Pokémon Sword & Shield - Análise dos Iniciais

Sempre que é anunciada uma nova Geração Pokémon, os fãs esperam ansiosamente pelo visual no novo trio inicial que será inaugurado na franquia. E depois de muita espera, no dia de ontem, durante a transmissão do Pokémon Direct, além dos nomes dos novos jogos, a Nintendo divulgou também os nomes e visuais dos novos Pokémon que acompanharão os treinadores na região de Galar.

E como forma de entender melhor do que se trata esses novos iniciais, hoje tentaremos analisar quais são suas peculiaridades - desde seus nomes, até seus design. Além disso, é importante salientar que parte das informações escritas aqui são meramente suposições, já que não há muitas informações a respeito do trio até o presente momento.

Grookey 

Sendo provavelmente o primeiro Pokémon da Pokédex da região de Galar, Grookie é o inicial de tipo Grama. Segundo a Pokédex, ele é "um Pokémon travesso que está sempre cheio de curiosidade", o que com certeza será bastante visto no Anime. Além disso, durante o trailer de anúncio de Pokémon Sword & Shield, Grookey é visto batendo no bastão que ele mantém em sua cabeça, e logo depois subindo até o topo de um prédio.

O nome de Grookey é uma junção das palavras "Groove", que seria algo como "entalhar" em tradução literal, e "Mankey", que significa "macaco" em inglês. Sendo assim, embora não pareça em um primeiro momento, é possível que as evoluções de Grookey ressaltem algumas garras em suas mãos, justificando a primeira parte de seu nome.

Já sobre o visual do Pokémon, este é, dentre os 3, o que apresenta o maior número de cores. Embora ele tenha a maior parte do seu corpo sendo verde - em alusão ao seu tipo Grama -, há uma máscara amarela em volta de seu rosto, além de contornos alaranjados em torno de suas mãos. Suas orelhas, rabos e o graveto em sua cabeça, por fim, completam as cores do Pokémon sendo marrom. É um visual diferente de todos os outros iniciais até então, e parece ter agradado aos fãs.

Com esse visual verde e amarelo, Grookey poderia até mesmo ser um inicial de uma região inspirada no Brasil, não?

 Scorbunny


Como inicial do tipo Fogo da região de Galar, temos Scorbunny. Segundo sua Pokédex, ele é um Pokémon agitado, que está sempre correndo e explodindo de energia. Durante o trailer de anúncio do game, ele aparece subindo em uma grande engrenagem, e, logo em seguida, deixa pegadas de fogo na grama onde cai.

O nome de Scorbunny é uma junção das palavras "scorch", que seria "chamuscar" em tradução literal, e "bunny", que significa coelho. É um nome bastante sugestivo, já que nitidamente o inicial trata-se de um coelho de fogo. Além disso, apenas a título de curiosidade, a Pokédex o trata como sendo um "Pokémon Coelho", assim como Buneary e Lopunny são chamados na Pokédex da região de Sinnoh.

Falando sobre seu visual, ele é bem menos colorido que os outros iniciais. Pelo fato de ter a maior parte do seu corpo na cor branca, e não em vermelho, como a maioria dos outros iniciais de fogo, pode-se dizer que ele tem um design muito mais simplista do que todos os outros iniciais. Representa, basicamente, um coelho com diversas partes do seu corpo em vários tons de vermelho e laranja.

Além disso, muitas pessoas já torceram o nariz para o fato de que, provavelmente, seu último estágio evolutivo irá ser, assim como Blaziken, Infernape e Emboar, de tipagem Fogo/Lutador. E caso você não tenha notado, há uma espécie de "fita micropore", aqueles esparadrapos esportivos, logo acima do nariz de Scorbunny, o que indica que, provavelmente, realmente essa será sua tipagem final.

Por fim, é importante citar que o coelho é mais um animal que está presente no horóscopo chinês, o que novamente confirma que todos os iniciais de tipo Fogo da franquia Pokémon são sempre baseados em animais desse horóscopo.

Sobble


Como opção de inicial do tipo Água da região de Galar, Sobble é a opção. Segundo a Pokédex da criatura, ele é extremamente tímido, e dispara ataques ao mesmo tempo em que se esconde na água. Durante o trailer de anúncio de Sword & Shield, é mostrado que realmente ele é capaz de se camuflar na água, sendo que, em seguida, ele foge quando Grookey se aproxima.

Seu nome é uma junção das palavras "sob", que significa "soluço", e "bubble", que significa bolhas. Dessa forma, espera-se que o Pokémon tenha alguma relação com soluço ou choro, funcionando como um alívio cômico ou algo do tipo. Já falando sobre sua inspiração, diferente de Grookey e Scorbunny (que nitidamente são baseados em um macaco e coelho, respectivamente), Sobble parece ser o mais difícil de identificar. O mais plausível de se pensar é que trata-se de uma espécie de lagarto, salamandra ou camaleão.

Sobre o design do Pokémon, ele também tem bem menos cores do que Grookey. Seu corpo é inteiramente preenchido com diversos tons de azul: manchas em azul-petróleo, barriga e rosto em azul claro, e o resto em um tom de azul mais comum. Além disso, ele tem uma espécie de "barbatana" que sai do topo de sua cabeça, além de uma longa cauda enrolada.

De todos os três iniciais, Sobble é o mais difícil de imaginar como seria um possível último estágio evolutivo. Enquanto é possível pensar que Grookey será um macaco grande e verde, e Scorbunny será um grande coelho vermelho de tipo lutador, é possível pensar que Sobble se tornará um... grande lagarto azul?

Considerações Finais

Depois de muitas artes conceituais, rumores e suposições, finalmente o visual do trio inicial da 8ª Geração foi divulgado. Como resultado final, é possível dizer que o trio não foge muito do que já é padrão da franquia, com algumas exceções. Grookey parece ser bem mais colorido que os outros dois, ao mesmo tempo em que Scorbunny é o primeiro inicial de fogo que não tem majoritariamente seu corpo na cor vermelha.

Até que sejam divulgadas mais informações a respeito dos iniciais e sua formas evolutivas, é possível apenas especular como elas serão. Como já foi citado, Scorbunny deverá se tornar um grande coelho vermelho, enquanto Grookey será um grande macaco verde/colorido. Já Sobble, por sua vez, é mais difícil de especular, já que ainda não se sabe exatamente qual é o animal que lhe deu inspiração (pode ser camaleão, salamandra, lagarto, entre outros).

Vamos aguardar mais informações a respeito do trio, e, quando saírem, obviamente a PBN noticiará tudo! Mas por enquanto, vamos apenas dar as boas vindas aos iniciais da 8ª Geração!
Fonte: Bulbapedia e Pokémon Database

Lucas Avancini

Fã desde muito pequeno, cresceu assistindo, jogando e colecionando tudo relacionado à franquia. Acredita que fazer parte de um dos maiores portais brasileiros de Pokémon no Brasil é um antigo sonho se tornando realidade, já que sempre quis desenvolver algo para contribuir com a comunidade no país. Formado em Administração pela Universidade de São Paulo e atualmente atuando no ramo de tecnologia.

Sinta-se à vontade para comentar!

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال