Entrevista com Junichi Masuda e Shigeru Ohmori sobre Pokémon Sun e Moon

A revista japonesa Famitsu entrevistou recentemente Shigeru Ohmori e Junichi Masuda, respectivamente, diretor e produtor dos novos jogos de Pokémon: Sun e Moon! E vieram curiosidades bem interessantes através desta entrevista! A entrevista teve quatro páginas, então preferi colocar aqui um resumo dela. Vamos então ao que interessa!

Pokémon Sun e Moon: um jogo essencialmente novo!

A entrevista começa com algumas informações já divulgadas durante a E3 e mais coisas sobre a produção dos jogos. Confira abaixo:

  • Shigeru Ohmori é mais uma vez o diretor-geral dos jogos (como foi em OR/AS), mas essa é a primeira vez que Ohmori dirige um jogo novo (nova geração).
  • Junichi Masuda se lembrou de que Satoshi Tajiri foi o diretor de Red e Green, e de como Tajiri passou este cargo para ele após os jogos da segunda geração. Masuda disse também que os pontos importantes para se produzir um novo jogo são as configurações de mundo e inserir uma boa jogabilidade, assim como outros desafios técnicos que devem ser realizados com sucesso. Masuda disse que queria que as próximas gerações tivessem este espírito e sensação de como criar um jogo novo, então foi por isso que perguntou à Ohmori, após OR/AS, se ele queria dirigir o novo jogo.
  • Ohmori disse que quando ele se tornou diretor geral de Omega Ruby e Alpha Sapphire, ele sentiu que era uma coisa eufórica e interessante ao mesmo tempo, pois ele poderia fazer um jogo como ele realmente desejava. Quando foi proposto à ele o cargo de diretor geral de Sun e Moon, ele se perguntou se era realmente capaz de fazer isso, pois, quando se trata de um jogo novo, muitas coisas devem ser consideradas, como novas configurações de mundo e também novos Pokémon! Ele disse que está trabalhando duro e acredita que Sun e Moon serão jogos bem interessantes!
  • Masuda enfatizou que, como visto na demonstração desta última E3, há mais liberdade no movimento do jogador, sem precisar de se limitar às 4 direções principais ou às diagonais. Devido a isso, precisou-se reformular completamente a linha de visão dos treinadores nas rotas: quando o jogador chega mais perto da linha de visão de um treinador, margens pretas aparecem na tela, e terá, então, um ponto de exclamação indicando que uma nova batalha está na iminência de acontecer!
  • Ohmori disse também que se sente aliviado ao saber que novas mudanças (como a nova visão de mundo, cenas das batalhas e a nova interface do usuário) foram recebidas de forma positiva, em sua maioria, pelos fãs. Além disso, ele disse que sente que os jogadores veteranos notarão que o modo de jogo está sofrendo uma revolução de forma natural, devido ao novo sistema de circulação livre.
  • Masuda também comenta sobre outro aspecto, que é a possibilidade de ver o mar e o céu pelo mundo afora enquanto anda-se pelas rotas. Ele ainda ressaltou que foi adicionado um "senso de realidade" ao jogo, como pode ser visto na progressão do tempo do dia para a noite ou o fato de ouvir o barulho das ondas quando se está próximo do mar, entre outros. Ele ainda disse que houve mudanças significativas para melhorar o ritmo de jogo.
  • Pode ser difícil perceber pelos vídeos divulgados até o momento, mas eles confirmaram que foi usado um motor gráfico novo, diferente do que foi usado em X/Y e em OR/AS. Esse novo motor permitiu representar as coisas com maior liberdade e mostrar os treinadores durante toda a batalha.
  • Apesar do jogo ainda ser no 3DS, Ohmori acredita que esse jogo será maior do que foi visto até o momento. Ele ressaltou que X/Y e OR/AS chegaram aos limites máximos de hardware do console e não será diferente nestes novos jogos, e disse que irá tentar fazer ainda mais.
  • Ao serem questionados sobre qual ponto do jogo é o mais destacável, eles responderam que o novo modo de se mostrar as batalhas está sendo visto com bastante atenção, especialmente em relação à nova interface gráfica e as informações que estão sendo mostradas, que agora deixam a interface de batalhas mais fácil de se usar. Além disso, eles disseram que ao aumentar as proporções dos personagens, há mais liberdade para mostrar as expressões e movimentos dos mesmos, tornando a experiência de jogo mais "imersiva".
  • Masuda ainda disse que, mesmo ele não sendo mais o diretor geral dos jogos, gostaria que os jogadores entendam bem a história do jogo e a forma como as coisas lhe são apresentadas no jogo. Ele disse que a forma como treinar e capturar está sendo integrada no jogo, está ficando boa.

Uma aventura energizante numa terra mais energizante ainda!

Em seguida, os dois são entrevistados sobre a região que irá se passar os novos jogos: Alola! Além disso, foram feitas perguntas sobre o design dos Pokémon e a sua aproximação à realidade. Confira abaixo:

  • Ao ser questionado a causa de Alola ser inspirada no Havaí, Masuda disse que o Campeonato Mundial de Pokémon foi realizado lá várias vezes, e pensou que era uma "terra muito enérgica": tem mares, vulcões, cachoeiras e muito mais chuva se comparado ao resto dos Estados Unidos.
  • Quando estava sendo discutido a escolha da região com a equipe de desenvolvedores, houve uma sugestão para apreciar adequadamente a energia de vida dos Pokémon e dos seres humanos, então o Havaí foi sugerido e visto como uma região que pode reconsiderar a forma que os seres vivos aparecem na série. A sugestão foi logo aceita.
  • Os dois Pokémon lendários (Solgaleo e Lunala), foram projetados a partir do Sol e da Lua, e isso foi feito para que possam ser entendidos de forma mais simples.
  • Depois de utilizar 3D nos jogos da 6ª geração, em vez de pixel art, os designers adquiriram uma compreensão profunda para dar expressões aos Pokémon, por isso que, nos novos jogos, os Pokémon estão sendo projetados com base em seus movimentos corporais.
  • Ohmori e Masuda esperam que os jogadores entendam os Pokémon através da observação dos seus movimentos durante o jogo. Citaram como exemplo o inicial de grama Rowlet, que mesmo tendo um visual simples em suas imagens estáticas, pode fazer coisas durante as batalhas, como girar o pescoço ou o seu corpo se tornar mais fino com a perda de HP. Mesmo que os desenhos não sejam complexos, acreditam que pode ser gerado interesse e carinho pelos Pokémon assim como é feito com seres vivos. Isso faz com que Sun e Moon tenha amadurecido em termos de interação, já que adicionar a sensação de que o Pokémon é uma criatura viva, pensa-se que pode evoluir significativamente a relação Treinador-Pokémon.

Novas e contagiantes características!

A entrevista continua com informações sobre novas mecânicas do jogo. Veja abaixo:

  • Ao ser questionado sobre o Battle Royal, Ohmori disse que em um momento surgiu a ideia de ter batalhas mais unidas e próximas, onde vários jogadores podem se reunir e facilmente se divertirem. Por exemplo, mesmo que um treinador seja muito forte e não perca uma batalha no formato comum, com as regras do Battle Royal este treinador pode perder, mostrando que no Battle Royal nem sempre o treinador mais forte ganha: mesmo com Pokémon fraco, um treinador pode vencer com uma boa estratégia. Escolher qual Pokémon atacar ou tentar descobrir a estratégia dos outros treinadores através de sua expressão facial tornará o jogo mais divertido.
  • As regras do Battle Royal tornam difícil conspirar contra um jogador específico: a batalha termina quando todos os três Pokémon do rival mais enfraquecido perdem, isso faz com que o jogador tenha que preparar táticas para ganhar a partida. Por exemplo, se alguém torna-se dominante no início da partida, os seus três adversários podem escolhê-lo como alvo, logo, é engenhoso manter a aparência de que se é o segundo mais forte. Os desenvolvedores do jogo acreditam que será introduzida uma forma mais estratégica de se jogar.
  • A maneira de pensar uma estratégia para ganhar é muito diferente no Battle Royal do que em batalhas comuns, isso fará com que existam certos Pokémon que serão utilizados com mais frequência nos Battle Royal do que em batalhas comum e, também, jogadores que serão melhores em Battle Royal do que em batalhas comum.
  • Outro fator interessante em Sun e Moon é o fato da PokéDex ser ora uma "RotomDex". A ideia surgiu a partir do pensamento de que seria interessante se a PokéDex pudesse falar e responder as perguntas do jogadores, então, alguém disse: "Não seria interessante se um Rotom entrasse na PokéDex e explicasse várias coisas?". Então a equipe de desenvolvedores optou pela ideia.
  • Ohmori não estava totalmente de acordo com a ideia e hesitava antes de colocar isto no jogo, mas Masuda realmente queria que a RotomDex estivesse presente. Masuda pensou que a ideia de tê-la no jogo seria interessante.

Zygarde e suas novas formas!

Em seguida ele falou do misterioso Zygarde e suas novas formas. Acompanhe abaixo:

  • Masuda disse que a apresentação das novas formas de Zygarde no Campeonato Mundial em Taiwan foi uma surpresa. Masuda diz que queria mostrar as novidades lá, já que era a primeira vez que ocorria um grande torneio de Pokémon no país.
  • Masuda ainda diz que Zygarde Forma 50% foi o resultado de um projeto bem elaborado, mas diz também que a Forma 10% e a Forma Completa também são interessantes. Conta ainda que ao verem o resultado dado pela equipe de designers, ficaram muito surpresos.
  • Ele ainda diz que Zygarde Forma Completa possui movimentos bastante chamativos e poderosos, e ainda diz que não pode esperar o dia em que todos possam usá-los em batalhas.

Conexão com outros produtos da franquia!

Em seguida, é discutido sobre as relações entre Sun e Moon e outros produtos da franquia. Veja abaixo:

  • Outra novidade introduzida é o uso de códigos QR. Eles foram utilizados nas Secret Bases de OR/AS, mas eles ainda querem que os jogadores se interajam mais com o mundo real. Ele disse que haverá códigos QR por todo o mundo, e, ao digitalizá-los, aparecerão informações sobre os Pokémon e até locais de captura, mas, a emoção da captura ainda será feita no console.
  • Haverá, também, uma interação com o jogo de arcade Pokémon Ga-Olé. Masuda diz que é o tempo perfeito para isso: Ga-Olé tem uma tela grande e poderosa que deixa os jogadores entretidos e animados. Eles pensam que se houver uma ligação entre os jogadores do Arcade e os de Sun e Moon seria algo bem interessante. Ele ainda cita que estão vendo como o Disco Especial de Magearna para o Ga-Olé (dado nos cinemas japoneses durante a exibição do novo filme Volcanion e a Engenhosa Magearna) pode ser usado nos novos jogos da 7ª Geração.
  • Eles também estão considerando a interação de Sun e Moon com o Jogo Pokémon GO, lançado este mês em muitos países. Masuda disse que mesmo que GO seja um jogo de captura de Pokémon ao redor do mundo e usar as mesmas espécies de Pokémon, as taxas de captura e as formas que os monstrinhos aparecem são diferentes em relação à Sun e Moon, por isso, se for para integrar os dois jogos, isto deve ser feito de um modo que não quebre o equilíbrio de nenhum dos dois jogos, fazendo até mesmo com que os jogos tornem-se chatos. Ele diz ainda que, no momento, está sendo pensado uma maneira de relacionar os dois jogos de modo interessante, mas ainda não há nada definido.

Considerações Finais

Ao fim da entrevista, os dois deixaram, cada um, uma mensagem para os jogadores. Veja abaixo:

  • Ohmori: Ele disse que ainda há muitas coisas para serem reveladas dos jogos, por isso espera que os fãs estejam animados. Quanto a ele, diz que está fazendo um "desafio decente", e convida os fãs a assistirem anúncios futuros até o lançamento do jogo (18 de novembro)!
  • Masuda: Ele disse que, para aqueles que já jogaram todos os jogos, Sun e Moon serão dois jogos interessantes, que trarão novas funcionalidades e farão reconhecer os Pokémon como seres vivos (mais do que já foi mostrado anteriormente). Ele ainda diz que, para novos jogadores ou aqueles que não jogaram os títulos mais recentes, recomenda confiantemente os novos jogos, pois terão ótimo conteúdo. Masuda diz ainda que está muito feliz pela recepção que os novos jogos estão tendo e conta que quer que pessoas de todo o globo desfrutem o novo jogo!

Fonte: NintendoEverything e Centro Pokémon

Sinta-se à vontade para comentar!

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال