Pokémon Masters: O que podemos esperar do novo jogo Mobile? - Pokémon Blast News

Novidades

/

Ad superior

17/08/2019

Pokémon Masters: O que podemos esperar do novo jogo Mobile?

Nos próximos dias, espera-se que seja lançado o mais novo jogo Mobile da franquia Pokémon: Pokémon Masters. Aparentemente, este será o primeiro game da franquia que apostará de forma veemente em personagens antigos da franquia, resgatando diversos rostos que já foram vistos pelos fãs tanto nos jogos principais quanto no próprio Anime. Pokémon Masters focará em batalhas em trios de forma rápida, sendo que os humanos sempre aparecerão em conjunto com seus parceiros Pokémon típicos de várias mídias - mecânica chamada de Sync Pairs. Baseado em tudo isso, o que podemos esperar de Pokémon Masters?
Obviamente, o principal apelo do jogo para tentar garantir seu sucesso é algo que sempre funciona quando bem feito: a tentativa de se chegar à nostalgia dos fãs. A utilização dos Sync Pairs dá à Pokémon Company, juntamente da desenvolvedora DeNA, a possibilidade de fazer uso de muitos personagens famosos que já passaram pela franquia mas, pelo desgaste natural do tempo, acabaram ficando para trás na história. No pensamento dos fãs, o retorno de figuras como Brock, Misty, Gary e Red é motivo suficiente para, no mínimo, dar uma chance ao jogo. E é nisso que a desenvolvedora deve apostar suas fichas.

Ao se observar todo o material de Marketing do jogo por parte da DeNA, fica nítido que o principal meio de propaganda vem sendo o anúncio de novos Sync Pairs, justamente pelo fato de que é necessário agarrar a nostalgia dos fãs e utilizá-la a seu favor. E isso não é errado. Utilizar um ponto em que sabe-se que os fãs darão atenção, de forma geral, é uma prática apresentada por muitas empresas atualmente, já que novos produtos se tornam mais fortes quando vinculados à marcas e nomes que já possuem sua fama - e consequentemente não precisam criar uma nova identidade.

Além disso, a junção desta nostalgia com a mecânica dos Sync Pairs faz com que os jogadores tenham, a todo momento, a possibilidade de jogar ao lado de seus personagens favoritos. Em algumas gameplays já mostradas, nota-se o protagonista com seu Pikachu ao lado de Misty com sua Starmie e Brock com seu Onix. Para um fã de longa data, essa é uma sensação extremamente saudosa e que, com certeza, ajudará o jogo a se manter no mercado de Mobiles.
Outro ponto que merece destaque é a qualidade gráfica que está sendo apresentada até o momento. O jogo está extremamente bonito, mostrando uma vivacidade de cores, animações e traços de design que fazem qualquer fã da franquia ficar impressionado. O que nos resta saber, no entanto, é se essa qualidade gráfica será sustentada na maioria dos Smartphones sem perder performance ou apresentar travamentos. Para isso, é necessário que a DeNA seja capaz de otimizar o jogo de forma que ele seja fluido em todos os aparelhos em que estiver disponível.

Falando a respeito dos Mobiles, espera-se que o jogo também faça bastante sucesso por conta do próprio meio em que será lançado: os celulares. Não é novidade para ninguém que Pokémon GO se tornou um dos jogos mais famosos não apenas da história da franquia Pokémon, mas também da história dos jogos Mobile. Recentemente, o jogo passou a marca de 1 bilhão de downloads, o que confirma que a plataforma dos celulares é atualmente um dos pilares mais valiosos que deve ser usado por parte das empresas. Afinal, as pessoas utilizam seus celulares a todo momento nas mais diversas situações, e ter a possibilidade de jogar um game da franquia Pokémon com tanta facilidade certamente faz com que os fãs sintam vontade de testar Pokémon Masters - da mesma forma que ocorreu com Pokémon GO.

Aliás, observando o atual mercado de jogos Mobile, fica nítido que a Pokémon Company realmente está focando pesado neste segmento. Nomes como Pokémon GO, Pokémon Rumble Rush, Pokémon Shuffle Mobile, Pokémon Magikarp Jump, Pokémon Quest e o recém-encerrado Pokémon Duel mostram como a empresa realmente acredita que este é um mercado válido e passível de ser investido. O novo game chega, portanto, com a missão de se tornar mais um sucesso da franquia no segmento Mobile.
Outro ponto interessante de ser salientado é que Pokémon Masters pode, assim como Pokémon GO fez, influenciar diretamente algum jogo da linhagem principal da franquia. No ano passado, com o lançamento de Pokémon Let's GO Pikachu & Eevee, a Pokémon Company admitiu que alterou o game em virtude de novas mecânicas trazidas com Pokémon GO - como por exemplo o sistema de capturas -, visto que foi necessária uma adaptação após observar o quão bem sucedido o jogo Mobile foi entre os fãs. Por isso, dependendo do sucesso de Pokémon Masters, deve-se esperar que tanto a Pokémon Company quanto a DeNA façam pressão à Game Freak para que algumas mecânicas do jogo sejam implementadas nos jogos principais. Devido à proximidade do lançamento de Pokémon Sword & Shield, contudo, esta é uma alteração que, se realmente ocorrer, deve ficar somente para o próximo jogo da franquia.

Um fator de sucesso do game pode ser, também, o fato de que os jogos Mobile da franquia Pokémon são gratuitos. Isso facilita o primeiro contato das pessoas com o jogo, já que ele pode ser facilmente baixado nas lojas oficiais dos respectivos Smartphones (iOS e Android). Com isso, há uma chance maior de uma grande quantidade de pessoas pelo menos testarem o game para ver se gostam ou não, e a partir de então fazer suas constatações e falar suas opiniões. De qualquer forma, dar a primeira chance à Pokémon Masters pode ser tudo que ele precisa para garantir o amor dos fãs a longo prazo.

Entretanto, nem tudo são flores: embora Pokémon Masters seja gratuito, já foi confirmado que ele trará consigo microtransações. Embora não seja um problema recorrente de jogos Mobile da franquia Pokémon, esse anúncio gera certo receio de que muito conteúdo do jogo seja disponibilizado através desta prática, o que tornaria a experiência do consumidor um tanto quanto limitada. Caso alguns Sync Pairs fossem liberados apenas através de microtransações, por exemplo, a DeNA colocaria um enorme impasse no potencial de sucesso do jogo, podendo gerar até mesmo um possível fracasso imediato. Por conta disso, teremos de torcer para que essa não seja a decisão tomada por parte da empresa.
Com certeza, uma grande parcela dos fãs está empolgado com a chegada próxima de Pokémon Masters. Sustentado sobre um fator nostálgico sem igual, o jogo promete trazer personagens icônicos da franquia juntamente de seus parceiros Pokémon, e focará no rentável mercado Mobile atual.

Até o momento, o jogo está disponível somente nos territórios de Singapura e Canadá, com previsão de lançamento mundial para o dia 29 de agosto. Teremos de aguardar mais alguns dias para descobrir se Pokémon Masters será capaz de garantir o mesmo sucesso que Pokémon GO garantiu em seu lançamento, e esperar ainda mais para observar se este sucesso será sustentado a longo prazo. Contudo, há um fato que com certeza podemos esperar: decerto há um enorme potencial a ser explorado em Pokémon Masters.

Vamos aguardar por mais novidades!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após a aprovação.
Comentários pejorativos e desviados do assunto abordado no post serão automaticamente excluídos.

A PBN agradece a sua participação!

Post Top Ad