Top 10 - Quais são os Pokémon mais famosos no Japão ?

No ano de 2016, com objetivo de observar quão famosa era a franquia Pokémon no Japão, foi realizada uma pesquisa que questionava à população quais eram seus Pokémon preferidos. Depois de uma série de respostas, os resultados foram compilados em um Top 100, que mostravam exatamente quais eram as 100 criaturas mais famosas da franquia. E na matéria de hoje, vamos apresentar as 10 primeiras colocações desta lista, tentando entender o motivo pelo qual se tornaram tão famosos.

MAS ATENÇÃO!! É preciso, para esta matéria, fazer uma enorme observação: como ela foi realizada em 2016, no auge de Pokémon XY, grande parte das respostas da população japonesa sofreu influência das coisas que estavam acontecendo na época. Com isso, é plausível de se imaginar que, caso houvesse uma nova pesquisa sendo realizada hoje, provavelmente o resultado seria diferentes deste que será apresentado. Por fim, vale lembrar que, na época, os Pokémon de Alola ainda não haviam sido lançados, e, portanto, não há nenhum Pokémon originário dessa região na lista.

10º Lugar - Zygarde

Descrição na Pokédex: Esta é a forma de Zygarde quando ele reúne 50% de suas células. Ele destrói todos aqueles que se opõe à ele, mostrando que não possui um pingo de misericórdia.

Zygarde é um Pokémon originalmente criado na 6ª Geração, tendo como inspiração uma série de histórias da mitologia nórdica. Segundo as histórias, sua forma 10% é baseada em Fenrir, um dos filhos de Loki, que é um lobo monstruoso que foi preso por três correntes, sendo que uma delas tinha relação com o Ragnarok. Sua forma 50% foi baseada tanto na serpente Jörmungandr quanto no dragão Níðhöggr, sendo que a primeira é filha de Loki. Segundo a mitologia, a serpente cresceu tanto que conseguiu dar a volta na Terra e mordeu sua própria cauda, e, caso a solta, este poderia ser o fim do mundo.
No caso de sua forma 100%, a história diz que que Zygarde foi baseado na Hel, a governante de Helheim (o reino da morte na mitologia nórdica), também filha de Loki. A mitologia diz que Hel representava um ser meio vivo e meio morto.

Zygarde se tornou famoso pela sua complexidade e mistérios, já que o Pokémon demorou muito para revelar qual era seu verdadeiro poder. O ar misterioso por trás da criatura levou muitos fãs a terem curiosidade sobre sua verdadeira história, o que, de certa forma, pode ter o ajudado a chegar na 10ª colocação dessa lista. 

9º Lugar - Meloetta

Descrição na Pokédex: As melodias cantadas por Meloetta têm o poder de fazer os Pokémon que as ouvem felizes ou tristes.

Lançado na 5ª Geração, Meloetta é um dos Pokémon que, sinceramente, não era muito esperado que aparecesse nesta lista. Embora seja um lendário, ele não apresentou uma importância grande o suficiente para que fosse justificada sua presença aqui. Pode-se pensar, no entanto, que no território japonês sua popularidade tenha sido muito maior do que foi, por exemplo, no Brasil.

Embora os lendários geralmente possuam grandes feitos e papéis importantes, Meloetta apresenta um caso mais modesto. Em sua primeira forma, chamada de Aria, ela representa a música com longos cabelos de partitura, enquanto que, na sua segunda forma, Pirouette, ela representa a dança, e sua "saia" acaba subindo um pouco. É importante notar, além disso, que diversas partes dela são feitas a partir de notas musicais.

8º Lugar - Rayquaza

Descrição na Pokédex: Dizem que Rayquaza viveu por centenas de milhões de anos. Há diversas lendas sobre como ele pôs para descansar o conflito entre Kyogre e Groudon.

Rayquaza pode ser considerado um Pokémon já bastante antigo, visto que foi lançado na 3ª Geração. No entanto, é plausível de se pensar que seu enorme sucesso se deve a um design impecável, extremamente bonito e muito chamativo. O fato dele ser um grande dragão com corpo longo e esguio, parecendo ser baseado nos famosos dragões chineses, fez com que muitas pessoas acabassem por acha-lo um dos Pokémon mais bonitos já criados. Não é tão difícil encontrar fãs de Rayquaza que defendem que esse, talvez, seja o Pokémon com o melhor design já feito.

Como se isso não bastasse, a lenda por trás do Pokémon também foi muito bem feita. Rayquaza é conhecido como o "soberano do céu" no mundo Pokémon, e traz uma imponência digna desse título. Nos jogos R/S/E, a história contada sobre como Rayquaza foi capaz de parar o conflito entre Kyogre e Groudon (baseado em uma antiga lenda dos mitos hebraicos, que mostrava seres com dicotomia entre terra e mar, que brigavam entre si e dependiam de uma ave gigantesca que representava o céu para parar o conflito) foi fluida e inteligente, o que fez com que ele se tornasse um dos lendários mais famosos - e garantisse o 8º lugar da lista. 

7º Lugar - Genesect

Descrição na Pokédex: Esse antigo Pokémon inseto foi alterado pela Equipe Plasma. Eles atualizaram o canhão em suas costas.

Outro Pokémon também bastante curioso nesta lista é Genesect, também lançado durante a 5ª Geração. Da mesma forma que Meloetta, ele pode ter sido bastante popular no Japão, mas, no Brasil, não foi tão importante assim. Algo até compreensível para estar na lista é o fato de que seu design é muito diferente de qualquer outro Pokémon, já que ele é inteiramente roxo, com corpo de Pokémon tipo Inseto, e possui um enorme canhão nas suas costas. Outra curiosidade é o fato de que ele é o único Pokémon lendário da franquia que possui tipagem inseto.

Além disso, outro ponto curioso é a história de origem da criatura: Genesect existiu há mais de 300 milhões de anos atrás, e sua versão atual é, na verdade, um fóssil. Todavia, a história conta que a equipe Plasma tentou colocar implantes cibernéticos nele, e, com isso, acabou por gerar um Pokémon completamente único entre todos os lendários existentes.

6º Lugar - Charizard

Descrição na Pokédex: Charizard voa ao redor do céu em busca de poderosos oponentes. Ele é capaz de lançar fogos tão quentes que são capazes de derreter qualquer coisa. No entanto, ele jamais o faz em um oponente que acredita ser mais fraco que ele mesmo.

Tudo bem, esse já era bastante esperado. O Pokémon mais famoso dos três estágios finais dos iniciais de Kanto, Charizard foi lançado na 1ª Geração quando Pokémon ainda não possuía a fama que tem atualmente. Sendo um grande Pokémon Dragão de fogo, ele ficou famoso pelo seu design bonito e grande destaque no Anime. É importante notar, além disso, que mesmo depois de 7 Gerações, Charizard ainda é uma criatura de grande destaque que é sempre lembrada por todos os fãs da franquia.

Vale lembrar que, antes mesmo do Pokémon ser lançado nos jogos originais Red & Blue, a equipe desenvolvedora do jogo já esperava todo esse sucesso. Durante uma entrevista, o presidente da companhia Pokémon, Tsunekazu Ishihara, disse que eles já esperavam essa popularidade no cenário norte-americano justamente pela preferência do país por personagens fortes e poderosos - algo que foi intensificado no Anime posteriormente. Esse fato, obviamente, se estendeu para a população japonesa, que o classificou como o 6º Pokémon mais famoso da história.

5º Lugar - Sylveon

Descrição na Pokédex: Ele envia uma aura calmante de suas antenas parecidas com fitas para acalmar as lutas.

É interessante notar que a única evolução do Eevee desta lista é justamente a última que foi lançada (na 6ª Geração). Sylveon foi o primeiro Pokémon tipo Fada que realmente teve muito destaque durante seu lançamento na 6ª Geração, e isso se deve, principalmente, ao seu desenvolvimento no Anime. Somando isso à um design diferenciado, Sylveon ficou extremamente famoso - dando a ele o 5º lugar da lista (acima até mesmo de Charizard!!).

Além disso, uma curiosidade sobre o Pokémon é que ele é a junção de sylph (lendários espíritos místicos do ar muitas vezes identificados como fadas) e eon, sufixo já conhecido das evoluções de Eevee. No seu nome japonês, ele apresenta o prefixo nymph, que são espíritos da natureza presentes na mitologia grega que cumprem um papel análogo ao das fadas. É importante lembrar, por fim, que Sylveon estava muito em destaque quando a pesquisa foi originalmente lançada, no ano de 2016 (durante o fim de XY).

4º Lugar - Pikachu



Descrição na Pokédex: Sempre que Pikachu se depara com algo novo, ele explode com um choque de eletricidade. Se você se deparar com uma fruta queimada, é uma evidência de que este Pokémon confundiu a intensidade de sua carga.

Pikachu certamente é outro Pokémon que já era bastante esperado nesta lista. O protagonista de Pokémon é representado em absolutamente tudo relacionado à este mundo, e é impossível dissociar sua imagem da franquia. Além disso, ele se tornou um personagem extremamente carismático, o que certamente o fez ganhar o coração dos fãs. Muitos poderiam pensar até mesmo que ele seria o 1º lugar da lista.

Uma curiosidade interessante sobre a popularidade de Pikachu é o fato de que toda a história da franquia poderia ter sido completamente diferente. Na realidade, a intenção real dos desenvolvedores do Anime era fazer com que Clefairy fosse o parceiro de Ash em sua jornada. No entanto, dias após o Anime começar a ser feito, os mesmos desenvolvedores decidiram trocar o protagonista para Pikachu. Como será que seria Pokémon com Clefairy como protagonista?

3º Lugar - Mew

Descrição na Pokédex: Dizem que Mew possui a composição genética de todos os Pokémon. É capaz de se tornar invisível à vontade, por isso evita que as pessoas o notem mesmo quando chega perto delas.

Abrindo o nosso pódio, temos outro Pokémon que já era esperado na lista. Lançado originalmente na 1ª Geração, Mew ficou extremamente famoso logo em seus primeiros anos. Grande parte de seu sucesso, é claro, deve-se ao filme protagonizado por ele e seu "irmão", Mewtwo, que é, provavelmente, o filme mais famoso da franquia até hoje (Pokémon, O Filme: Mewtwo Contra-Ataca).

Toda a história de origem relacionada à Mew também fez com que ele se tornasse um lendário extremamente famoso: a criatura possui o DNA de todos os Pokémon já criados. E essa fama, ao longo dos anos, fez com que mesmo que diversas outras gerações fossem lançadas, Mew ainda se mantivesse como um dos lendários mais famosos da franquia. Certamente, essa é uma das criaturas com ar mais nostálgico que há na lista.

2º Lugar - Arceus

Descrição na Pokédex: De acordo com as lendas de Sinnoh, este Pokémon surgiu de um ovo e moldou tudo o que existe nesse mundo.

Arceus, lançado na 4ª Geração, foi tido na época de seu lançamento como o "Pokémon mais forte de todos". O Pokémon Deus fico extremamente famoso pelo fato de que sua história dizia que foi a partir dele que o mundo se originou, e, assim, ele seria basicamente "a origem de tudo". Além disso, outro ponto que explica a popularidade de Arceus é seu design, que apresenta um ar mítico e divino, como se fosse um grande quadrúpede alado.

É interessante focar que toda a mitologia de Arceus explica que ele foi o grande responsável por criar os lendários do mundo Pokémon - que, por sua vez, criaram tudo que existe no universo. Com isso, pelo menos na teoria, ele seria o Pokémon mais importante de todos, já que tudo se originou a partir dele.

1º Lugar - Greninja

Descrição na Pokédex: Ele é capaz de criar estrelas de arremesso de água comprimida. Quando ele gira e joga em alta velocidade, essas estrelas podem dividir o metal em dois.

Temos nossa medalha de ouro. Greninja é um dos Pokémon mais recentes da franquia, mas é também um dos que ficou extremamente famoso da forma mais rápida. Lançado na 6ª Geração, o Pokémon logo se tornou um ícone da franquia, como se já tivesse sido lançado a anos e já possuísse uma legião de fãs. Foi realmente um feito impressionante por parte dos designers e roteiristas.

Nesse caso, talvez a enorme popularidade de Greninja não se deva ao seu design. Na verdade, ele teve um destaque grande no Anime, inclusive ganhando uma versão especial nas mãos de Ash, e, com isso, rapidamente caiu no gosto do público. O resultado você pode ver aqui: em 2016, ele foi considerado o Pokémon mais famoso no Japão.

Observações Finais

É interessante notar que, observando o resultado obtido na pesquisa de 2016, houve uma certa tendência do público em escolher Pokémon que estavam em voga no momento da pesquisa. É o caso de, por exemplo, Zygarde e Greninja. Esses Pokémon certamente ficaram bastante famosos na franquia, é claro, mas talvez, atualmente, eles não tivessem colocações tão altas em um Top 100 caso este fosse refeito.

No mais, é curioso notar a ausência de alguns Pokémon que eram esperados nesta lista, como Mewtwo, Eevee, Groudon, Kyogre e Lucario, por exemplo. Caso você queira ver a lista com todos os 100 Pokémon mais famosos no Japão (em que estes últimos 5 Pokémon citados aparecem), este é o link. Lá, é possível ver diversos pontos curiosos sobre as escolhas dos japoneses - Magnemite, por exemplo, aparece em 24ª da lista!


Observação: A imagem de capa desta matéria foi retirada do canal do Youtube TrueGreen.

Lucas Avancini

Fã desde muito pequeno, cresceu assistindo, jogando e colecionando tudo relacionado à franquia. Acredita que fazer parte de um dos maiores portais brasileiros de Pokémon no Brasil é um antigo sonho se tornando realidade, já que sempre quis desenvolver algo para contribuir com a comunidade no país. Formado em Administração pela Universidade de São Paulo e atualmente atuando no ramo de tecnologia.

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال