Pokémon Unite tem potencial para se tornar um sucesso?

Pokémon Unite

Nas últimas semanas, uma série de novos projetos relacionados à franquia Pokémon foram anunciados: Pokémon Smile, New Pokémon Snap, e Pokémon Café Mix. No entanto, em meio a todos esses jogos, houve um evento à parte para o anúncio de um grande novo projeto: Pokémon Unite. O Game se mostra como um MOBA Pokémon, nos mesmos moldes dos famosos League of Legends e Dota 2. Mas será que Pokémon Unite tem potencial para se tornar mais um sucesso da franquia?

Para quem ainda não sabe do que se trata Pokémon Unite, clique aqui. O vídeo de anúncio oficial pode ser encontrado aqui e a "Pokémon Presents", por sua vez, pode ser encontrada aqui.

Pokémon Unite

Para aqueles que não conhecem, um MOBA é basicamente um gênero em que o jogador controla um personagem em uma batalha entre dois times, geralmente em um 5vs5. Embora, na maioria dos jogos, o principal objetivo seja derrotar a base inimiga, existem alguns outros - e esse parece ser o caso de Pokémon Unite - que exige que o jogador capture alguns pontos ao redor do mapa. Na realidade, trata-se de um gênero que exige uma exímia estratégia e mecânica por parte dos jogadores, dominando os mais diversos personagens existentes, para que possam obter recursos e se tornar mais fortes que seus adversários.

Dito isso, agora sim: Pokémon Unite será um jogo desenvolvido pela Pokémon Company em parceria com a Tencent para a criação de um MOBA Pokémon disponível para Nintendo Switch e plataformas Mobile. De maneira geral, o jogo funcionará da mesma forma que os MOBA mais famosos do mercado atualmente, como LoL, Dota 2 e Smite. Estes jogos já são bastante consolidados há mais de uma década, e, por isso, levam uma legião de fãs, sobretudo nos aspectos competitivos. Pokémon Unite chega, agora, para "surfar" nessa onda de sucesso e tentar garantir espaço nesse setor dos Games.

Pokémon Unite

Mas antes de entrar especificamente na matéria, vale uma ressalva: essa matéria não tratará sobre aspectos internos do jogo, como as mecânicas e ferramentas disponíveis. Mais importante que isso, a ideia aqui é debater sobre como um novo jogo Pokémon em um novo gênero de Games pode afetar positivamente a franquia e trazer mais fãs, além dos aspectos competitivos que certamente serão explorados.

Assim que foi anunciado, Pokémon Unite não teve uma receptividade muito alta por parte dos fãs. No seu vídeo de anúncio oficial, fica claro que os fãs esperavam, na realidade, uma confirmação do aguardadíssimo Remake de Sinnoh. No momento em que essa matéria está sendo escrita, o vídeo está com 24 mil "Gostei" e 30 mil "Não Gostei" na Página do YouTube. Mesmo que essa receptividade não seja animadora, é preciso salientar que talvez muitos entusiastas apenas ficaram irritados com o fato de que o Remake de Sinnoh ainda não foi apresentado, não significando necessariamente que desgostaram de Pokémon Unite. 

Pokémon Unite

Essa recepção negativa também pode disfarçar o fato de que o novo jogo tem muito potencial. Estando presente mais uma vez tanto no Nintendo Switch quanto nos dispositivos Mobile - assim como a maioria dos títulos atuais -, a quantidade de jogadores que podem jogar Pokémon Unite é alta. E isso indica que, logo de início, muitos podem pelo menos baixar o jogo como forma de teste. E mais importante: podem acabar gostando

Outro ponto de vantagem para Pokémon Unite é que já ficou claro, logo com o trailer de anúncio, que a Pokémon Company mais uma vez abusará de Pokémon conhecidos e já consolidados da franquia, como Charizard e Lucario. Isso, mais uma vez, com certeza atrairá uma legião de fãs dessas criaturas, que deverão ser as mais famosas do MOBA. E isso não é errado. A Pokémon Company abusará dessa popularidade como forma de incentivar as pessoas a baixar o jogo, o que pode fazer com que, inicialmente, o Game tenha muito sucesso. É uma aposta no seguro que já garantiu bons frutos para a Pokémon Company mais de uma ou duas vezes. 

Pokémon Unite

Outra questão interessante é que o gênero de MOBA é, historicamente, talvez juntamente dos RPG, um imã de Gamers hardcore. Dificilmente se vê algum jogador desses gêneros que não conhece a fundo os jogos, ou que apenas fez alguns testes e acabou desistindo. Não estou dizendo que eles não existam, mas sim que eles são mais raros que outros gêneros, como Puzzles ou FPS. Estes gêneros, muitas vezes, apresentam jogadores que apenas jogam o Game com amigos e não se importam com o resultado de vitória ou derrota. Simplesmente querem se divertir. No caso do MOBA, embora essas situações existam, normalmente existe uma competitividade muito mais assertiva e uma legião de fãs muito fidelizada. E eu digo isso com uma visão de alguém que já jogou muito FPS e MOBA durante toda a vida.

E é justamente neste aspecto competitivo que Pokémon Unite pode se destacar. Espera-se que, muito provavelmente, ele não tente competir diretamente com MOBA como League os Legends e Dota 2, que se encontram em um mercado competitivo muito sólido e com maior investimento. Ele tentará, sobretudo, unir o universo lúdico de Pokémon à aspectos competitivos já existentes na franquia, como nas áreas VGC e TCG.  No próprio vídeo de anúncio do jogo, já há alguns indícios desse teor competitivo existente.

Além disso, considerando a enorme base de fãs de Pokémon que já estão acostumados com os jogos Mobile da franquia, a quantidade de pessoas que darão uma chance ao jogo pode ser alta. Dificilmente veremos um fenômeno tão absurdo quanto foi com Pokémon GO, mas certamente teremos um engajamento inicial elevado. A partir disso, o que pode acontecer no futuro depende apenas do foco e investimento que a Pokémon Company e a Tencent oferecerão ao jogo.

Pokémon Unite

Considerações Finais

Pokémon Unite tentará unir o universo Pokémon a um dos gêneros atualmente mais famosos do mundo dos Games, surfando na onda de títulos consagrados como League of Legends e Dota 2, mas trazendo peculiaridades únicas da franquia. Ele também já apresenta a vantagem de ter uma alta base de fãs Pokémon, que sempre dão uma chance para os novos títulos. Mesmo que, em um primeiro momento, possa ter tido uma recepção negativa por conta do aguardado Remake de Sinnoh, é inegável que o jogo apresenta potencial.

Sim, talvez Pokémon Unite decepcione e não seja um sucesso. Isso aconteceu recentemente com Pokémon Masters. Mas, considerando o gênero de Games que ele está atacando, a quantidade de fãs que já estão acostumados com os títulos Mobile e o potencial competitivo do jogo, parece que estamos nos aguardo de mais um sucesso da franquia Pokémon.

Qual é a sua opinião sobre Pokémon Unite?

Lucas Avancini

Fã desde muito pequeno, cresceu assistindo, jogando e colecionando tudo relacionado à franquia. Acredita que fazer parte de um dos maiores portais brasileiros de Pokémon no Brasil é um antigo sonho se tornando realidade, já que sempre quis desenvolver algo para contribuir com a comunidade no país. Formado em Administração pela Universidade de São Paulo e atualmente atuando no ramo de tecnologia.

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال