Turismo em Hoenn: Littleroot Town, Rota 101, Oldale Town, Rota 102 e Rota 103

Boa noite treinadores? Tudo bem com vocês? Espero que vocês todos estejam ótimos, pois eu me sinto muito bem agora, que passarei mais um momento com vocês.


No último turismo, introduzimos a Região de Hoenn, fazendo um resumo geral da região (podes lê-lo aqui).

Hoje, começaremos de fato o nosso turismo! Começaremos do início (ah, jura!), falaremos sobre a cidade de Littleroot, Oldale e as Rotas 101, 102 e 103!

Então não percamos o tempo, vamos começar!

Littleroot Town

Esquerda: Littleroot Town na Geração III e Direita: Littleroot Town na Geração VI.

Littleroot Town é uma pequena vila localizada no sudoeste de Hoenn. É aqui que os jovens treinadores iniciantes de Hoenn começam suas jornadas, obtendo seu Pokémon inicial no laboratório do Professor Pokémon da região, o Professor Birch. Sua contraparte no mundo real é a cidade de Sasebo, na Prefeitura de Nagasaki, na região de Kyushu.

A cidade possui uma população bem pequena: na Geração III, possui 9 habitantes; já na Geração VI, possui 8 habitantes. Todas essas contagens excluem o jogador e seu rival.

A cidade pode ser acessada somente pela Rota 101, ao norte.

Localização de Littleroot no Mapa de Hoenn.

O slogan da cidade é:

"Uma vila que não pode ser sombreada por qualquer matiz!"
Gerações III e VI.


O nome da cidade provém da junção das palavras Little e Root, ou seja, significaria literalmente "pequena raiz".

Os locais de interesse da cidade são: o Laboratório do Professor Birch, a Casa do Jogador e a Casa do Rival:

  • Laboratório do Professor Birch: Localizado no sudoeste da cidade, é aqui que os treinadores Pokémon iniciantes vêm começar a sua jornada, obtendo o seu Pokémon Inicial, que pode ser: Treecko (tipo grama), Torchic (tipo fogo) e Mudkip (tipo água). Porém, a maioria dos treinadores que vêm pegar o seu inicial, acham somente o Assistente do Professor no Laboratório, já que o Professor Birch quase sempre está fazendo pesquisas de campo (e muitas vezes acaba se atrapalhando com Pokémon selvagens e cabe ao jogador ajudá-lo, daí o inicial acaba sendo pego ali no momento da ajuda mesmo). Em OR/AS, além de todo o equipamento de laboratório (Restaurador, Mesa com PokéBolas, Computadores e etc.), há também caixas de papelão, onde o Pokémon Rotom pode mudar sua forma.
Treecko, Torchic e Mudkip: os Iniciais de Hoenn.

  • Casa do Jogador: É aqui que o jogador mora com sua família antes de partir em jornada. No início dos jogos, o jogador está de mudança com a sua família para a cidade (anteriormente ele morava em Johto). A mãe do jogador sempre encontrará-se aqui, enquanto Norman, o pai do jogador, raramente estará aqui, já que ele encontra-se em tempo integral em seu emprego: o de líder de ginásio na cidade de Petalburg. A casa possui dois andares: no primeiro é a sala/cozinha, onde a mãe do jogador fica; aqui, se conversar com ela depois de obter o inicial, poderá sempre ter uma restauração completa de seu Pokémon, como em um Centro Pokémon. No andar superior, encontramos o quarto do jogador, que possui uma cama, um relógio de parede (que deve ser ajustado para controlar o tempo do jogo), um computador, uma TV com um GameCube acoplado com um GameBoy Advance como controle, um mapa de parede e um tapete, que pode ser decorado com Poké Dolls.  Diferente das outras regiões, a casa do jogador pode ficar em locais diferentes de acordo com a escolha de sexo do jogador: se for Menino, a casa ficará no noroeste, se for Menina, a casa ficará no nordeste. A única diferença no interior das duas, é que alguns itens estão de cor diferente, como o tapete, que é azul caso o jogador seja homem e rosa se o jogador for mulher.



  • Casa do Rival: É a casa do rival do jogador, e é a casa ao lado da do jogador, onde o rival (do sexo oposto ao escolhido do jogador) vive. Caso o rival seja Brendan, ele viverá na casa do noroeste; caso a rival seja May, ela viverá na casa do nordeste. A casa nada mais é que um espelhamento da casa do jogador. Como o Professor Birch é o pai do(a) rival, é aqui que ele mora com sua esposa e seu pequenino filho (que aparece somente em Emerald).

Rota 101

Rota 101 nas Gerações III e VI, respectivamente.

A Rota 101 é uma rota no sudoeste de Hoenn, que conecta as cidades de Littleroot (ao sul) e Oldale (ao norte).

Localização da Rota 101 no Mapa de Hoenn.

Ela é uma rota bem curta, sendo a menor primeira rota de todos os jogos. Ela é uma rota sem muitas elevações, contendo somente alguns barrancos, que servem como atalho para jogadores que vem do norte para o sul, evitando ter que fazer a curva em "U" no meio da rota, evitando as gramíneas com Pokémon selvagens. É aqui que o Professor Birch realiza seus principais trabalhos de campo, arranjando sempre alguma encrenca e necessitando da ajuda do treinador; é em uma destas ajudas que Birch dará ao treinador o inicial de Hoenn, para batalhar contra o Pokémon que está atacando-o, que pode ser um Poochyena ou Zigzagoon (somente em Emerald). No pós-game, em OR/AS, ele será atacado outras vezes, é aí que o treinador deve salvá-lo de novo, só que destas vezes, será com um Inicial de Johto, um de Unova e um de Sinnoh. Em OR/AS, é aqui que a(o) rival ensinará a capturar os Hidden Pokémon, que são Pokémon que se escondem pelos cenários do jogo, e podem trazer características especiais, como o primeiro Poochyena encontrado, que possui uma Mordida Elementar como ataque. O primeiro Pokémon encontrado na grama da Rota será sempre um Wurmple Lv. 3, que é encontrado após o jogador ter dado 3 passos na grama.

Os Pokémon Disponíveis na Rota 101 são:

  • Geração III:

Em R/S:

Na Grama:

Poochyena (Lv. 2 e 3) - 10%
Zigzagoon (Lv. 2 e 3) - 45%
Wurmple (Lv. 2 e 3) - 45%


Em Emerald:



Na Grama:

Poochyena (Lv. 2 e 3) - 45%
Zigzagoon (Lv. 2 e 3) - 10%
Wurmple (Lv. 2 e 3) - 45%

  • Geração VI:

Em OR/AS:

Na Grama:

Poochyena (Lv. 2) - 20%
Zigzagoon (Lv. 2) - 40%
Wurmple (Lv. 2) - 40%

Na Horda:

Poochyena (Lv. 2) - 5%
Zigzagoon (Lv. 2) - 95%

Escondido:

Poochyena (Lv. 5) - Somente um, com o movimento Thunder Fang (se o inicial escolhido for Treecko), Ice Fang (se o inicial escolhido for Torchic) e Fire Fang (se o inicial escolhido for Mudkip).

Escondido (No Pós-Game)

Lillipup (Lv. 2) - ???
Sewaddle (Lv. 2) - ???
Zorua (Lv. 2) - ???

Oldale Town

Esquerda: Oldale Town na Geração III e Direita: Oldale Town na Geração VI.

Oldale Town é uma pequena vila localizada no sudoeste de Hoenn. Sua contraparte no mundo real é a cidade de Saga, na Prefeitura de Saga, pertence à região de Kyushu. A cidade serve somente como um entreposto para treinadores e viajantes que vão de Llittleroot para Petalburg, não possuindo muitos locais de interesse.

A cidade possui uma população pequena, sendo a segunda menor (a frente somente de Littleroot): possui 16 habitantes na Geração III e 14 habitantes na Geração VI.

A cidade pode ser acessada pelas Rotas 101 (ao sul), 102 (ao oeste) e 103 (ao norte).

Localização de Oldale no Mapa de Hoenn.

O slogan da cidade é:

"Lugar Onde as Coisas Começam Escassas!"
Gerações III e VI.

O nome da cidade provém da junção das palavras Old e Dale, que traduzido seria algo como "velho vale pequeno".

A cidade possui como pontos de interesse: o Cientista das Pegadas e o Poké Mart:

  • Cientista das Pegadas: Ele é um cientista que fica na entrada oeste da cidade, barrando a saída do jogador da cidade até que os primeiros eventos sejam concluídos.  Ele diz que está pesquisando pegadas nas redondezas, que ele acredita ser de um Pokémon raro. Após o jogador poder acessar a Rota 102, o cientista disse que concluiu que as pegadas eram dele mesmo!

  • Poké Mart: É a primeira unidade da franquia de Mercados na região de Hoenn. Contém os itens mais básicos para um treinador: Poké Balls, Potions, Antidotes, Parlyz Heals e Awakenings.

Rota 102

Rota 102 nas Gerações III e VI, respectivamente.

A Rota 102 é a Rota que conecta a cidade de Petalburg (ao oeste) com a cidade de Oldale (ao leste).

Localização da Rota 102 no Mapa de Hoenn.

Ela é uma rota mediana, que vai de leste ao oeste (ou vice-versa). Ela possui alguns treinadores e vários blocos de grama, contendo vários barrancos, que podem servir como atalho para quem vem do oeste, para evitar as gramíneas. A rota possui uma pequena lagoa no leste, próxima à entrada de Oldale. Perto da entrada de Petalburg, encontramos árvores com Oran e Pecha Berries.

Os Pokémon Disponíveis na Rota 102 são: 

  • Geração III:

Em R/S:

Na Grama:

Poochyena (Lv. 3 e 4) - 15%
Zigzagoon (Lv. 3 e 4) - 30%
Wurmple (Lv. 3 e 4) - 30%
Seedot (Lv. 3 e 4) - 20% (Somente em Ruby)
Lotad (Lv. 3 e 4) - 20% (Somente em Sapphire)
Ralts (Lv. 4) - 4%
Surskit (Lv. 3) - 1%

Surfando:

Marill (Lv. 5 a 35) - 99%
Surskit (Lv. 20 a 30) - 1%

Pescando:

Com Old Rod:

Magikarp (Lv. 5 a 10) - 70%
Goldeen (Lv. 5 a 10) - 30%

Com Good Rod:


Magikarp (Lv. 10 a 30) - 60%

Goldeen (Lv. 10 a 30) - 20%
Corphish (Lv. 10 a 30) - 20%

Com Super Rod:

Corphish (Lv. 20 a 45) - 100%

Com Swarm:

Surskit (Lv. 3) - 50%

Em Emerald:

Na Grama:


Poochyena (Lv. 3 e 4) - 30%
Zigzagoon (Lv. 3 e 4) - 15%
Wurmple (Lv. 3 e 4) - 30%
Seedot (Lv. 3 e 4) - 1% 
Lotad (Lv. 3 e 4) - 20% 
Ralts (Lv. 4) - 4%

Surfando:

Marill (Lv. 5 a 35) - 99%
Goldeen (Lv. 20 a 30) - 1%

Pescando:

Com Old Rod:

Magikarp (Lv. 5 a 10) - 70%
Goldeen (Lv. 5 a 10) - 30%

Com Good Rod:


Magikarp (Lv. 10 a 30) - 60%

Goldeen (Lv. 10 a 30) - 20%
Corphish (Lv. 10 a 30) - 20%

Com Super Rod:

Corphish (Lv. 20 a 45) - 100%

Com Swarm:



Seedot (Lv. 3) - 50%

  • Geração VI:

Em OR/AS:


Na Grama:

Poochyena (Lv. 2 e 3) - 20%
Zigzagoon (Lv. 2 e 3) - 30%
Wurmple (Lv. 2 e 3) - 30%
Seedot (Lv. 2 e 3) - 15% (Somente em OmegaRuby)
Lotad (Lv. 2 e 3) - 15% (Somente em AlphaSapphire)
Ralts (Lv. 3) - 4%
Surskit (Lv. 3) - 1%

Escondido:

Zigzagoon (Lv. 5) - Somente um
Seedot (Lv. 5) - Somente um (Somente em OmegaRuby)
Lotad (Lv. 5) - Somente um (Somente em AlphaSapphire)
Surskit (Lv. 5) - Somente um

Escondido (No Pós-Game):

Lillipup (Lv. 3) - ???
Gothita (Lv. 3) - ???
Tympole (Lv. 3) - ???

Na Horda:

Zigzagoon (Lv. 2) - 60%
Seedot (Lv. 2) - 35% (Somente em OmegaRuby)
Lotad (Lv. 2) - 35% (Somente em AlphaSapphire)
Ralts (Lv. 2) - 5%

Surfando:

Marill (Lv. 15) - 50%
Azumarill (Lv. 20 e 25) - 31%
Surskit (Lv. 20) - 15%
Masquerain (Lv. 25) - 4%

Pescando:

Com Old Rod:

Magikarp (Lv. 10 e 15) - 65%
Goldeen (Lv. 5) - 35%

Com Good Rod:


Magikarp (Lv. 25) - 60%

Goldeen (Lv. 25) - 35%
Corphish (Lv. 25) - 5%

Com Super Rod:

Corphish (Lv. 30, 35 e 40) - 100%

Rota 103

Rota 103 nas Gerações III e VI, respectivamente.

A Rota 103 é uma rota no oeste de Hoenn, conectando a cidade de Oldale (ao sudoeste) e a Rota 110 (ao leste). É nesta rota que, em Emerald, encontramos a Altering Cave.

Localização da Rota 103 no Mapa de Hoenn.

A rota é larga, contendo duas porções de terra que são divididas por um rio: uma no lado oeste e outra no lado leste. A porção Oeste é a única que contém gramíneas com Pokémon selvagens, além de conter alguns treinadores e ser o local da 1ª Batalha contra o/a rival. Para atingir o rio que divide a rota, o treinador deve contornar um barranco no centro da rota. Do outro lado do rio, temos a porção Leste da rota, que é uma forma de acessar diretamente a Rota 110, que leva à cidade de Slateport. Essa parte da rota contém alguns treinadores, que oferecerão batalhas bem ardentes e desafiadoras, com Pokémon de níveis bem elevados (comparado ao nível de início no jogo). A travessia deste rio só pode ser feita através do Surf, que é dado somente depois da 5ª Insígnia. 

Os Pokémon Disponíveis na Rota 103 são:

  • Geração III:

Em R/S:

Na Grama:

Poochyena (Lv. 2 a 4) - 30%
Zigzagoon (Lv. 2 a 4) - 60%
Wingull (Lv. 2 a 4) - 10%

Surfando:

Tentacool (Lv. 5 a 35) - 60%
Wingull (Lv. 10 a 30) - 35%
Pelipper (Lv. 25 a 30) - 5%

Pescando:

Com Old Rod:

Magikarp (Lv. 5 a 10) - 70%
Tentacool (Lv. 5 a 10) - 30%

Com Good Rod:


Magikarp (Lv. 10 a 30) - 60%

Tentacool (Lv. 10 a 30) - 20%
Wailmer (Lv. 10 a 30) - 20%

Com Super Rod:

Wailmer (Lv. 25 a 45) - 60%
Sharpedo (Lv. 30 a 35) - 40%

Em Emerald:

Na Grama:

Poochyena (Lv. 2 a 4) - 30%
Zigzagoon (Lv. 2 a 4) - 60%
Wingull (Lv. 2 a 4) - 10%

Surfando:

Tentacool (Lv. 5 a 35) - 60%
Wingull (Lv. 10 a 30) - 35%
Pelipper (Lv. 25 a 30) - 5%

Pescando:

Com Old Rod:

Magikarp (Lv. 5 a 10) - 70%
Tentacool (Lv. 5 a 10) - 30%

Com Good Rod:


Magikarp (Lv. 10 a 30) - 60%

Tentacool (Lv. 10 a 30) - 20%
Wailmer (Lv. 10 a 30) - 20%

Com Super Rod:

Wailmer (Lv. 25 a 45) - 60%
Sharpedo (Lv. 30 a 35) - 40%

  • Geração VI:

Em OR/AS:


Na Grama:

Poochyena (Lv. 2 a 4) - 40%
Zigzagoon (Lv. 2 a 4) - 40%
Wingull (Lv. 2 a 4) - 20%

Na Horda:

Poochyena (Lv. 2) - 35%
Zigzagoon (Lv. 2) - 60%
Wingull (Lv. 2) - 5%

Escondido (No Pós-Game):

Shellos - Mar do Oeste (Lv. 3) - ??? (Somente em OmegaRuby)
Shellos - Mar do Leste (Lv. 3) - ??? (Somente em AlphaSapphire)
Chatot (Lv. 3) - ???
Lillipup (Lv. 3) - ???

Surfando:

Tentacool (Lv. 20 e 25) - 65%
Wingull (Lv. 20) - 30%
Pelipper (Lv. 25 e 30) - 5%

Pescando:

Com Old Rod:

Magikarp (Lv. 10 e 15) - 65%
Tentacool (Lv. 5) - 35%

Com Good Rod:


Magikarp (Lv. 25) - 60%

Tentacool (Lv. 25) - 35%
Wailmer (Lv. 25) - 5%

Com Super Rod:

Wailmer (Lv. 30, 35 e 40) - 100%

Como dito anteriormente, é nesta rota que, em Pokémon Emerald, localiza-se a Altering Cave. Ela fica no lado leste da rota, e só é aberta após a Elite 4. Ela é bem simples, possui somente um andar, e contém Zubats Lv. 6, 8, 10, 12, 14 e 16. Outros Pokémon ficariam disponíveis aqui, com o uso do Mystery Gift em um WonderSpot sediado pela Nintendo, só que nenhum local do mundo teve este tipo de evento, logo a sua utilização no jogo se tornou bem obsoleta e opcional.

Altering Cave E.png 
Vista Interna da Altering Cave.


É isso aí pessoal, chegamos ao fim de mais um turismo! Espero que tenham gostado!

Sinta-se à vontade para comentar!

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال