Pokémon TCG - Habilidades dos Pokémon


Nos jogos da franquia, todos os Pokémon têm ao menos uma Habilidade. No Pokémon TCG, não são todas as cartas Pokémon que possuem Habilidades, embora o conceito seja muito semelhante aos jogos de videogame.

No TCG, as Habilidades não possuem nomes e efeitos iguais aos dos jogos. Algo comum é mesmo efeito de uma Habilidade surgir em um novo Pokémon em uma nova coleção, porém o nome desta Habilidade costuma ser diferente.

As Habilidades são parte fundamental do Pokémon TCG e são responsáveis por grande parte da variedade criativa do jogo. Algumas Habilidades clássicas frequentemente voltam ao jogo com efeitos idênticos em novas cartas. No entanto, as Habilidades costumam ser o ponto mais variável e criativo no Pokémon TCG, sempre contando com novos efeitos, ao contrário de grande parte das cartas de Treinador e alguns ataques.

Existem diversas variações tanto para a ativação de uma Habilidade quanto para o seu tipo de efeito. Veremos a seguir alguns exemplos práticos.


As Habilidades Olhos Impiedosos de Lycanroc-GX e Sinal Sombrio de Umbreon VMAX são exemplos de Habilidades com nomes diferentes, em Pokémon diferentes, de blocos diferentes, que possuem o mesmo efeito. Essas duas Habilidades podem ser ativadas quando o Pokémon evolui e tem efeito de gust em um Pokémon do banco do oponente.


Diferentemente das Habilidades anteriores, Redemoinho de Sucção possui um efeito de gust no jogador oponente e não no Pokémon, ou seja, a escolha de que Pokémon será trocado será do oponente. Essa é uma Habilidade que pode ser usada a qualquer momento em que Phione esteja no banco, e então, ele retorna para o deck.


A Habilidade Carga Forte de Vikavolt tem o propósito de acelerar energias. Esse tipo de Habilidade é o motor de diversos decks. Essa é uma Habilidade que pode ser usada a qualquer momento durante o turno, independente se o Pokémon estiver no banco ou ativo e apenas uma vez, porém, pode ser realizada por múltiplos Vikavolt.


A Habilidade Desejo Estelar de Jirachi é uma Habilidade de consistência e busca. É um Habilidade que só pode ser utilizada quando Jirachi está ativo e apenas uma vez por turno, causando ainda um efeito de status após o uso.


A Habilidade Toque Assombroso de Tapu Lele-GX é uma Habilidade de consistência e busca, porém, diferentemente de todas as Habilidades anteriores, ela só pode ser ativada no momento em que Tapu Lele entra em campo, no banco.


Artefato Sombrio de Crobat V é uma Habilidade de consistência. Assim como o Toque Assombroso de Tapu Lele-GX, só pode ser ativada no momento em que Crobat V entra no campo, no banco, e há limitação de apenas um uso por turno.


Gatilho Rápido é uma Habilidade que coloca contadores de dano, spread. Possuindo um efeito diferente das Habilidades anteriores, esta é uma Habilidade que pode ser usada para aplicar dano no adversário a qualquer momento durante o turno, em qualquer posição no campo e uma vez para cada Inteleon em campo.


A Habilidade Estrela da Vitória de Victini é um exemplo bastante diferente e atípico. É uma Habilidade que altera uma regra básica do jogo (cara ou coroa) durante um ataque, ou seja, seu efeito é ativado após a realização do ataque. Só pode ser utilizada uma vez por turno.


Estes foram apenas alguns exemplos dos principais tipos de Habilidades e formas de ativá-las. Porém, existe um tipo de Habilidade que countera todas as outras. O exemplo mais conhecido é a Garbotoxina de Garbodor. Essa Habilidade, além de precisar de uma condição atípica - só pode ser ativada se o Garbodor estiver segurando um item -, anula todas as Habilidades em campo, no descarte e na mão de ambos jogadores, que não seja a própria Garbotoxina.

Poké-Power e Poké-Body

No passado, existia a mecânica Pokémon Power, nomeada como Poké-Power a partir da série E-card. O Poké-Power corresponde à mecânica de Habilidades, mas com algumas restrições: eles precisavam ser "anunciados" para poderem ter efeito (seu uso era opcional) e eles não eram ativados quando o Pokémon sofria alguma condição de estado (como queimado ou envenenado). Em contrapartida, os Poké-Bodies estavam sempre ativos, independentemente das condições do Pokémon ou da vontade do jogador. A partir da série Black & White, os dois conceitos foram unidos e denominados como Habilidades.


Traços Ancestrais

A série XY trouxe a mecânica dos traços ancestrais: similares aos Poké-Bodies, mas com um conjunto determinado de efeitos. Com uma nomenclatura fixa e podendo figurar em mais de um Pokémon, os traços ancestrais se aproximam das Habilidades presentes nos jogos. Cabe destacar que um traço ancestral não é considerado nem como Habilidade nem como ataque, então qualquer efeito que previna Habilidades e/ou ataques não afetará os traços ancestrais.


Um traço ancestral é indicado por uma barra de texto logo abaixo do nome do Pokémon, e a ilustração do Pokémon acaba se estendendo por todo o card. Temos um conjunto de dez traços ancestrais:

  • α Recovery: Ao recuperar os Pontos de Saúde desse Pokémon, o valor recuperado é dobrado.
    • Ludicolo, Eelektrik, Tentacool, Azumarill e Bidoof [Conflito Primitivo] tem esse traço.
  • α Growth: Ao ligar uma energia a esse Pokémon (sem usar efeitos de ataques, Habilidades ou Treinadores), é possível ligar mais uma energia.
    • Swampert, Whiscash, Gorebyss, Primal Kyogre-EX e Kingdra [Conflito Primitivo] tem esse traço.
  • Ω Barrage: Esse Pokémon pode atacar duas vezes no mesmo turno. Se o ataque nocautear um Pokémon, o segundo ataque afetará o novo Pokémon ativo do oponente.
    • Torchic, Nidoqueen, Medicham, Excadrill e Bunnelby [Conflito Primitivo] tem esse traço.
  • Ω Barrier: Cartas de Treinador (exceto Ferramenta Pokémon e Estádio) do oponente não tem efeito sobre esse Pokémon.
    • Sceptile, Magcargo, Electrike, Rhyperior, Primal Groudon-EX [Conflito Primitivo] e Regirock [Promo] tem esse traço.
  • Δ Plus: Quando esse Pokémon nocautear um Pokémon do oponente, o jogador pega um prêmio a mais.
    • Dustox, Articuno, Natu, Dragonite e Swellow [Céus Estrondosos] tem esse traço.
  • Δ Evolution: Esse Pokémon pode ser jogado para evoluir um outro que foi colocado em campo no mesmo turno, ou no primeiro turno.
    • Banette, Togekiss, Altaria, M Rayquaza-EX, Unfezant [Céus Estrondosos], Fearow e Salamence [Promo] tem esse traço.
  • Δ Wild: Esse Pokémon leva 20 pontos de dano a menos de ataques do tipo Grama, Fogo, Água ou Relâmpago (depois de serem aplicadas fraquezas e resistências).
    • M Rayquaza-EX [Céus Estrondosos] tem esse traço.
  • θ Stop: Esse Pokémon não é afetado por Habilidades do oponente.
    • Malamar, Celebi, Sableye [Promo], M Sceptile-EX, Volcarona, Baltoy, Golurk e Porygon-Z [Origens Ancestrais] tem esse traço.
  • θ Double: Esse Pokémon pode ter duas Ferramentas Pokémon equipadas.
    • Vespiquen, Entei, Gyarados, Metagross e M Tyranitar-EX [Origens Ancestrais] tem esse traço.
  • θ Max: Quando esse Pokémon é jogado para evoluir um outro Pokémon que foi colocado em campo, todos os marcadores de dano preexistentes são removidos.
    • Primal Kyogre-EX, Primal Groudon-EX e M Rayquaza-EX [Origens Ancestrais] tem esse traço.

É importante lembrar que Habilidades e traços ancestrais não são mutuamente exclusivos, há Pokémon que apresentam as duas características.


Poder V-ASTRO

O Poder V-ASTRO foi uma mecânica que chegou junto com a coleção Espada e Escudo 9 - Astros Cintilantes. Essa mecânica é exclusiva dos Pokémon V-ASTRO. O Poder V-ASTRO é semelhante ao ataque GX (do bloco Sol e Lua), mas pode ser tanto um ataque quanto uma Habilidade e só pode ser usado uma vez por partida.


No mundo competitivo, os Pokémon com Habilidades são fundamentais para o funcionamento de um deck. Excluindo raríssimas exceções, praticamente todos os decks possuem ao menos um “Pokémon-Habilidade”.

Uma boa forma de criar a estratégia para um deck é estudar as Habilidades disponíveis no formato escolhido. Muitos decks possuem estratégias que giram quase que totalmente em cima de um Pokémon-Habilidade, enquanto outros os utilizam apenas para aumentar a consistência do baralho.
 
Não deixe de considerar decks que utilizam Pokémon que anulam Habilidades do adversário, somado com estádios que possuem efeito semelhante, estes costumam obter sucesso em um metagame muito dependente de Pokémon-Habilidade.

Matéria originalmente escrita por Nanabs e atualizada por Nikolas Sales e Thalys Caires.

Sinta-se à vontade para comentar!

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال