PvP no Pokémon GO - Dominando os Efeitos Secundários dos Golpes

Pokémon GO Batalha

Você já percebeu que, de vez em quando, durante uma batalha contra algum amigo ou contra a Equipe Rocket, ao realizar determinados golpes surge uma mensagem adicional de que “algo” naquele Pokémon aumentou ou diminuiu? Estamos falando aqui dos efeitos secundários de golpes, algo que não está presente nas batalhas de Reide ou de Ginásios, mas que pode ser observado nesses outros estilos de batalha 1x1 e que pode mudar completamente o rumo de uma partida!

Neste artigo abordaremos o que são esses efeitos secundários, como eles acontecem e como você pode se beneficiar deles. Continue lendo para saber mais!

O que são os efeitos secundários de golpes no PvP?

Em termos simples: todo movimento carregado busca causar dano ao adversário, mas alguns deles, além do dano, também podem desencadear efeitos adicionais na batalha, seja atingindo o adversário, seja atingindo a si mesmo. Por meio desses efeitos adicionais você pode obter vantagens (ou desvantagens!) que serão úteis na condução da batalha, e é preciso saber lidar com elas para extrair o melhor disso.

A primeira coisa a saber a respeito dos efeitos secundários é que nem todo movimento possuirá um, já que muitos deles são simplesmente voltados ao dano puro e nada mais. Para consultar se os golpes do seu Pokémon causarão efeitos adicionais ou não, dentro da sua mochila, abra a tela do seu Pokémon de escolha e desça até ver os golpes que ele possui atualmente. Ali você encontrará uma sutil subdivisão entre “Ginásio e Reides” e “Batalhas de Treinador”, e ao clicar nesta segunda opção você encontrará as informações a respeito daquele movimento, como o seu tipo, dano e efeito secundário, caso haja.

Os efeitos secundários dos golpes buscam aumentar ou diminuir os status de Ataque e Defesa dos Pokémon em campo, podendo ser aplicados a si mesmo ou ao seu adversário, e seus efeitos são cumulativos, o que significa que utilizá-los várias vezes em seguida causa efeitos maiores. Uma boa dica inclusive é abusar disso para forçar o adversário a trocar o seu Pokémon em campo, pois os efeitos se dissipam quando um Pokémon sai de campo.

Existem golpes como o Vento Congelante (Icy Wind) ou Jato de Bolhas (Bubble Beam) que sempre diminuem o Ataque do adversário, e assim protegem o seu Pokémon, fazendo com que ele tome menos dano por conta do Ataque reduzido do outro. Outros, como o Spray Ácido (Acid Spray) e Fosso de Areia (Sand Tomb), sempre diminuem a Defesa do adversário, fazendo com que os seus golpes causem mais dano nele. Há ainda aqueles que aumentam o seu próprio Ataque ou a sua própria Defesa, como o Ataque de Chamas (Flame Charge) e o Quebra-Crânio (Skull Bash), respectivamente. Por fim, existem aqueles que diminuem o seu próprio Ataque ou a sua própria Defesa, como é o caso do Superpoder (Superpower), e que portanto devem ser usados com muita cautela.

Popularmente, quando um movimento aumenta algum dos seus atributos ou os do oponente, ele é chamado de buff. Quando ele diminui algum desses atributos, por outro lado, é conhecido então como um debuff. Estes são os termos mais utilizados pelos jogadores no meio competitivo quando fazem referência aos efeitos secundários, então vale a pena se familiarizar com eles também.


PvP Efeitos Secundários no Próprio Pokémon

Nesta primeira imagem, você pode ver exemplos de golpes cujos efeitos secundários afetam o próprio Pokémon. No caso do Poder Ancestral (Ancient Power), há apenas uma probabilidade de que estes efeitos sejam ativados; já no Superpoder (Superpower), eles serão ativados todas as vezes.

PvP Efeitos Secundários no Oponente

Nesta segunda imagem, você confere exemplos de golpes cujos efeitos secundários afetam o Pokémon adversário. No caso do Triataque (Tri Attack), há uma probabilidade de que estes efeitos aconteçam, enquanto com o Spray Ácido (Acid Spray) eles sempre vão ocorrer.

Quando acontecem os efeitos secundários dos golpes no PvP?

Existem duas maneiras de um efeito secundário poder ser aplicado dentro de uma batalha: ele pode ser garantido, o que significa que toda vez que aquele movimento carregado for utilizado o seu efeito secundário será ativado mais uma vez, ou ele pode apenas ter uma porcentagem de chance de ativação, o que joga as coisas mais para o lado da sorte.

A maneira como o efeito secundário será ativado é independente do Pokémon ou treinador que o usa, e já é programada diretamente dentro daquele golpe, o que quer dizer por exemplo que qualquer pessoa que utilizar determinado movimento cujo efeito secundário seja garantido vai ver este efeito acontecer independente do Pokémon que esteja usando ou de quem seja o adversário, e quem usar um golpe cujo efeito secundário tiver apenas uma chance de ser ativado não tem como fazer nada para garantir que esse efeito seja de fato ativado.

Uma última informação importante: os efeitos secundários serão ativados independentemente do golpe ser defendido ou não pelo adversário. Ou seja, mesmo que o oponente opte por se proteger do dano com um Escudo, ele não poderá se proteger dos efeitos secundários, que serão ativados de qualquer maneira. Use isso a seu favor no planejamento das suas estratégias!

Quais são os golpes com efeitos secundários no PvP?

Elaboramos para vocês uma tabela com todos os movimentos carregados que possuem atualmente efeitos secundários no PvP, listando aqui seus tipos, quais os seus efeitos, a quem eles afetam, e quais as suas chances de serem ativados. Confira:

Tipo Movimento Chance de Ativação Pokémon Atacante Pokémon Defensor
Ataque Defesa Ataque Defesa
Spray Ácido
(Acid Spray)
100% -2
Pássaro Bravo
(Brave Bird)
100% -3
Jato de Bolhas
(Bubble Beam)
100% -1
Corpo-a-Corpo
(Close Combat)
100% -2
Meteoro do Dragão
(Draco Meteor)
100% -2
Dança das Penas
(Feather Dance)
100% -2
Ferrão Letal
(Fell Stinger)
100% +1
Ataque de Chamas
(Flame Charge)
100% +1
Vento Congelante
(Icy Wind)
100% -1
Tempestade de Folhas
(Leaf Storm)
100% -2
Estocada
(Lunge)
100% -1
Superaquecimento
(Overheat)
100% -2
Presa Venenosa
(Poison Fang)
100% -1
Soco Empoderador
(Power-Up Punch)
100% +1
Impulso Psíquico
(Psycho Boost)
100% -2
Fosso de Areia
(Sand Tomb)
100% -1
Quebra-Crânio
(Skull Bash)
100% +1
Superpoder
(Superpower)
100% -1 -1
Criação V
(V-Create)
100% -3
Ataque Selvagem
(Wild Charge)
100% -2
Canhão Zap
(Zap Cannon)
100% -1
Tornado de Folhas
(Leaf Tornado)
50% -2
Polvo-Canhão
(Octazooka)
50% -2
Concha Navalha
(Razor Shell)
50% -1
Triataque
(Tri Attack)
50% -1 -1
Zumbido de Inseto
(Bug Buzz)
30% -1
Mastigada
(Crunch)
30% -1
Tiro no Espelho
(Mirror Shot)
30% -1
Água Barrenta
(Muddy Water)
30% -1
Escaldada
(Scald)
30% -1
Osso Sombrio
(Shadow Bone)
20% -1
Feixe Sinalizador
(Signal Beam)
20% -1 -1
Explosão Aérea
(Aeroblast)
12,5% +2
Martelo Caranguejo
(Crabhammer)
12,5% +2
Corte-Veneno
(Cross Poison)
12,5% +2
Talho Noturno
(Night Slash)
12,5% +2
Poder Ancestral
(Ancient Power)
10% +2 +2
Poder da Terra
(Earth Power)
10% -1
Bola de Energia
(Energy Ball)
10% -1
Explosão Lunar
(Moonblast)
10% -1
Vento Ominoso
(Ominous Wind)
10% +2 +2
Psíquico
(Psychic)
10% -1
Vento Prateado
(Silver Wind)
10% +2 +2

Vale lembrar que esta tabela foi elaborada em outubro de 2021, e a Niantic às vezes altera os efeitos dos golpes em suas atualizações de rebalanceamento das batalhas – então atente-se a isso também.

Boas batalhas!

2 Comentários

Sinta-se à vontade para comentar!

  1. Bom dia. Esta lista foi atualizada alguma vez depois de Outubro/2021?

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال