Pokémon TCG - Condições Especiais e Entre Turnos - Pokémon Blast News

Novidades

Ad superior

19/08/2021

Pokémon TCG - Condições Especiais e Entre Turnos

Condições Especiais Pokémon TCG

As condições especiais são status atribuídos ao Pokémon no meio de uma partida. Mas, ao contrário dos jogos de videogame, no TCG existem apenas cinco condições: Adormecido, Queimado, Confuso, Paralisado e Envenenado. No TCG, somente o Pokémon ativo pode receber condições especiais. Elas podem ser causadas por efeitos de ataques, habilidades e até mesmo por cartas de Treinador. Quando um Pokémon volta para o banco ou evolui, ele se cura de todas as condições especiais.

Adormecido

Vire o Pokémon no sentido anti-horário para mostrar que ele está adormecido. Quando um Pokémon está adormecido, ele não pode atacar nem recuar. Entre turnos, deve-se jogar uma moeda: se sair cara, o Pokémon acordará (a carta volta à posição normal); mas se sair coroa, ele permanecerá adormecido.


Queimado

Se um Pokémon estiver queimado, ele poderá sofrer danos entre as vezes de jogar. Quando um Pokémon está queimado, é colocado um marcador de queimadura nele (certifique-se de que seus marcadores de queimadura sejam diferentes dos contadores de danos). Entre turnos, o jogador que tem um Pokémon queimado joga uma moeda: se sair cara, nada acontece, mas o marcador de queimadura permanece; e se sair coroa, ele ganha dois marcadores de dano. Isso é repetido enquanto o Pokémon estiver com a condição de queimado.

Um Pokémon não pode ter dois marcadores de queimadura. Se um ataque produzir outro marcador de queimadura, a nova condição de queimado substituirá a antiga. No entanto, podem haver cartas que aumentam o dano da queimadura.


Confuso

Vire um Pokémon confuso com a arte em sua direção para mostrar que ele está confuso. Se um Pokémon estiver confuso, você deverá jogar uma moeda antes de usá-lo em um ataque. Se sair cara, o ataque funcionará normalmente; mas se sair coroa, seu Pokémon receberá 3 contadores de danos e o ataque terminará sem maiores efeitos.


Paralisado

Vire o Pokémon paralisado no sentido horário para mostrar que ele está paralisado. Quando um Pokémon está paralisado, ele não pode atacar nem recuar. Essa condição especial é removida entre turnos se seu Pokémon tiver sido paralisado no início da sua última vez de jogar. Ou seja, é uma condição temporária que só dura um turno.


Envenenado

Um Pokémon envenenado sofre danos entre as vezes de jogar. Quando um Pokémon está envenenado, é colocado um marcador de veneno nele (certifique-se de que seus marcadores de veneno sejam diferentes dos contadores de danos). Entre turnos, é colocado um contador de dano em cada Pokémon envenenado.


Um Pokémon não pode ter dois marcadores de veneno. Se um ataque produzir outro marcador de veneno, a nova condição de envenenado substituirá a antiga. No entanto, há ataques e habilidades que fazem com que o número de contadores de dano que devem ser colocados no Pokémon aumente, indo de 1 contador de dano para 2 contadores, por exemplo.

Condições especiais simultâneas

Como as condições Adormecido, Confuso e Paralisado giram a carta do Pokémon, a que ocorreu por último é a única que permanece em vigor. Como Envenenado e Queimado usam marcadores, elas não afetam as demais condições especiais. Um Pokémon sem sorte poderia ser Envenenado, Queimado e Confundido ao mesmo tempo, por exemplo, ficando da seguinte forma em campo:


Habilidades relacionadas às condições especiais

Algumas habilidades podem deflagrar certas condições especiais; outras, piorá-las. Já determinadas habilidades previnem que o Pokémon seja afetado por condições especiais - ou, ainda, as removem sob determinadas condições. Abaixo estão alguns exemplos:


Ataques relacionados às condições especiais

Além de causar condições especiais (seja no adversário ou em si), alguns ataques recebem dano adicional caso o Pokémon ativo ou defensor esteja com alguma condição especial. Já outros ataques as removem. Veja, a seguir, alguns exemplos:


Removendo condições especiais

Ir para o banco remove todas as condições especiais. As únicas condições especiais que impedem um Pokémon de recuar são Adormecido e Paralisado, mas você pode usar Substituição ou Corda de Fuga para trocar o Pokémon afetado.

A evolução remove as condições especiais do Pokémon, e cartas como Dama do Centro Pokémon, Cura Total, alguns Estádios e algumas energias especiais removem as condições.


Entre Turnos ou Checape Pokémon

Antes de passar a vez para o próximo jogador, cuide das condições especiais nesta ordem:

  • Envenenado
  • Queimado
  • Adormecido
  • Paralisado

Em seguida, aplique os efeitos de quaisquer cartas que mencionem algo que deva acontecer entre as vezes de jogar. Após os jogadores terem feito tudo isso, verifique se algum Pokémon afetado foi nocauteado. Só depois disso é que será a vez do próximo jogador. A partir de Espada e Escudo, o termo "Entre os turnos" foi trocado por "Checape Pokémon".


Texto revisado e atualizado por: Thalys Caires

Post Top Ad