Os melhores momentos de Pokémon no Nintendo 3DS

Resultado de imagem para pokemon customization

Uma nova geração se aproxima da franquia Pokémon. E não, não é apenas uma geração de novos monstrinhos, cidades e aventuras em uma região inédita. É o fim de um ciclo que pode determinar aquilo que Pokémon se tornará pelos próximos anos.


Independente do que virá, Pokémon viveu grandes momentos na geração do portátil tri-dimensional da Nintendo. Foram três quatro títulos que exploraram mudanças, desafios e renovações pra lá de marcantes - e que podem servir de herança para a nova caminhada que está por vir.

Vire seu boné para trás e vamos relembrar os grandes momentos da franquia no 3DS!

A mudança de perspectiva
Resultado de imagem para pokémon x game

Pokémon X e Pokémon Y foram a porta de entrada que os fãs queriam em uma nova geração de consoles. O Nintendo 3DS era a evolução natural da família DS e com seu potencial em mãos, a Game Freak decidiu apostar alto em gráficos inovadores, para a franquia.

O visual 3D, compatível também com a função nativa do console - dentro das batalhas, deu uma nova cara aos jogos. Todos os Pokémon foram refeitos, passando a ter formas sólidas e animações vívidas. Me lembro, como se fosse ontem, de quando vi pela primeira vez a animação do golpe Bravebird. Era simplesmente animal!

Personalização de personagem
Resultado de imagem para pokemon customization

Até que demorou, né? Quem nunca pensou, nos tempos do Game Boy mesmo, o quão legal seria se ver nos personagens controlados dentro dos jogos? Ou, ao menos, poder criar um personagem único - para ficar na memória como o SEU personagem?

Pokémon XY decidiu realizar essa fantasia. A personalização de personagem, pedida há anos por muitos fãs, invadiu a franquia (e veio para ficar). Mudar os cabelos, roupas e mais tarde, em Pokémon Sun & Moon, tivemos acesso a acessórios e até a opção de não usar boné ou chapéu algum.

Voar pelo mapa e as montarias
Resultado de imagem para pokemon rider


Quando capturei minha Latias e pude experimentar o vôo livre pelo mapa em Pokémon ORAS eu na mesma hora pensei: Não quero mais nada da minha vida.

A mecânica de, literalmente, usar o fly para viajar pelo mapa, vendo o mapa de cima e podendo explorar o incrível mundo de Hoenn, foi, para mim, um dos momentos mais incríveis da franquia. Em Sun & Moon - e, mais tarde, em USUM - essa ferramenta foi explorada de outras formas. Podendo montar em diversos Pokémon.

Uma pena que o vôo de ORAS não tenha sido levado para os jogos seguintes - e nem adaptado para ser usado com outros Pokémon. Quem sabe no Nintendo Switch, né?

Pokémon e suas novas formas
Resultado de imagem para pokemon mega evolution

Eu sei que muitos torceram o nariz para as mega-evoluções e as Alola Forms. Não julgo, mas devemos admitir que o trabalho foi bem feito.

A idéia das mega-evoluções serviu como uma mudança de ares, além de ter balançado o cenários competitivo. Foi uma forma interessante de dar protagonismo a alguns monstrinhos pra lá de esquecidos. As formas de Alola fizeram um papel parecido de revitalização - e que, para mim, foi ainda mais eficaz. É bem coerente a adaptação de alguns Pokémon a clima e regiões adversas. Isso poderia ter sido implementado há tempos!

As surpresas do Wonder Trade
Resultado de imagem para pokemon trade

Os fãs de Pokémon sempre deram um jeito de rejogar seus títulos favoritos de uma forma diferente. Com invenções como o Nuzlocke e o Randomizer, a jornada podia sempre ser refeita de um jeito totalmente inusitado.

Mas o que não esperávamos era algo in-game que pudesse trazer aleatoriedade - e com tamanha eficácia. O Wonder Trade é uma espécie de roleta russa das trocas, onde você pode apostar um Pokémon em troca de um novo monstrinho misterioso - este enviado por outro jogador.

É uma forma caótica de se jogar, principalmente se você aposta no WT no início da jornada, afim de ter um time totalmente aleatório. Está enjoado dos jogos como eles são? Por que não tentar a sorte e, quem sabe, começar com um Magikarp ou um Deoxys logo no início?

Os modos cooperativos
Imagem relacionada

É, nós sempre queremos mais. Eu sei. Mas, convenhamos, os modos cooperativos que foram introduzidos em Pokémon após o desenvolvimento dos recursos online foram bem interessantes.

A geração de Alola recheou o leque de opções com novas possibilidades, mas o meu destaque vai para o modo em dupla das Battle Maison. Sentar com um amigo e tentar montar a melhor estratégia para bater a poderosa inteligencia articial no modo Super Double é MUITO divertido.

Talvez este seja o recurso que poderia ser mais trabalho e retornar, nos novos títulos, com mais opções e uma dinâmica mais simples de cooperação.

_____

Esses foram alguns dos grandes momentos que Pokémon viveu na geração do Nintendo 3DS. E para você, o que te marcou mais? Que grande recurso ou novidade você gostaria de ver novamente nos futuros títulos da franquia?

Sinta-se à vontade para comentar!

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال