Tutorial Breed 1 - Escolhendo o Pokémon


E aí, pessoal? Tudo bem? As lições 1 e 2 foram bem descritivas e esclarecedoras? Espero que sim. Nessa primeira parte, vou falar sobre a a escolha do Pokémon, que parece algo fácil e simples, mas que tem extrema importância. Vamos lá?
Mas antes... Segue os links para os outro Tutoriais:
Introdução ao Breed Parte 1 (Falando de IV, EV e Nature)
Introdução ao Breed Parte 2 (Falando de Ability e HA, Egg Move e Egg Group)
Tutorial Breed 1 - Escolhendo o Pokémon (aqui)
Tutorial Breed 2 - Breedando
Tutorial Breed 3 - Upando

Escolhendo o Pokémon

Parece meio óbvio, mas o primeiro passo para se breedar é: escolher o Pokémon. É claro que a escolha do monstrinho não se limita apenas à sua espécie. É necessário saber qual será seu IV (o que é de extrema importância se no Moveset de seu Pokémon estiver o move Hidden Power, por exemplo), seu EV, sua Nature, o próprio Moveset e até mesmo o sexo do Pokémon em alguns casos. Vamos parte por partes:

1o - A escolha da espécie, Ability e Sexo
Baseado no seu gosto pessoal, por estilo do seu time, ou simplesmente por prazer. Existem inúmeros motivos para se escolher breedar uma espécie de Pokémon. Eu, particularmente, nunca montei uma equipe considerada, no mundo Pokémon, como competitiva. Formei meu time por gosto pessoal (isso inclui todas as evoluções do Eevee) e tenho outros Pokémon porque gosto. É com vocês. Decidido qual a espécie de Pokémon, vamos para o 2o passo.
Ahhh! Vou escolher duas espécie Pokémon para servir como exemplo até o fim do nosso tutorial, para tentar facilitar a vida de vocês.

Meus Pokémon:
- Vaporeon (Eevee)
- Sexo: Qualquer um.
- Ability: Water Absorb - Quando o Pokémon é atingido por um Move Tipo Water, ele recupera 1/4 do seu HP máximo.
- Greninja (Froakie)
- Sexo: Qualquer um.
- Ability: Protean (HA) - Imediatamente antes do Move ser usado, o Tipo do Pokémon atacante muda para o mesmo do golpe utilizado. Exemplo: Greninja (Water/Dark) com Protean, quando usa o Move Extrasensory (Psychic), torna-se Tipo Psychic. Isso faz com que todos os golpes recebam STAB (já falo sobre).

Obs: A escolha de sexo é importante para alguns Pokémon que diferem na última evolução, como por exemplo o Ralts que para evoluir para Gallade, necessita ser macho.



2o - MoveSet
Eu não expliquei anteriormente o que é Moveset, mas como é bem fácil, falo agora. Moveset são os quatro Moves que seu Pokémon vai possuir. Simples. A escolha do Moveset é de extrema importância, pois vai definir basicamente como será seu Pokémon em questão de IV, EV e Nature. Algumas dicas sobre como escolher seu Moveset:
- Observe o Base Stats de seu Pokémon
- Tenha uma noção em que tipo de batalha você jogará (1x1, 2x2, 3x3, etc)
- Evite mesclar Moves físicos com Moves especiais.
- Coloque pelo menos dois moves de ataque, evitando três moves de status.
- Evite Moves de ataque com o mesmo Tipo (Water, Fire, Grass, Fairy, etc)
- Saiba à quais Tipos de Pokémon seu monstrinho tem fraqueza e tente colocar Move que seja forte contra ele.

Antes de seguir para os exemplos, vou explicar rapidamente o que significa STAB. Sigla de Same-type Attack Bonus (traduzindo: Bônus de ataque do mesmo tipo), STAB é o bônus acrescido ao dano causado por um ataque quando um Pokémon de tipo Water, por exemplo, usa um ataque tipo Water. Esse bônus é de 50%. Exemplo: O Vaporeon (Tipo Water) usando um Surf (Tipo Water) aumenta o poder do Move Surf de 90 para 135. Já se o mesmo Vaporeon (Water) usar Ice Beam (Tipo Ice), o golpe terá dano normal sem STAB.

Vamos aos exemplos.

Vaporeon
Base Stats
HP - 130
Attack - 65
Defense - 60
Sp. Attack - 110
Sp. Defense - 95
Speed - 65

Pelo Base Stats do Vaporeon, percebe-se a diferença gritante entre seu Attack e Sp. Attack. Darei preferência para golpes especiais (Sp. Attack). O primeiro Move do meu Vaporeon será Scald (Tipo Water, ou seja, tem STAB). Eu poderia escolher Hydro Pump, que tem um dano muito maior, mas é interessante levar em consideração o PP baixíssimo do golpe (5) e a porcentagem de acerto, que também é baixa. Além disso, Scald tem a chance de deixar o Pokémon atacado queimado (burn). Outra boa possibilidade é Surf, que em caso de batalha 2x2, acerta todos em campo (inclusive o seu outro Pokémon). Questão de escolha. O segundo golpe vai ser baseado na maior fraqueza do Vaporeon que é Pokémon Tipo Grass. Além de bater 2x no Vaporeon, Tipo Grass também tem resistência 1/2x contra golpes do Tipo Water. Minha escolha então é para o golpe Ice Beam, que também é especial (baseado em Sp. Attack). O terceiro Move vai ser o Wish (move de Status e um Egg Move), visando o enorme HP que o Vaporeon possui. E por último Protect, para tentativa de garantir o Wish.
Temos então o meu Vaporeon da seguinte forma:

Vaporeon
- Scald (Tipo Water/Sp. Attack)
- Ice Beam (Tipo Ice/Sp. Attack)
- Wish (Tipo Status/Sem dano) Egg Move
- Protect(Tipo Status/Sem dano)

Greninja
Base Stats
HP - 72
Attack - 95
Defense - 67
Sp. Attack - 103
Sp. Defense - 71
Speed - 122

Pelo Base Stats do Greninja percebe-se pouca diferença entre Attack e Sp. Attack, dando a possibilidade de escolhermos ou ataques físico (Attack) ou ataques especiais (Sp. Attack). Outro fator bem interessante é o altíssimo Speed, faremos bom uso dele. Já vimos como funciona a Ability Protean, escolhida anteriormente. Tendo como base isto, sabemos que todos os golpes ganharão STAB e, então, escolherei quatro Moves com Tipo diferente, e todos de ataque especial. O primeiro é Dark Pulse (Tipo Dark). O segundo Ice Beam (Tipo Ice). Terceiro Scald (Tipo Water). E Extrasensory (Tipo Psychic). Temos então o meu Greninja da seguinte forma:

Greninja
- Dark Pulse (Tipo Dark/Sp. Attack)
- Ice Beam (Tipo Ice/Sp. Attack)
- Scald (Tipo Water/Sp. Attack)
- Extrasensory (Tipo Psychic/Sp. Attack)

 


3o - Nature, IV e EV.

Já sabemos o Base Stats, o Moveset e a Ability do Pokémon que vamos breedar. Baseado nisso, já podemos ter uma noção de como vamos tentar moldá-lo para que alcance o nível máximo possível que ele puder. Para escolher a Nature, nós vamos até aquele quadrinho que fiz no [post passado] e visualizar o que melhor se adéqua, ou seja, qual stats é desnecessário e qual aquele que pensamos ser mais necessário. A escolha do IV e do EV também acompanha esse raciocínio. Vamos aos meus exemplos:

Vaporeon - Fizemos nossa escolha de Moves especiais, ou seja, o stats Attack para o Vaporeon torna-se inútil. Pensando nisso já sabemos qual stats abriremos mão. Para decidir qual stats vamos incrementar, é necessário saber qual a finalidade do seu Pokémon. No caso do meu Vaporeon, prefiro tentar manter suas defesas altas e como sua Defense é baixa, vou focar nela. Então temos a Nature com +Defense/-Attack que é Bold.
Decidido. Normalmente, o IV ideal para qualquer Pokémon é tudo 31IV, com exceção do stats que você considera não-usual do Pokémon. Então, o IV do meu Vaporeon seria todos os stats 31, com exceção de Attack. Para escolha do EV (que será usado na parte de upar), vamos seguir o mesmo critério. Se quero deixar a Defense do Vaporeon o mais alto possível, então colocarei 252 EV em sua Defense. Outro ponto forte de um Vaporeon do estilo do meu é seu HP, então colocarei 252 EV em HP. Os outros 4 pontos de EV colocarei em Sp. Def (mas poderia ser em Speed ou Sp. Attack também). Meu Vaporeon ficou assim:

Vaporeon
Nature: Bold (+Defense/-Attack)
IV: HP 31/ Attack X/ Defense 31/ Sp. Attack 31/ Sp. Defense 31/ Speed 31
EV: 252 Defense/ 252 HP/ 4 Sp. Defense
MoveSet
- Scald (Tipo Water/Sp. Attack)
- Ice Beam (Tipo Ice/Sp. Attack)
- Wish (Tipo Status/Sem dano) Egg Move
- Protect(Tipo Status/Sem dano)

O Greninja é um Pokémon com suas defesas relativamente fracas. Isso implica dizer que possivelmente será aquele Pokémon ofensivo, que pode morrer cedo, mas levará o máximo com ele. O ideal é investir em seu melhor stats, que é Speed, de modo que ele seja o primeiro atacante sempre que for possível. Sua Nature então será aumentando Speed. O stats que sofrerá diminuição é fácil. Se meu Greninja tem em seu MoveSet apenas golpes especiais (Sp. Attack), então, assim como o Vaporeon, o stats Attack torna-se inútil para o Greninja. A Nature com +Speed/-Attack é Timid. Escolhida a Nature, partimos então para o IV. Usando do mesmo princípio do Vaporeon, sendo o Attack o stats desnecessário nesse caso, temos então Greninja com 31IV em todos os stats, com exceção de Attack. O EV terá foco em Speed, 252 EV, Sp. Attack, 252 EV e os 4 EV restantes colocarei em Defense. Meu Greninja ficou assim:

Greninja
Nature: Timid (+Speed/-Attack)
IV: HP 31/ Attack X/ Defense 31/ Sp. Attack 31/ Sp. Defense 31/ Speed 31
EV: 252 Speed/ 252 Sp. Attack/ 4 Defense
MoveSet:
- Dark Pulse (Tipo Dark/Sp. Attack)
- Ice Beam (Tipo Ice/Sp. Attack)
- Scald (Tipo Water/Sp. Attack)
- Extrasensory (Tipo Psychic/Sp. Attack)


Cansativo, não? Domingo vamos com tudo breedar nossos novos monstrinhos! Saber direitinho como será seu Pokémon poupa muuuito tempo na hora de breedar (experiência própria).


Sinta-se à vontade para comentar!

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال