Pokkén Tournament - Pokémon Blast News

Novidades

Ad superior

15/08/2021

Pokkén Tournament

Pokkén Tournament

Pokkén Tournament é um jogo de luta desenvolvido pela Bandai Namco Entertainment, detentora dos títulos da franquia de jogos Tekken, distribuído pela The Pokémon Company para arcades em 2015 e, não muito depois, em 2016, Nintendo Wii U. Em 2017, uma versão atualizada e com novos Pokémon foi lançada para Nintendo Switch, nomeada Pokkén Tournament DX, porém tratando-se ainda do mesmo jogo.

Baseando-se bastante no estilo dos jogos de luta Tokken, Pokkén Tournament consiste em um jogo de luta em que, ao invés de controlar o treinador e dar diretivas aos Pokémon, o jogador controla os próprios Pokémon durante as lutas.
 

Premissa

Região de Ferrum

Em Pokkén Tournament, exploramos a região de Ferrum, onde ocorre a Ferrum League em uma série de partidas. Existem as League Matches, que classificam os 8 melhores para se enfrentar em lutas chaveadas; e o Tournament, em que o vencedor pode enfrentar o Mestre de cada Liga para subir de nível até finalmente estar apto a enfrentar o Campeão.

Nia - Pokkén Tournament

Ao chegar na região, você será recebido por Nia, que te explicará o básico sobre a Ferrum League e lhe ensinará sobre as lutas. Quando finalmente se sentir pronto, você poderá ingressar na Green League, começando por baixo, no Rank D, e subindo gradativamente.

Shadow Mewtwo

Contudo, ao longo da Ferrum League, um estranho Pokémon começa a perturbar o evento - um ser parecido com Mewtwo, mas com uma cor escura: o Shadow Mewtwo. Junto dele, uma figura encapuzada parece estar por trás disso, a misteriosa Anne.

Anne - Pokkén Tournament

No desenrolar da história, entretanto, descobre-se que Anne na verdade quer ajudar Shadow Mewtwo, que é o próprio Pokémon, que havia salvado a garota do poder da Shadow Synergy Stone. Porém, agora está sendo corrompido pelo poder dela, e, por isso, Anne acredita que pode salvá-lo - o que, por consequência, salvaria também Gaia, a energia que permite que as Synergy Stones criem um laço entre os Pokémon e treinadores, que está sendo drenada pelo Shadow Mewtwo.

Ferrum League

Apesar de o jogo progredir quase em um estilo modo-história, para poder avançar é necessário progredir nas Ligas através das lutas. Você deve enfrentar uma série de treinadores para subir de nível no rank de cada Liga através do sistema de League Matches e, ao atingir o top 8, poderá participar do Tournament para definir quem será o primeiro colocado.

Durante as League Matches, você deverá vencer dois rounds em cada luta contra os outros jogadores, não havendo problema algum caso perca uma luta. Porém, durante os Tournaments, caso perca alguma luta, você automaticamente estará desclassificado e terá de se esforçar para alcançar novamente a primeira posição.

Atingindo o primeiro lugar no rank, você poderá finalmente enfrentar o Mestre da Liga, e, vencendo-o, prosseguir para a próxima, sendo cinco Ligas no total: D, C, B, A, e S. Cada um possui um mestre exceto a Liga A, que possui um Campeão. Vencendo o Campeão, você estará classificado para a Liga secreta de Rank S, podendo então enfrentar a Grand Master da Ferrum League.

Liga Rank Mestre Pokémon
Green League
Rank D

League Master Travis

Garchomp
Blue League
Rank C

League Master Keith

Suicune
Red League
Rank B

League Master Elinn

Braixen
Chroma League
Rank A

League Champion Glenn

Machamp
Iron League
Rank S

Grand Master Alyssa

Pikachu

Lutas

Diferentemente dos jogos principais, aqui o jogador controla o Pokémon em batalha, podendo aplicar os golpes e movimentando-o pela arena circular. O objetivo é nocautear o Pokémon adversário utilizando seus golpes, a ajuda dos Pokémon de suporte e do Synergy Burst.

Duel & Field Phase

As batalhas acontecem em um sistema 3D chamado Field Phase, em que é possível movimentar-se livremente por toda a circunferência da arena. No entanto, dependendo do golpe utilizado, a batalha transforma-se em um estilo 2D chamado Duel Phase, em que só é possível movimentar-se para frente e para trás e pular. Isso é revertido utilizando outro ataque específico.

Cada Pokémon possui uma gama de ataques que varia de quatro a doze dependendo do Pokémon, além de um Burst Attack - um ataque mais poderoso que pode ser desbloqueado ativando o Synergy Burst do Pokémon, que o deixa temporariamente mais forte e, caso o Pokémon possua uma Mega Evolução, ele Mega Evoluirá quando ativar o Synergy Burst.

Attack Triangle - Pokkén Tournament

Existem três tipos de ataques que são igualmente complementares e concorrentes entre si, conhecidos como Attack Triangle: Normal Attacks, ataques normais; Grab Attacks, ataques de submissão, em que os adversários são presos e segurados; e Counter Attacks, ataques que bloqueiam e revertem ataques recebidos. Eles funcionam em um sistema de pedra-papel-tesoura, sendo que Normal Attacks sobrepõe Grab Attacks, que sobrepõe Counter Attacks, que sobrepõe Normal Attacks.

Apesar de não existirem os Stats como nos jogos padrão, os Pokémon ainda possuem quatro habilidades que podem ser melhoradas ganhando Skill Points ao vencer lutas. Aumentando seu Skill Level, pode-se melhorar um pouco uma das habilidades, sendo elas: Attack, poder dos golpes; Defense, bloqueio ou resistência aos golpes; Synergy, velocidade em que a barra do Synergy Burst leva para se preencher e duração do Synergy Burst; e Strategy, aumentando poder e duração dos Support Pokémon.

Além disso, cada Pokémon possui um “estilo” diferente de luta, fazendo com que a sua estratégia seja diferente toda vez que escolher um novo Pokémon. Os estilos são: Power (Poder), em que o foco é na força do Pokémon; Standard (Padrão), em que nenhum elemento tem foco, sendo mais balanceado; Speed (Velocidade), em que o foco é na velocidade dos golpes do Pokémon; e Technical (Técnico), em que o foco é em diminuir o dano do adversário.

Battle Pokémon

Existe um total de 23 Pokémon que podem ser utilizados durante uma Luta, devendo ser escolhido previamente e podendo ser trocado ao visitar My Town. Cada Pokémon contém uma série de ataques, quantidade de HP e estilo de luta diferentes. Há um total de 15 Pokémon disponíveis para todas as plataformas (Arcade, Nintendo Wii U e Nintendo Switch), 4 deles são exclusivos de arcade e Nintendo Switch e 3 criaturas são adições exclusivas da versão DX para Switch.

Imagem Pokémon Tipo de Luta HP Disponibilidade
Charizard Poder 600 Todos
Pikachu Padrão 570 Todos
Pikachu Libre Velocidade 570 Todos
Machamp Poder 660 Todos
Gengar Técnico 510 Todos
Mewtwo Padrão 600 Todos
Shadow Mewtwo Técnico 480 Todos
Suicune Padrão 630 Todos
Sceptile Velocidade 570 Todos
Blaziken Padrão 600 Todos
Gardevoir Técnico 540 Todos
Garchomp Poder 660 Todos
Lucario Padrão 600 Todos
Weavile Velocidade 540 Todos
Chandelure Poder 510 Todos
Braixen Padrão 540 Todos
Darkrai Técnico 540 Arcade e Switch
Scizor Poder 600 Arcade e Switch
Croagunk Velocidade 540 Arcade e Switch
Empoleon Padrão 630 Arcade e Switch
Decidueye Padrão 570 Switch
Aegislash Técnico 510 Switch
Blastoise Poder 660 Switch

Support Pokémon

Além dos Pokémon principais, a cada luta é possível escolher um par de Pokémon que servem de suporte, podendo temporariamente melhorar alguma habilidade do seu Pokémon ou prejudicar o adversário. É possível escolher até três pares como “padrão” que serão disponibilizados para escolha antes da luta iniciar, podendo trocá-los em My Town, e no início de cada round é possível escolher um dos dois Support Pokémon para auxiliá-lo durante aquele round.

Os pares, entretanto, não são customizáveis. Cada par é pré-programado e a escolha é de qual par utilizar em uma luta, não quais Pokémon individuais formam cada par.

Existe um total de dezoito pares de Support Pokémon, totalizando 36 Pokémon, sendo 3 pares exclusivos da versão DX.

Pokémon Descrição Pokémon Disponibilidade

Emolga
Usa Shock Wave para chocar o oponente e temporariamente diminuir sua velocidade
Fennekin
Todos
Usa Ember para se envolver com fogo, criando uma armadilha

Snivy
Usa Leaf Tornado para criar um ataque que manda o oponente para o ar
Lapras
Todos
Usa Surf quando entra na arena, causando dano no oponente com uma onda de água

Frogadier
Usa Water Pulse para atacar à distância disparando balas de água. Efetivo a longa distância
Eevee
Todos
Usa Helping Hand para curar o usuário e temporariamente aumentar seu poder de ataque

Jirachi
Usa Wish para restaurar a Synergy Gauge e temporariamente aumentar a força do usuário durante o Synergy Burst
Whimsicott
Todos
Usa Substitute para tornar os ataques do oponente inúteis e curar o usuário

Ninetales
Usa Will-O-Whisp para mandar pequenas chamas para a frente do usuário. Os ataques do oponente diminuem temporariamente se tocados pelas chamas
Mismagius
Todos
Usa Ominious Wind para atacar o oponente e temporariamente aumentar o poder dos ataques do usuário

Farfetch'd
Usa Fury Cutter para causar uma enxurrada de ataques no oponente
Electrode
Todos
Usa Explosion para counterar um ataque do oponente quando defende

Rotom
Usa Thunder Shock para prender o oponente no ar e temporariamente diminuir sua velocidade
Togekiss
Todos
Usa Tailwind para temporariamente aumentar a velocidade do usuário e recuprar um pouco de HP

Dragonite
Usa Draco Meteor para atacar múltiplas vezes em uma grande área
Victini
Todos
Usa V-create para temporariamente tornar os ataques do usuário críticos, restaurar um pouco de HP e aumentar a barra de Synergy Gauge. Diferentemente de outros Pokémon de melhorias, Victini pode causar danos no oponente se eles se cruzarem enquanto ele deixa o campo

Croagunk
Usa Toxic para atacar o oponente e temporariamente diminuir sua defesa
Sylveon
Todos
Usa Reflect para curar o usuário e temporariamente aumentar sua defesa

Pachirisu
Usa Follow Me para eliminar ataques de longa distância. Efetivo quando próximo
Magikarp
Todos
Usa Bounce para dispersar o ataque do oponente quando atingido. Efetivo para interromper combos

Cubone
Usa Bonemerang para atacar à distância e puxar o oponente para perto
Diglett
Todos
Usa Dig para atacar por baixo, tornando fácil iniciar um combo

Magneton
Usa Tri Attack à distância diagonalmente para cima para causar dois stats negativos aleatórios
Quagsire
Todos
Usa Mud Bomb para atacar o oponente no chão, mesmo quando bloqueado

Espeon
Usa Murning Sun para remover quaisquer status e recuperar HP, com mais vida recuperada, menos tempo restante no round
Umbreon
Todos
Usa Snarl para absorver a Synergy Gauge e impedir ataques críticos

Reshiram
Usa Blue Flare para atacar com uma forte chama. Em DX só pode ser chamado uma vez por round
Cresselia
Todos
Usa Lunar Dance para curar o usuário de quaisquer status negativos, recuperar HP e Synergy Gauge, mas só pode ser utilizado uma vez por round

Yveltal
Usa Oblivion Wing para atacar do céu e roubar o Synergy Burst do oponente. Em DX só pode ser chamado uma vez por round
Latios
Todos
Usa Luster Purge para criar ataques ao redor do oponente, restringindo seus movimentos. Em DX só pode ser chamado uma vez por round

Litten
Usa Fire Fang para atacar o oponente. Seu poder aumenta caso o usuário tenha pouco HP
Popplio
Switch
Usa Bubble Beam para temporariamente aumentar o ataque e concede salto duplo no ar

Mega Rayquaza
Usa Dragon Ascent para atacar à distância em alta velocidade. Também consume a Synergy Gauge. Só pode ser chamado uma vez por round
Mimikyu
Switch
Usa Play Rough para atacar continuamente pela retaguarda e infligir status negativos em dobro

Mew
Usa Miraculous Power para, aleatoriamente, aumentar a Synergy Gauge, temporariamente torna os ataques críticos e/ou concede ao usuário status positivos aleatórios
Celebi
Switch
Usa Time Travel para trocar de fase a quase qualquer momento, mesmo quando o oponente bloqueia um ataque

Copas

Desde seu lançamento, a The Pokémon Company tem realizado partidas oficiais que garantem um título aos 100 primeiros colocados, além de um prêmio de participação. Cada Copa ocorre duas vezes, uma individual e outra em times. Um participante que já possui um título de participação recebe 10 mil PokéGold.

Infelizmente o último evento aconteceu em setembro de 2019, e nenhuma outra Copa foi lançada desde então. Não existem informações se novas Copas serão abertas no futuro.
 

Campeonato

Campeonato - Pokkén Tournament

Além das Copas, a The Pokémon Company também promove Campeonatos oficiais de Pokkén Tournament DX que são sediados ao vivo. As fases classificatórias ocorrem na Austrália, Europa e América do Norte, onde os classificados ganham uma passagem para o local escolhido como sede para competir por prêmios em dinheiro, consoles, cartas TCG, entre outros.

Em 2020, o evento seria sediado em Londres, na Inglaterra, mas foi cancelado devido à pandemia de COVID-19. É possível que, no futuro, novos Campeonatos sejam realizados, porém o site oficial de Pokkén Tournament não recebe atualizações desde o ano passado (2020).

Post Top Ad