Por que Pokémon GO continua tão popular?

Mesmo depois de quase dois anos e meio de seu lançamento, o aplicativo mobile Pokémon GO continua sendo um imenso sucesso dentro da comunidade da franquia. Certamente, diversos fatores foram responsáveis por garantir esse longo tempo de vida útil ao jogo, já que não é fácil manter pessoas interessadas em um game mobile durante todo esse tempo. É por isso que, hoje, buscaremos entender quais foram os principais fatores que insistem em fazer com que Pokémon GO se mantenha tão popular.
Para começar, devemos dizer aqui que certamente alguém leu o título desta matéria e pensou a famosa frase: "Mas alguém ainda joga esse jogo?". Sim, muitas pessoas ainda jogam este jogo. Mesmo que em agosto de 2016, com seu lançamento, Pokémon GO tenha tido um sucesso absurdo, e lentamente isso tenha se perdido, o aplicativo ainda possui uma quantidade enorme de jogadores ativos diariamente. Obviamente, todo o "hype" em torno do jogo já se esgotou, mas isso não significa que todos os jogadores já tenham se esquecido do game.

Apenas para se ter uma ideia, dos cerca de $2,5 bilhões de dólares que Pokémon já arrecadou em games mobile (considerando todos os jogos da franquia disponíveis para Apple Store e Google Play), aproximadamente 98% desse valor é responsabilidade somente de Pokémon GO. Além disso, dos cerca de 640 milhões de jogadores mobile que a franquia conquistou em todo o mundo desde 2014, aproximadamente 86% desse número é somente de jogadores de Pokémon GO (Fonte: IGN Brasil). Parece que tem bastante gente que ainda joga esse jogo, não?

E como sendo um dos primeiros e principais fatores do grande sucesso do jogo, pode-se citar algo óbvio: o tema relacionado à Pokémon. A força da franquia no mundo, com inúmeros fãs espalhados, somado à facilidade de se retirar o celular do bolso e jogar em qualquer lugar, fez com que até mesmo aqueles que nunca tinham se interessado na franquia testassem o aplicativo. E com isso, muitas pessoas se deixaram levar pela curiosidade de saber do que se tratava "aquilo que todos estavam comentando", e deram uma chance para descobrir aquele mundo. Grande parte dos jogadores ainda ativos são pessoas que não conheciam Pokémon antes de Pokémon GO, mas se apaixonaram pela franquia justamente por conta do jogo.

Outro ponto bastante importante foi a mecânica utilizada por parte da Niantic para dar base ao jogo: a realidade aumentada. Na época em que foi lançado, Pokémon GO foi o pioneiro em utilizar essa tecnologia em algo de grande escala, como um jogo mobile. Embora a tecnologia já existisse, nunca nenhum jogo de uma franquia tão popular havia tentado trazer essa mecânica, e isso chamou a atenção das pessoas - até daquelas que não conheciam Pokémon. Com isso, diversos jornais passaram a noticiar e fazer matérias sobre o jogo, fazendo com que este se tornasse de conhecimento público e gerasse curiosidade.

É preciso destacar, no entanto, que tudo que foi falado até agora representa motivos que fizeram Pokémon GO se tornar popular. Mas o que fez com que ele se mantivesse popular?

Em primeiro lugar, deve-se lembrar do fato de que a Niantic, empresa responsável pelo jogo, conseguiu manter eventos constantes no game. Praticamente a cada duas semanas, a empresa lança um evento de temática nova, o que acaba por gerar curiosidade e interesse nos jogadores, que jogam durante o evento em busca das criaturas exclusivas do período. Durante os últimos seis meses, esses eventos têm se tornado ainda mais constantes, com temas relacionados ao mês do ano, festas comemorativas, datas comemorativas e até mesmo estações do ano!

Além disso, a Niantic manteve certa distância entre os grandes lançamentos do jogo. Alguns exemplos que podem ser citados são, não necessariamente nessa ordem: em primeiro lugar, a reformulação dos ginásios e a inauguração das Reides, que acabaram atraindo uma quantidade enorme de jogadores, já que a base dessas mecânicas consiste em um trabalho em equipe. Em outro momento, foi lançada a mecânica de Pesquisas de Campo das PokéParadas, isto é, missões diárias para entreter os jogadores. Quando essa mecânica começou a esfriar, a empresa lançou o sistema de amizades e trocas de Pokémon GO, que era extremamente aguardada desde o lançamento do jogo. Depois, mais recentemente, vieram as Batalhas PvP, também muito aguardadas pelos jogadores.

E com tudo isso, é possível entender o porquê de Pokémon GO ainda se manter como um sucesso: temática e constância. Temática pois trata-se de Pokémon, uma franquia de peso amada por muitas pessoas; e constância pela quantidade regular de novas adições ao game, que acabam mantendo os jogadores na ativa por um bom tempo. Embora o jogo ainda não esteja perfeito (já que possui diversos erros e bugs), a Niantic vem conseguindo manter um padrão de qualidade estável em Pokémon GO, que, até então, têm tido sucesso em fazer com que os jogadores continuem interessados no game.

Vamos esperar que Pokémon GO continue mantendo esse sucesso por muitos anos!


Lucas Avancini

Fã desde muito pequeno, cresceu assistindo, jogando e colecionando tudo relacionado à franquia. Acredita que fazer parte de um dos maiores portais brasileiros de Pokémon no Brasil é um antigo sonho se tornando realidade, já que sempre quis desenvolver algo para contribuir com a comunidade no país. Formado em Administração pela Universidade de São Paulo e atualmente atuando no ramo de tecnologia.

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال