PvP no Pokémon GO: A Liga de Batalha GO e a Silph League Arena

Pokémon GO - Batalhas em PvP

No nosso artigo de hoje sobre as batalhas em PvP no Pokémon GO vamos falar um pouco mais sobre duas das diferentes Ligas oficiais e não-oficiais e seus metagames correspondentes. Você tem interesse em sair da mesmice e batalhar com times diferenciados? Tem vontade de explorar os potenciais do seu Pokémon favorito, mas geralmente não encontra tanto espaço para isso? Ou ainda quer ter seu nome conhecido mundialmente e concorrer a prêmios por isso? Então continue lendo!

O que é a Silph League Arena?

Em 2016, quando Pokémon GO foi lançado, havia uma carência muito grande de informações sobre o jogo na internet e ao mesmo tempo a febre do lançamento fazia com que houvesse uma demanda gigantesca de pessoas buscando essas informações a todo momento. Pensando nisso e para atender esse público, foi criado o site The Silph Road, com informações e análises profundas e dedicadas exclusivamente à cobertura de vários aspectos do Pokémon GO.

O site foi crescendo ao longo dos anos e se tornando uma referência muito importante para os jogadores, tendo sido reconhecido até mesmo pela Niantic, empresa desenvolvedora do jogo, e alçado status de parceria não-oficial com ela em determinado momento.

Quando as batalhas PvP foram inicialmente introduzidas no jogo, em 12 de dezembro de 2018, e também durante o ano de 2019 inteiro, não existia ainda nenhuma Liga oficial que reunisse os treinadores para que eles pudessem batalhar diretamente; cada jogador somente podia desafiar os seus próprios amigos adicionados dentro do jogo. Pensando nisso e mais uma vez buscando preencher uma lacuna que existia e também satisfazer um desejo e necessidade da comunidade, a Silph Road criou então o seu braço competitivo, chamado de The Silph League Arena.

A Silph League Arena tem por objetivo a criação de Ligas de Batalha organizadas e dispõe de regras próprias para a sua manutenção, assim como possui também várias tabelas de classificação dos jogadores a nível mundial, nacional e local, ranques a serem atingidos, objetivos e muito mais. Para participar, cada jogador deverá realizar a sua inscrição gratuita no site para a criação de um Cartão do Treinador e assim com ele se inscrever nos torneios que desejar.

Antes de março de 2020 os torneios podiam ser presenciais ou remotos, mas após o início das restrições sanitárias da pandemia todos os torneios realizados pela plataforma da Silph League passaram a ser realizados somente à distância indefinidamente e ainda não há previsão para o restabelecimento das batalhas presenciais.

Os torneios da Silph League Arena são conhecidos principalmente por sua versatilidade, pois todos os meses há um novo conjunto de regras temáticas a serem seguidas que estabelece quais Pokémon podem ser utilizados naquela Copa ou não. Tais restrições são feitas para evitar a repetitividade e também incentivar os jogadores a explorarem as possibilidades de conhecer alguns Pokémon que de outra forma talvez não conseguissem tanto espaço para brilhar, já que todas as Copas da Silph League Arena acontecem seguindo os limites da Grande Liga (Great League, limite de PC de 1500).

Além disso, tradicionalmente as Copas da Silph League trabalham dentro do modelo "traga 6, escolha 3", no qual você registra inicialmente um time de 6 Pokémon, e para cada batalha escolhe 3 desses 6 para levar a campo de acordo com o que você acredita que seja mais adequado para enfrentar o seu oponente atual, pois você também tem a oportunidade de ver quais são os 6 Pokémon registrados pelo seu adversário antes do início das partidas.

As partidas costumam ser realizadas no estilo "melhor de 3", e os torneios não são eliminatórios, acontecendo no que é conhecido como estilo suíço (se você perder, não está imediatamente fora; todos os jogadores jogam todas as rodadas e o vencedor é definido a partir da pontuação final).

A alta rotatividade dos Pokémon tem um custo, porém: o investimento de poeira estelar (stardust) é relativamente alto, pois frequentemente você terá que preparar Pokémon novos que se encaixem nas regras da Copa daquele mês, já que nem sempre é possível reutilizar aqueles que você já tem prontos.

Além dos módulos de competição individuais, a partir de maio de 2021 a Silph League Arena deu início às Factions, um projeto paralelo em que equipes de jogadores com entre 7 e 9 membros batalham juntas contra outras equipes. A ideia é ter dentro de uma equipe várias pessoas especialistas em áreas diferentes do jogo e que se complementem para assim criar uma unidade forte e coesa.

The Silph League Arena logo

Temporadas e Copas da Silph League Arena

A primeira temporada da Silph League Arena teve um período de testes beta em dezembro de 2018 e se iniciou oficialmente com Copas mensais a partir de janeiro de 2019, tendo fim em agosto do mesmo ano. A partir de maio de 2019, porém, iniciaram-se também os torneios regionais, continentais e mundiais, para os quais os jogadores com melhor classificação no ranking são convidados.

1ª temporada:

2ª temporada:

3ª temporada:

4ª temporada:

Em janeiro de 2021 houve um pequeno recesso das Copas temáticas mensais para a realização de um torneio especial somente para convidados, e as Copas foram retomadas então de fevereiro a junho, com os torneios de nível regional, continental e mundial acontecendo entre junho e agosto de 2021.

Por fim, depois de mais um mês de férias, teve início em outubro de 2021 a quarta (e atual, do momento da escrita desse texto) temporada da Silph League Arena, a qual também contará com um recesso especial em janeiro de 2022, seguido de Copas mensais até julho de 2022, e por fim os torneios de nível regional, continental e mundial acontecendo entre junho e setembro de 2022.

O que é a Liga de Batalha GO?

A Liga de Batalha GO (GO Battle League, comumente abreviada para GBL) é a Liga de Batalhas oficial do Pokémon GO, a qual pode ser acessada diretamente de dentro do jogo por meio de um menu dedicado dentro de "Batalhar".

Lançada oficialmente em 29 de janeiro de 2020, está disponível para todos os treinadores acima do nível 10 e sua participação é requisito para diversas missões e pesquisas dentro do jogo, como as que são necessárias para o desbloqueio do nível 44, por exemplo. Também é por meio dela que diversos conteúdos são disponibilizados dentro do jogo, como Pokémon exclusivos de recompensa, roupas, poses e muito mais.

Desde 10 de abril de 2020 há ainda o Quadro de Classificação da Liga de Batalha GO (Leaderboard), disponível no site oficial do jogo e atualizado diariamente com os 500 jogadores com maior pontuação no ranking no mundo.

Lançada inicialmente apenas com uma alternância periódica entre as três Ligas básicas (Grande Liga, Ultra Liga e Liga Mestra), a Liga de Batalha GO vem tentando ao longo de suas temporadas fazer um trabalho de diversificação do seu metagame, oferecendo ao menos uma vez por temporada a possibilidade de participar em uma Copa temática especial distinta das tradicionais. Como exemplos disso já tivemos a Copa de Kanto, a Copa do Halloween, a Copa Elemental, a Copa do Bidoof, entre tantas outras, cada uma delas com suas regras próprias sobre o que é permitido usar.

A Liga de Batalha GO propicia a realização de sets de 5 batalhas contra treinadores diferentes alocados aleatoriamente baseado nos ranques de cada um. Normalmente, cada jogador tem direito a 5 sets de 5 batalhas por dia, mas em ocasiões especiais esses limites são alterados, podendo chegar até a um total de 100 batalhas em um evento como a Noite de Batalha GO.

GO Battle League logo

Até 13 de março de 2020 era necessário desbloquear cada set de batalhas andando. O primeiro set do dia era gratuito, mas para os seguintes era necessário caminhar 3km para desbloquear cada um. Se um treinador não quisesse andar, este poderia ainda desbloquear o set imediatamente mediante o pagamento de 50, 100 ou 200 moedas, dependendo de quanto da distância ainda faltasse.

Com o início das restrições da pandemia, contudo, o requisito da distância foi removido para permitir que todos pudessem batalhar sem ter que sair de casa. Essa remoção era inicialmente temporária, e havia a intenção de que o requisito da caminhada voltasse, mas com o prolongamento das restrições isso foi ficando cada vez mais inviável. Por fim, uma semana antes do início da 7ª temporada, a Niantic anunciou que a remoção do requisito da caminhada se tornaria permanente e ele não voltaria mais.

Conforme as diferentes temporadas da Liga de Batalha GO vão passando, alterações vão sendo implementadas visando melhorar a experiência do jogador, como melhores recompensas em determinados ranques e diferentes requisitos para subir de ranque.

Durante as primeiras 5 temporadas, os ranques iam de 1 a 10, sendo 10 o mais alto, mas a partir do início da 6ª temporada a Liga de Batalha GO expandiu de 10 para 24 o número de ranques disponível, sendo os quatro maiores ranques chamados de Ace, Veteran, Expert e Legend, respectivamente em ordem crescente.

Um determinado número de vitórias permite que você suba para o próximo ranque e resgate recompensas, como um encontro com um Pokémon, poeira estelar, itens e Doces Raros, os quais servem como incentivo para que o jogador continue batalhando e buscando mais vitórias. As recompensas disponíveis pelas vitórias nos sets de batalha estão diretamente atreladas ao seu ranque individual, assim como ao tema da temporada também.

Cada temporada tem uma duração média de dois a três meses, salvo exceções especiais, e dentro das temporadas há uma rotação das Ligas disponíveis: no início da temporada há sempre a Grande Liga, seguida da Ultra Liga que estreia tradicionalmente algumas semanas depois, a qual também se segue da Liga Mestra. Depois da Liga Mestra, todas as Ligas costumam voltar simultaneamente para o encerramento da temporada. As Copas especiais costumam também seguir paralelas às Ligas tradicionais.

Todos os anúncios a respeito do que está programado no calendário de eventos da Liga de Batalha GO costumam ser liberados já no início de cada temporada, para que todos tenham a possibilidade de se programar melhor e saber o que esperar. Quaisquer alterações que ocorram no decorrer de uma temporada também são notificadas no site oficial.

Temporadas da Liga de Batalha GO


O Campeonato Mundial Pokémon (Pokémon World Championships) é a maior competição oficial de Pokémon que acontece anualmente e reúne jogadores de diversas áreas da franquia já há muitos anos. Dentro dele acontecem disputas de TCG, VGC e diversas outras áreas dos jogos, e em 2022, pela primeira vez, o PvP do Pokémon GO será levado oficialmente ao evento.

Os jogadores que atingirem o ranque Legend durante a 9ª e/ou 10ª temporadas da Liga de Batalha GO terão direito à inscrição antecipada nos eventos classificatórios regionais e internacionais que darão lugar no Mundial, e estes possuem vagas limitadas, estando sujeitos à disponibilidade. Nestes eventos classificatórios, os participantes com melhor colocação poderão inclusive ganhar até uma viagem internacional para a final do Mundial com tudo pago a depender do seu posicionamento final, além de premiação em dinheiro. Para mais informações, visite: aqui e aqui.

1 Comentários

Sinta-se à vontade para comentar!

  1. minha equipe de três que era a melhor pra subir pontos era tyranitar da liga mestra, landorus da ultra e mega blastoise da ultra tbm

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال