Novas Regras para as Rating Battles e VGC'17 em Sun & Moon


Além das formas intermediárias dos iniciais, recebemos uma série de informações sobre Pokémon Sun & Moon ontem. O site oficial dos jogos foi atualizado e nos informou sobre o encerramento do Global Link para XY e ORAS no dia 01 de novembro. Ele será reaberto no dia 18 do mesmo mês junto ao lançamento da região de Alola. Serão adicionados novos formatos de batalhas e as regras do VGC'16 ficarão para trás. Abaixo, você confere todas as novidades e as mudanças em relação à sexta geração!

Rating Battles

As rating battles são uma forma de se conectar a outros jogadores de todo o mundo e competir em regras oficiais. A partir da sétima geração, quatro formatos de batalha serão disponibilizados:

  • Singles: cada treinador pode usar 3 Pokémon em batalha, mas apenas 1 em campo por vez;
  • Doubles: os treinadores escolhem 4 Pokémon e 2 entram em campo por vez;
  • Special: as disputas especiais possuem diferentes regras em suas temporadas. Podem variar entre Singles e Doubles, mas com novas exigências para os treinadores;
  • Championship Rules: é o formato feito para o treinamento de jogadores que desejam conhecer um pouco mais a fundo o VGC.


Todos os Pokémon de todas as regiões são permitidos nas Singles e Doubles, com exceção de alguns lendários e míticos. As batalhas especiais podem cobrar o uso de Pokémon específicos ou expandir a utilização. Enquanto isso, as Championship Rules variam conforme as regras do VGC naquele ano. Inicialmente, somente Pokémon da região de Alola estarão disponíveis para uso em disputas. Com a liberação do Pokémon Bank em janeiro de 2017, será possível trazer os monstrinhos de XY ou ORAS para SM e utilizá-los em campo.

Primeira Special Battle

No dia 18 de novembro, data de lançamento dos jogos, o primeiro formato especial já estará disponível para todos. A disputa acontece em estilo single e serão permitidos Pokémon não elegíveis em outros formatos, como a dupla Solgaleo e Lunala, Magearna ou Ash-Greninja. Isso nos dá a ideia de que a nova forma de Greninja será tratada em competições como um Pokémon mítico e de uso restrito ou proibido, mesmo sendo um Greninja. Outros míticos e lendários a serem revelados também podem aparecer na primeira Special Battle.

Your Time System e Battle Teams

Uma das principais reclamações de jogadores sempre foi a fuga de adversários durante a batalha. Durante a sexta geração, caso seu oponente desconectasse a internet (rage quit, por exemplo), a batalha não tinha um resultado final. Pensando nisso, Sun & Moon oferecem o Your Time System para que nenhum jogador seja prejudicado pela atitude do outro. Através dele, cada treinador tem 60 segundos para decidir seus movimentos e, caso alguém fuja da batalha nos últimos dez minutos, será considerado derrotado.

Além disso, cada um pode registrar até 6 times para batalhas. Na geração anterior, somente eram permitidos os Pokémon da equipe (party) ou de uma box especial de batalha (battle box). A partir de agora, é possível ter 6 times registrados e um único Pokémon pode se repetir entre eles, aumentando o número de estratégias. As equipes poderão ser compartilhadas com outros jogadores por QR Codes.

A mudança do VGC'16 para o VGC'17

Muitos de vocês estão acostumados com o VGC, torneio oficial da Pokémon Company, com regras próprias e disputas globais. Para aqueles que não conhecem, aqui vai um breve resumo das regras em 2016:

  • As batalhas acontecem em formato double e cada treinador tem a possibilidade de registrar 6 Pokémon para as disputas;
  • São utilizados 4 Pokémon por batalha, não são permitidas repetições de itens ou espécies;
  • É proibido o uso de Soul Dew;
  • Os Pokémon precisam ser nascidos na região de Kalos ou Hoenn (pentágono azul) mas todos são aceitos, com exceção de míticos;
  • O uso de grandes lendários, como guardiões, é restrito a dois por time.


Com a chegada de Sun & Moon, novas regras passam a valer a partir de novembro no novo VGC, chamado de WCS2017. As regras disponíveis até o momento são:

  • As batalhas se mantêm duplas;
  • Somente serão aceitos Pokémon de Alola (tanto os novos quanto as Alolan Forms e outros Pokémon que apareçam na dex regional, como Ledian, Metagross e Electivire);
  • Lendários e míticos estão proibidos;
  • Nenhuma mega stone é permitida;
  • Os Pokémon precisam do selo de nascidos na região de Alola. Exemplo: Salamence está disponível na região. Caso você traga um de ORAS, ele não poderá ser utilizado. Somente será permitido se for breedado em Alola.

Regras sobre demais itens e número de Pokémon não foram mencionadas, mas devem se manter da mesma forma.

O que acharam? Algum de vocês planeja competir em 2017 nos torneios oficiais? Desde já, desejo muita sorte e espero que treinem bastante. Agradeço por lerem até aqui.

Sinta-se à vontade para comentar!

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال