Berries


As bagas [Berries] são frutos pequenos, comestíveis e com muitas sementes. Essas frutas tem grande impacto em nossa alimentação, e tal como na vida real, nos jogos, no mangá e no anime elas também tem sua importância.


Jogos principais

Nos jogos, as bagas são muito apreciadas por Pokémon, a ponto de algumas espécies segurem esse item no seu estado selvagem. Elas podem restaurar a saúde dos monstrinhos, alterar seus atributos ou até mesmo serem usadas em ataques. Treinadores podem usar as bagas para criar delícias como Pokéblocos, Poképoffin e sucos, ou ainda triturá-las para fazer remédios ou mulch. Em casos mais extremos, elas podem ser vendidas ou usadas como moeda de troca.


Atualmente, temos 67 Berries nos jogos, com os mais diversos sabores, efeitos, tamanhos e cores, que podem ser conferidas em nossa Berry Dex, no menu lateral. Cada jogo introduziu novas Berries e novas mecânicas em seu uso e obtenção.


Gold, Silver e Crystal


Primeira aparição das Berries nos jogos Pokémon. Eram poucas e limitadas a curar status negativos e recuperar HP. Uma curiosidade é que várias dessas primeiras Berries ainda são encontradas nos jogos mais atuais da série, porém em Ruby & Sapphire, elas foram renomeadas, por exemplo, a Bitter Berry passou a se chamar Persim Berry.


Ruby, Sapphire e Emerald

 

Foram duas importantes novidades na 3ª geração em relação às Berries. A primeira foi a possibilidade de plantar e regar as Berries para fazê-las crescer e colhê-las novamente. Grande parte das Berries de Gold, Silver e Crystal foram mantidas, apenas foram renomeadas. A outra novidade foi os Pokéblocks, espécie de petiscos dados aos Pokémon para fazê-los melhorar em pelo menos um de cinco aspectos avaliados em Contests, sendo que o tipo de sabor que cada Pokémon gosta depende de sua Nature.


Sabor Tradução Atributo Tradução
Spicy Picante Estilo
Sour Azedo Força
Sweet Doce Fofura
Dry Adstringente Beleza
Bitter Amargo Esperteza


FireRed e LeafGreen


Nesses jogos, ocorreram mudanças radicais: não é possível fazer comidas para seus Pokémon, apenas usar o Berry Crush para triturar as Berries e trocar o pó formado por diversos itens. E também não podemos plantar e regar as Berries: só é possível obtê-las por Pokémon ou como itens ocultos na Berry Forest.


Diamond, Pearl e Platinum


Nos jogos da 4ª geração os Pokéblocks foram substituídos pelos Poffins, mas suas funções são similares. Foram descobertas mais 21 espécies de Berries, a maioria reduzindo danos super efetivos. Já plantação de Berries ganhou um novo adicional com o sistema de mulch, uma espécie de cobertura vegetal que poderia ajudar no desenvolvimento das plantas, conforme seu tipo.


HeartGold e SoulSilver


Assim como existe o solo argiloso em Hoenn e Sinnoh para a eficácia da produção de Berries, em Johto e Kanto não tem esse tipo de solo. Assim, nos remakes de Gold, Silver e Crystal surgiram os Berry Pots. Estes "potes" são onde você pode plantar Berries e levar junto com você, regando até ela ficar pronta para colher.


Black, White, Black 2 e White 2

 

Não há Pokéblock, Poffins ou similares, já que não há Contests em Unova. Também não há qualquer árvore de Berries na região, embora você possa conseguir Berries ao longo do jogo. Só é possível plantar e regar Berries no Dream World.


X e Y


O sistema de plantar e colher volta na 6ª geração, junto com os mulchs de D/P/Pt. A diferença é que agora eles são feitos a partir da trituração de Berries. Fatores como a mutação, infestações e ervas daninhas exigem mais atenção de quem cultiva as Berries. Essa geração também introduziu três novas bagas: Roseli, Kee e Maranga. As Berries agora são usadas para fazer sucos, os quais influenciam nos Effort Values e no nível dos Pokémon. Elas também fazem uma breve aparição no mini-game Berry Picker, do Pokémon Amie.


Omega Ruby e Alpha Sapphire


Sem grandes mudanças comparado com XY, exceto que os mulchs não funcionam no solo de Hoenn (em compensação, não há infestações nem ervas daninhas). Não há um estabelecimento que use das Berries para fazer sucos, ao invés disse, os treinadores podem elaborar Pokéblocks para aumentar suas chances de vitória nos Contest Spectaculars.


Berries e ataques relacionados

Em batalha, é comum ver combinações de bagas e ataques, de forma a anular efeitos indesejados (Chesto Berry + Rest, Lum Berry em Physical Sweepers) ou se beneficiar de uma situação adversa (Petaya Berry + Belly Drum, bagas que reduzem dano super efetivo).

Como Berries são itens segurados por Pokémon, qualquer golpe que afete esses itens também afetam as Berries. O golpe "Fling" causa dano irrisório quando o usuário arremessa uma baga, e ataques como "Embargo" e "Magic Room" impedem que ela seja usada. Já o golpe "Recycle" reaproveita a baga.


Movimentos como "Thief", "Covet" e "Knock Off" tiram as bagas de seus adversários, e ataques como "Pluck" e "Bug Bite" consomem a baga do adversário e usufruem de seus efeitos. Já o golpe "Incinerate" destrói a baga do oponente.
  

Em oposição aos golpes que tiram a baga do oponente, o movimento "Natural Gift" tem seu poder tirado da baga segurada pelo atacante. Ao executar esse golpe, a baga é consumida, sendo que o ataque falha caso o Pokémon não tenha nenhuma Berry. O golpe "Natural Gift" é aprendido por vários Pokémon do tipo Grama e do tipo Normal, sendo que qualquer Pokémon que possa aprender TMs pode aprender "Natural Gift" pelo TM 83 nos jogos Pokémon Diamond, Pearl, Platinum, HeartGold e SoulSilver.



Habilidades relacionadas com Berries

A habilidade Pickup permite que um Pokémon vá recolhendo itens durante sua jornada, incluindo Berries nos jogos Fire Red/Leaf Green e na Battle Pyramid de Pokémon Emerald. Quanto ao uso das Berries em batalha, a habilidade Gluttony faz como que o Pokémon consuma mais rápido as Berries que dependem do HP para ter efeito (usando-as quando seu HP está em 50%, ao invés de 25%) e , a habilidade Cheek Pouch dá um adicional de 33% do HP recuperado após o consumo de Berries. Já a habilidade Harvest reaproveita a Berry, similar ao golpe "Recycle".



Side games

Em todos os jogos da série Mystery Dungeon, existem apenas seis tipos de Berries (Cheri, Chesto, Oran, Pecha, Rawst, Sitrus). Elas são obtidas nas Dungeons, podendo também ser compradas ou oferecidas como recompensa por concluir uma missão. Cabe lembrar que nesses jogos a Oran Berry recupera nada menos que 100 HP! Porém, também temos a perigosa Oren Berry, similar a Oran, mas que causa dano ao invés de curar.


Além dessas Berries, temos também castanhas, bananas, e os mais variados tipos de maçã que satisfazem a fome dos Pokémon que se aventuram mundo afora. Já no jogo Pokémon Snap, Toddy usa maçãs como isca para atrair Pokémon.


Anime

No anime temos frutas comuns e bagas que só existem nessa mídia, mas as bagas continuam sendo usadas tanto na alimentação quanto em batalha. Bagas também podem ser consumidas por seres humanos, mas algumas delas apresentam efeitos adversos, como a Tamato Berry.

Trauma só de lembrar

Além de maçãs e outras frutas, temos a Pikan Berry, que muda a coloração do Pokémon para rosa, caso seja ingerida de forma contínua, e a Rinka Berry, uma fruta que além de ser deliciosa limpa a garganta e restaura a voz do Pokémon.



Mangá

No mangá, muitas das bagas do jogo são mostradas, às vezes como alimento, mas principalmente como fator decisivo numa batalha!


Eusine se safou de pagar os danos que ele mesmo causara ao curar "magicamente" uma Miltalk do Rancho Moo Mooo. Já Green pegou desprevenido o sistema de defesa da Trainer's Tower (tomado pela Equipe Rocket) ao usar uma Salac Berry, e ainda por cima junto com o golpe "Recycle"! Emerald e Platinum demostraram grande conhecimento sobre bagas e habilidades relacionadas ao enfrentarem a Battle Frontier. E por falar na saga Platinum, nos últimos capítulos os vilões deram um show à parte ao usar ataques relacionados com as bagas, pegando seus oponentes de surpresa. 


TCG

No TCG, bagas podiam aparecer como itens "equipados" em alguns poucos Pokémon da série Diamond and Pearl. Mas no geral, bagas são consideradas como Ferramenta Pokémon, com algumas delas presentes nos jogos, outras sendo exclusivas do TCG.


Séries que apresentam mais cards desse tipo foram as séries Neo e EX, justamente por estarem vinculadas aos jogos que introduziram os conceitos de Berries.



* Matéria originalmente escrita por Rafa em 15.7.12 e atualizada por NANABS.
* Créditos das imagens: pixiv.net/member.php?id=268092 (banner), screenshots dos jogos, anime, mangá e TCG, pixiv.net/member.php?id=709338 (Side games)

Sinta-se à vontade para comentar!

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال