Nove Mudanças em Pokémon TCG Sword e Shield

Pokémon TCG Sword e Shield

A Pokémon Company anunciou várias mudanças que serão implementadas em Pokémon Estampas Ilustradas (TCG) com a chegada da expansão Sword e Shield em fevereiro. Fique de olho no que vai mudar em breve:

1. Mudança de Regra: Primeiro Turno


A expansão XY incluiu uma regra que impedia os jogadores de atacarem no primeiro turno. A partir do dia 21 de fevereiro de 2020, haverá uma restrição adicional: o jogador que der início à partida também não poderá utilizar uma carta Suporte no primeiro turno.

Esta mudança tem como objetivo tornar menos vantajoso ser o primeiro a jogar na partida. Algumas estratégias podem beneficiar quem é o segundo jogador, mas outras podem ser melhor aproveitadas sendo o primeiro jogador. Espera-se que o jogo fique mais balanceado com esta mudança.

2. Fraquezas e Resistências


Por mais de uma década, a Resistência significa que um Pokémon recebe -20 de dano de golpes de um determinado tipo ao qual este Pokémon é resistente. Contudo, em Pokémon Sword e Shield a resistência garantirá ao Pokémon receber -30 de dano ao invés de -20. Isso não mudará para as cartas já lançadas anteriormente.

Além disso, algumas mudanças nas Fraquezas serão implementadas:

  • Pokémon Tipo Água: fraco contra tipo Elétrico ao invés de Grama
  • Pokémon Tipo Psíquico: fraco contra tipo Noturno ao invés de Psíquico
  • Pokémon Tipo Noturno: fraco contra Grama ao invés de Lutador  

3. Rearranjo de Tipos


O tipo Fada, introduzido durante a Era XY, será descontinuado na expansão Sword e Shield. Os Pokémon que são tipo Fada serão normalmente representados pelo Tipo Psíquico em Pokémon Estampas Ilustradas. Para manter o balanceamento do jogo, os Pokémon do tipo Venenoso passarão a ser representados pelo Tipo Noturno, ao invés do Tipo Psíquico, em Pokémon Estampas Ilustradas. Por enquanto, a energia do tipo Fada poderá ser utilizada no formato Padrão, mas isso será alterado no futuro.

4. Card Errata


Várias cartas terão correções válidas a partir do dia 21 de fevereiro de 2020. Como há mudança textual no efeito das cartas, não traduziremos as descrições para não gerar conflito com a tradução oficial que ainda não foi disponibilizada. Mas é importante saber quais cartão terão correções:

Energy Retrieval
(Shining Legends, 59/73; Sun & Moon, 116/149; XY - Evolutions, 77/108; XY - Ancient Origins, 99/98; XY - Primal Clash, 126/160; Black & White - Plasma Blast, 80/101; Black & White, 92/114; Legendary Collection, 107/110; Base Set 2, 110/130; Base Set, 81/102)
Minor text change: “Put up to 2 basic Energy cards from your discard pile into your hand.”

Lum Berry
(EX Emerald, 78/106; EX Ruby & Sapphire, 84/109)
Minor text change: “At the end of each turn, if the Pokémon this card is attached to is affected by any Special Conditions, it recovers from all of them, and discard this card.”

Pal Pad
(Sun & Moon - Ultra Prism, 132/156; XY - Flashfire, 92/106)
Minor text change: “Shuffle up to 2 Supporter cards from your discard pile into your deck.”

Sitrus Berry
(EX Unseen Forces, 91/115)
Minor text change: “At the end of each turn, if the Pokémon this card is attached to has 3 or more damage counters on it, heal 30 damage from it and discard this card.”

Hyper Potion
(Skyridge, 127/144)
Major text change: “Heal 120 damage from 1 of your Pokémon that has at least 2 Energy attached. If you healed any damage in this way, discard 2 Energy from it.

Quick Ball
(Diamond & Pearl - Majestic Dawn, 86/100; Diamond & Pearl - Mysterious Treasures, 114/123)
Major text change: “You can play this card only if you discard another card from your hand. Search your deck for a Basic Pokémon, reveal it, and put it into your hand. Then, shuffle your deck.

5. Vários Professores


A carta "Professor's Research" será incluída em Pokémon Sword e Shield. Esta carta possui o mesmo efeito das já conhecidas cartas Professor Sycamore e Professor Juniper. A partir de agora, ao invés de alterar o nome da mesma carta em cada expansão, o nome "Professor's Research" será mantido e o nome do professor de determinada região aparecerá do lado direito.

6. Pokémon Checkup


Um novo termo chamado Pokémon Checkup vai substituir a frase "entre turnos", mas ele vai funcionar da mesma forma. Depois de um turno do jogador estar completo, o Pokémon Checkup será ativado antes de dar início ao turno do próximo jogador. Segue o que acontecerá no Pokémon Checkup:

  • Checar Condições Especiais nesta ordem: Envenenado, Queimado, Dormindo, e Paralisado
  • Checar Habilidades e efeitos de cartas de Treinador. Isso poderá acontecer antes de checar as Condições Especiais, mas os dois passos não podem ser mesclados
  • Checar se há qualquer Pokémon derrotado

7. Recuperação


Na expansão Black e White, o termo "cura" foi introduzido, como o que pode ser lido na carta Poção "Cure 30 de dano de 1 de seus Pokémon". Na expansão Sword e Shield, um termo similar será introduzido para efeitos que removem Condições Especiais, e será "recover". Assim, o termo "recover" estará associado às Condições Especiais.

8. Remoção de Texto para Habilidades


No passado, algumas Habilidades poderiam ser ativadas somente "antes de atacar", indicando que o ataque deveria ser a última coisa a acontecer durante o turno. Em Sword e Shield, isso não acontecerá mais, uma vez que algumas Habilidades podem ser ativadas durante o efeito de ataques.

9. Marco Regulatório


As cartas da expansão Sword e Shield possuem uma caixa em branco contendo uma letra do lado inferior esquerdo. Isso é chamado de "marco regulatório" e será utilizado no futuro para determinar quais cartas serão válidas nos torneios. Essa mudança terá maior atenção nos torneios em breve.

Fonte: Pokebeach

Danilo Andretta

Doutorando em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas, acompanha a franquia Pokémon desde pequeno e entrou na PBN com 14 anos com o sonho de construir o maior portal brasileiro de Pokémon. Fã do anime Pokémon e dos jogos principais da franquia, dedica as horas vagas produzindo conteúdo na PBN e interagindo com os leitores nas redes sociais.

Sinta-se à vontade para comentar!

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال