 88 cartas no total (incluindo secreta raras), a coleção é a última a sair antes do Pokémon World Championships 2022 e trouxe não apenas cartas de Pokémon populares e altamente colecionáveis, mas também novas opções para os jogadores competitivos que se preparam para o Mundial e/ou para a próxima temporada.

Quais serão, então, as melhores cartas de Pokémon GO para os jogadores? Listamos algumas abaixo, com base na opinião pessoal do autor e nas expectativas da comunidade.

6 - Poképarada 

Poképarada - PGO 68

Talvez o elemento mais ligado ao Pokémon GO dentro da coleção, a Poképarada se apresenta como um Estádio no TCG. O efeito é um tanto arriscado, mas encaixa-se bem em baralhos com muitos itens e que tiram vantagem do descarte dos demais tipos de cartas.

É o caso, por exemplo, do Festa Maluca e do Zororark Box, baralhos cujas estratégias envolvem o descarte de muitos Pokémon. Outra combinação menos usual seria com a Volcarona V, que causa dano por cada Energia no descarte.

Zoroark - EVS 103

Volcarona V - 021

Desse modo, a Poképarada pode tornar baralhos mais rápidos e eficientes, desde que o jogador esteja consciente dos momentos certos para utilizá-la.

5 - Blastoise Radiante

Blastoise Radiante - PGO 18

Para a felicidade dos fãs da primeira geração, os três iniciais de Kanto ganharam formas Radiante na coleção Pokémon GO. Para ficar ainda melhor, dois deles são bons o suficiente para aparecer nesta lista, e o primeiro é o Blastoise Radiante

A exigência de uma Energia de Água para a ativação da Habilidade torna-o menos versátil e universal, sobretudo em comparação com o Inteleon, que possui uma Habilidade semelhante. Entretanto, como todos os Radiante, trata-se de um Pokémon Básico, portanto mais fácil e rápido de colocar em campo. Nada impede, também, que ambos sejam usados no mesmo baralho.

Inteleon - CRE 043

Os 2 contadores colocados podem ter diferentes utilidades: espalhar danos gradualmente, fechar nocautes ou combar com outros Pokémon (como Medicham V e Samurott de Hisui V-ASTRO). É importante lembrar que, ao optar por um Radiante, o jogador abre mão dos demais, já que é permitido ter apenas uma carta com essa mecânica no deck.

Medicham V - EVS 083Samurott de Hisui V-ASTRO - ASR 102

4 - Blastoise

Blastoise - PGO 17

Poucos Pokémon Estágio 2 tiveram espaço no metagame nos últimos anos, pois os esforços e riscos de colocá-los em campo geralmente não trazem recompensas à altura. Apesar disso, o Blastoise (sim, outro) tem potencial para ser uma das exceções. 

Sua Habilidade Nascente da Vitalidade coloca 6 cartas de Energia (o que inclui Energias Especiais) em campo de uma só vez, o que pode ser considerado a mais "agressiva" aceleração de Energia do formato. Com o Blastoise, até mesmo Pokémon com os custos de ataques mais altos podem se tornar viáveis.

O ônus é alto, claro, já que o usuário é obrigado a passar o turno e, possivelmente, ver o oponente nocautear um dos Pokémon aos quais as Energias foram ligadas. Para contornar esse problema, há a Diancie, que previne efeitos de Ordem da Chefia e outras cartas Apoiador aos Pokémon no Banco.

Diancie - ASR 68Ordem da Chefia - RCL 154

Mesmo que não encontre um parceiro ideal de imediato, o Blastoise "não Radiante" é com certeza uma carta à qual devemos estar atentos para os próximos meses.

3 - Mewtwo V-ASTRO

Mewtwo V-ASTRO - PGO 31

O Mewtwo é um Pokémon que costuma deixar sua marca por onde quer que ele passe. No TCG, não é diferente, e de novo temos uma ótima carta do lendário no formato, dessa vez como V-ASTRO.

O Poder V-ASTRO é relevante e pode ser a chave para vencer certas partidas. No entanto, é o primeiro ataque, Expurgação Psíquica, que o coloca nesse pódio. O dano máximo (270) nocauteia boa parte dos V-ASTRO e, com aumentadores de dano, pode até nocautear um VMAX. 

Dois pontos importantes colocam dúvidas sobre o Mewtwo. Quem será o parceiro ideal para energização? Arceus V-ASTRO, Calyrex Cavaleiro Espectral VMAX ou outro? Com poucos dias de formato, ainda é incerto. Além disso, será que o Mewtwo consegue superar a Fraqueza ao tipo Sombrio, que ganhou muita força nos últimos meses?

Arceus V-ASTRO - BRS 123Calyrex Cavaleiro Espectral VMAX - CRE 075

Uma coisa é certa: não faltarão interessados em testar o novo atacante Psíquico e fazê-lo funcionar.

2 - Charizard Radiante

Charizard Radiante - PGO 11

Uma das cartas mais valiosas da coleção para os colecionadores, o Charizard Radiante também deve estar na mira dos jogadores. Apesar do elevado custo de ataque, a Habilidade Coração Agitado torna-o uma ótima opção para virada ou finalização de jogo em baralhos que usam Energia de Fogo, já que, com um dano base de 250, basta um Cinturão da Escolha para nocautear qualquer V-ASTRO.

Cinturão da Escolha - BRS 135

Se a intenção for usar o Charizard o mais cedo possível, a Energia Turbo Dupla, Roy e Reservatório de Magma são facilitadores. Há ainda a Energia da Aurora, que pode substituir a Energia de Fogo em decks mais focados em outros tipos.

Energia Turbo Dupla - BRS 151Roy - EVS 152

Reservatório de Magma - BRS 144Energia da Aurora - SSH 186 

Assim, o Charizard Radiante é um atacante poderoso, Básico e que concede apenas um Prêmio quando nocauteado. Se nenhum outro Pokémon Radiante se encaixa bem em seu baralho, talvez valha a pena testá-lo!

1 - Slowbro

Slowbro - PGO 20

O Slowbro foi, pessoalmente, a carta de Pokémon GO que mais me chamou a atenção à primeira vista, graças ao segundo ataque, Inspiração Crepuscular, excelente para virar e finalizar partidas, assim como o Charizard, mas sem que seja necessário alcançar um nocaute final. 

Além do ataque, o Slowbro tem algo que poucas cartas de Pokémon GO têm, a princípio: um baralho já existente no qual ele se encaixa perfeitamente. Já citado anteriormente, o Zoroark Box usa vários Pokémon Estágio 1 para se adequar às diversas partidas e situações de jogo, junto com a Energia Gêmea e/ou a Energia Turbo Dupla, exatamente as necessárias para atender ao custo da Inspiração Crepuscular.

Energia Gêmea - RCL 174

Embora esse deck não tenha ocupado as altas prateleiras do meta por enquanto, mais ferramentas úteis para ele têm chegado gradativamente com novas coleções, de modo que não é absurdo cogitar resultados expressivos para o Zoroark Box e para o Slowbro num futuro próximo.

Conclusão

Apesar do tamanho reduzido (em comparação com as coleções regulares), Pokémon GO trouxe cartas com potencial para impactar o metagame a curto e longo prazo. Naturalmente, o sucesso delas dependerá de múltiplos fatores, de modo que a lista acima não é nada além de uma referência inicial.

Concorda com nosso top 6? Quais mudanças faria? Comente!

Quer jogar Pokémon TCG em alto nível no conforto de sua casa, contra jogadores do mundo todo e concorrendo a prêmios? Conheça o Carteado Challenges!

Para mais conteúdo de Pokémon, fique ligado à Pokémon Blast News, em especial a nossa página dedicada ao Pokémon TCG!

Matheus Gomes

Estudante de desenvolvimento web e programação, Matheus dedica parte de seu tempo livre ao Pokémon Trading Card Game, principalmente como organizador de torneios online. Na PBN, busca familiarizar os leitores ao incrível mundo do TCG competitivo.

Sinta-se à vontade para comentar!

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال