Mudança de Regra no TCG Nacional e Novas Informações sobre "BREAK Evolution"

Em setembro será lançado no Japão a próxima expansão do TCG, chamada Blue Impact e Red Flash, com o lançamento de Mega Mewtwo X e Mega Mewtwo Y. Mas isso não é o que está chamando mais a atenção dos jogadores, pois o anúncio da mecânica "Break Evolution" está sendo o assunto mais comentado.


Do que exatamente isso se trata: o que sabemos até agora, com as mais recentes informações, é de que esta mecânica será utilizada para aumentar ainda mais o poder dos Pokémon evoluídos. Esta semana foi dito que para utilizar este tipo de evolução será necessário um BREAK card, o Pokémon pré-evoluído e o Pokémon evoluído. Um poster lançado traz os Pokémon Noivern, Chesnaught, Zoroark e Raichu com a descrição "Despertando Poder".

Alguns produtos com esta mecânica foram anunciados para Setembro. Um deles é o Break Evolution Pack que traz como destaque Noivern e Raichu. O deck Break Battle Deck: Golduck Break + Palkia-EX será lançado em 09 de Outubro com um jogo de regras para combinar a mecânica do Pokémon-EX e da break evolução, um contador de danos, uma moeda e um tabuleiro. Em 20 de Novembro será lançado o mini set Double Mega Break Set: M Aerodactyl EX + M Mawile EX + Luxray Break, com cinco booster packs em cada mini set.



No Brasil, a história é outra... A COPAG lançou esta semana novas latas "Lendas de Hoenn" com os Pokémon-EX Kyogre e Groudon. Cada lata vem com um card holográfico do Pokémon lendário escolhido, 4 boosters e um código para desbloquear um deck online com 60 cards incluindo o card de Groudon-EX ou Kyogre-EX.


Além disso, a COPAG fez uma declaração polêmica esta semana. Uma nova regra foi instituída para os torneios nacionais restringindo a utilização de cards das coleções somente a partir do lançamento nacional. Isso significa que os jogadores só poderão utilizar cards da coleção americana a partir do momento que esta mesma coleção seja lançada oficialmente no Brasil.

A regra começará a valer a partir da coleção XY - Origens Ancestrais, com lançamento esperado para meados de Novembro. Dessa forma, por mais que a coleção Ancient Origins tenha data marcada para lançamento no ocidente dia 12 de Agosto, os jogadores brasileiros só poderão utilizar os respectivos cards da coleção em Novembro, uma semana depois do lançamento oficial nacional.

A regra não foi bem recebida pelos jogadores, que reclamaram sobre a defasagem que os jogadores brasileiros passarão a sofrer em relação aos demais jogadores nos torneios mundiais, uma vez que os jogadores dos demais países estarão com decks mais atualizados. Outros associaram a regra como uma tentativa forçada de vender a coleção brasileira, quando muitos jogadores obtêm os cards americanos antes mesmo do lançamento nacional. Ainda há certo receio quanto à validade da regra perante às estabelecidas pela The Pokémon Company para o TCG.

Fontes: Pokebeach e Copag

Danilo Andretta

Doutorando em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas, acompanha a franquia Pokémon desde pequeno e entrou na PBN com 14 anos com o sonho de construir o maior portal brasileiro de Pokémon. Fã do anime Pokémon e dos jogos principais da franquia, dedica as horas vagas produzindo conteúdo na PBN e interagindo com os leitores nas redes sociais.

3 Comentários

Sinta-se à vontade para comentar!

  1. sera tipo mais um tipo de evoluçao ? assim:
    -evolução comun
    -mega evolução
    -break evolution
    se for vai ser de mais!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade os genuiners vão falar que o pokemon tá virando digimon que pokemon tá sem criatividade o mimimi de sempre

      Excluir
  2. É meio improvável, mas alguém já pensou que esses nomes: Red Flash e Blue Shock, são muito sugestivos?

    Estou pensando em um remake de comemoração de 20º aniversário de certo jogo :o !! E já pode ter até um novo método evolutivo.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال