Pokémon Brilliant Diamond e Shining Pearl - Onde Encontrar Todos os TMs

Pokémon Brilliant Diamond e Shining Pearl

Os TMs, abreviação para Technical Machines, são itens semelhantes a CDs que são utilizados para ensinar movimentos a determinados Pokémon. Em Pokémon Brilliant Diamond e Shining Pearl, é possível obter TMs das mais diferentes maneiras, seja derrotando Líderes de Ginásio, conversando com NPCs ou até mesmo explorando as rotas e cidades de Sinnoh. 

Em Brilliant Diamond e Shining Pearl, os TMs voltaram a ser de uso único. Ou seja, uma vez que o jogador o utilize para ensinar um movimento a um Pokémon, ele é consumido definitivamente. Entretanto, agora os NPCs entregam três cópias de cada um e Líderes de Ginásio entregam cinco cópias do mesma TM. Além disso, todas os TMs podem ser obtidos no Grand Underground por meio de troca por Spheres.

Mesmo assim, se você é dos jogadores que gosta de explorar e conseguir coisas sem pagar nada, aqui vai um guia de onde e como encontrar todos os TMs disponíveis em Brilliant Diamond e Shining Pearl:

TM Nome Tipo Localização Como encontrar
01 Focus Punch Fighting Oreburgh Gate B1F Use Surf para o leste, em direção a uma região de terra. O TM está atrás de uma pedra que pode ser movida usando Strength.
02 Dragon Claw Dragon Mt. Coronet 1F Entre na caverna ao lado leste do pico. Use Rock Climb para descer, indo em direção a uma entrada ao norte. O TM encontra-se no meio de duas rochas.
03 Water Pulse Water Ravaged Path No lado oeste da caverna, use Rock Smash para acessar a água. Use Surf e siga a trilha de água ao norte.
04 Calm Mind Psychic Battle Park Troque por 48 BP.
05 Roar Normal Route 213 Use Rock Climb para escalar uma colina ao oeste.
06 Toxic Poison Route 212 Ao leste da área pantanosa, próxima às árvores.
07 Hail Ice Route 217 Próxima à cabana mais ao oeste.
08 Bulk Up Fighting Battle Park Troque por 32 BP.
09 Bullet Seed Grass Route 204 Ao oeste, no fim do caminho criado por dois canteiros de flores brancas.
10 Work Up Normal Jubilife City e Veilstone Department Store Na Trainers' School de Jubilife, derrote os dois School Kids e converse com School Kid Harrison. Em Veilstone, compre por 1.500 Pokedollars.
11 Sunny Day Fire Route 212 Ao oeste da entrada da Pokémon Mansion.
12 Taunt Dark Route 211 Atravesse a ponte ao oeste e desça as duas escadas.
13 Ice Beam Ice Route 216 e Veilstone Department Store Ao oeste, use Rock Climb para escalar a montanha. Depois, siga até a área mais afastada ao leste, passando pelos esquiadores. Em Veilstone, compre por 3.000 Pokedollars.
14 Blizzard Ice Lake Acuity e Veilstone Department Store No Lake Acuity, use Surf em direção ao nordeste até chegar a terra firme. Em Veilstone, compre por 5.500 Pokedollars.
15 Hyper Beam Normal Veistone Department Store Compre por 7.500 Pokedollars.
16 Light Screen Psychic Veilstone Department Store Compre por 2.000 Pokedollars.
17 Protect Normal Veilstone Department Store Compre por 2.000 Pokedollars.
18 Rain Dance Water Route 233 Usando Surf, atravesse o labirinto de pedras indo em direção ao noroeste.
19 Giga Drain Grass Route 209 Atravesse a ponte, indo em direção ao NPC fantasiado de Pikachu. Use Surf no lago, atravessando em direção ao outro lado da margem. Ande até a grande pedra que bloqueia o caminho de água, use Surf e siga o caminho. A TM estará entre duas árvores.
20 Safeguard Normal Veilstone Department Store Compre por 2.000 Pokedollars.
21 Dazzling Gleam Fairy Team Galactic HQ e Veilstone Department Store No Team Galactic HQ, desça até o terceiro andar e abra a sala com 7 geradores. Em Veilstone, compre por 3.000 Pokedollars.
22 Solar Beam Grass Veilstone Department Store Compre por 3.000 Pokedollars.
23 Iron Tail Steel Iron Island e Veilstone Department Store Em Iron Island, na entrada ao leste do primeiro elevador. Após entrar, siga para o sul. Em Veilstone, compre por 3.000 Pokedollars.
24 Thunderbolt Electric Valley Windworks e Veilstone Department Store Ao chegar na Route 205, vá até a ponte no início da rota e utilize Surf a sua direita. Siga o caminho até encontrar terra firme. Em Veilstone, compre por 3.000 Pokedollars.
25 Thunder Electric Lake Valor e Veilstone Department Store Em Lake Valor, use Surf em direção ao sudeste. Em Veilstone, compre por 5.500 Pokedollars.
26 Earthquake Ground Wayward Cave e Battle Park Na Route 206, use Cut nos arbustos à direita da ciclovia. Siga o caminho até passar pelo Hicker e busque por uma entrada abaixo da ciclovia. Tendo encontrado a Wayward Cave, use Strength para abrir uma passagem a sua esquerda. Atravesse o labirinto de pedras e de caminhos de bicicleta, indo em direção a uma entrada ao sudeste.
27 Low Sweep Fighting Lost Tower Suba até o quarto andar.
28 Dig Ground Ruin Maniac Cave Ao norte, próximo a entrada.
29 Psychic Psychic Route 211 e Veilstone Department Store Na Route 211, vá até a área montanhosa e siga em direção ao NPC. Use Rock Smash para liberar o caminho de Rock Climb e suba-o. Em Veilstone, compre por 3.000 Pokedollars.
30 Shadow Ball Ghost Route 210, Veilstone Department Store e Battle Park Na Route 210, siga o caminho para bicicleta ao sul. Quebre a rocha com Rock Smash. Em Veilstone, compre por 3.000 Pokedollars. No Battle Park, troque por 64 BP.
31 Brick Break Fighting Oreburgh Gate e Battle Park Em Oreburgh Gate, suba em direção a uma entrada ao nordeste. Desça as escadas e siga paralelamente ao ciclista, utilizando-se da bicicleta e das rampas para saltar as pedras.
32 Double Team Normal Wayward Cave e Veilstone Department Store Em Wayward Cave, siga as seguintes direções: cima; na primeira encruzilhada, siga para cima; na segunda encruzilhada, siga para cima; na terceira encruzilhada, siga para a esquerda; para baixo; para a esquerda; para baixo e para a direita. O TM está atras de uma rocha que pode ser quebrada com Rock Smash. Em Veilstone, compre por 1.000 Pokedollars.
33 Reflect Psychic Veilstone Department Store Compre por 2.000 Pokedollars.
34 Shock Wave Electric Route 215 Ao leste, atrás de um arbusto que pode ser cortado com Cut.
35 Flamethrower Fire Fuego Ironworks e Veilstone Department Store Na Route 205, use Surf ao oeste da ponte, seguindo o caminho de água para o norte até chegar a uma área de terra com uma Honey Tree. Entre no prédio, indo em direção a fornalha ao oeste. Em Veilstone, compre por 3.000 Pokedollars.
36 Sludge Bomb Poison Veilstone City e Battle Park Em Veilstone City, entre na Team Galactic HQ e desça as escadas atrás do NPC cientista. Siga para o oeste até encontrar o NPC da Team Galactic. Na Battle Park, troque por 80 BP.
37 Sandstorm Rock Route 228 Ao sudoeste da dupla de Ace Trainers.
38 Fire Blast Fire Lake Valor e Veilstone Department Store Use Surf em direção ao sudoeste. Em Veilstone, compre por 5.500 Pokedollars.
39 Rock Tomb Rock Ravaged Path Ao entrar, vire à esquerda. A TM está próximo às rochas quebráveis.
40 Aerial Ace Flying Route 213 Próximo ao monte escalável com Rock Climb, quebre a rocha com Rock Smash. No Battle Park, troque por 40 BP.
41 Torment Dark Victory Road Após escalar a primeira montanha a partir da entrada na Route 223, siga para o leste.
42 Facade Normal Survival Area Entre na casa de telhado azul ao sul do Pokemon Center e converse com o Black Belt.
43 Volt Switch Electric Amity Square Ao sul da fonte de água.
44 Rest Psychic Veilstone Department Store Compre por 3.000 Pokedollars.
45 Attract Normal Amity Square e Battle Park Na Amity Square, ao norte da fonte de água. Na Battle Park, troque por 32 BP.
46 Thief Dark Eterna City Use Cut no arbusto ao leste do prédio da Team Galactic e siga o caminho.
47 Steel Wing Steel Route 209 Ao sul da Lost Tower, use Cut para corta o arbusto.
48 Skill Swap Psychic Canavale City Entre na casa de telhado azul ao sul do Poke Mart e converse com a Ace Trainer.
49 Scald Water Team Galactic HQ Ao entrar, utilizando-se das escadas, na Galatic Warehouse, use o portal a sua direita.
50 Overheat Fire Stark Mountain Entre na Stark Mountain a partir da Battle Zone. Siga o caminho estreito até chegar a encruzilhada. Siga para a esquerda e, depois, em frente até uma nova encruzilhada. Vá para a esquerda, use Strength para liberar o caminho.
51 Roost Flying Route 210 Próximo a Solaceon Town, converse com a NPC na colina próxima a Honey Tree.
52 Focus Blast Fighting Veilstone Department Store Compre 5.500 Pokedollars.
53 Energy Ball Grass Route 226 e Battle Park Na Route 226, use Rock Climb a direita do par de NPCs com cabelo ruivo e roupas roxas. Na Battle Park, troque por 64 BP.
54 False Swipe Normal Veilstone Department Store Compre por 2.000 Pokedollars.
55 Brine Water Pastoria City Gym Derrote o Gym Leader.
56 Fling Dark Route 222 Converse com o Rich Boy na colina próxima ao Pikachu Fan Club.
57 Charge Beam Electric Sunyshore City Gym Derrote o Gym Leader.
58 Endure Normal Veilstone Department Store Compre por 2.000 Pokedollars.
59 Dragon Pulse Dragon Victory Road e Battle Park Na Victory Road, na sala ao oeste, desça a queda d'água próxima às escadas ao norte. Na Battle Park, troque por 80 BP.
60 Drain Punch Fighting Veilstone City Gym Derrote o Gym Leader.
61 Will-O-Wisp Fire Battle Park Troque por 32 BP.
62 Bug Buzz Bug Route 212 No meio da rota, atravesse o caminho para bicicleta localizado na frente do Schoolkid.
63 Nastly Plot Dark Veilstone City Converse com o NPC careca ao sul do Gym.
64 Explosion Normal Grand Underground. Troque por Spheres.
65 Shadow Claw Ghost Hearthome City Gym Derrote o Gym Leader.
66 Payback Dark Route 215 Converse com o Black Belt localizado no sul da rota.
67 Recycle Normal Eterna City Converse com a NPC idosa no segundo andar do Eterna Condominiums.
68 Giga Impact Normal Veilstone Department Store Compre por 7.500 Pokedollars.
69 Rock Polish Rock Mt. Coronet Na entrada ao oeste da Route 211, quebre a pedra e use Strength para chegar à Poká Ball ao sudoeste.
70 Flash Normal Oreburgh Gate e Veilstone Department Store Em Oreburgh Gate, siga em direção a entrada ao nordeste. Desça as escadas e quebre a pedra com Rock Smash. Em Veilstone, compre por 1.000 Pokedollars.
71 Stone Egde Rock Victory Road e Battle Park Na sala ao oeste, atravesse o caminho para bicicleta próximo ao par de Ace Trainers. Na Battle Park, troque por 80 BP.
72 Avalanche Ice Snowpoint City Gym Derrote o Gym Leader.
73 Thunder Wave Electric Veilstone Department Store e Battle Park Em Veilstone, compre por 3.000 Pokedollars. Na Battle Park, troque por 32 BP.
74 Gyro Ball Steel Veilstone Department Store Compre por 3.000 Pokedollars.
75 Sword Dance Normal Veilstone Department Store Compre por 1.500 Pokedollars.
76 Stealth Rock Rock Oreburgh City Gym Derrote o Gym Leader.
77 Psych Up Normal Route 211 Ao leste, converse com o Ace Trainer próximo a Honey Tree.
78 Snarl Dark Route 204 Use Cut no arbusto à direita das Twins e converse com o Ace Trainer ao final do caminho.
79 Dark Pulse Dark Victory Road Em uma entrada localizada no extremo noroeste. A entrada é acessível após escalar um monte com Rock Climb e atravessar uma ponte.
80 Rock Slide Rock Mt. Coronet No segundo andar, no canto sudoeste, próxima à saída para a Route 207.
81 X-Scissor Bug Route 212 e Battle Park Na Route 212, ao sudoeste da entrada do Pal Park. Na Battle Park, troque por 64 BP.
82 Sleep Talk Normal Eterna Forest Use Cut para acessar a área montanhosa. Siga e desça as escadas à esquerda. Vá em direção a Aroma Lady e suba as escadas para a área montanhosa ao sul. Vire à esquerda.
83 Bulldoze Ground Veilstone Department Store Compre por 3.000 Pokedollars.
84 Poison Jab Poison Route 212 Na área chuvosa, use Surf na área ao sul do primeiro caminho para bicicleta.
85 Dream Eater Psychic Valor Lakefront Use Rock Climb para subir e descer as colinas, iniciando o processo na casa de telhado azul mais ao oeste. Siga em direção ao leste.
86 Grass Knot Grass Eterna City Gym Derrote o Gym Leader.
87 Swagger Normal Pokemon Mansion Entre e siga o primeiro corredor à direita. Converse com as empregadas e entre na sala onde o Mr. Backlot está.
88 Pluck Flying Floaroma Town Converse com a NPC na casa de telhado vermelho ao norte do Pokemon Center.
89 U-turn Bug Canavale City e Veilstone Department Store Em Canavale, use Surf ao sul do Sailor localizado próximo a duas embarcações. Siga o caminho de água para baixo, desça na graça e siga o caminho de árvores. Em Veilstone, compre por 3.000 Pokedollars.
90 Substitute Normal Old Chateu e Veilstone Department Store No Old Chateu, no segundo andar, na última sala a direita. Em Veilstone, compre por 2.000 Pokedollars.
91 Flash Cannon Steel Canavale City Gym Derrote o Gym Leader.
92 Trick Room Psychic Route 213 Entre na casa próxima ao Valor Hotel e converse com o palhaço.
93 Cut Normal Eterna City e Battle Park Em Eterna, converse com Cynthia na frente do prédio da Team Galactic. Na Battle Park, troque por 32 BP.
94 Fly Flying Veilstone City e Battle Park Em Veilstone, próximo a porta de entrada da Team Galactic Warehouse. Na Battle Park, troque por 40 BP.
95 Surf Water Celestic Town Ruins e Battle Park Em Celestic Ruins, converse com a avó de Cynthia. Na Battle Park, troque por 64 BP.
96 Strenght Normal Lost Tower (Route 209) e Battle Park Na Lost Tower, converse com a NPC idosa no topo da torre. Na Battle Park, troque por 40 BP.
97 Defog Flying Great Marsh e Battle Park Em Great Mash, converse com a Ace Trainer. Na Battle Park, troque por 32 BP.
98 Rock Smash Fighting Oreburgh Gate e Battle Park Na entrada de Oreburgh Gate próxima a Route 203, converse com o Hiker. Na Battle Park, troque por 40 BP.
99 Waterfall Water Sunyshore City e Battle Park Em Sunyshore, converse com Jasmine na praia ao leste do Gym. Na Battle Park, troque por 64 BP.
100 Rock Climb Normal Route 217 e Battle Park Na Route 217, atrás da casa no extremo oeste. Na Battle Park, troque por 32 BP.

Rafael Alziro

Cineasta, pesquisador e pai de ciberpets. No momento eu sou universitário, mas largaria tudo para brilhar como um grande mestre Pokémon.

Sinta-se à vontade para comentar!

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال